Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   98d < Page 99a > 99b

hor jesu o. em cujo nome vijã deitar a sam Luperculo. o seu emmigo da terra. E por aqste synal comfirmarõ se mais ẽna fee os que ante criã. Creerom logo. e baptizarõ se muy aginha. E per esta guisa pdẽdo o medo daquela serpẽte. deitarõ de seus coraçoões o medo da maa serpente dos infernos.

¶De como sam Luperculo deu saão o homẽ q era tolheito. Capitulo .ccix.

POrque a multidõ dos milagres se descobre. e escrareçe mais o cohiçimento da sanctidade dos mereçimentos. por ende aueo assy. Desque o bem auenturado sam Luperculo ouue xxvij. annos compridos. Ueo a ele huũ homẽ que auia nome Austerio. E q auia .xxvij. ãnos q era malamẽte doemte. ca era gafo. d muy espãtosa gafidade. e auia tolheyto todo o corpo. E este fincou os giolhos ante o bẽ auẽturado sam Luperculo. e começou o a rogar pola sua saude. gemendo muy fortemẽte. e com muy grande coyta. E qndo ouuio sam Luperculo. ouue dle piedade. segũdo que auia acustumado. e orou sobre ele quanto podia ser espaço de duas oras. E desque ouue comprida sua oraçõ. mãdou o leuãtar. e desy bemzeo com o sinal da cruz santo. e deu lhe paz.


Guardar XMLDownload text