Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M1143T1056

Vida do honrado Infante Josafat, filho d’el Rei Avenir

TitleVida do honrado Infante Josafat, filho d’el Rei Avenir
AutorDesconhecido
EdiçãoEsperança Cardeira
Tradução/RedacçãoTradução do texto latino De Gestis Barlaam et Josaphat, de que Alcobaça conservava um testemunho (Alc.169). Pertence a um largo conjunto de textos, em várias línguas, que dependem da adaptação cristã da Vida de Buda (Lálita Vistara).
Data da Tradução/Redacção1375-1400
TestemunhoBiblioteca Nacional de Portugal, Alc . 462, fls.1r-42r
Data do Testemunho1431-1446
BITAGAPManid 1143, cnum 1063, Texid 1056
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   31r < Page 31v > 32r

E sseu filho Josaphãt soterrou o sseu corpo muy honrradamente com mujtas lagrimas e posse o em hũu moymento antre os sant barõoes e nom ho ujstio em ujstidura Rayal . mais cobrio de çeliçio de peendenca e esteue ssobre ho moymto e alçou as maãos ao çeeo e corriam Rios de lagrimas dos sseus olhos e começou a chorar dizendo mujtas graças te dou eu meu senhor ds . Rey da gloria . muy poderoso q nom desprezaste a mjnha oraçõ e as mjnhas lagrimas e te prouge d cõuerteres este meu padre teu suo das ssuas maldades e o tiraste pa ty saluador de todos E agora ssenhor ds de muj grande e Jnfijnda bondade . Rogo te q o alogues alogues: alongues, com n rasurado. em o logo da ffolgãça hu splandeçe a luz da tua façe e te nẽbres das ssuas maldades antigas . mais segundo a tua grande misicordia pdoa lhe todos os sse pecados e apaçiffica todos os teus santos q elle matou q nom tenham sanha tra el . em todas as cousas tu podes fazer sse que te podes amerçear daquelles que sse uertem pa ty . ca a tua misicordia espargida he sobre todas as gentes E ssaluas as q te chamam . Sor Jhu o a ty he deuida gloria pa senpre . taaes oraçooes como estas ffazia Josaphãt em os sete dias de pos a morte de seu padre e nunça sse leuantou da par do seu moymento e nom sse nẽbraua de comer nem de beuer nem de dormir . mais Regaua o estrado lagrimas horãdo a nosso ssenhor com mujtos gimidos.


Guardar XMLDownload text