Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M5602T12967

Vida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (E)

TitleVida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (E)
AutorDesconhecido
EdiçãoMarta Cruz
Tradução/RedacçãoEscrito originalmente em português
Data da Tradução/Redacção1248 - 1284
TestemunhoBiblioteca Pública de Évora, CIII / 1-22, copiado por Torcato Peixoto de Azevedo (autógrafo), ff. 286r-305v
Data do Testemunho1692-1705 (datado 14-02-1692)
BITAGAPManid 5602, cunum 29493, Texid 12967
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   301r < Página 301v > 302r

Da Jgreja, e confessou lhe seu peccado, e horoe horo: provável erro. grande q fizera na Jgreja desta sancta, e entregou lhe a pelle, a qual o dito Crego deu a sua dona . quando esto virõ os q ahi estauõ, derão a Deos grandes louuores, e a esta sancta sua. Do Princepe q quis fazer oracão na Jgreja de sancta Senhorinha e o q lhe sucedeo.

Ó amigos q proueitoza he a beicõ desta sancta Senhorinha, e q nobreza he aquelles, q ameude uão buscar a sua merce; e ainda digo uos, que estando folgando em sua terra hum Princepe nobre, e Caualeiro deste reyno . o qual hera muy priuado del rey Dom Affonço, e auia nome Dom Goncallo de Souza o muy poderozo . ca todo o Concelho del rey hera em el . estando elle dia em sua terra folgando, chegarõ a el messigeiros, dizendo, q os imigos lhe corrião a terra villas e Castellos, e q lhe tinhão os Jmigos sercado o Castello de Agiar . o qual Caualeiro logo chamou, e assuou suas gentes, as mais q pode auer das suas terras, e foi sse pera auer de descercar o dito Castello de Agiar; e chegando ali onde jas o corpo desta sancta, e lhe fazer reuerencia, e oracão lhe nom lembrou, e indo ainda perto da Jgreja em mestade de campo, esteue pegada a Mua em q hia o dito Caualeiro, a qual el com Espollas, nem pancadas, podia aballar; mas antes a Mua quada uez estaua mais rija, e mais forte, e pero se deceo della muitas uezes, a podia aballar; e uendo el esto lembrou lhe, como passara polla Jgreja de sancta Senhorinha sem lhe pedir beicõ e merce, e sem lhe fazer oracão, e por esso lhe detinha a Mua; e sofreando a Mua por detras, pera se tornar a Jgreja desta sancta, a qual Mua se logo tornou e o

Guardar XMLDownload text