Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M5602T12967

Vida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (E)

TitleVida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (E)
AutorDesconhecido
EdiçãoMarta Cruz
Tradução/RedacçãoEscrito originalmente em português
Data da Tradução/Redacção1248 - 1284
TestemunhoBiblioteca Pública de Évora, CIII / 1-22, copiado por Torcato Peixoto de Azevedo (autógrafo), ff. 286r-305v
Data do Testemunho1692-1705 (datado 14-02-1692)
BITAGAPManid 5602, cunum 29493, Texid 12967
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   289r < Página 289v > 290r

a sua filha onde ouuesse mantimento emquanto em este mundo uiuesse, e onde fosse folgar, e leixou lhe tres Jgrejas de que ouuesse o tal mantimento; e dezia ainda o dito seu Padre, se sese: s longo inicial pode confundir-se com o grafema t por ter um traço provavelmente acidental na sua haste superior. passar de hũa Jgreja pera outra de tempo em tempo, a moça podera milhor perseuerar em este propoimento, q ia começou, e acabara en elle, ca estando sempre em lugar, pudera a moça tomar fastidio, e enfadamento, e leixar muy aginha a ordem, e fazer de si al, o q ia aconteceo a outras molheres; e dizia ainda, que o fazia porq as molheres, são de fraco entendimento, e leue, e he couza, q ha o coracão ligeiro de mouer; e assi temia muito o Padre, que o prepozito de sua filha fosse magoado por algum escandallo.

E logo a Dona Godina, que a dita moça criaua recebeo as ditas Jgrejas em nome desta sancta, e pos em ellas recebedores, os quaes lhe menistrauão as couzas, q lhe herão necessarias, das quaes Jgrejas as duas esta sancta avondou, e afromozentou muitas vertudes, e a terceira ouue por entejoza, e nojoza, pello caminho que hera mao, e outrosi, por hum rio, q he muy impetuozo, e corre muy rijo; e demais, porq morrião em elle muitas gentes, e por esto non curaua da terceira Jgreja, nem hia folgar a ella, assi como às outras . Despos desto esta virgem acabou oito annos os quaes acabados tomou o abito da relegião da ordem de são Bento e aos lbiijº annos se passou deste mundo pera a gloria do paraizo, pero de quanto bem fes e prefeicõ, e como foi sua vida, eu direi despois indo por sua historia desta giza.

Vendo Dona Godina sua ama desta sancta, q os rogos, que ella fizera a Deos pella vergindade,

Guardar XMLDownload text