DI_117BF33a
Sem título
ID | 117 |
Participant | C. |
Gender | Feminino |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
...
muito
bem
está
?
muito
obrigada
/
/
boa
leitura
de
nada
/
/
espero
que
não
esteja
muito
muito
cansada
/
/
sim
/
/
não
/
/
fica
um
bocado
baralhada
mas
é
normal
/
/
ainda
estamos
a
gravar
?
sim
/
ok
/
/
continuamos
a
gravar
/
/
agora
vamos
falar
um
bocadinho
se
não
se
importar
hm
hm
sim
sim
...
ah
/
estava
a
dizer-me
à
bocadinho
que
esta
experiência
letiva
que
é
bocadinho
dececionante
não
é
?
é
não
se
consegue
fazer
tanto
quanto
se
quereria
é
é
/
/
mas
também
deve
ter
o
o
reverso
da
medalha
não
é
?
ah
/
conseguem
bons
resultados
por
extenuantes
?
conseguem
conseguem
mas
eh
pronto
sei
lá
e
e
eu
acho
que
agora
as
mesmo
as
próprias
crianças
tão
muito
pouco
motivadas
para
a
escola
é
há
uma
desmotivação
enorme
e
toda
a
gente
sente
isso
não
sou
só
eu
e
ainda
bem
porque
eu
pensei
que
era
só
uma
falha
minha
mas
numa
maneira
geral
todos
os
meus
colegas
e
as
pessoas
com
quem
eu
tenho
conversado
e
contactado
ah
ainda
noutro
dia
por
exemplo
numa
visita
que
eu
fiz
ao
otorrino
eu
estava
na
sala
de
espera
e
estava
a
ouvir
dois
professores
a
conversar
e
estavam
precisamente
a
queixar-se
disto
há
um
desinteresse
enorme
das
crianças
eu
não
sei
se
é
o
facto
de
nesta
altura
a
parte
visual
delas
é
tudo
tão
abstrato
quer
dizer
é
o
é
televisão
é
são
os
os
computadores
é
prontos
é
o
[
/
/
]
é
tudo
as
megadrives
aquelas
coisas
todas
que
eles
têm
e
que
é
o
sucesso
fácil
como
eu
lhes
costumo
dizer
porque
eles
não
precisam
de
pensar
não
precisam
de
criar
enquanto
a
gente
antigamente
lia
um
livro
e
e
e
e
antigamente
nem
tanto
porque
eu
já
sou
do
tempo
da
banda
desenhada
em
que
a
banda
desenhada
entrou
em
grande
não
é
?
mas
mesmo
assim
antigamente
a
gente
lia
um
livro
/
não
tinha
prontos
não
havia
ainda
em
video
ou
em
cassete
e
nós
éramos
obrigadas
a
criar
os
nossos
personagens
a
idealizar
os
nossos
personagens
eles
agora
não
é
tudo
fácil
para
eles
portanto
eles
não
criam
eles
veem
pronto
e
assumem
a
imagem
como
ela
já
própria
por
si
não
é
?
como
uma
imagem
já
própria
enquanto
que
antigamente
não
as
coisas
não
aconteciam
assim
a
pessoa
era
obrigada
a
desenvolver
forçosamente
a
parte
criativa
porque
não
era
lá
está
aquela
visão
aquele
sucesso
fácil
a
nível
visual
isso
deve
ter
grandes
re
repercussões
a
própria
pessoa
tinha
que
criar
efectivamente
na
sua
área
porque
muito
se
eles
forem
unicamente
capazes
de
imitar
sem
serem
capazes
de
criar
deve
ser
muito
muito
muito
triste
muito
e
ficam
eles
próprios
ficam
condicionados
e
ficam
paralizados
se
a
pessoa
os
manda
criar
qualquer
coisa
é
não
é
?
se
a
pessoa
os
manda
eh
prontos
ter
uma
atitude
normal
mesmo
em
aulas
de
relaxamento
corporal
tudo
para
eles
é
/
é
ridículo
exato
então
eles
não
não
para
eles
nenhuma
situação
problemática
que
seja
prontos
propícia
à
criação
é
é
bem
aceite
hum
hum
que
eles
ficam
baralhados
não
é
?
que
isso
não
lhes
é
pedido
nunca
lhes
foi
dado
exacto
nunca
para
fazer
qualquer
coisa
nunca
absolutamente
para
eles
é
tudo
tudo
muito
mais
fácil
claro
e
errado
não
é
?
que
eu
acho
que
têm
uma
grande
noção
do
ridículo
não
é
?
muito
muito
são
muito
ao
fim
a
cabo
muito
conservadores
e
é
muito
muito
e
eu
sou
prontos
eu
sou
ah
noventa
por
cento
contra
contra
a
utilização
do
dos
computadores
hum
hum
porque
eu
acho
que
as
as
coisas
têm
que
saber
utilizar-se
e
passamos
de
um
extremo
também
para
outro
hum
hum
não
é
?
embora
eu
saiba
que
realmente
o
computa
<o
computador>
é
imprescindivel
pois
pois
para
para
prontos
para
pessoas
que
realemente
agora
para
os
miúdos
eu
acho
que
a
parte
manual
começa
a
ser
pouco
desenvolvida
eles
a
escrita
deles
é
horrível
não
não
<não
há>
não
há
rigor
cuidado
na
escrita
não
há
rigor
enquanto
que
antigamente
bolas
a
gente
tinha
aqueles
cadernos
duas
linhas
para
conseguir
para
ter
uma
caligrafia
prontos
razoável
hum
hum
/
pelo
menos
que
a
minha
por
exemplo
nunca
foi
bonita
pois
mas
pelo
menos
razoável
e
acho
que
agora
não
eles
a
caligrafia
completamente
distorcida
e
<não
têm>
não
têm
nenhuma
preocupação
com
a
ortografia
não
eh
não
têm
porque
eles
sabem
que
se
estiverem
a
escrever
no
computador
eles
escrevem
um
erro
ou
uma
grelha
qualquer
podem
automaticamente
corrigir
exactamente
portanto
não
têm
nenhuma
preocupação
exactamente
depois
quando
produzem
o
texto
exatamente
caligráfico
normalmente
vai
todo
é
é
é
o
que
eu
digo
cria
preguiçosos
sim
isso
não
é
?
os
computadores
realmente
é
foi
positivo
e
tudo
mas
hhh
acho
que
hum
hum
deve
ser
usado
com
algumas
reservas
não
é
?
porque
sobretudo
nessa
época
de
formação
será
/
é
que
é
acima
de
tudo
houve
aquela
tendência
justamente
contrária
que
dizia
que
os
computadores
deviam
ser
introduzidos
nos
hábitos
eh
das
criança
de
modo
a
que
elas
pudessem
desenvolver
ah
as
suas
capacidades
técnicas
no
futuro
mas
o
facto
e
eh
/
pois
exato
de
ter
uma
capacidade
técnica
quer
dizer
exige
uma
capacidade
mas
com
muita
calma
com
muita
calma
porque
cai-se
nos
extremos
é
o
que
eu
digo
não
há
aquele
termo
intermédio
hum
hum
ou
uma
coisa
ou
outra
e
não
há
aquele
termo
intermédio
quer
dizer
eu
eu
sim
senhora
eu
lá
está
sou
noventa
porcento
contra
hum
hum
e
acho
que
as
pessoas
têm
realmente
que
aprender
a
a
a
trabalhar
e
a
funcionar
e
acho
que
os
múdos
devem
começar
desde
pequeninos
hum
hum
a
trabalhar
e
a
aprender
prontos
lidar
com
com
o
computador
não
excessivamente
mas
eh
/
não
acima
de
tudo
isso
não
é
?
e
saber
que
aquilo
que
é
perfeitamente
prescindivel
não
é
?
que
que
as
mãos
e
a
parte
não
é
?
criativa
deles
é
que
/
hum
hum
tem
que
que
dar
um
bocado
de
falar
um
bocado
mais
alto
não
é
?
é
isso
que
eu
acho
hum
hum
e
como
é
que
acaba
por
desenvolver
as
suas
aulas
?
eh
/
o
o
que
é
se
pode
fazer
?
com
as
actuais
condições
das
escolas
e
tudo
?
dependendo
das
escolas
por
exemplo
eu
tive
cá
em
Braga
a
dar
aulas
numa
escola
onde
nós
utilizamos
lá
está
o
computador
hum
hum
nas
aulas
na
parte
musical
lá
está
quando
as
coisas
são
utilizadas
devidamente
nada
substitui
os
os
instrumentos
&
eh
/
prontos
os
instrumentos
clássicos
digamos
assim
os
instrumentos
eruditos
...
Guardar XML • Obter texto
• Representação da onda sonora • Representação em frases