DI_11LM11a
Sem título
ID | 11 |
Participant | T. |
Gender | Masculino |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
Muito
bem
obrigada
acabaram-se
os
textos
de
leitura
o
que
é
que
te
pareceu
isto
tudo
?
Hum
Foi
muito
difícil
?
Um
bocado
o
texto
foi
mais
difícil
do
que
as
palavras
Sim
Não
estás
habituado
a
ler
alto
?
Não
/
leio
mais
para
mim
É
?
Ah
também
é
normal
quase
toda
a
gente
Sabes
que
este
texto
também
era
um
texto
de
uma
revista
/
de
um
artigo
de
uma
revista
o
que
também
simplifica
a
tarefa
de
leitura
Sim
hum
Porqueé/ destina-se a uma leitura silenciosa /
essencialmente
/
e
as
frases
não
foi
complicado
?
Algumas
fo
o
problema
dos
acentos
Hum
Hum
hhh
ok
então
não
vamos
falar
mais
nisso
mas
já
passou
Eu
na
escola
não
escrevo
com
acentos
Ai
é
?
Não
meto
os
acentos
em
nada
hhh
Ai
ai
ai
ai
ai
e
os
professores
de
Português
não
se
zangam
?
Às
vezes
hhhEnãotenão nunca percebeste qual era o sentido dos acentos ?
Ah
algumas
vezes
Hum mas eh não não tem havido problemas por exemplo em termos de avaliação ?
Não
não
Não
Hum
hum
Ta
queria
escrever
Escrevem
sempre
lá
uma
notinha
a
dizer
para
eu
pôr
os
acentos
Pois
É
é
deviam
reprová-los
que
era
para
aprenderem
hhh
está
a
ver
?
Depois
não
sabem
ler
/
Oito
horas
assim
hhh
depois
eh
olhar
para
as
palavras
independemente
de
terem
acentos
ou
não
leem
da
mesma
maneira
Olha
ah
tu
estás
no
décimo
ano
não
é
?
Como
disseste
há
bocadinho
/
Sim
estou
/
ah
qual
é
a
tua
área
?
Artes
Porquê
?
Vais
para
aí
/
fazer
o
quê
?
Porque
/
gosto
de
desenhar
/
/
e
queria
ser
designer
Hum
hum
Já
pensas
onde
podes
eh
estudar
/
depoisdo do secundário
Não
ainda
não
Hum
hum
Mas
seria
eh
/
hum
/
por
exemplo
design
de
interiores
ou
/
...
Sim
sim
design
de
interiores
ou
/
artes
gráficas
/
Hum
hum
para
livros
Sim
esse
é
um
trabalho
muito
necessário
Até mesmo / eh / ah para / para materiais escolares
Sim
também
O
que
é
que
te
parecem
os
manuais
escolares
achas
que
estão
hum
com
um
aspeto
gráfico
suficientemente
/
Sim
é
tudo
mau
bom
?
podiam
estar
mais
originais
É
?
Não
/
não cativam suficientemente a atenção dede/ dos alunos ?
Alguns
nem
todos
Hum
Se calhar não há não existe muito essa preocupação
Não
Pelos
vistos
não
há
pouco
Hum
O
que
é
que
tu
achavas
que
se
podia
alterar
?
Sei
lá
Sei
lá
muitas
coisas
fazer
eh
/
dossiês
de
outra
maneira
Hum
hum
Com
outro
feitio
Utilização
de
cores
dos
materiais
/
Sim
também
essas
coisas
assim
não
é
?
Ah tens tido sempre jeito para para o desenho ?
Sim
quando
estou
a
desenhar
muito
tempo
seguido
/
desenho
melhor
do
que
quando
estou
um
tempo
parado
Hum
hum
Bom
é
natural
prática
/
a
habituação
também
tem
um
papel
a
desempenhar
/
e e desenhas sobretudo o quê ?
Gostas
mais
É
banda
desenhada
É
?
É
e
contas
histórias
bonitas
?
hhh
Às
vezes
é
sem
palavras
Hum
hum
Sim
mas
aí
então
ainda
têm
que
ser
mais
expressivos
os
desenhos
O
que
é
que
para
ti
é
mais
fácil
é
juntar
juntar
eh
/
conversa
juntar
conversa
portanto
fazer
banda
desenhada
com
/
os
balõezinhos
cheios
de
coisas
ou
/
só
as
imagens
?
É mais fácil / com conversa
Ai
é
?
com
diálogo
Hum
hum
Porque passas dade de de uma figura para a outra / com
Sim
Anda-se
mais
rapidamente
Já
experimentaste
alguma
vez
a
mandar
por
exemplo
para
o
DN
ou
para
outra
publicação
qualquer
?
Não
Nunca
tentei
Não
?
Não
Não
tinhas
assim
nenhuma
que
pudesses
mandar
?
Não
Hum
Não
gosto
muito
de
mandar
/
É
?
mandar
os
desenhos
Mas
Lá
eu
costumo
ler
eh
as
coisas
que
fazem
/
/
ah
a
revista
super
jovem
até
/
Hum
hum
até
tem
lá
uma
/
uma
coisa
de
/
Uma
secção
sim
de
desenhos
que
é
para
a
gente
e
ganharmos
prémios
mas
eu
não
quero
Nunca
mandei
nada
Mas
devias
escolher
uma
dessas
histórias
mais
engraçadas
e
mandar
a
ver
o
que
é
que
acontecia
/
podia
até
não
acontecer
nada
mas
isso
também
não
era
problema
Sim
Pois
não
não
se
perdia
nada
Claro
hhh
não
tinhas
nada
a
perder
/
e sempre era uma boa maneira de/ de avaliares o o valor do trabalho
Sim
dos
desenhos
Assim
a
quem
é
que
mostras
?
À aos meus pais
Só
Só
E
os
teus
amigos
não
...
Também
mas
mais
aos
meus
pais
Hum
hum
E
eles
dão-te
bons
conselhos
?
hhh
Dão
as
opiniões
deles
Hum
hum
O
que
é
que
eles
fazem
?
A
minha
mãe
dá
mais
conselhos
que
o
meu
pai
hhh
Olha
com
mais
atenção
se
calhar
Sim
Ela
faz
o
quê
?
Ah
profissional
É
recepcionista
Hum
hum
Em em que ? Num hotel numa fábrica
Num
/
num
consultório
dentário
Hum
hum
E
o
teu
pai
?
Eletrecista
Faz
eh
/
hum
trabalha
numa
empresa
grande
trabalha
por
conta
própria
?
Acho
que
é
é
uma
empresa
/
acho
que
monta
geradores
Hum
É
isso
Também
tenho
dois
irmãos
eletrecistas
hhh
daí
a
curiosidade
hhh
hhh
Pois
é
Então
e
a
tua
irmã
?
Em
que
ano
é
que
ela
está
?
Está
na
segunda
classe
Hum
Vai
fazer
oito
anos
agora
em
agosto
Ai
está
?
Hum
hum
Gostavas
de
ter
mais
irmãos
?
Não
aquela
já
dá
muito
É
hhh
não
gostavas
de
ter
um
irmão
mais
velho
/
ou
um
assim
com
uma
idade
mais
parecida
com
a
tua
ainda
?
Não
mais
velho
/
Hum
hum
de
preferência
por
cima
dos
dezoito
Era
?
Porquê
?
Sim
Assim
já
podia
sair
com
ele
à
noite
hhh
Os
teus
pais
não
te
deixam
sair
?
Deixam
mais
conforme
/
conforme
as
pessoas
com
quem
eu
vou
Claro
Mas
as
pessoas
com
quem
te
dás
mais
são
pessoas
com
quem
eles
te
deixariam
ou
deixam
sair
?
Deixam
deixam
Hum
Não
tens
tido
problemas
por
teres
tido
amigos
assim
muito
/
Não
não
enfim
daqueles
que
os
pais
não
gostam
hhh
hhh
Não
não
Não
?
Ah
tens
estudado
sempre
aqui
nesta
escola
?
Não
só
vim
este
ano
é
o
primeiro
ano
que
estou
nesta
escola
/
estava
na
/
na
escola
de
Alfragide
/
Hum
hum
que
é
uma
ce
mais
esse
mas
como
não
não
tem
para
cima
do
nono
ano
/
tive
de
vir
para
esta
/
Hum
hum
para
o
décimo
Era n / não se calhar não era ah na de Alfragide é naquela ali ao pé do do do bairro do Zambujal ?
Sim
sim
/
numa
azul
Hum
<Já
sei>
já
sei
/
e
/
era
bom
o
ambiente
lá
?
Era era só que pronto é diferente ali é mais mais miúdos /
Claro
aqui
já
são
/
mais
crescidos
Hum
hum
E aonde é que gostas mais de /de estar em termos de/ de ambiente de /
de
colegas
e
de
professores
e
?
De
colegas
prefiro
esta
escola
mas
de
escola
prefiro
a
outra
Porquê
?
Não
sei
acho
que
estava
mais
habituado
à
outra
como
só
estou
um
ano
ainda
nesta
Hum
hum
E
aqui
assim
ah
há
muita
gente
que
vem
de
outros
sítios
para
aqui
/ ah são muitas pessoas que vêm de/ de outros lados ?
Ah
pelo
menos
cinco
vieram
lá
da
/
Da
outra
escola
da
outra
escola
onde
eu
andava
/
o resto não/ não sei
São
da
tua
turma
?
Só
um
Hum
Também
era
da
minha
turma
na
outra
escola
/
escolhemos
os
dois
Artes
e
agora
viemos
para
esta
Hum
hum
É
não
existem
muitas
escolas
com
essa
área
pois
não
?
Não
por
isso
eu
queria
já
fazer
o
curso
de
Tecnológico
/
mas
como
só
havia
uma
escola
muito
longe
da
minha
casa
/
Hum
não
pude
já
fazer
o
curso
de
Tecnológico
Assim
pus
para
caráter
geral
faço
o
décimo
segundo
e
depois
é
que
tiro
o
curso
Hum
hum
E
esse
/
esse
curso
poderia
ser
tirado
aonde
?
Esse
Tecnológico
Numa
escola
da
Falagueira
acho
que
era
na
Falagueira
Che
Isso
é
longe
não
é
?
É
é
na
Amadora
Fica
para
cima
da
Amadora
Pois
E
para
chegar
lá
tinha
que
montes
de
transportes
Imagina
Pois
para
além
de
que
os
horários
Sim
os
horários
Não
é
?
Não
são
nada
/
compatíveis
com
essa
história
de
andar
de
transportes
para
aqui
e
para
ali
não
é
?
Está
bem
Então
e
os
teus
amigos
que
estão
nessa
área
/
/
ah
é
pretendem
todos
ir
mais
ou
menos
para
a
mesma
coisa
que
tu
?
Não
muitos
querem
/
seguir
Engenharia
/
Hum
mas
eu
como
vi
que
a
Físico-química
era
muito
difícil
desisti
Hum
hum
Ahnão não gostaste ou era realmente difícil ?
Prefere
Prefiro
Arquitetura
Hum
hum
Mas isso tens que ter bons cálculos matemáticos a Geometria a Geometria não não
Isso
é
muito
difícil
É
?
É
O
Vasco
no
outro
dia
disse-me
que
o
quebra-cabeças
dele
que
é
a
Geometria
Descritiva
hhh
Tu
também
tens
essa
esta
turma
dele
e
que
tal
?
Tenho
sou
da
turma
dele
Que
tal
vão
as
notas
?
Não
vão
lá
muito
bem
hhh
É
difícil
essa
parte
É
Sabes
que
inclusive
houve
aqueles
problemas
com
a
específica
de
/
/
hum
Geometria
este
ano
Hum
Agora
como
é
que
é
essa
ques
história
hum
/
a
hum
para
o
acesso
à
Universidade
?
Sabes
eh
em
que
ponto
é
que
estão
?
Não
não
sei
mas
acho
que
para
Arquitetura
tem
que
se
en
entrar
com
média
de
dezoito
/
Che
ou
dezanove
/
uma
coisa
assim
E
essa
é
só
a
nota
do
décimo
segundo
ano
ou
Não
não
sei
Hum
Eu
não
sei
nada
Não não contaram em princípio as notas do décimo e décimo primeiro também ?
Era
bom
que
contasse
/
acho
que
era
melhor
Pois
Sabes que no tempo em que eu entrei para para a faculdade o/ o sistema era o seguinte /
havia
hum
/
contava-se
a
nota
do
décimo
décimo
primeiro
e
décimo
segundo
e
a
nota
do
exame
que
se
fazia
fazia-se
um
exame
tipo
/
prova
global
eh
/
bom
era
um
exame
final
no
final
do
secundário
/
Sim
sim
não
já
não
me
lembrei
o
nome
que
lhe
davam
naquela
altura
não
era
específica
nem
era
prova
global
nem
/
/
eh
/
hhh
nem
era
geral
de
acesso
sei
lá
era
uma
outra
coisa
qualquer
/
/
e
/
e
fazia-se
a
média
sabendo
que
as
notas
do
décimo
e
décimo
primeiro
contava
menos
/
em
termos
percentuais
do
que
a
nota
de
décimo
segundo
e
do
exame
/
mas fazia-se uma uma espécie de cálculo lá de uma forma que eles tinham /
e
obtinha-se
a
nota
final
de
en
/
hum
para
concurso
/
Sim
para
concurso
é
que
va
eu
acho
que
era
a
apesar
de
tudo
o
melhor
sistema
/
agora
têm
inventado
para
aí
tanta
coisa
Pois
é
Não
não
te
preocupa
muito
ainda
essa
questão
?
Não
sei
acho
que
ainda
estou
um
bocado
fora
disso
/
É
?
Posi
mas
tens
de
ir
começando
a
preparar-te
muito
bem
porque
/
Sim
com
dezoito
de
/
de
entrada
agora
quando
lá
chegares
sei
lá
se
calhar
é
vinte
hhh
não
é
?
hhh
É
uma
questão
que
que
te
tem
de
ocupar
Olha
e
das
disciplinas
que
tu
tens
/
qual
é
a
que
tu
gostas
mais
?
Educação
física
/
Ai
é
?
/
e
hum
/
Oficina
de
artes
/
Hum
e
Filosofia
também
gosto
muito
de
Filosofia
Hum
hum
o
que
é
que
vocês
têm
na
estado
a
falar
em
Filosofia
?
Sobre
a
experiência
e
/
de
filosofia
também
/
Hum
hum
falamos
do
termo
filosofia
/
falamos
de
certas
coisas
Não
falam
por
exemplo
de
questões
que
tem
a
ver
com
/
com
a
sociedade
atual
sei
lá
maneira
como
as
pessoas
hoje
/
Sim
<também
já
falamos
disso>
também
já
falamos
disso
e
da
/
hoje
em
dia
são
/
da
recriação
das
questões
de
infância
Hum
Ok
vocês
disseram
isso
a
respeito
sei
lá
problemas
que
Então
Pronto
é
perguntas
que
/
cada
um
faz
a
sua
resposta
Hum
E
e
dependendo
da
sua
idade
assim
/
Sim
Vai
eh
mudando
vai
obtendo
respostas
diferentes
hum
Respostas
diferentes
E
as
perguntas
também
começam
a
ser
diferentes
/
Naturalmente
que
cada
pessoa
faz
Hum
Porexemplona na / sim deve fazer refletir mesmo
Gosto
E
hum
/
/
ah
/
com
a
idade
que
que
tu
tens
também
é
uma
idade
em
que
normalmente
as
pessoas
se
levantam
assim
muitas
questões
hhh
tipo
existencial
e
não
sei
quê
e
não
sei
que
mais
isso
não
é
uma
questão
que
/
que
te
atenha
muito
tempo
?
Não
Hum
Não
és
assim
muito
dado
a
essas
coisas
?
Não
O
que
é
que
tu
gostas
de
fazer
?
Para
além
de
Jogo
futebol
É
?
Jogar
futebol
também
gostavas
de
ser
jogador
?
Gostava
Hum
E
jogas
bem
?
Mais
ou
menos
Hum
Jogo
no
Sporting
Clube
Linda-a-Velha
Ai
é
?
E
em
que
posição
é
que
tu
jogas
?
Médio
/
Hum
médio
direito
E
é
a
tua
posição
que
tu
achas
que
és
realmente
melhor
ou
...
Acho
que
sim
ou
essa
ou
/
ponta
de
lança
/
Hum
hum
à
frente
hhh
hhh
Boas
pernas
hhh
para
correr
e
jeitinho
para
rematar
/
que
tal
?
Sim
Hum
Está
bom
nunca
pensaste
por
exemplo
ser
gua
/
eh
ser
guarda-redes
?
Não
Porquê
?
Porque
não
gosto
de
levar
com
bolas
hhh
Mas
gostarias
de
dar
/
hhh
hhh
hhh
hhh
estou
a
ver
hhh
Nãoé não é lá que joga também ou jogava também o J. ?
O
Luís
Qual
?
O o J. Luís o outro
Não
não
sei
se
ele
jogou
lá
Não
?
Se
calhar
não
era
na
mesma
/
ele
também
andado
para
aí
a
jogar
futebol
Sei
que
ele
jogou
foi
rugby
Simissoeu/ sim mas ele parou /
no
ano
passado
de
jogar
Sim
eu
sei
fui
ver
alguns
jogos
dele
Conhece-o
eh
tu
conhecê-lo
bem
?
Conheço
conheço
Ai
é
?
Estive
com
ele
no
domingo
Hum
hum
Na
festa
de
anos
do
do
nosso
primo
Ah
pois
/
hhh
vocês
têm
esse
parentesco
/
hhh
comum
Está bem pois ele ele esteve aqui assim ajudar / ah /
no no bar até /
aí
ao
meio
da
tarde
e
depois
foi
/
foi
para
lá
O
que
é
que
te
parece
essas
festinhas
?
São
boas
Hum
É
divertido
Muita
gente
nova
?
Sim
mas
/
gosto
mais
de
ouvir
as
conversas
dos
adultos
É
?
A
sério
?
hhh
Porquê
?
Há há muitas coisas a aprender ?
Não
sei
acho
que
curi
Guardar XML • Obter texto
• Representação da onda sonora • Representação em frases