Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M5692T12967

Vida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (P)

TitleVida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (P)
AutorDesconhecido
EdiçãoMarta Cruz
Tradução/RedacçãoEscrito originalmente em português
Data da Tradução/Redacção1248 - 1284
TestemunhoBiblioteca Pública Municipal do Porto, Cofre. N. 527 (Nº do Catálogo 683), ff. 196v-208v
Data do Testemunho Segunda metade do século XVIII / início do século XIX, talvez c. 1787 (datado 14-02-1692)
BITAGAPManid 5692, cnum 30183, Texid 12967
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   203v < Page 204r > 204v

em idade de sincoenta e oito annos no anno de mil e vinte, aonde nunqua queda de rogar pollos seus amigos, e servidores q ella polla sua vontade e merce queirãoqueirão: provável erro por queira. rogar a Ds, por nós, e por todos aquelles q em ella ham fiuza, e esperança, [] […]: lacuna material provocada por um borrão de tinta que ocupa o espaço de duas a três letras. Leia-se talvez e, ou ou que. estão em algũa cuita, ou tribulação, ou preça q lhes acorra, e nos queira arredar dos contrarios da alma, e do corpo, e acrecentar no bem, e mingar no mal, em giza q sejamos merecedores de hir ao Reyno do Ceo aonde vivesvives: a mudança para a 2ª pessoa do singular nesta forma verbal no pronome possessivo seguinte pode explicar-se por uma mudança no discurso, agora dirigido à santa em forma de oração. com Deos Padre Jesus Christo teu espozo com as outras santas virgẽs pa sempre amem. De algũs milagres q esta santa virgem fez depois de morta.

Despois q vos contei algũs dos milagres q esta santa fez em sua vida, e outrosi da sua vida qual foy em este mundo; ora vos contarei algũs q fez depois de sua morte, segundo me disserão aquelles q os virão, pero q em nenhũa giza os nom poderia contar todos os q Ds por ella fez, e faz : digo vos q hera hum judeo q vinha de Samora a esta terra pa vender mercadorias q tragia ao collo, e chegou alli hu esta santa jaz, e pos sua mercadoria dependurada em sima de hum páo q chantou na parede, e deshi sobio no moimento de sta Senhorinha, e pero lhe todos dizião q se decesse nom queria; e logo aquella hora o tomou o Demo por tal giza q cuidavão todos q hera morto, pero a cabo de peca falou o judeo e disse a grandes v[…]z[…]sv[…]z[…]s: lacunas materiais provocadas por dois borrões de tinta que ocupam o espaço de uma letra cada. Leia-se vozes., q grande fe he a dos christãos, e quã grande he o seu poder, q tambem reina nos Ceos como na terra; e dizia ainda assy, eis esta santa jas soterrada, e reina, e faz o q quer antre os mortos como entre os vivos; e despois tomou todo o seu como sego e fogio dali; e contava isto q lhe acontecera a quantos achava ata q chegou a Tolledo a sua pouzada e adoeceo, e o Diabo q o tragia enganado matou o, e levou lhe a alma ao Inferno. Milagre do Cego q vio por virtude de sta Senhorinha.

Saindo D. Payo Arcebo de Braga daquella cidade a vizitar o seu Arcebispado e todas as Igrejas delle, veyo a esta aonde esta santa jaz pa aver de fazer sua oração; e ouvindo dizer desta santa mtos milagres, entre os quais lhe contarão q esta santa jazia no moimento inteira de todo seu corpo, e parecia q jazia dormindo, e querendo saber se hera assy ajuntou mtas gentes, e querendo a desoterrar, ouvio vozes de hum Cego q esta santa allumiou, o qual começou de bradar, e dizer, vejo eu as mãos do Ar[…]ebispoAr[…]ebispo: lacuna material provocada por um borrão de tinta que ocupa o espaço de uma letra. Leia-se Arcebispo., e vejo eu o Arcebispo; da qual [] ficouda qual […] ficou: lacuna semântica. Parece faltar um substantivo como couza ou equivalente. o Arcebispo mto espantado, e as gentes q com elle estavão, e perguntarão ao Cego qm hera, ou porq bradava; e elle disse q sempre fora cego, e q hũa mão tangera seus olhos, e q vira o Arcebo e o moimento de sta Senhorinha; e vendo esto o Arcebo louvou mto esta santa, e dali em diante

Guardar XMLDownload text