Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M1614T12967

Vida e milagres de Santa Senhorinha de Basto (G1)

TitleVida e milagres de Santa Senhorinha de Basto (G1)
EdiçãoCristina Sobral
Tradução/RedacçãoRedigido originalmente em português
Data da Tradução/Redacção1248-1284
TestemunhoArquivo Municipal Alfredo Pimenta (Guimarães), Ms. da Colegiada 793, fls. 211r-236r
Data do Testemunho1620-1645
BITAGAPManid 1614, cnum 27628, Texid 12967
GéneroHagiografia

índice   227r < Page 227v > 228r

vendo esto o arçebispo louuou muito esta santa, e dali en diante nunqua mais ouue tallante de abrir o seu muimento, o qual Deos quer que este cerrado, e nhum que non saiba, o que em elle jaz, e que esto seia verdade, assi ho aprendemos daquelles que o virom.

Millagre do Demoninhado

Era hum homen que auia nome Siluestre e moraua na villa do Castello de de: o e borrado. Guimarães, e porque era demoniado fuoi sse a egreia de santa Senhorinha, en o tempo sobredito pera lhe pedir merçe, e o diabo tomou o entom mui fortemente . e fazendo oração poos a mão en o peito, e loguo fui são, de guisa . que lhe mais non veio, e assi mo contarom seus uezinhos, que nunqua lhe mais veera.

Millagre do que tinha o ventre inchado e fui por esta santa são.

Outrosi hum cleriguo que auia nome Paio, sendo elle regedor da egreia, onde esta santa jas, nos disse que elle vira esto, que hum homem do reino de Leon veio a sua casa desta santa, o qual era inchado, assi come odre, e ditas as vesperas, açendeo este homem suas candeas e deitou se ante o muimento desta santa papa ariba ca doutra guisa non podia jazer nẽ dormir, entom estaua tanta gente na egreia desta santa que hum homen non podera caber dentro, e dormindo


Guardar XMLDownload text