Notas | Paleograficamente são praticamente indistintos o i e o j Transcrevem-se i sempre que o prolongamento da letra não for suficiente para indicar claramente j.
Desenvolvem-se as formas mais frequentes de byspo, virtude, santamẽte e santissyma mas sancto,-a.
O texto foi revisto e corrigido pela copista, na mesma tinta da cópia e, posteriormente, durante a fase da rubricação, razão pela qual algumas emendas são feitas a vermelho. Estas emendas pertencem à copista, que foi também a rubricadora, como se pode ver pela letra da rubrica introdutória do texto.
O manuscrito foi profusamento anotado por várias mãos em épocas posteriores (dos sécs.XVII a XX). Trata-se de anotações de leitura, sublinhados e chamadas de atenção (por meio de cruz de S.André, index, etc.). Não serão registadas estas anotações. Algumas outras propõem emendas ao texto e uma mão moderna cancela por vezes palavras repetidas. Registam-se e descrevem-se em nota apenas as intervenções posteriores que, acrescentando, suprimindo ou substituindo palavras ou letras sobre raspagens ou tinta degradada, não permitem senão conjecturalmente o acesso ao texto primitivo.
|