Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M1141T1087

Vida de Santa Maria Egipcíaca (W)

TitleVida de Santa Maria Egipcíaca (W)
AutorSofrónio de Jerusalém
EdiçãoCristina Sobral
Tradução/RedacçãoO texto, inicialmente escrito em grego, foi traduzido para latim e transmitido pelas Vitae Patrum. A tradução para português fez-se, provavelmente, através do testemunho da Compilatio Valeriana conservada no Alc.454 (fls.41v-49).
Data da Tradução/Redacção1275 – 1325
TestemunhoBiblioteca Nacional de Portugal, Alc. 461, fls. 116r-133v
Data do Testemunho1475 – 1500
BITAGAPManid 1141, cnum 1111, Texid 1087
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   129 < Page 129v > 130

q das gndes e nobres dões aaqlles q te amam E a sancta molh lhe disse . tu mora dentro no Mo assy como te eu dixe . e sayas fora assy como como: acrescentado na sobrelinha, sobre cunha de inserção. a regla mãda . e posto q tu queyras sayr non te leixarom e aa uespa da sancta cea de nosso senhor . toma o cpo sancto e o sangue de jhu o . em hῦῦ uaso muy linpo e tge mh’o . e atende me da pte dalem do Rio de jurdam . e aly hyrey eu e Receberey o sancto sacmento do copo e sangue de jhu o . Porq depoys q comῦguey em oratorio de sam johãm bapta Ante q passasse o Rio de jurdam . non receby depoys o sancto sacmẽto . E amoesta e dy ao abbade johãm do Mo em q moras . q sse pceba e vigiẽe bem sobr se frades . porque algῦas cousas sse fazem em el . q pre e faz mest de seer emmẽdadas . E depoys q esto disse a sancta molh . emadeo e disse . Ora por mỹ por mỹ: acrescentado na sobrelinha, sobre cunha de inserção. padre . e ptio sse del e ffoy sse dentro pllo desto :.

De como zozimas tuue o sacmẽto sancto a sancta maria egiciaca :.-

O sancto homẽ zozimas ficou os geolhos em tra . e beyiou a trra em q a sancta molh posera os pẽẽs . e ledo e com gm pzer da alma e do spiritu . dando muytas graças ao saluador jhu o . sse ptyo


Guardar XMLDownload text