Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M5692T12967

Vida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (P)

TitleVida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (P)
AutorDesconhecido
EdiçãoMarta Cruz
Tradução/RedacçãoEscrito originalmente em português
Data da Tradução/Redacção1248 - 1284
TestemunhoBiblioteca Pública Municipal do Porto, Cofre. N. 527 (Nº do Catálogo 683), ff. 196v-208v
Data do Testemunho Segunda metade do século XVIII / início do século XIX, talvez c. 1787 (datado 14-02-1692)
BITAGAPManid 5692, cnum 30183, Texid 12967
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   205v < Page 206r > 206v

sede certos q ainda o cativo não acabava sua palavra, e o demo tal delo demo tal del: erro. Talvez por o demo saltou nele. de giza q o lançou logo em terra, e os dinheiros do ouro sahirão logo do seyo, vendo esto todos, o Crego tomou os dinheiros e deu os a seu dono; prouve a Ds q o demo leixou logo o moço, e o dito homẽ poderozo o quiz logo enforcar; mas porq lhe todos rogarão por el, e por honra desta santa nom curou dello. Milagre q santa Senhorinha fez no homem q nasceo manco do ventre de madre.

Hum Monge do nosso Mosteiro nos disse q el vira hum moço q do ventre de madre nascera manco, do ventre atá os pes, e nom andava senom sobre os cotovellos; e assy arrastava os pés pello campo; o qual moco avia doze annos, e hum cavaleiro q lhe dava de comer por Deos, ouvio dizer os milagres desta santa, e confiando de sua merce mandou logo trager o moço a Igreja desta santa em sima de hum asno; o qual logo seu padre e sua madre o alcançarão ante o moimento desta santa; e elles dormindo vio este moço vir hũa molher de dentro da Igreja a qual lhe apalpou todos os seus membros mançamente, e disse lhe moço alça te tomando o pella mão, e o moço alçou se logo, e vendo como se achava são bradou grandes vezosvezos: erro por vozes. dizendedizende: erro por dizendo. acorde, acorde, e aquelles q o trouxerão no asno forão a elle e acharão no junto com o moimento desta santa alçado em ; e contou lhes como lheslhes: erro por lhe. acontecera com a da molher, e como polla sua graça della hera ja bem são; entom vendo elles esto derom graças a Deos, e a esta santa; pois aquel moço q viera a sua Igreja sobollo asno tornou a seu pa sua caza. Milagre do q furtou a pelle na Jgreja de sta Senhorinha.

A cabo de tres annos aconteceo este milagre, estando todo o povo daquella terra nesta Igreja de sta Senhorinha pa fazer festa, assy como avião costume de fazer cada sabado no verão, veyo hũa pouca de chuiva, e mete sse todo o povo na Igreja pella chuiva q fazia; hũa boa molher avendo doo de hũa sua filha espio hũa pelle e deu lha q a vestisse, e a moça olhando mais os trebelhos, e jogos q fazião nom parando mentes ao q sua madre lhe dizia nom tomou a pelle; vendo hum homem esto q estava a par della, furtou a pelle, e levou a fora e escondeo a em hũa caza; a cabo de peca a madre perguntou a filha pella pelle, e ella respondeo q a nom vio, nem a tomou; vendo esto sua madre, bradou tanto por sua pelle q toda a Jgreja encheo de brados; pella qual rezão logo os Cregos, e leigos fizerão oração a Ds q pello amor desta santa

Guardar XMLDownload text