Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M5602T12967

Vida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (E)

TitleVida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (E)
AutorDesconhecido
EdiçãoMarta Cruz
Tradução/RedacçãoEscrito originalmente em português
Data da Tradução/Redacção1248 - 1284
TestemunhoBiblioteca Pública de Évora, CIII / 1-22, copiado por Torcato Peixoto de Azevedo (autógrafo), ff. 286r-305v
Data do Testemunho1692-1705 (datado 14-02-1692)
BITAGAPManid 5602, cunum 29493, Texid 12967
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   298r < Página 298v > 299r

na villa do Castello de Guimarães, e porq hera demoniado, foi sse á Jgreja de sancta Senhorinha, pera lhe pedir merce; e o Diabo tomou o entõ muy fortemente, e fazendo oracão pos a mão em o peito, e logo foi são de giza, que lhe mais não ueyo, e assi o contarão seus vezinhos que nunqua lhe mais viera. Milagre q sancta Senhorinha fes em homem q tinha o ventre inchado.

Hum homem do reyno de Leão, que hera inchado assi como hum odre ueyo a Jgreja de sancta Senhorinha, e ditas as vesporas asendeo este homem suas Candeas, e deitou sse ante o moimento desta sancta papa ariba, ca doutra doutra gizaca doutra doutra giza: erro por repetição de doutra. podia jazer, nem dormir, entõ estaua tanta gente na Jgreja desta sancta, que hum homem podera caber nella e dormindo todos dentro della, o homem inchado vio hũa molher vestida de vestidura branca, q lhe disse; homem dormis ! E el respondeo, como dormirei com tãta dor, quanta padeço; e a molher lhe disse lança te sobre o lado Destro, e logo serás são, e pareceo lhe, que lhe dera a dita molher hũa sinta, e tanto que a singeo deu do seu ventre tão grande brado, que todos os [] Jaziãoos […] Jazião: lacuna semântica. Falta um pronome relativo que. na dita Jgreja dormindo s’espertarõ, e elle disse entõ, o que lhe acontecera, e que Ja hera bem são pella vertude de sancta Senhorinha . entõ alçarão todos as mãos aos Ceos e derão graças a Deos, e a sancta Senhorinha . o que suçedeo sendo regedor desta Jgreja hum Clerigo q auia nome Payo. Milagre q sancta Senhorinha fes em moço Manco de sua nascença.

No tempo, q o mesmo Clerigo Payo estaua rege

Guardar XMLDownload text