Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M5602T12967

Vida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (E)

TitleVida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (E)
AutorDesconhecido
EdiçãoMarta Cruz
Tradução/RedacçãoEscrito originalmente em português
Data da Tradução/Redacção1248 - 1284
TestemunhoBiblioteca Pública de Évora, CIII / 1-22, copiado por Torcato Peixoto de Azevedo (autógrafo), ff. 286r-305v
Data do Testemunho1692-1705 (datado 14-02-1692)
BITAGAPManid 5602, cunum 29493, Texid 12967
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   Milagre do que furtou o dinheiro (póstumo) < Chapter Milagre do homem que nasceu manco (póstumo) > Milagre do que furtou a pele (póstumo)

Milagre, q sancta Senhorinha fes no Homem q nasceo manco do ventre de sa Madre

Hum Monge do nosso Mosteiro nos disse, q el vira hum moço, q do ventre de sa Madre nascera manco, do ventre ata os pes, e andaua senão sobre os Cotouellos, e assi arrastaua os pés pello campo; o qual moço auia doze annos, e hum Caualeiro, q lhe daua de comer por Deos, ouuio dizer os milagres desta sancta, e confiado de sua merce, mandou logo, trager o moço a Jgreja desta sancta em sima de hum Asno, o qual logo seu Padre e sua Madre, o alcançarão ante o moimento desta sancta, e elles dormindo vio este moço uir hũa molher de dentro da Jgreja a qual lhe apalpou todos seus membros mançamente, e disse lhe, moço alça te, tomando o polla mão, e o moço alçou sse logo, e uendo como se achaua são, bradou grandes uozes, dizendo : acorde, acorde, e aquelles, q o trouxerõ no Asno forão a elle, e acharão no iunto o moimento desta sancta, alçado em , e contou lhes como lheslhes: erro por lhe. aconteçera, com a dita molher, e como polla sua graça della hera ia bem são . entõ uendo elles esto derõ graças a Deos, e a esta sancta, pois aquel moço, q uiera a sua Jgreja sobellosobello: grafema e confunde-se com o pela forma como está ligado ao b que o antecede. Asno, tornou a seu pera sua caza.

Guardar XMLDownload text