Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M5602T12967

Vida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (E)

TitleVida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (E)
AutorDesconhecido
EdiçãoMarta Cruz
Tradução/RedacçãoEscrito originalmente em português
Data da Tradução/Redacção1248 - 1284
TestemunhoBiblioteca Pública de Évora, CIII / 1-22, copiado por Torcato Peixoto de Azevedo (autógrafo), ff. 286r-305v
Data do Testemunho1692-1705 (datado 14-02-1692)
BITAGAPManid 5602, cunum 29493, Texid 12967
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   291v < Página 292r > 292v

O segundo he o Diabo . o terceiro he a propria carne do homem, que como quer que seja mais vezinha, e chegada, ella he mais graue, e ainda mais o primeiro Jnemigo, assim como o mundo peleja com homem mostrando lhe riquezas, e couzas deleitozas, e Thezouros, e ornamentos desuairados, e vestiduras claras, e preciozas . o segundo Jnimigo conuem a saber o Diabo, peleja com homem metendo lhe em talante, que leixe o seu Deos, e adore os Jdollos, q surdos, e mudos; os quaes podem aproueitar a ssi, nem a outrem . o terceiro Jnemigo conuem a saber a Carne q he mais chegada da peleja com o homem; e faz lhe tomar, e Comer das couzas defezas, e leixar as q saude da sua alma, segundo diz o Apostollo são Paulo, a Carne cobiça contra o sperito, e o sperito cobiça aquellas couzas, q contra a Carne; E assim quando tomares astença algũa de comer, ou beber, sei serta, q logo te a Carne cobiçará o contrario; conuem a saber Manjares desuairados, de Carnes, e de pescados, e boas salças bem agudas pera ello, e outrosi logo a Carne dezeja bõs vinhos; e ainda por ventura se tu quizeres alçar te de noite pera rezar, ou fazer seruiço a Deos, logo te a Carne dira, sabes, q Deos fes as noites pera en ellas folgar todo o homẽ, e o dia pera trabalhar em elle, pois folga, e dorme; E demais ainda se por ventura, te alcares de noite e quizeres rezar estando em Giolhos, logo te a Carne dirá sandia asenta te, e farás a Deos oracão sendo come estando, e por em senta te, e folga e tomes tanto trabalho; e ainda diz a Carne, se tu quizeres vigiar, logo perderás a vista, e o Corpo; e por esta giza a Carne, que deuia ser serua, ella he senhora; ca o sperito deuia de mandar a Carne, e a Carne o sperito.

Estas couzas respondeo a bem auenturada sancta Senhorinha, e disse Madre senhora, pois daqui adiante serua a Manceba do começo a sa senhora, em tal giza, q despois que viervier: há um borrão de tinta entre as duas sílabas. Parece ter sido cancelada uma letra, talvez y. a idade, e a Mancebia, q a Carne queira ensoberuecer; e se Eu a esta minha Carne dér pouco de beber, e de comer

Guardar XMLDownload text