DI_117BF33b

Sem título

ID117
ParticipantC.
GenderFeminino

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... ... não é ? o computador tenta fazer realmente uma aproximação da do som mas que Deus me livre e ainda bem que não não é ? mas nunca chega a ser de forma alguma ah mínima pronto é minimamente pois parecido nunca mais nada para além disso e então ah prontos os miúdos acham interessante porque podem se fazer orquestrações hum hum e assim engraçadas não é ? com baterias com prontos para eles isso tem o seu quê de interesse exacto mas fazê-los ver os dois lados não é ? fazê-los ver que aquilo que acima de tudo explicar-lhes isso não é ? não tem nada a ver com tocar um violino com uma pois qualquer coisa desse género não é ? prontos não substituir porque agora está também as novas tecnologias na música tudo bem vêm trazer realmente alguma inovação que eu acho que é positiva mas tem essa contrapartida por exemplo um orgão ... toda a gente nesta altura sabe tocar orgão porquê ? porque estes orgãos eletrónicos que estão aperfeiçoadíssimos hum hum ao mais pequeno pormenor e que basta um indivíduo carregar um dedo numa tecla que aquilo toca e faz orquestração e faz acompanhamentos e faz tudo e mais alguma coisa não é ? e que os miúdos veem / / " afinal eu sei fazer aquilo é carregar com um dedo " e concer pois com certeza que sim com aqueles é possivel orgãos não é ? é possível pois mas falta o resto saber música não é isso e isso para mim pronto na escola onde eu estive no Francisco Sanches trabalhávamos assim mas eh os colegas com quem eu trabalhei eram pessoas também com um bom grau de formação hum hum ah musical e que isso ajudava imenso eh também uma delas era cantora eh um out outro colega era pianista mas prontos pessoas que trabalham com profissionais que têm outra sensibilidade que a gente infelizmente não encontra por assim hum hum de qualquer forma não é ? não encontra mesmo porque antigamente os professores de educação musical isso foi um um um foi uma pena não é ? e foi uma fama que acabou por se criar porque realmente grande parte dos professores de educação musical antigamente tinham muito pouca formação ah a formação que tinham que prontos de fo de certa forma era alguma que eram os padres ah dos seminários que davam hum hum ... e e outras pessoas prontos que acabavam e tinham por exemplo a quarta classe mas sabiam tocar um instrumento e então sim eh pronto e iam dar aulas não é ? antigamente era assim agora não felizmente as pessoas têm outra preparação mas mesmo assim ainda tem que se tirar um bocado essa imagem que demora a mudar muito em relação ao muito muito muito educador na área da música muito e os outros também sim sim sim porque eu por exemplo em Monção tive uma experiência com com era uma pessoa excelente hum hum ah como pessoa mas como profissional estava realmente baralhadíssimo não não percebia nada e ah / prontos as aulas dele ensinava aos miúdos a cantar avés marias e não sei quantos porque realmente era aquilo que lhe tinham ensinado e aquilo que lhe tinham dito que não era pois pois preciso mais nada para ensinar educação musical não é ? e foi assim um susto hhh a minha experiência em Monção foi assim um susto se aquilo fosse sempre assim deus me livre nem pensar nisso mas podem fazer-se coisas muito bonitas inclusive com a cooperação de outros professores escola for podem podem suficientemente aberta sim e se os seus colegas entre si está é é o problema da hum hum interdisciplinaridade não é ? porque acaba por não ser acaba por não ser possível é muito bonita mas acaba por não ser possivel ou acaba por ser pouco [ / ] pouco possível porquê ? porque as pessoas realmente têm horários eh completamente separados claro não não têm horários compatíveis uns com os outros enquanto uns estão de manhã os outros estão eu tenho colegas praticamente prontos vejo uma vez por semana se vejo enquanto eu estou a entrar eles estão a sair e coisas assim acaba é por por ser pouco possível isso e na naquela é chamada área escola não é possível criar projetos eh exato exato não é outra coisa que é pouco praticável nos e e não vale a pena estar a criar grandes expectativas hum hum à volta disso pronto ah / eu <não sei> não sei o que é que quiseram criar eu fiz pouco tempo uma uma acção de formação sobre sobre a área escola hum hum e eu cheguei e realmente era a cem por cento contra a área escola pois eu achava isto uma chachada não é ? e realmente em termos concetuais eh concetuais é hum hum é é lindíssimo e os termos em que vem descrito e e escrito os objetivos & ah tudo da área escola em relação à área escola é tudo lindíssimo não é ? agora pouco praticável hum hum como é óbvio pouco praticável práticamente impossivel eu acabei o meu trabalho e disse realmente à área escola no no e nos seus termos em que eles realmente apresentam é uma utopia hum hum é impossivel é impraticável impraticável se calhar aproximações sim com certeza claro aliás somos obrigados a isso não é ? de qualquer maneira e até porque pronto do ponto de vista sei eh tentar subir ajudar sei notas aos miúdos tentar cativá-los para outro tipo de actividades e assim é muito giro isso é muito interessante agora tem essa contrapartida / porque a nível de professores às vezes cria conflitos porque nem toda a gente é recetiva porque a ver eu tenho sete turmas se eu em todas as turmas vou trabalhar a área escola com todos os colegas com to todo o cuidado é é claro humanamente impossível hum dado que outras actividades paralelas que têm também que a que às quais pois temos que dar resposta não é ? nós vamos agora fazer o dia mundial da música no último periodo e eu ainda não sei que vou ter que me desdobrar porque temos precisamente a área escola também para apresentar na mesma altura não é ? na mesma altura portanto é humanamente impossível dar resposta a tudo hum hum humanamente impossível e os miúdos como é que reagem a essas iniciativas fora do espaço da aula ? eu acho que hum hum eles gostam eu acho que tudo que tudo que seja fora extra o que eles pensem o que eles pensem da aula eu acho que eles gostam que não é em aula ? sim que eles não não veem com a responsabilidade que deviam ver não é ? para eles é o máximo prontos tudo o que não seja aulas o que sejam atividades extra por exemplo eu sei que eles vão à biblioteca hoje foram alguns à biblioteca ah a Vila Verde e sei que vão chegar o objetivo em si passou foi foram à biblioteca passear / foi porreiro porque fomos no passeio hum / e não sei quê mas o objecivo disso e vai vai falhar com certeza despertos que eles não estão naõ estão vocacionados não para isso absolutamente não é isso que lhes interessa absolutamente pois / é isso que eu acho é um pretexto para saírem da escola é da escola e para para conviverem não aturarem uns com os outros não é ? para não aturarem os professores não é ? é no fundo é isso isso assusta-me um bocado mas é um facto é ? é eu acho que é pouco gratificante hoje em dia um hum / a vida de um professor acho muito pouco hum / muito pouco e muito pouco valorizada é muito pouco valorizada acima de tudo não é ? discriminada discriminada muito mal pago indecentemente é tudo eh hum hum e pronto isso tem repercursões não é ? os professores depois também não não se sentem estimulados absolutamente absolutamente absolutamente não é ? e agora criaram precisamente estas acções de formação que eu realmente acho ótimas simplesmente da maneira como elas estão a ser dadas não concordo porque uma pessoa acaba as aulas depois de seis horas de aulas chega ao fim do dia pois claro / completamente knock out e vaivai ter de deixar às oito horas a casa tem de deixar pronto o marido quem tem filhos tem que deixar os filhos tem que ir para a ação de formação das oito às onze ai é ? da noite e vir a correr para casa portanto neste momento estão a funcionar assim estas acções de formação e quem não as frequenta não sobe de escalão portanto fica sempre no mesmo escalão isto foram as coisas bonitas que que nos deixaram não é ? hum hum é as heranças bonitas que nos deixaram mas que eu não estou a ver neste momento porque eu desconfio que estou a ver que a nível sindical que as pessoas estão bastante satisfeitas porque as pessoas não se mexem hum hum não é ? porquê ? porque os próprios sindicatos em si têm interesse nestas acções de formação claro claro porque são remuneradas hum hum não é ? e para eles é óptimo tanto a parte de interesse dos professores que acabam as aulas completamente estoirados estafados tive uma colega minha teve forçosamente de fazer ja estava nos finais de gravidez que ela não conseguia mais outras que estavam em aleitamento quer dizer vinham ao carro levava o marido a criancinha para dar de mamar e vinha outra vez para a acção de formação hum hum quer dizer acho isto ridículo e mas acho que as pessoas que estão estão pacificas eu acho que está tudo contente eu não imagino acho que está tudo contentíssimo as pessoas tiram-nos as férias e eu acho que continua tudo felicíssimo ninguém se mexe ninguém diz nada eu com as pessoas que falam está tudo furioso mas ninguém toma iniciativa os sindicatos estão estão estão parados tão óptimos e ainda bem eu não me sindicalizei e nunca me sindicalizarei nestes termos atuais de sindicato porque não não pode ser porque perdeu na realidade não defendem nada absolutamente absolutamente na altura quer dizer por isso que eu achei que realmente as pessoas estavam muito caladas com essas acções de formação pois com certeza a lucrar / são eles próprios também a hum hum a lucrar com isso não é ? mas em que medida é que eles próprios participam nas acções hm participam dão ações de formação hum / dão ações de formação o próprio sindicato e claro / e ao darem quer dizer recebem não é ? os fundos eh que para esse efeito hum / que pelos vistos são bastante bons e essas são acções de formação ? eh cinquenta horas concistem essencialmente em quê ? são seminários em que se fala ah mas pronto de determinados assuntos mas que as pessoas nem são compreensivas a ponto de a senhora e atenção eu eu não estou a dizer isto pronto porque realmente a senhora foi impecável conosco até nos facilitou um bocado o trabalho mas podia ter facilitado mais porque afinal ela sabe perfeitamente que nenhuma de nós para além do de um caráter informativo estava ali prontos que realmente aquilo foi mais deve ser pelo menos as pessoas que estão a formar hum hum devem ver isto como um caráter informativo para os colegas porque a pessoa está ali cansada a pessoa não com atenção com concentração claro / nenhuma de maneira que pronto é mais para ouvir eh realmente estar por dentro dos assuntos mais nada mas no fim mandaram-nos fizemos quatro trabalhos de grupo ah tivemos que apresentar um relatório final quer dizer isto é um bocado [ / / ] os próprios colegas não facilitam pois pois / a vida uns aos outros quer dizer isto é é frustrante eu acho que neste momento mas são as pessoas são é o próprio governo que está a criar este esta esta este prontos este clima conflituoso entre entre professores hum & hum prontos herança do governo anterior mas que acho que este está a dar pois uma continuidade muito bem dada não é ? que não estou a ver mudança absolutamente nenhuma talvez eles pensem nem nem haverá que os objectivos eh são suficientemente bons para manter exato quer dizer e eu realmente sou a favor da da de ações de formação pronto eh regulares sou porque acho que a pessoa deve de realmente actualização atualizar-se sempre e e então que eu penso em terrinhas como essas como Monção e outras do genero y não é ? que realmente tem de ser agora que parem as aulas durante uma semana e que deixem os professores exacto / frequentar as acções de formação porque acaba por ser impossível um professor falha nas aulas que está cansado claro / não não tem capacidade eu essa semana passei uma semana horrorosa às voltas hum hum com o relatório quer dizer passei um domingo inteiro em casa fechada a fazer o relatório e porquê ? porque as pessoas não não são também ah minimamente simpáticas compreensivas simpáticas e compreensivas exacto para ver que [ / ] que que a gente está ali mesmo por causa da porcaria dos créditos claro / mais nada ? é muito triste ter hum hum que dizer isto mas é um facto e se isto acontece com os professores mais novos e imagino o que acontecerá com aquelas pessoas com trinta anos e tal acho que deve ser terrível acho que deve ser terrível acho que deve ser terrível mesmo hum hum e essas ações são sempre dadas eh aqui em Braga ? ou assim por exemplo sim em Braga e em em uma ou duas escolas hum hum depois claro é isto que eu digo é que isto é tudo é tudo um jogo de interesses não é ? eh as pessoas pronto estão satisfeitas porque eh cada pessoa ganha em media com um formador se forem pelo menos cinquenta horas ganha em média cerca de trezentos contos assim em uma coisa extraordinária de maneira que eh duzentos e muitos a trezentos contos hum / que ganha sensivelmente as horas muito bem pagas é por isso é que eu digo que não claro / interesse em acabar com isto porque as pessoas são muito bem pagas muito bem pagas não é ? não interessa é o ponto de vista dos outros claro / dos outros colegas e se estão ali claro / bem ou mal isso não interessa não é ? eh e aquilo serve para alguma coisa exatamente / e não se pode faltar e essas coisas todas não é ? nem a gravidez conta mesmo que uma pessoa acabe por exemplo de ter um filho se na semana seguinte for aceite por uma acção de formação tem de frequentar a não ser que meta um papel a dizer que desiste pelo motivo que é não sei quê não sei que mais que disparate portanto a licensa de parto não existe ah mas existe para isso não existe para isso eu acho que neste momento é uma tortura é uma tortura a nivel de dede ensino ah em relação aos professores é uma tortura é um ensino de tortura é um ensino de tortura ainda noutro dia estava a falar com uma colega minha que é francesa ela está ela aulas e ela estava veio passar férias " então como é que tu estás ? " era [ / / ] estavamos todos em aulas ela até assistiu a um espetáculo meu ah e eu disse-lhe " então tu tas e tal " diz ela " estou ah consegui vir agora nós temos de dois em dois meses " eles param exacto / quinze dias e ela diz " realmente não nós não temos um sistema de tortura hum hum como é o vosso ensino aqui em portugal " e têm as férias grandes na mesma têm férias de natal têm férias sim de Páscoa e de dois em dois meses param param duas semanas é é para recuperar fôlego para para recuperar forças os períodos de férias não são tão longos ah nunca mas mas são regulares mas é o melhor eu acho por exemplo uma estupidez o eh os três meses ou que havia que que que realmente haviam de férias tudo bem eu eu eu achava isso ridículo mas agora claro também não contra partidas não é ? tiraram hum hum isso e tiraram tudo hoje em dia os professores acabam acho que isso é terrivel por não ter senão um mês e às vezes ah é mal mas e e e mal distribuído que eu por exemplo pronto é uma altura em que a pessoa até provavelmente até trabalha eu eu sinceramente o verão o verão tudo bem tenho aquele mesito e tudo o que vai para além de um mês é a mais para mim é hum hum muito começa-me a fazer muita confusão muito tempo parado começa-me a fazer um bocado é e começamos a sentir falta de confusão é ah da da ginástica intelectual é / / mas é que é e do trabalho mesmo isso uma pessoa que que trabalhe imenso eu eu por exemplo eu extra escola eu oriento ai é ? um coro de criancinhas hum hum e então nós no ano passado ah pronto temos feito algumas viagens e e fomos ao estrangeiro no ano fomos à Alemanha hum hum este ano que passou e nós então eu comecei as férias mais cedo hum hum porque tive de ir à Alemanha não é ? eu depois chegou uma determinada altura que eu estava e de férias saturada de férias não conseguia mais com com férias pois pois pronto tava mesmo saturada e agora sinto falta das férias que é está essa disparidade quer dizer ou são mais não aquele intervalo claro que deveria haver ou são de menos pois / / e a pessoa tem de estar sujeita a estas ah pressões umas a isto não é ? vezes eh por excesso e outras por defeito e acaba por andar por defeito / é verdade / / hum hum é verdade / / e é muito cansativo ui a quem o diz é muito cansativo hhh nós temos longos ah hhh chamados longos periodos de férias porque ah na generalidade por não termos ah época de exames fizemos o sistema hum hum ah de avaliação contínua termino podemos terminar as nossas aulas hhh em meados de junho e depois eh voltar a ter aulas somente para hhh outubro pois / / ora isto aparentemente hhh é um tempo longuíssimo de férias e pronto e pessoas que os que o fazem na realidade porque não não desenvolvem investigação ou não não exato / / uma época em que podem realmente parar ah mas a maior parte de nós está em constante atividade e acaba por é / / não ter férias nenhumas ah é verdade é verdade ah e sabendo isso e sabendo que os os curtos períodos de férias que existem ao longo do ano letivo são usados para trabalho e esses não outra alternativa por exemplo ah as férias da páscoa não existem as férias de natal não existem o Carnaval exacto exacto nem se sabe o que é exacto exacto exacto eh é um trabalho contínuo é é um trabalho contínuo sempre e aumento com aumento de de tensão exacto exacto é é terrível é não é ? enfim é a vida é verdade / hum hum claro e temos que aguentar não é ? se a gente quer alguma coisa mas eu acho amor também à sim sim profissão porque por outra de outra forma acho que eh pronto e necessidade também pois um bocado não é ? porque a pessoa hoje em dia não é tão fácil assim " ai tudo bem não quero emprego e então vou-me dedicar a outra coisa " claro pronto sabemos que não é assim não é ? mas realmente é preciso é preciso gostar um bocado disto para para estar aqui porque é muito pouco gratificante hum / muito pouco é discriminada indecentemente a nossa profissão um professor hoje em dia principalmente prontos eh professor universitário as pessoas ainda têm um certo respeito um professor como nós ah é é um professor não liga nenhuma não interessa não liga absolutamente eh é uma coisa que pronto e eu acho que isso é incutido nos miúdos aquele elitismo aquele snobismo é começa a ser incutido nos miúdos os doutores que valem são os médicos são os advogados e o resto não vale pois e quantas vezes para nada não é ? é que é mesmo isso os professores têm informação superior à dos médicos sim sim sim sim e advogados e trabalham muito mais pronto e têm um trabalho trabalham muito mais mais desgastante não digo todos mas mas que é eles têm um trabalho desgastante verdade é mas eh também nem todos e e criam uma certa certa defesa que eu a mim me assusta uma coisa que me assuta eles criam defesas e tornam-se e tornam-se autênticos predadores hhh eu eu eu sei que isto é forte mas é um facto e eu assusto-me às vezes que eu hum tenho tenho médicos na familia hum e assusta-me às vezes a a maneira como eles contam as coisas e de que ouvem de próprios colegas hhh a competição que não em hospitais como hospitais centrais assim enormes como é o caso do São João Santo António no Porto ah em que eles chegam a a a tirar uns aos outros relatórios de doentes com doenças assim pois pois eh prontos carismáticas não é ? estranhas que eles chegam a tirar uns aos outras aquela ambição de tentar descobrir qualquer primeiro coisa mais para [ / / ] primeiro para quer dizer é é uma é selva é uma coisa horrível e eu fico a pensar no individuo que está doente não é ? quer dizer vi mas mas pronto vi problemas mas não é não não [ / ] não humanismo as pessoas são são frias acabam por se tornar frias acabam por criar defesas que que os tornam um bocado indiferentes à também como as coisas estão todas [ / ] à própria dor humana eu acho ligadas não é ? esse eu acho [ / ] esse sentimento que as crianças sentem de de que nada vale a pena que que a criação é uma coisa que nem sequer faz sentido exato eh está relacionada com [ / ] com com este sistema de completamente [ / ] de competição completmente feroz não é ? completamente porque é engraçado que os próprios miúdos eh em turmas às vezes que os pais têm ah profissões ah mais digamos assim é é mais eu nem queria hum hum pôr nestes termos não é ? mas os os os filhinhos de dos doutores sim sim não é ? todos dos médicos e advogados e por e os filhos dos do do trolha do pronto e os esses próprios esses próprios miudos profissões inferiores digamos assim e hum hum ponho mesmo entre aspas sentem-se inferiorizados e complexados em relação aos outros imagino mas os próprios miúdos se sentem determinadas idades em que eles começam a despertar realmente para a vida e que lhes é incutido esse esse elitismo esse snobismo ou esse que eu que eu referi um bocadinho e que são eles próprios a separar " bem o meu pai não é tão importante como o pai do não sei quantos por isso eu não valho tanto " quer dizer eu passo às vezes [ / / / ] é verdade eu passo às vezes horas e horas em turmas ah a discutir com alguns deles e a dizer isso não é ? e chega às vezes a ser pior porque tenho que lhes dizer de uma maneira mesmo bem mais brusca e digo-lhe " olha tu tens que comer como ele tens que ir à casa de banho como ele tens de dormir como ele e vais morrer como ele portanto és igual a ele " mas é uma coisa claro horrível e que a mim me assusta imenso e por mais que uma pessoa não queira é uma coisa que a mim me revolta muito é que existe muito isso esse é preconceito pronto mas existe muito e desde [ / / / ] e pronto e por mais às vezes pessoas que [ / ] que a gente julgue que é assim ah e liberal e não sei quê que eu eu faz-me lembrar é um bocado o pessoal dos anos setenta falso liberalismo que falso completamente os os os hippies dos anos setenta hum / e não sei quê que hoje são os iupis exacto dos anos noventa não é ? que são eles próprios é que são os preconceituosos e que [ / ] e que os doutores realmente é que valem e o resto não é ? mas na altura dos anos setenta que é porq ah porquê ? porque ah porque nós queremos ir viver com [ / / ] experimentar uma [ / / ] sei ir viver com os índios eu tive uma prima minha que estava que teve pronto assim e que foi realmente viver para com os índios e depois para para não sei onde quer dizer e agora e agora é uma pessoa que completamente e completamente bem instalada perfeitamente bem instalada e que nem pode ouvir falar disso não é ? e como ela vários e hoje vivem que se esquecem um bocado disso envergonhados por ter feito essas é ah essas coisas completamente na juventude completamente o que é o que é mais triste ainda porque é por viverem nem assumem nem assumem porque realmente vivem em função de modas claro que era bonito nos anos setenta e isso ser assim não era ? ser assim era bonito e agora pronto quer dizer não sabem dosear as coisas não não sabem [ / / ] é uma coisa que me assusta um bocado tenho um bocado pena disso de a gente às vezes ah viver um bocado em função disso tenho tenho um bocado de pena mas pronto é assim mesmo temos que aprender a viver sim e com com isto [ / ] e o pior é que não é um nem dois nem três que dizem isto no entanto não é possivel não mudar também não não é possivel mudar mentalidades e é por isso que eu acho que as pessoas cada vez e vai e vão haver porque as pessoas inconscientemente e ingenuamente algumas continuam a fazer pronto a [ / ] a valorizar esse preconceito hum hum os doutores são o máximo os médicos então são são é pronto é é o valor supremo não é ? como se muitas vezes não fossem o valor supremo e mais mal ed formados e mal e mas mas educados do que ... de longe mas de longe de longe aliás eu acho que eles perdem imenso da formação deles formação pessoal ah e acima de tudo humana é porque perdem imenso imenso e eu tive essa experiência porque tive alguns algumas pronto problemas não muito graves que tive de saúde e sempre fui não tenho nada de bom hum hum a dizer dos hospitais mesmo ou então hospitais públicos eh são um horror pura e simplesmente hum hum são horrorosos e as relações humanas horrorosos são estão completamente degradadas completamente os médicos olham assim inibem a cara do doente a maior parte das vezes absolutamente absolutamente é como se entrasse para sei para para uma uma hhh pronto para uma produção e entra um e sai entra outro e sai entra outro e sai tenta-se arranjar qualquer como se fosse uma oficina e acabou não é ? eu isso custa-me um bocado e assusta-me um bocado mas [ / ] mas acho que cada vez vai ser pior acho que a gente está a trabalhar para o homem nesta altura eu acho que está a trabalhar para para valorizar cada vez mais esses preconceitos e [ / ] e essa falta de nível toda não é ? hum hum acho que isso é o que vai acontecer ontem falava com uma colega sua ah que é professora de de moral penso que sim estava a tentar lembrar-me ah hum hum do nome da disciplina Mesquita com a Ana ? ana Mesquita exactamente ana mesquita hum hum e eu perguntei-lhe como é hhh que ela conseguiu hhh medir valores e [ / ] e hhh noção de espiritualidade a crianças hhh que estão numa sociedade materialista como esta e ela foi dizendo que é extraordinariamente dificil que que passava a vida a lutar contra isso mas que mas é giro porque é das poucas pessoas a a nível de colegas por exemplo com quem se consegue estar a falar e que tu pelo menos duas três horas ela não é capaz de falar " ai mas não sei quantos é casada com um médico " ou " é casada com um engenheiro " é uma pessoa excelente ah passa-se é a falar com ela montes de tempo sim não não refere isso e e isso é óptimo porque a maior parte das pessoas mesmo eu eu sinto isso com as minhas colegas podem estar a falar de não sei quem que têm de dizer a profissão e têm " não conheces ? " é filho de não sei quantos e tem uma tem um óptimo cargo [ / / / ] exatamente pronto é exatamente e isso realmente aborrece um bocado hum hum é porque mesmo vê-se quais são por um lado os preconceitos eh até os ah como é que eu hei de dizer ? a a relação que a pessoa sente face a isso se se se sente é meio mal quanto a isso de facto é é o outro ter mais ou ter menos é é uma coisa assusta-me imenso isso é uma coisa realmente que pronto acho [ / ] acho terrível mas mas pronto é uma coisa que vamos ter de viver com ela durante pois é [ / ] durante muito tempo eu me enervei imenso com isso mas mas eu ainda penso que vou mudar o mundo hhh ainda não desiste para ainda não desisto de pensar isso não até altura que realmente desistir e hhh acabou mas mas é frustante a pessoa às vezes sente-se mesmo [ / ] mesmo desanimada mesmo muito muito desanimada bom também as coisas não hão de ser tão más e não esperemos que não por pequenos passos por pequenos passos acabamos sempre por mudar alguma coisa acho que sim eu eu espero que sim mesmo que não se cativem cem pessoas espero que sim cativa-se duas ou três e é bom é se cada um de nós eu acho eu espero bem que sim reconverter um ou dois não é mau exacto hhh é mas é mas é importante que as pessoas dentro delas sintam mesmo isso porque pronto pessoas que critiquem como eu critico é muito fácil aliás a gente encontra pois montes de vezes não é ? mas que na primeira oportunidade cai logo pois não é ? e então diz as coisas de pronto e bolas quer dizer tive a falar com esta fulana não sei quanto tempo e hhh vem-me agora com isto é uma desilusão e dá-me assim uma quebra no espirito palavra de honra dá-me assim uma quebra no espirito afinal tive a perder tempo hhh mas pronto a gente tem que viver com isso não é ? ah olhe carla eu vou por fim a isto porque para os meus hum hum objetivos é suficiente este tempo de ok conversa muito obrigada pela ajuda tudo bem e de nada foi um prazer hhh [ / ] e espero que não desista de dos seus sonhos ai sim sim ... foi a casa e que é que foi fazer ? hum hum pronto / fazer fazer e e o om o ê no fim o João pão ah / sei " foste buscar pão ? " e " estava aberta a mercearia ? " é pronto é isto é menos este tipo é tudo aberto / a a entoação é esta / hm hm ah pronto a entoação é esta mais se se me ocorre assim qualquer coisa do género ah " e a que horas foi ? " pronto / " a que horas fois ? e não te disse mais nada ? " pronto é isto hhh / / hhh / é é pronto é assim é é aberto é é muito / pronto ...

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