Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M5602T12967

Vida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (E)

TitleVida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (E)
AutorDesconhecido
EdiçãoMarta Cruz
Tradução/RedacçãoEscrito originalmente em português
Data da Tradução/Redacção1248 - 1284
TestemunhoBiblioteca Pública de Évora, CIII / 1-22, copiado por Torcato Peixoto de Azevedo (autógrafo), ff. 286r-305v
Data do Testemunho1692-1705 (datado 14-02-1692)
BITAGAPManid 5602, cunum 29493, Texid 12967
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   297v < Página 298r > 298v

tre os mortos, como entre os viuos; E despois tomou todo o seu, como sego, e fogio dali, e contaua isto q lhe acontecera a quantos achaua, ata q chegou a Tolledo a sua pouzada, e adoeceo, e o Diabo, q o tragia enganado matou o, e leuou lhe a alma ao Jnferno. Milagre do Cego q uio por vertude da sancta Senhorinha.

Saindo Dom Payo Arcebispo de Braga daquella Cidade a vezitar o seu Arcebispado, e todas as Jgrejas delle, veyo a esta aonde esta sancta jas pera auer de fazer sua oracão, e ouuindo dizer desta sancta muitos milagres, entre os quaes lhe contarão, que esta sancta jazia no Moimento enteira de todo seu corpo, e parecia que jazia dormindo, e querendo saber se hera assi, aiuntou muitas gentes, e querendo a dessoterar, ouuio vozes de hum Çego, que esta sancta allumiou, o qual começou de bradar, e dizer; vejo eu as mãos do Arcebispo, e uejo eu o Arcebispo : da qual couza o Arcebispo ficou muito espantado, e as gentes q com elle estauão, e preguntarão ao Çego quem héra, ou porq bradaua, e elle disse, que sempre fora Cego, e q hũa mão tangera seus olhos, e q uira o Arcebispo, e o Moimento de sancta Senhorinha, e vendo esto o Arcebispo louuou muito esta sancta, e dali en diente nunqua mais ouue talante de abrir o seu moimento, o qual Deos quer que este sarrado, e nenhũ, q non saiba o que em elle jas e q esto seja verdade, assi o aprendemos daquelles q o uirão. Milagre q sancta Senhorinha fes em Demoniado.

Hera hum homem, que auia nome Syluestre, e moraua

Guardar XMLDownload text