Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M1143T1056

Vida do honrado Infante Josafat, filho d’el Rei Avenir

TitleVida do honrado Infante Josafat, filho d’el Rei Avenir
AutorDesconhecido
EdiçãoEsperança Cardeira
Tradução/RedacçãoTradução do texto latino De Gestis Barlaam et Josaphat, de que Alcobaça conservava um testemunho (Alc.169). Pertence a um largo conjunto de textos, em várias línguas, que dependem da adaptação cristã da Vida de Buda (Lálita Vistara).
Data da Tradução/Redacção1375-1400
TestemunhoBiblioteca Nacional de Portugal, Alc . 462, fls.1r-42r
Data do Testemunho1431-1446
BITAGAPManid 1143, cnum 1063, Texid 1056
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   2v < Page 3r > 3v

soubesse o padre o q pensaua E deseiaua achar alguem q lhe emsinasse algũa boa pallavra e preguntaua muitas vezes aaql seu meestre de q uos fallamos se ssabia algũu homẽ q lhe desse cõselho em seus pensamentos E dise lhe aqll meestre Senhor ia te disse q aqlles sabedores hirmitaaes q emsinauam estas cousas q teu padre delles matou e delles encorreo do seu Regno :.

Sstando o Jnfante Josaphat em este cujdado hũu homẽ sancto monge da santa ujda q auia nome barlãao cligo de missa . moraua em o desto de ssanar em hũa çella muj peqna sujndo a nosso senhor e apareçeu lhe em visom Jhu o e mostrou lhe todallas coytas e coydados em q estaua o Jnfante Josaphat e o santo homẽ barlaão deçendeo do hermo e mudou sua ujstidura e uistio sse em panos sagraees E entrou em hũa naue q uijnha pa terra d’india . fingindo sse q era mercador E ueo sse aaqlla çidade hu moraua o Jnfãte Josaphat e morou ally p mujtos tenpos pguntando senpre por toda a fazenda do Jnfante E ssoube q aql meestre de q uos fallamos era o mayor puado do Jnfante e ffoy sse pa elle e chamou o adepte e disse lhe . Senhor . eu som de hũa terra muj longe desta . e trago hũa pedra pçiosa . A ql outa nom pode seer achada E Rogo te q me faças veer o Jnfante Josaphat pa lhe dar esta pedra . Ca esta ual mais q todollos beẽs do mundo . ca ella ha poder de dar lume aos çegos de coraçõ . e de abrir as orelhas dos surdos e de fazer falar os mudos e de saar os çegos e os enffermos e de dar ssiso aos sandeuos e de es


Guardar XMLDownload text