DI_115BF32AB

Sem título

ID115
ParticipantC. Manuela
GenderFeminino

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


E é mesmo de Braga ? Sou pronto , nasci em Trás-Os-Montes , mas estou aqui Sempre viveu ? sempre vivi E os seus pais , também são de Trás-Os-Montes ou Não a minha mãe é alemã Ah bom hhh daí esse cabelo omeupai daí este cabelo hhh e o meu pai / ah nasceu no Porto hum hum mas também viveu em Trás-Os-Montes e depois foi estudar para a Alemana e agora está claro hum hum , muito bem hhh Tem irmãos ? tenho uma irmã mais nova ? mais nova tem que idade é que tem ? vinte dezanove hhh hhh o que é que ela faz ? hhh ela também está a estudar está a estudar no Porto hum hum em que curso ? está na ah em Cinema umcursoqueno no meu tempo não havia hhh são tudo cursos novos é é é bom pelomenosassimaspessoaspodemmesmoescolher<aquiloque>/ para que têm vocação exatamente e ela gosta realmente muito / de cinema ? gosta gosta muito , ela tentou concorrer para Lisboa , para a Escola de Cinema de Lisboa que não conseguiu e então para não ficar um ano parada resolveu tentar aqui na e está a gostar mas eh / eh trata-se de uma escola a particular ? é , uma escola particular eu ouvir falar eu confesso que não conheço tem vários tem vários pois , tem vários cursos desde Arquitetura virada para a área das Artes em Fotografia exatamente hum hum e ela está em cinema ok muitíssimo bem agora podemos conversar um pouco mais eh à vontade , depois de ter feito estas tarefas todas de leitura hum hum o que é que lhe pareceu isto tudo ? foi muito difícil ? não e cansativo ? não hum hum não excessivamente ? mais ou menos hhh que está uma coisa> / é uma coisa é é como se e depois como se fala acaba sempre por ser diferentes claro sim,masisso eu estou preparada para isso / justamente uma das coisas que eu posso fazer com o material que recolher é fazer a comparação entre a leitura e a fala pois e embora não seja esse o objetivo do meu trabalho agora ah se o material for muito bom vou poder eh usar isso eu ou outras pessoas que queiram eh no futuro para fazer esse tipo de trabalho hum hum existem alguns trabalhos nessa área ai sim ? mas mas pretendem pretendem ah pronto , estudar as diferentes pronúncias , mas aqui de Norte ou do País inteiro ? ah a minha ideia é a seguinte como preciso de re / ah recolher muito material em cada um dos sítios e eu sou uma naturalmente não vou poder fazer tudo aquilo que seria ideal fazer , se quero comparar / hum o de diferentes regiões do País então a ideia era comparar aquilo a que se chama hoje em dia basicamente o o falar da norma hum hum que é aquele que é falado nos meios de comunicação social maioritariamente o de Lisboa e ah uma e eventualmente mais aquelas que eu faça outras variedades e / ah Braga por eh diversas razões e para além disso tenho gravações pontuais noutros sítios / mas que não exigem o mesmo esforço de recolha , portanto vou comparar praticamente Lisboa e Braga o resto serve-me , simplesmente , para argumentar ou para fazer alguma espécie de conjeturas eh porque não posso recolher tanto material em todos os sítios pois ai que seria interessante ouvir os de Paços de Ferreira é ? eu não conheço ninguém de é diferente ? eu por acaso conheço a Nartécia não sabes quem é a Nartécia ? Nartécia pronto tem tem uma pronúncia mesmo particular hhh é ? é Paços de Ferreira era engraçado ouvir hum hum que cadaumtem tem a sua ah maneira muito muito própria , não é , é um bocadinho difícil eh pois , claro claro ah definir todos os padrões , não é claro por isso é que eu preciso de muita gente para ver minimamente qual é o padrão de determinadas regiões hum hum não é ? hum nas nas periferias da cidade pois sim ah eu posso fazer isso mas repare se eu tiver dados muito o que é que acontece ? eu não vou conseguir eh concluir nada hhh não é ? pois não é , portanto eu tenho de procurar encontrar um ponto comum a partir do qual eu ah hum estude as pequenas divergências , não é ? vim possa de alguma maneira ver se elas têm razão ah na idade das pessoas na e / na escolariedade das pessoas , no século das pessoas , qualquer coisa hhh hum hum pois não é , portanto disse pessoas naturais de Lisboa , pessoas naturais de Braga a partir desse momento em princípio se se eu eh entrevistar pessoas que têm vivido , normalmente , sempre naquele sítio elas hão-de falar qualquer coisa , que tenha a ver com aquilo que os outros , que também são de falem pois claro automaticamente e não me hhh podem atacar não é hhh ? podem sempre dizer que têm outros dados que contrariam as minhas hipóteses ah interpretativas , mas eh / os meus dados continuam a ser válidos claro claro é isso nunca ah b / b / fez nenhum trabalho na área da Linguística ? o seu curso era de inglês , alemão inglês , alemão sim e tem / cadeiras de Linguística ? tenho tenho Introdução aos Estudos Linguísticos hum hum na mas tem a Linguística em inglês e alemão ou não ? sim e isso seria teoricamente sim teoricamente o que é que isso quer dizer ? teoricamente , porque na prática não quer dizer hhh quer dizer hum hum ah hum mas isso no quarto ano temos/ por exemplo a Alemão temos a a a língua e Linguística hum sim que quer dizer tivemos Linguística mas não é foi um ano em que como se não tivessemos tido nada é ? muito sinceramente e inglês a mesma coisa porquê porque os professores não eram muito competentes ou porque não sabiam explicar ou ? não , porque simplesmente , por exemplo , a Alemão o professor a especialidade dele é Linguística que pronto , chegava às aulas e falava falava , ele vive aquilo , que é uma coisa incrível , mas pronto e e e falava alemão e determinadas coisas que uma pessoa não conseguia perceber quer dizer , mas foi um ano que tivemos praticamente parados no meu hum hum completamente e mesmo a Linguística pouca coisa ficou hum hum e se vierem ensinar eh uma dessas línguas , como é que faz faz com base em quê ? na na sua própria fala ? eh uma vez que ao fim ao cabo pouca Linguística acaba por eh ficar adquirida o estudo da gramática em si si / não , a gramática sim , a gramática ficou , agora a Linguística vai mais no género de coisas teóricas significante , significados e vai muito pela teoria hum hum é é é muita teoria teoria junta émuito é muita teoria em termos práticos isso não se aplica minimamente, não é porexemploeuagoraestouadar&um/ estou a dar duas línguas estou a dar inglês e estou a dar alemão não estou a dar é ou seja elesnãotêmbasesnenhumaseosalunosqueeutenhonãonão não claro nenhum deles esteve na Alemanha nem nenhum deles tem o mínimo de bases a alemão hum hum e como é que é essa experiência ? eu vou ter de virar a cassete está bem pronto,querdizereleseles eles ah vai muito pela fala , não é pronto , linguagem mas falada hum hum nósdizemos/ dizemos a es / es estruturas e eles têm que as repetir hum hum normalmente a claro que uma pessoa tem que ter uma boa pronúncia , porque logo no alemão todas as letras são soletradas para eles terem equivalência exatamente , não é , no fundo acho que nós vamos certa maneira condicionar a forma como eles vão falar hum hum de certa forma não , decisivamente é t / exatamente , porque hhh temos de estar atentos à maneira como nos expressamos e e d da maneira com que eles se expressam, não é claro e tem muitos alunos ? nós ah / mas é assim a nossa turma é de trinta alunos que nós somos quatro nós dividimos a turma a meio , então estão dois para cada quinze hum hum e ah reveza-se com o seu colega ? exatamente usamos não , é que é um grupo tem são dois e eles os dois revezam-se e nós a a somos duas e também nos revezamos entre nós mascomoéquefazemfazem / ah duas aulas por semana ou ? normalmente não não não não, normalmente fazemos por unidades temáticas hum hum ou então pronto quando calha depois a Bela , ela está em altura de regências , então assumo eu a turma mas se logo a seguir começar eu com regências assume ela a turma para não haver uma subcarga regências é o quê ? uma espécie de frequências ? ah não , as regências são as aulas que nós damos às turmas dos orientadores ah nós temos turmas nossas nós temos as nossas turmas sim sim sim e para além disso e para além disso temos as turmas dos nosso orientadores da escola claro e nós temos que claro , então durante o ano perante oito vezes ou nove temos que ir ajudar temos que ajudar elas e eles estão para avaliar a as vossas aulas ? os orientadores estão e eles vão sistematicamente às aulas que vocês dão , às vossas ? é estabelecido um número de aulas que eles têm que eles têm que ir assistir humhumnão nunca surgiu problemas com eles ? com os orientadores ? hhh imagino hhh quer dizer hhh sentiu algum ou não ? em com inglês não, a orientadora de inglês é fenomenal hum hum é fabulosa , ela nós se nos estamos a aguentar no estágio é além de ser por causa do grupo que nós a nível de grupo estamos a funcionar muito bem é também por causa dela ela nos está a dar imenso apoio hum hum ela funciona como uma mãezinha no fundo para nós isso é ótimo hum hum hum isso é ótimo , mas agora com a orientadora de alemão nós temos muitos problemas muitos problemas mesmo porquê ? porque ela imbirra desnecessariamente ou porque não é suficientemente competente para avaliar porque euachoqueoproblema eu acho que o problema é é deles estarem a ori orientar estágio pela primeira vez, mas pronto hum se formos a comparar a de inglês também está a orientar estágio pela primeira vez e não estamos a ter os problemas que estamos a ter com a de alemão se bem que , pronto , com com a de alemão as coisas estão melhores hum hum mas no início do ano pronto a mesma a sensação que ela nos queria dividir a nós a nível de grupo e quer dizer e e falava mal de nós e a gente vinha a saber isso através dos outros professores é verdade isso / isso é & gr isso é grave e dizia mal dos estagiários , porque os estagiários isto , os estagiários aquilo , não sei quê pronto era horrível e e são muitos ? os estagiários este ano este ano somos somos cerca de trinta ena e assim mercado para tanta gente ? ou doi muito difícil foi muito difícil , porque não muitosprofessores não muitos alunos para alemão claro tanto é que nós temos , neste momento , temos colegas que estão em Marco de Caneveses temos colegas que estão em Amarante temos colegas que estão emem em Viana dois núcleos de estágio estão em Viana eu estou no Castelo da Maia e temos em Felgueiras em Braga também ? em Braga não não ? não nenhuma turmas de alemão ? turmas de alemão , mas não abriram núcleos de estágio ah disparate pois as pessoas daqui te têm de ir todas para esses sítios mais eh pois disparatados não abriu o sítio mais perto que abriu perto de Braga foi em em Guimarães de resto ah e têm aulas eh todos os dias eh é nós é assim , temos à segunda-feira é que não temos aula que é o dia que temos de vir para Universidade supostamente  seminários hum hum ah todo isto supostamente supostamente porque de vez em quando aparecem situações como esta , não se vai advinhar não de vez em quando não , é que ao longo do ano todo eu me lembro de ter vindo a dois seminários porquê ? porquê , porque tanto nos dizem que os seminários são de tarde , como aconteceu hoje e e muitas vezes são de manhã que não sei se é o caso hum hum como não seminários como são de manhã , mas como nós por exemplo como hoje tivemos que ir à escola no Castelo da Maia porque a minha colega teve regência ah muitas vezes não chegamos a tempo pronto , mas isto está eosprofessoresestão a a vão e fazem alguma coisa eestá está gente ? nos seminários ? sim acaba pois está , isto é uma coisa que este ano está a correr assim maravilhosamente bem hhh hhh hhh ironia muito mesmo porque porque quer dizer uma parte dos estagiários é que sabem da existência desses seminários mas depois & vo / todos vão ter de ser avaliados ou não ? bem mas não não somos avaliados com estes seminários , isto é para ai não ? para chatear para complementar ou mesmo hhh nem é para complementar é mesmo para porque pensam que não temos mais nada que fazer hhh hhh ? nenhum não não não não não nenhum informativo é supostamente hhh e depois no final do ano como é que se faz ? pronto , és és avaliada em função das observações que fazem os ah avaliadores é assim nós exatamente , nóste/nós nós somos avaliados pelos além de sermos avaliados pelos professores ah pelos orientadores da escola somos avaliados pelos orientadores aqui da Universidade que vos conhecem de onde ? ah que vos veem onde ? por acaso por exem a Inglês ah a orientadora foi nossa professora o ano passado no caso de alemão ? o orientador da Universidade eu o conheci quando ele apareceu na escola hum hum e pronto , quer dizer ele vai vai assistindo a aulas ao longo do ano no máximo dos máximos umas cinco aulas e é por que ele nos avalia além de que depois no final do ano temos que entregar um dossié de estágio em que que é constituído por por todas as aulas que nós demos a planificação de todas as aulas e o material que usamos hum hum e vocês estão bem preparados para fazer esse planeamento como deve ser e ? como é que é ? tiveram muitas cadeiras pedagógicas que tivesse uma suficientemente prática para fazer isso ? ah ou nem por isso ? é assim eu sou sincera , eu sou sempre sincera , eu quando falo disto me irrito é isso hhh então vamos falar de outra coisa hhh não não não é que até me faz bem falar disto , porque eu estou é assim aquilo que eu estou a dizer aqui disse às pessoas que deveria dizer , por isso não tenho hum vergonha não tenho problemas nenhuns ah a Universidade simplesmente não nos deu preparação para darmos aulas não nos deu a mínima preparação para darmos aulas e foi horrível chegarmos ah pronto iniciarmos o estágio que iniciámos em setembro e os p orientadores dizerem-nos " agora planifiquem " ah " esta aula " ou " planifiquem uma unidade temática " ou qualquer outra coisa e nós não sabemos não tinham a menor ideia e nós lhes dizemos " não sabemos fazer " " então vocês nunca planificaram nas aulas ? " " na Universidade ? " nós " não " nós temos cadeiras pedagógicas , temos ah práticas pedagógicas que é a um dois é no segundo e terceiro ano eh temos Metodologia do Ensino em inglês e metodolocia Metodologia do Ensino a alemão ah desenvolvimento curricular está é História e Filosofia da Educação Sociologia da / das Organizações também é não é pedagógica , não Sociologia da educa Sociologia da Educação Sociologia o que é que fazem nessas cadeiras todas com os nomes tão bonitos ? não pois ah História e Filosofia da Educação ah tivemos a falar de da História da Educação da da Educação na hist Educação Greco Romana ah a Educação Ateniense , não era ? ah Judaica ou Cristã pronto é essas coisas todas sim ah a Psicologia e o Desenvolvimento muito bem tivemos a falar eh pronto , quer dizer o desenvolvimento da criança as várias fases o que é que estavam predispostos para aprender exatamente o que pronto , em termos em termos de de cultura é muito interessante , mas agora em termos práticos não se aplica minimamente hum hum / ah / hum a Práticas Pedagógicas a única utilidade que eu vi foi no meu segundo ano o primeiro semestre que tivemos a falar de de hum prontodecomo de como estabelecer contactos com os alunos não contacto verbal como contacto não verbal , através de contacto visual ah utilização do espaço da sala de aula hum hum ah gestos tudo mais foi a única coisa que me realmente que eu achei que poderia ser para estimular os alunos exatamente foi a única coisa que achei que fo que era prático ouvi ouvi falar numas muito curiosas dar chocolates dar outra espécie de presente isso é subornar os alunos exatamente exatamente isso é subornar os alunos eu fiquei pasma e e vem ah aquela rapariga dizer-me que estava ali estava ali no livro que eles eram obrigados a ler que aquelas eram técnicas que estimulam os alunos está bem pois fique parva sinceramente as coisas não funcionam assim que bom quer dizer não funcionam assim não , quer dizer a minha orientadora de alemão muitas vezes tenta porexemploumavezfizemosuma/umaviagem não, não faz chantagem, mas fizemos uma viagem fez chantagem ? uma viagem não , fomos ao Porto a um bazar , na altura , de natal fomos à escola alemã que eles têm o bazar de natal hum hum então quer dizer ela é muito voluntariosa presta-se logo a pagar tudo paga paga pagou os bilhetes de comboio pagou um ah fichinhas , que funciona tudo por fichinhas , uma pessoa quer comprar qualquer coisa para comer , para beber e funciona tudo por fichinhas e ela comprou logo montes delas não para nós , mas para os alunos dela quer dizer é assim que ela de certa maneira conquista os alunos pois mas pronto se calhar não , mas mas em termos de preparação a Universidade não nos deu absolutamente nada e e tivemos / passamos maus momentos, passamos muitos maus momentos como é que isso por causa , porque estavamos completamente desnorteados nósfomos nós começamos por dar aulas nenhum de nós alguma vez deu aulas e e completamente desnorteados em que não sabiamos como fazer as coisas e como é que foi a reação dos miúdos e a vossa ? a nível de alunos eu não tenho razão de queixa eles são fabulosos talvez por ser uma / uma escola relativamente pequena, que é uma escola nova tem três anos hum hum e é uma escola que ainda está me fase de crescimento e neste momento elestêm a escola deve ter não sei , à volta de oitocentos alunos mas ainda é relativamente pequena é relativamente pequena exatamente e quer dizer nós temos muita sorte com com com os alunos , oitavo ano eu tenho uma turma de oitavo ano de inglês e os miúdos são são castiços , são mesmo muito simpáticos e tenho uma turma de décimo ano de alemão que / que também são fabulosos são são acha que vai mesmo gostar de dar aulas ? não sei , isso para o ano para o ano é que éque é que poderei chegar a essa conclusão , se realmente gosto de dar ou não não vai ser por este ano não sei por este , porque este ano tudo é novo e é sempre aquele fascínio por uma coisa que é nova ah depois porque por este ano estamos a sofrer muitas pressões está a ser um ano horrível emtermos,pronto,detrabalhomuito <muita pressão> muita pressão aquela de sabermos que estamos constantemente a ser avaliados que que claro nãotemos não temos tanta liberdade, porque precisamente por sabermos que estamos a ser avaliados e além de que temos como estamos em grupo ah temos sempre , caso alguma coisa corra mal , temos sempre o apoio dos nosso colegas para o ano não , para o ano vou estar sozinha , vou estar por mim , vou estar não sei onde pois euparaoanovouestar eu para o ano vou conhecer Portugal vai ser mesmo assim hhh pronto e vai para um sítio qualquer não sei para onde é que vou é que eu agora , pronto , estou no Castelo da Maia , mas eu vou e venho todos os dias não é e para o ano vou [/] vou, não sei para onde é que vou parar vou estar por mim pois pois a partir   para o ano é que eu acho que poderei dizer se eu gosto de dar aulas ou não mas foi sempre isso que pensou fazer ? não hhh então o que é que pensou fazer antes ? não , eu sempre tive assim mais sério , não é , no princípio quer-se sempre ser não não não mas a mim eu quando quando foi altura de concorrer para a Universidade o que eu pretendia mesmo era meter-me num curso de tradutora interprete hum hum também é muito giro que depois eu fo / conversei com muitas pessoas e aconselharam-me e disseram-me que eu pronto , uma pessoa , neste momento , tem de jogar pelo seguro hum hum eu se tirasse um curso de tradutora interprete não pronto me poderia limitar àquilo poderia haver emprego , poderia não haver mas não d eraestavatinhaestava  tinha especialização para fazer isso quer dizer eu agora com o curso de ensino eu posso dar aulas mas se não der para dar aulas posso fazer traduções à parte claro quer dizer posso dar explicações posso posso trabalhar em qualquer coisa sim sim não é ? da mesma maneira ah estou muito mais habilitada a a interprete sim exatamente , não é pronto , é uma questão de jogar pelo seguro mesmo agora eu gostava é depois de de de me estabelecer economicamente hhh gostava de tirar um curso de tradutora interprete hhh hum hum gostava pior é domar o seu gosto pelos cursos começasse a querer fazer um a seguir ao outro e outro a seguir ao outro hhh nunca mais se acaba pois é , também tenho também depende muito da da da disponibilidade que eu tenho mesmo a nível de tempo e do sítio onde for parar não é ? pois , o pior é que indo parar um ano a um lado outro ano a outro é difícil estabelecer-se num sítio a estudar pois é pois é exatamente complicado por isso é que eu não sei como é que vai ser andar sempre de malas aviadas é muito difícil pois é e depois as pessoas também acho que que ah / eu espero que isso não me aconteça , mas às vezes as pessoas acomodam-se e e ficam por ali , não pretendem fazer mais nada e estão bem assim claro sim , isso pode acontecer mas ah depende muito da da espontaneadade de cada um , não é claro pessoas que são muito mais voluntariosas e não se deixam acomodar nunca outras que são mais <isso depende de muita coisa> isso depende de muita coisa pacatas hhh hhh não sei eu não sei , é o que eu digo eu não sei o que me espera para o ano hhh não parece eu estou em pânico hhh estou em pânico , porque não sei o que vai acontecer eu por mim podemos continuar a falar no entanto como eh dissemos sensivelmente uma hora devemos ter atingido esse limite se não tiver mais tempo não eu por acaso também me convinha agora parar parar , porque vou ter com a minha colega então agradeço-lhe muito a ajuda e de nada hhh caímos assim tipo paraquedas a dar aulas a uma turma que não é nosssa quer dizer não nós os consideramos como nossos alunos e eles não não nos consideram como professores deles é um bocado difícil , não é ? é é e é normal isso e então quer dizer eu senti-me muito insegura no início , muito insegura eles não faziam muito barulho ? então não,eles  está, eles até até ajudam, mas eu acho que ajudam por respeito à professora deles , que é a nossa orientadora porque se não fosse ela a estar presente de certeza que tem pelo menos dois ou três elementos que nos tentariam fazer a vida negra claro do género uma vez estava eu e a M. José no bar e de repente ouvimos alguém assim a chamar por nós " <oh , colegas> oh , colegas " ah mas nós não ligamos porque n nem sequer associamos que fosse para nós " colegas , oh , colegas " e nós nada de repente " oh stora stora " e nós olhamos " ai vai haver inglês hoje ? " nós " não " quer dizer está foi o tal que eh gosta muito de de de provocar , mas está d na sala de aula é é é um ótimo aluno e é um aluno que faz participações assim excelentes excelentes mesmo uma coisa incrível e depois pronto fora da sala de aula se puder claro mas pronto muita conversa que enfim se sabe enfim ok mas não há-de ser nada hhh vamos ver , está quase a acabar , ainda bem sim as aulas terminam a quê agora no princípio de junho é ah pois é , está quase e a avaliação não é um problema ? hhh detesto avaliar mas detesto ai é horrível agora é que uma pessoa se apercebe como as escalas são injustas pois são completamente , é uma coisa , eu eu fico hhh que depois é que é entre o três e o quatro , mas é que é dentro do três vários níveis e ai eu não gosto hhh não gosto mesmo é é , depois pessoa com determinada nota e aquilo não tem nada a ver em termos relativos com a nota que se deu a outra é uma chatice pois é é horrível é horrível , eu não gosto nada então agora com a elaboração das provas globais também pois é não , é horrível hhh mas vamos a ver não hhh vai ser com com gosto e com entusiasmo acaba-se sempre por fazer melhor os primeiros anos são sempre muito difíceis a dar aulas a qualquer nível não sei , eu sei que estive mais entusiasmada do que estou agora sinceramente talvez por ser aquele entusiasmo inicial , que é tudo novo e hhhnãoseihhhagorapareceque parece que estou assim um bocado mas isso também tem mu muita coisa a ver a dar aulas é cansaço , estou cansada , estou farta , estou dar aulas está a precisas das férias uma pessoa não tem tempo para nada uma pessoa não tem tempo para nada você também fez isso ? mas eh têm licenciaturas eh / eh chamadas eh em ensino ou é licenciatura em ensino é de pronto no caso dela Português-Inglês , no meu caso Português-Alemão são essas que têm esse estágio, não é? naturalmente existem o/o outras que não que não têm é é não é tudo o estágio é o estágio é sempre integrado no curso e é sobre isso ah

Guardar XMLObter textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases