Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M1141T1080

Vida do Duque Antíoco

TitleVida do Duque Antíoco
AutorS. Atanásio de Alexandria
EdiçãoCristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução da Vita Anthioci abbatis, PG 28, 575, talvez através da versão latina da Compilatio Valeriana, transmitida pelo Alc.454, fls.64-66v.
Data da Tradução/Redacção1376 – 1425
TestemunhoBiblioteca Nacional de Portugal, Alc. 461, fls. 107r-113v
Data do Testemunho1475 - 1500
BITAGAPManid 1141, cnum 1102, Texid 1080
GéneroHagiografia
NotasA primeira página encontra-se muito degradada e é de leitura muito difícil. A datação da tradução carece de estudos actualizados.

índice Página 107r > 107v

Começa sse a uida do duque antiocho . q de depoys ffoy abbade .

Quando esto ouuyo antiocho screueo todo em o liuro do seu coraçom e muyto a pressa ffoy sse logo ao Moesteyro e penssando em seu coraçõ disse . Se eu quiser seer e uiuer . ssoo. ccer me a argulho e sobua porem melhor he star em o Mo sso obediencia . e ssijrar e veer a uida e ussaçom dos mõjes e assy com a graça de ds poderey pueitar e au boa ffjn . E como o penssou . assy o ffez . E depoys q emtrou no mosteyro . penssaua q viuya e ussaua ant homeẽs mays tijnha q viuya e moraua com angios . e com todo boo desejo . plaz grande . e alegria pria e fazia o q lhe mãdauam . Toda honrra Requeza e dignidade e vãagloria do mũdo e ponpa reputaua e auya por nenhũa cousa . Outra cousa non cuydaua ssenom em a doctrina e mãdamẽtos do sancto bpo athanasio . era muyto humyldoso e auya muyta caridade e amor gnde aos mõies esgdando semp na vida etnal e pdurauyl e nos pmytimẽtos de nosso senhor jhu o Os mõies q esto viam eram muyto hedifficados porq o uirom muyto rico . em muyta honrra cado em muyto viço e dillectos . e agora sse avia . por homeẽ elle q ffora em alguũ tenpo liure . nem honrrado e porq com toda humildade ffazia toda obra aynda muyto Reffece e glorifficauam e dauã gças a ds q muyto mays da aos homeẽs .


Guardar XMLDownload text