DI_10LM11a
Sem título
ID | 10 |
Participant | V. Santos |
Gender | Masculino |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
de
de
leitura
muito
obrigada
foi
muito
bem
agora
já
pode
ficar
mais
não
não
eu
estou
aliviado
hhh
estou
à
vontade
aliviado
tava
tranquilo
estava
à
vontade
ok
então
diga-me
lá
o
que
é
que
lhe
pareceu
este
teste
?
conseguiu
perceber
qual
era
o
o
objetivo
?
sim
perceber
a
maneira
que
as
pessoas
falam
hum
havia
muitas
palavras
que
levantavam
dificuldades
por
não
ser
comum
não
?
hhh
sim
não
até
havia
palavras
que
eu
sinceramente
nunca
tinha
ouvido
hhh
hum
ah
na
na
lista
de
palavras
ou
no
texto
?
ah
/
na
lista
de
palavras
uhuh
penso
que
também
se
encontrava
nos
textos
mas
como
eu
já
tinha
lido
algumas
na
lista
de
palavras
já
...
pois
ah
há
muitas
palavras
que
não
estavam
no
texto
ah
ou
seja
as
palavras
ah
que
apareceram
isoladas
são
muito
mais
do
que
aquelas
que
aparecem
efetivamente
no
texto
mas
a
todas
as
que
aparecem
no
texto
também
aparecem
na
lista
e
as
frases
não
levantaram
problemas
?
algumas
acho
que
mais
as
frases
do
que
do
que
o
resto
do
que
o
resto
porque
acho
que
é
mais
fácil
ler
em
texto
do
que
ler
só
frases
simples
que
não
fazem
sentido
umas
com
as
outras
claro
então
baralhei-me
um
bocado
não
não
acho
que
foi
bem
ah
já
já
alguma
vez
tinha
feito
algum
teste
deste
género
?
não
hhh
hhh
ok
ah
tem
a
disciplina
de
Português
?
tenho
e
conte
lá
como
é
que
é
?
gosta
não
gosta
?
hum
o
que
é
que
fazem
?
ah
estamos
a
dar
agora
as
cantigas
hum
eu
não
não
gosto
muito
porque
tem
gramática
e
eu
não
gosto
de
de
gramática
mas
que
gramática
?
tem
aquelas
coisas
pequeninas
uhuh
dos
tempos
e
essas
coisas
é
é
e
não
gosto
e
das
figuras
de
estilo
e
...
e
não
não
fazem
estudo
de
obras
literárias
?
ah
fiz
o
ano
passado
sobre
Os
Lusíadas
sobre
Gil
Vicente
uhuh
Auto
da
Barca
do
Inferno
este
ano
ainda
não
não
não
fizemos
nada
estamos
a
ah
fizemos
sobre
o
texto
Singularidades
de
uma
Rapariga
Loira
agora
esta
que
é
?
é
de
quem
?
é
é
um
texto
não
não
me
lembro
de
quem
é
o
autor
e
agora
estamos
a
dar
as
cantigas
de
amor
ah
pois
de
amigo
de
escárnio
e
mal
dizer
hhh
o
que
é
que
lhe
parece
hhh
esse
tipo
de
literatura
?
não
sei
é
um
bocadinho
para
o
hhh
enfim
hhh
para
o
quê
?
hhh
não
sei
é
estranho
eu
às
vezes
também
foi
feita
numa
época
estranha
pois
às
vezes
também
escrevo
qualquer
coisa
para
nós
de
poesia
mas
acho
aquilo
completamente
estranho
aquilo
é
não
sei
não
uhuh
bem
repara
aquilo
é
exagerado
é
sim
claro
é
exagerado
e
a
maior
parte
delas
eram
escritas
com
fim
humorístico
mesmo
mesmo
as
que
não
eram
de
escárnio
e
mal
dizer
ai
era
?
sim
sim
não
sabia
hhh
agora
repara
aquilo
é
tudo
fantasia
o
poeta
o
amador
não
é
?
hhh
faz
parte
da
terminologia
não
é
?
ah
fingia
hhh
/
adorar
ah
determinada
dama
nunca
a
atingia
porque
ela
era
inacessível
e
tal
portanto
aquilo
é
tudo
uma
fantasia
um
fingimento
faz
parte
da
a
professora
de
Português
não
disse
isso
hhh
/
não
a
sério
ah
as
cantigas
de
amor
ah
ao
contrário
das
cantigas
de
amigo
que
são
um
pouco
mais
realistas
são
ah
poesias
que
eram
feitas
não
por
revelarem
um
sentimento
verdadeiro
e
tudo
mais
mas
porque
fazia
parte
das
convenções
cantar-se
assim
as
damas
inacessíveis
pois
de
maneira
provençal
é
exatamente
daí
dizer-se
que
as
cantigas
de
amigo
são
mais
tipicamente
peninsulares
do
que
as
outras
pois
as
de
amor
têm
origem
provençal
uhuh
que
é
no
sul
de
espanha
de
França
de
França
ok
do
norte
de
Espanha
sim
ah
e
as
de
amigo
origem
ah
peninsular
é
peninsular
é
e
as
de
escárnio
?
também
acho
hhh
hhh
havia
das
duas
literaturas
?
não
sei
porque
ainda
não
não
havia
ainda
só
demos
uma
ou
duas
de
Camões
que
fez
ao
senhor
de
cascais
bem
essas
não
conheço
de
Camões
?
é
são
uma
ou
duas
que
é
uhuh
foram
assim
pelo
menos
fazia
os
ve
os
poemas
e
que
é
o
quê
?
depois
vendia
ao
senhor
de
Cascais
e
o
senhor
de
Cascais
tinha-lhe
ficado
em
a
dever
por
pagar
sei
seis
galinhas
mas
depois
só
lhe
deu
meia
galinha
e
então
a
meia
galinha
que
veio
vinha
cheia
de
apetite
para
as
demais
era
assim
uma
coisa
do
género
hhh
hhh
que
ele
faz
tudo
é
uma
quadra
por
acaso
é
giro
é
essa
essa
confesso
que
não
não
a
conhecia
está
bom
e
no
do
do
vosso
programa
o
que
é
que
mais
faz
parte
?
ah
tem
ideia
?
ainda
quer
dizer
até
ao
final
do
ano
não
sei
eu
ainda
vão
estudar
por
exemplo
um
romance
ou
...
não
sei
não
sei
uh
hum
agora
nós
só
vamos
tendo
conhecimento
eu
pelo
menos
ainda
não
não
li
o
livro
não
abri
o
livro
no
fim
tem
vou
acompanhando
as
leituras
não
ainda
não
tive
curio
curiosidade
suficiente
para
ver
o
que
é
que
é
o
que
é
que
vem
a
seguir
uhuh
mas
ah
as
aulas
não
são
muito
interessantes
ou
você
é
que
tem
andado
distraído
?
não
não
as
aulas
são
interessantes
até
pronto
quando
estamos
a
ler
e
isso
só
que
quando
é
compreensão
tudo
bem
eu
gosto
de
estar
na
aula
sabe-me
bem
mas
depois
a
professora
começa
a
ver
figuras
de
estilo
e
tal
e
eu
já
não
percebo
nada
fico
a
Leste
então
não
hhh
não
gosto
muito
nunca
eu
nunca
gostei
de
Português
até
há
há
três
anos
tive
uma
professora
que
me
acompanhou
durante
os
últimos
três
anos
uhuh
pronto
ah
comecei
a
gostar
mais
de
Português
uhuh
mas
a
gramática
ficou
sempre
hhh
claro
como
o
calcanhar
de
Aquiles
mas
ah
quer
dizer
é
é
necessário
que
uma
pessoa
saiba
o
que
é
que
é
um
adjetivo
e
o
que
é
que
é
um
verbo
isso
é
elementar
não
isso
sei
agora
agora
as
figuras
de
estilo
e
essas
coisas
sei
algumas
não
sei
é
pois
isso
eu
não
sei
bem
não
sei
todas
isso
é
aprender
para
depois
esquecer
hhh
aprendi
hhh
hhh
já
me
esqueci
também
hhh
não
ó
não
fica
a
ocupar
muito
espaço
não
há
de
ser
pois
não
há
de
ser
muito
necessário
na
memória
ah
o
vai
ter
essa
disciplina
até
quando
?
ah
de
acordo
com
o
seu
plano
hhh
até
acabar
o
curso
até
acab
acabar
o
secundário
depois
ah
não
tenho
Português
na
universidade
também
o
quê
?
também
?
acho
que
sim
hhh
isso
é
uma
maçada
não
?
tanto
tempo
?
não
sei
hhh
acho
que
é
é
não
é
?
mas
acho
que
é
ah
e
por
exemplo
no
décimo
segundo
ano
ocorre
às
vezes
aquele
restruturação
de
dos
ah
cursos
e
do
do
plano
curricular
desse
desse
ano
ah
quantas
cadeiras
é
que
há
?
depende
do
curso
acho
eu
ai
é
?
acho
que
sim
não
sei
não
tenho
bem
a
certeza
eu
só
quando
chegar
lá
é
que
quero
quero
pensar
nisso
quando
chegar
lá
uhuh
por
enquanto
não
uh
tens
estudado
sempre
aqui
nesta
escola
?
não
ah
tenho
estudado
sempre
no
Pedro
Nunes
ai
é
?
escola
Secundária
Pedro
Nunes
mas
agora
está
aqui
e
agora
vim
para
aqui
porque
pronto
é
mais
é
em
frente
a
casa
e
já
estava
um
bocadinho
farto
uhuh
de
ir
todos
os
dias
para
Lisboa
às
sete
da
manhã
mas
porque
é
que
ia
lá
para
tão
longe
?
ah
porque
pronto
foi
a
escola
onde
o
meu
pai
ah
andou
onde
os
meus
primos
andaram
uhuh
e
então
eu
gostava
da
escola
até
tinha
lá
montes
de
gente
conhecida
quis
ir
para
lá
uhuh
mas
mudou
este
ano
?
este
ano
uh
e
que
tal
?
é
o
primeiro
ano
que
estou
o
que
é
que
notou
?
as
escolas
são
muito
diferentes
?
hum
um
pouco
diferentes
aqui
anda
tudo
muito
dentro
da
linha
na
outra
escola
a
sério
?
sim
aqui
é
tudo
pessoas
muito
certinhas
mais
certinho
e
eu
tava
habituado
assim
a
mais
revolucionários
anarquistas
hhh
coisas
do
género
hhh
também
havia
na
linha
pois
eu
era
na
era
mais
ou
menos
na
linha
assim
no
meio
no
meio
no
meio
é
a
medida
é
?
mas
porquê
?
não
não
lhe
agradam
os
os
excessos
?
dos
seus
de
alguns
dos
seus
amigos
?
hum
não
há
há
uma
coisa
que
é
ser
exagerado
e
há
outra
coisa
que
é
ter
medida
é
uns
exageravam
para
um
lado
a
justa
medida
outros
exageravam
para
outro
eu
mantinha-me
no
meio
uhuh
é
a
posição
mais
sensata
porque
assim
não
se
correm
tantos
riscos
hhh
hhh
a
sério
não
sei
não
sei
censurar
tão
facilmente
uh
é
verdade
que
não
não
se
geram
tantos
conflitos
porque
é
não
se
é
conotado
com
nada
especialmente
e
pode-se
ao
fim
ao
cabo
fazer
um
bocadinho
de
tudo
é
uma
posição
confortável
pois
tudo
é
hhh
não
eu
acho
eu
acho
que
aí
é
uma
posição
inteligente
porque
permite
que
as
pessoas
ah
estejam
bem
num
meio
e
noutro
uhuh
pois
e
e
consigam
não
estar
em
nenhum
uhuh
pois
é
é
uma
é
um
bom
eu
acho
que
é
uma
posição
sens
hum
sensata
é
a
única
coisa
que
eu
posso
dizer
ah
e
o
e
o
seu
progresso
escolar
?
tem
sido
regular
ou
tem
tido
altos
e
baixos
como
é
que
é
?
hhh
exceto
a
geometria
descritiva
hhh
ai
credo
mas
essa
cad
essa
disciplina
é
sempre
um
quebra-cabeças
não
não
é
para
mim
não
é
só
que
eu
tive
catorze
no
primeiro
teste
e
qualquer
coisa
entre
zero
e
dois
no
segundo
teste
hhh
como
é
que
isso
é
?
é
que
a
professora
explica
de
uma
maneira
nas
aulas
é
que
pronto
é
a
desculpa
de
todos
os
estudantes
mas
claro
com
esta
por
acaso
é
mesmo
assim
pode
ser
verdade
porque
na
aula
deu-nos
exercícios
só
com
pontos
no
teste
foi-nos
pôr
exercícios
com
retas
de
frente
retas
de
nível
retas
de
não
sei
quê
embora
ela
tenha
explicado
como
é
que
se
achavam
os
pontos
na
reta
na
nas
ditas
retas
mas
não
estava
apto
para
raciocinar
como
é
que
achava
os
pontos
claro
e
depois
fazia
o
que
ela
pedia
além
disso
então
tive
um
é
complicado
uma
nota
baixinha
mas
já
subi
outra
vez
e
agora
uhuh
já
tive
um
oito
hhh
ainda
é
hhh
não
ainda
é
negativa
mas
já
é
melhor
sim
mas
é
melhor
e
e
já
compreendeu
como
é
que
se
fazia
?
já
agora
estou
a
compreender
a
matéria
agora
está
mais
fácil
pronto
aquela
fiquei
pronto
compreendo
mas
não
não
nada
quando
houve
dezanoves
e
vintes
na
minha
turma
ah
quem
compreendeu
compreendeu
e
por
isso
ah
teve
logo
notas
grandes
pois
mas
também
não
foram
só
dois
o
resto
também
foi
tudo
à
volta
dos
dez
uhuh
e
e
agora
a
matéria
está
mais
fácil
diga
e
a
turma
tem
um
rendimento
regular
?
ou
há
pessoas
realmente
?
não
é
uma
turma
com
um
rendimento
muito
Guardar XML • Obter texto
• Representação da onda sonora • Representação em frases