Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M5692T12967

Vida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (P)

TitleVida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (P)
AutorDesconhecido
EdiçãoMarta Cruz
Tradução/RedacçãoEscrito originalmente em português
Data da Tradução/Redacção1248 - 1284
TestemunhoBiblioteca Pública Municipal do Porto, Cofre. N. 527 (Nº do Catálogo 683), ff. 196v-208v
Data do Testemunho Segunda metade do século XVIII / início do século XIX, talvez c. 1787 (datado 14-02-1692)
BITAGAPManid 5692, cnum 30183, Texid 12967
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   204r < Page 204v > 205r

nunqua mais ouve talante de abrir o seu moimento, o qual Ds quer q este sarrado, e nenhũ q nom saiba o q em elle jaz, e q esto seja verdade assy o aprendemos daquelles q o virão Milagre q sta Senhorinha fez em hum Demo[…]iadoDemo[…]iado: lacuna material provocada por um borrão de tinta que ocupa o espaço de duas letras. Leia-se Demoniado..

Hera hum homem q avia nome Silvestre e morava na Va do Castello de Guimarães, e porq era demoniado foi se a Igreja de sta Senhorinha pa lhe pedir merce; e o Diabo tomou[.…]ntomtomou[….]entom: lacuna material provocada por um borrão de tinta que ocupa o espaço de duas a três letras. Leia-se, provavelmente tomou o entom. muy fortemente, e fazendo oração poz a mão em o peito e logo foy são de giza q lhe mais não veyo : e assy o contarão seus vizinhos q nunqua lhe mais viera. Milagre q sta Senhorinha fez em hum homẽ q tinha o ventre inchado.

Hum homem do Reyno de Leão q hera inchado assy como hum odre, veyo a Igreja de sta Senhorinha, e ditas as vesporas acendeo acendeo estevesporas acendeo acendeo este: erro por repetição de acendeo. homem suas candeas; e deitou se ante o moimento desta santa papa ariba, ca doutra giza nom podia jazerjazer: primeiro foi escrito fazer. Depois a mesma mão corrige f para j, cancelando a sua haste superior., nem dormir; entom estava tanta gente na Igreja desta santa q hum homem podera caber nella, e dormindo todos dentro della; o homem inchado vio hũa mulher vestida de vestidura branca q lhe disse, homẽ dormis ! e el respondeo como dormirei com tanta dor quanta padeço; e a mulher lhe disse lança te sobre o lado destro e logo seras são, e pareceo lhe q lhe dera ee: erro por a. da molher hũa sinta, e tanto q a singeo deu do seu ventre tão grande brado q todos os q jazião na da Igreja dormindo s’espertarão; e elle disse entom o q lhe acontecera e q ja hera bem são pella virtude de sta Senhorinha; entom alçarão todos as mãos aos Ceos e derão graças a Ds e a santa Senhorinha; o q sucedeo sendo Regedor desta Jgreja hum Clerigo q avia nome Payo. Milagre q sta Senhorinha fez em hum Moço manco de sua nascença.

No tempo q o mesmo Clerigo Payo estava Regedor da Igreja de sta Senhorinha, nos disse q hum homem da Cide de Samora chegara a esta Igreja pellos milagres q della ouvia e tragia hum filho em sima de hũa besta o qual hera manco de sua nascença de tal giza que [] giolhosque […] giolhos: provável lacuna semântica. Parece faltar um artigo definido plural os. tinha juntos com os peitos, da qual couza nom poderia s[]s[…]: lacuna material provocada por um borrão de tinta que ocupa o espaço de duas letras. Leia-se ser. são por Fizico nenhum; e averia este moço vinte annos e esteverom na Igreja desta santa acerca de quinze dias; e entom seu padre deste moço foi sse com outros Lavradores fazer serviço as vinhas desta santa, e leixou o filho q hera manco na eyra q guardasse o pão; esto fez seu padre por elle, e seu filho merecerẽ o q comião, e o mantimento q lhe dava a Jgreja desta santa;

Guardar XMLDownload text