Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M1143T1056

Vida do honrado Infante Josafat, filho d’el Rei Avenir

TitleVida do honrado Infante Josafat, filho d’el Rei Avenir
AutorDesconhecido
EdiçãoEsperança Cardeira
Tradução/RedacçãoTradução do texto latino De Gestis Barlaam et Josaphat, de que Alcobaça conservava um testemunho (Alc.169). Pertence a um largo conjunto de textos, em várias línguas, que dependem da adaptação cristã da Vida de Buda (Lálita Vistara).
Data da Tradução/Redacção1375-1400
TestemunhoBiblioteca Nacional de Portugal, Alc . 462, fls.1r-42r
Data do Testemunho1431-1446
BITAGAPManid 1143, cnum 1063, Texid 1056
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   26v < Page 27r > 27v

morer de tristeza e de pessares E el Rey qndo esto ouujo ffoy sse muj noioso pa seu paaço e os spus maglinos maglinos: erro por malignos. que fforõ emuiados contra o Jfante Josaphat tornaron sse conffondidos pa theodas q os emuiara e cõtaran lhe todo sseu qbranto e disse lhes theodas vos ssodes fracos e mjzqnhos e como fostes assy ueençidos de hũu moço e a elles conueo lhes a dizer a uerdade . p força de nosso ssenhor . e disom nos podemos ssofre llo nẽ oolhar tam ssollamẽte a ujrtude de Jhu o e o pendom da ssua paixom q he a ssua santa uera cruz . Ca tanto que viuos viuos: erro por vimos . aquel signal de q sse el sijnou logo ficamos vẽeçidos e sem força nẽhũa po lhe tamos aql emgano p q o nosso pnçipe vẽeçeo o pmeiro homẽ nom nos prestou nẽhũa cousa.

Quando el Rey vio q nom achaua ia Remedio pa sseu ffilho chamou teodas e disse lhe Ja fezem quanto nos ẽsignaste e nos prestou nẽhũa cousa . Ora vee sse ssabes aJnda algũa arte q nos possa aJudar e theodas lhe disse q queria ffallar sseu ffilho e outo dia plla manhaa ffoy el Rey veer sseu filho e leuou cygo theodas e começou de rreprender seu ffilho de como lhe era desobediẽt e de como era pfioso ssua maa uõotade E o Jfant ffirmaua todo aqllo q auja dcto e dizia q todos todos: erro por todas . as cousas deue homẽ de leixar polla caridade de Jhu o e pollo sseu amor Em esto começou theodas a dizer mujtas cousas vaãs e ssem pueito e mujtas cousas desffazimẽto da ley do auãgelho e por deffender a sseyta dos ydollos e ffaziam mujt argumentos e Razõns tra o ssanto mançebo mais el qs mujto ssoffrer


Guardar XMLDownload text