DI_122BF23ab
Sem título
ID | 122 |
Participant | M. |
Gender | Feminino |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
Sim
e
o
que
é
que
você
faz
?
Sou
professora
/
do
ensino
secundário
a
minha
área
é
de
educação
tecnológica
Ah
sim
?
É
O
que
é
que
faz
concretamente
?
Bem
neste
momento
estou
a
trabalhar
no
ensino
especial
/
Ai
é
?
estou
destacada
no
ensino
especial
e
/
pronto
estou
a
dar
formação
profissional
/
miúdos
com
defeciências
mentais
/
não
profundas
/
Hum
hum
/
e
/
e
pronto
E
tem
trabalhado
aqui
em
Braga
?
Tenho
tenho
estou
há
cinco
anos
/
/
aqui
no
centro
educacional
/
pertinho
de
casa
aqui
em
/
E
mas
estou
efetiva
em
Trás-Os-Montes
a
minha
escola
é
em
Trás-Os-Montes
Onde
em
Trás-Os-Montes
Em
Já
ouvi
falar
É
/
émuitoengraçadomasé até há bem pouco tempo er auma aldeia /
Hum
hum
/e/ e neste momento já é uma vila mas continua com os os ares da aldeia mas pronto /
Imagino
é
é
muito
engraçado
/
e
Mas
aí
no
ensino
quê
?
Preparatório
secundário
?
Secundário
também
O
secundário
hum
e
portanto
entretanto
/
casei
e
ainda
estive
lá
durante
um
ano
/
casada
mas
claro
a
família
e
os
problemas
todos
que
se
associam
/
fizeramque que eu pedisse um destacamento para aqui e consegui esse /
na
educação
especial
/
Mas
alguma
vez
tinha
tido
ah
contacto
y
?
Native tive /
durante
dois
anos
em
em
Vila
do
Conde
trabalhei
com
com
miúdos
mongoloides
estavam
integrados
no
ensino
normal
/
Hum
hum
eprontomaserampoucoseraumaexperi/ foi uma experiência engraçada mas /
completamente
distinta
da
que
tive
/
durante
estes
anos
E
agora
dá
formação
é
isso
?
Tenho
estado
a
dar
formação
profissional
/
Hum
hum
a
miúdos
mongoloides
/
nas
áreas
de
tecelagem
e
tapeçarias
E
como
é
que
corre
?
E
eles
respondem
bem
a
esse
tipo
de
ensino
?
Pronto
claro
os
que
eu
tenho
não
são
deficientes
profundos
e
temos
aqueles
que
conseguem
e
adaptam-se
E
o
número
de
indíviduos
por
/
Ah
por
turma
?
por
turma
Tenho
cinco
alunos
é
o
máximo
Hum
hum
Sãocincomiúdosnão nem podíamos ter mais para para ter o apoio /
prontoetambémum um auxiliar pessoal auxiliar que trabalha connosco /
Hum
hum
nunca
estamos
sozinhos
temos
smepre
um
auxiliar
E
tem
tido
oportunidade
de
continuar
com
eles
de
ano
para
ano
ou
...
Durante
estes
cinco
anos
/
estive
sempre
com
os
mesmo
miúdos
portanto
dei-lhe
a
formação
e
neste
momento
/
acabei
a
formação
com
eles
e
também
vou
sair
vou
sair
porque
preciso
de
mudar
de
ambiente
de
retomar
o
ensino
normal
/
/
e
se
tivesse
que
pegar
Precisa
por
razões
pessoais
?
Sim
pessoas
e
/
pronto
é
/
Profissionais
?
e
profissionais
porque
eu
neste
momento
se
pegar
noutro
grupo
de
miúdos
para
retomar
/
a
formação
eu
acho
que
deveria
/
dar
con
dar
continuidade
ao
trabalho
e
e
seria
mais
cinco
anos
/
Continuar
Hum
hum
e
portanto
já
seriam
dez
anos
no
ensino
especial
e
Isso
cansa
Cansa
muito
é
um
trabalho
muito
cansativo
e
/
e
pronto
eu
não
vou
dizer
que
é
é
um
bocado
limitativo
mas
nãoésóissoquemelevaaa é é desgastante /
Desgastante
e
pronto
uma
pessoa
cria
os
objetivos
as
tabelas
aquilo
tudo
para
para
aquilo
/
e
pronto
atinge-se
/
atinge-seaqueles aqueles parâmetros mas a partir dali já sabemos que não dá para mais e /
O
que
é
que
vai
acontecer
a
esses
indivíduos
agora
?
e
pronto
Ah
/
Esses
miúdos
os
que
têm
oportunidade
e
se
houver
lugar
para
eles
vão
para
e
os
que
têm
idade
para
trabalhar
vão
para
/
Hum
oficinas
de
trabalho
protegido
/
têm
um
salário
estão
a
trabalhar
dentro
da
associação
/
hum
nas
oficinas
/
Hum
que
idade
é
que
eles
têm
?
Esses/ estes agora já estão o o mais velho vai fazer vinte e dois anos /
Esses
com
que
trabalhou
uma
com
vinte
uma
com
dezanove
/
a
mais
nova
tem
/
dezoito
anos
/
Hum
hum
Eles
eh
eram
todos
daqui
de
Braga
mesmo
?
São
daqui
dos
arredores
Dos
arredores
portanto
em
cada
zona
há
um
centro
portanto
e
os
miúdos
/
são
mais
ou
menos
dessas
dessas
áreas
/
Hum
hum
Mas
eh
refere-se
a
cada
zona
da
/
ah
daqui
de
de
de
Braga
ou
Braga
/
Sim
de
Braga
Braga
Braga
/
Não
Braga
tem
vá
/
portanto
tem
um
núcleo
depois
tem
vários
centros
/
Tem
vários
portanto
espalhados
/
Hum
hum
porque
há
em
Famalicão
e
em
e
aqui
em
Merelim
/
Hum
hum
em
vários
Todos
sob
a
mesma
orientação
se
calhar
Sim
sim
sim
sim
E
a
su
/
eh
/
é
hum
dirigido
por
que
en
entidade
é
o
médico
do
hospital
Isso
era
uma
é
não
<é
privado>
é
privado
é
uma
associação
que
é
dos
pais
e
amigos
de
dos
deficientes
/
Hum
hum
e
pronto
temos
ah
há
um
protocólo
com
o
ministério
da
Educação
que
/
Que
subsidia
que
subsidia
fornecendo
ou
deixando
que
os
professores
/
sejam
lá
colocados
/
Hum
hum
eéesseo/eahforaoutrosfora fora outros apoios que eles têm mas o /
Pois
[
/
]
o
fundamental
é
esse
é
ter
o
apoio
dos
professores
/
E
hum
e
as
hum
/
asehenfimaspessoasestãoláum um dia inteiro estão lá como é que é isso ?
Não
não
não
não
/
nós
temos
o
/
um
horário
letivo
normal
/
damos
as
vinte
e
duas
horas
semanais
portanto
/
Hum
hum
trabalhamos
vintee
duas
horas
semanas
e
pronto
é
um
período
letivo
/
E
pronto
e
dando
/
quatro
horas
ou
quatro
e
meia
ou
cinco
por
dias
e
/
vamos vimos embora /
Hum
hum
não
E
eles
não
podem
por
exemplo
continuar
no
caso
de
estarem
a
fazer
um
trabalho
qualquer
têmcondiçõespara para continuar sozinhos eh
por
exemplo
quando
já
estão
numa
fase
de
formação
já
Tem
maior
parte
deles
e
o
objetivo
ah
o
nosso
objetivo
éprecisamenteesseéelesseremautónomosno no trabalho que estão realizar /
/
e
a
maior
parte
dos
meus
alunos
há
um
/
que
/
pronto
é
mais
difícil
mais
complicado
porque
tem
no
acompanhamento
/
Sistemático
mais
profundo
sim
mas
a
maior
parte
/
deles
é
autónomo
no
no
trabalho
que
realizam
/
Hum
hum
isso
é
que
é
o
fundamental
E
/
e
aquele
núcleo
em
que
se
enquadra
tem
/
/
hum
quantas
eh
turmas
eh
?
No
centro
onde
eu
estou
que
é
um
centro
muito
pequeno
/
é
mesmo
pequenino
só
tem
/
neste
momento
só
tem
catorze
/
miúdos
/
portanto
são
turmas
muito
pe
/
pe
pouca
gente
e
São
três
três
/
professoras
Neste
momento
só
estamos
três
professores
Pois
/e/eprontomasjá o centro já foi já teve mais miúdos
que
foram
transferidos
para
as
tais
/
/ehoficinasdetrabalhoprotegidooutraspara para escolariedade /
outros
até
foram
trabalhar
para
fora
e
por
isso
o
número
foi
reduzido
/
Hum
hum
Eelespodemenentrarláahapartirdeumdeterminado de uma determinada idade ?
Ou
não
existe
um
limite
Sim
sim
Eh
agora
neste
momento
existe
/
eestecentroporexemploondeeuestouatrabalharjáexistehá há muitos anos /
Hum
hum
e
todos
os
miúdos
que
lá
estão
miúdos
entre
aspas
que
eles
já
são
crescidos
Pois
entraram
muito
novitos
ainda
de
fraldas
/
começaram
a
andar
lá
e
tudo
/
Hum
hum
mas
neste
momento
está
a
ser
diferente
não
há
nenhum
centro
que
tenha
bebés
ou
/
ou
pequeni
ou
a
partir
dos
seis
anos
é
que
mais
ou
menos
O
que
é
que
acontece
então
a
essas
crianças
com
esse
tipo
de
Eheupresumo eu presumo que eles estão e por um lado acho muito bem /
que
estão
integrados
nos
/
infantários
nor
de
de
crianças
normais
não
é
?
Exato
Parace-lhe
que
o
convívio
com
as
eh
as
outras
crianças
É
fundamental
portanto
se
não
for
um
caso
de
uma
deficiência
profunda
/
Hum
hum
se
for
assim
deficiência
ligeira
e
o
caso
dos
mongoloides
isso
tudo
eles
/
até
com
é
conveniente
que
estejam
/
ligados
aos
outros
miúdos
que
estejam
integrados
eu
pelo
menos
sou
apologista
disso
Eu
por
exemplo
Claro
/
porque
se
não
integração
não
é
?
Porque
lhes
faz
bem
Que e eu sou a favor da integração completamente /
agora
claro
há
casos
muito
complicados
e
as
nossas
escolas
não
têm
condições
para
/
suportar
e
para
receber
alunos
com
graves
deficiências
não
é
?
Receber
Muitasdelasnem têm só escadas e têm
Nãonãotêm não estão preparadas e pronto mesmo a nível pedagógico e pronto /
nãoésó não é só a nível funcional mesmo a nível pedagógico tem que /
Sim
sim
sim
claro
tem
que
haver
eh
/
Apoio
apoio
Apoio
e
acompanhamento
dos
professores
E[/] e porque uma turma que tem um aluno deficiente tem que ser um uma turma
muito
reduzida
para
dar
apoio
a
esse
aluno
tem
que
ser
um
número
muito
limitado
de
alunos
/
Claro
e
isso
é
impossível
/
numa
escola
normal
Pois
/
e
tem
que
ser
uma
escola
que
ah
/
crianças
as
outras
também
estejam
minimamente
preparadas
/
Sensibilizadas
para
/
sensibilizadas
para
para
receber
o
outro
claro
/
Porque
se
não
são
capazes
de
rejeitar
porque
/
É
Quandoquando quando pois quando /
já
existem
alguns
preconceitos
/
quando
isso
se
verifica
pronto
logo
no
princípio
da
escola
primária
e
isso
tudo
/
eles
aceitam
perfeitamente
a
diferença
e
/
e
pronto
vá
como
eh
depois
não
existe
diferença
não
é
?
Hum
hum
Masahanívelsecundárioissoénotórioéuma / uma /
[
/
]
uma
distinção
muito
grande
e
/
e
pronto
tem
que
haver
mesmo
meios
/
Pois
para
os
miúdos
serem
recebidos
nas
escolas
/
Para
Claro
maseraótimoaquelesque que podem /
e
que
têm
capacidades
de
frequentar
uma
escola
seria
ótimo
que
eles
tivessem
/
Pois
integrados
Eu
eu
por
acaso
enfim
o
caso
não
é
grave
mas
hum
é
uma
situação
que
ocorre
que
está
perto
de
mim
por
isso
conheço-a
bem
/
ah
a
minha
filha
tem
cinco
anos
e
está
obviamente
num
infatário
não
é
e
tem
estado
lá
sempre
e
este
ano
foi
o
primeiro
ano
em
que
/
ah
na
turma
dela
/
ah
foi
integrado
não
um
miúdo
deficiente
nem
nada
que
se
pareça
ele
simplesmente
/
hum
teve
um
problema
no
nascimento
que
causou
um
/
um
atraso
no
desenvolvimento
/
Hum
/
ah
psicológico
e
motor
/
Sim
eportantoaquelacriançaemborasejadaidadede/ dos outros da sala
é
uma
criança
que
tem
o
desenvolvimento
hum
/
/
ah
hhh
/
Mais
lento
e
inferior
claro
<mais
lento>
mais
lento
não
é
?
/
tem
ainda
comportamentos
de
mais
bebé
/
Pois
/
e
a
/
ahosmiosmiúdosforampreparadospara para receber /
aquele aquele outro menino sem que lhes dissessem aquele
Claro
tolo
/
atrasado
ou
isto
ou
aquilo
/
pensam
simplesmente
que
ele
é
mais
bebé
/
Pois
pois
pronto
mais
pequenino
/
o
André
é
mais
pequenino
"
Ah
ele
faz
isso
porque
ele
é
mais
pequenino
"
/
/
e
/
e
dão-lhe
aquela
desculpa
assim
e
acompanham-no
bastante
e
eu
acho
que
tem
sido
muito
bom
para
ele
Ai
é
é
porque
se
nota
mesmo
a
nível
de
desenvolvimento
e
depois
tem
sempre
o
/
Acho
que
tem
sido
/
tem
o
padrão
o
que
outro
faz
é
o
que
se
deve
fazer
e
/
[/] e portanto ah /
Claro
porquenumaescolanósfi/ eu por exemplo /
neste
centro
tínhamos
um
miúdo
/
/
que
não
nasceu
deficiente
teve
um
problema
numa
queda
e
teve
um
/
um
traumatismo
e
ficou
em
coma
uma
série
de
tempo
e
depois
ficou
com
/
Problemas
muito
problemas
e
um
ligeiro
atraso
e
/
e
o
miúdo
não
se
adaptou
ao
ensino
normal
/
Hum
hum
porqueprontonãoestava a professora não estava preparada para o receber
tinha
uma
turma
grande
o
miúdo
era
muito
tarquinas
o
miúdo
/
tinha
dificuldade
na
aprendizagem
aquilo
tudo
e
portanto
o
miúdo
foi
rejeitado
da
escola
e
integraram-no
/
no
centro
/
só
que
era
um
miúdo
também
não
podia
estar
no
centro
no
meio
de
/
dedeficientescom com uma deficiência mais profunda e miúdos são mais velhos e /
Mais
profunda
e
estavam
a
prejudicá-lo
muito
porque
ele
estava
a
regredir
em
vez
de
de
/
Ainda
mais
de
conseguir
aprender
qualquer
coisa
e
ter
um
comportamento
estável
não
estava
a
regredir
estava
ficar
pior
mais
violento
/
Hum
hum
/
e
pronto
tivemos
de
fazer
tudo
para
o
retirar
dali
e
integrá-lo
/
também
numa
escola
de
ensino
especial
mas
onde
há
miúdos
com
com
/
com
deficiências
muito
ligeiras
e
que
estão
num
processo
de
aprendizagem
estão
a
fazer
uma
escolariedade
/
Já
/edecom com a mesma idade /
com
a
idade
pronto
para
ser
/
eomiúdotem tem tido ótimas tem
já já consegue estar quase a ler e está está está com /
um
comportamento
muito
mais
calmo
está
/
Hum
hum
temqueseadaptartambémacriançaà à circun à circunstância mais favorável /
Claro
porque
porque porque se não não se pode esperar
porquenãonãopodeser<seomiúdoestáintegrado>/ se está desintegrado não pode evoluir /
hum
Natural
é
natural
nem
mesmo
os
outros
ditos
ah
normais
/
Normais
/
/
ah
fazem
conseguem
fazer
nada
pois
Não
é
mesmo
assim
É
Diga-me
uma
coisa
ah
teve
algum
tipo
de
formação
/ehquelhe/ que a ajudasse concretamente ?
Não
não
tive
quer
dizer
não
é
tudo
pronto
eu
/
O
que
é
eh
estudou
concretamente
em
quê
?
ah
é
tu
/
eu
Eu
portanto
é
um
curso
de
forma
/
de
/
umcursoprofissionalde/ para para via ensino mas profissionalizante /
Hum
de na área da educação tecnológica /
Fez
/
que
fiz
aqui
portanto
tive
numa
numa
escola
/
coindustrialdurante até ao décimo segundo ano /
e
depois
na
universidade
do
Minho
fizemos
uma
série
de
cadeiras
que
nos
davam
equiparação
a
bacharelato
/
neste
momento
vai
ser
criada
uma
licenciatura
e
já
estamos
todos
inscritos
/
Para
ir
eh
fazer
isso
para
concluir
o
curso
/
portanto
porque
porque
é
preciso
não
é
?
/
e
portanto
não
há
assim
nenhum
ah
neste
momento
já
há
já
há
vários
cursos
de
Educação
Especial
/
Hum
hum
mas
eu
não
fiz
nenhum
portanto
/
como
dentro
da
minha
área
eu
podia
executar
o
trabalho
que
fiz
e
podia
/
fazê-lo
/
/
ah
como
eu
fiz
/
completamente
à
vontade
mesmo
com
crianças
deficientes
mas
interessei-me
e
por
autodidatismo
estudei
/
Claro
imagino
e
fui
à
de
formação
e
essas
coisas
todas
porque
Hum
hum
não
há
concretamente
assim
"
Olha
vais
fazer
isto
"
/
Diretrizes
/
e
também
/
e e não há e e cada um se interessa e se gosta do que está a fazer /
Procura
informar-se
estuda
e
procura
informar-se
e
pronto
/
mas
também
há
quem
não
o
queira
fazer
não
é
?
Ah
imagino
que
sim
E e pronto é muito difícil trabalhar nestas circunstâncias
As
outras
colegas
também
são
assim
jovens
?
Aheunãosoumuitojovemhhhjáeu já viu
hhh
revistada
hhh
/
hhh
hhh
nãomastenho tenho tenho
Cada
é
que
não
tem
portanto
eu
posso
hhh
Não
mas
hhh
/
mas
/
mas
temos
temos
pessoal
da
minha
idade
mais
novos
mais
velhos
/
Hum
mas
eh
eu
por
exemplo
noto
e
/
e
eu
agora
vou
sair
também
porque
além
de
estar
cansada
/
/eacharquejáfizumtrabalhoque que foi correto e que /
[/] que me satisfez porque foi um trabalho que eu executei com /
Prazer
com
prazer
/
/e/ e com satisfação e sei perfeitamente que ensinei alguma coisa àqueles miúdos /
Hum
hum
não
só
a
trabalharem
ou
/
Pois
mas
deu-lhes
alguma
experiência
pessoal
dei-lhes
alguma
ah
e
pronto
e
/
e
também
tenho
consciência
que
tenho
feitio
e
que
tenho
capacidade
para
lidar
com
eles
porque
há
pessoas
que
rejeitam
logo
/
Exato
no
primeiro
momento
/
e
eu
não
adaptei
muito
bem
e
gosto
imenso
de
trabalhar
com
eles
/
Hum
hum
só
que
eu
não
trabalho
sozinha
com
eles
aquilo
é
um
grupo
/
aquilo
é
uma
associação
cheia
de
defeitos
cheia
de
problemas
/
Problemas
pois
e
claro
uma
pessoa
se
não
há
determinada
coisas
que
não
gosta
e
que
não
quer
/
e
que
tem
que
falar
/
Se
Pode
mudar
é
preferível
/
e
/
e
pronto
e
como
eu
há
determinas
coisas
que
/
nãopossovermastambémnãopossomudarporqueeunão eu /
não
sou
eu
que
mando
naquilo
nem
tenho
condições
para
mandar
/
Não
tem
condições
para
isso
e
claro
isso
desgasta
muito
/
desgata
e
pronto
e
/
é
melhor
é
em
vez
de
estar
a
aguentar
mais
outros
anos
e
a
na
mesma
luta
e
estar
a
falar
para
o
boneco
/
E
sentir
sempre
que
é
uma
luta
É
é
e
é
preferível
uma
pessoa
afastar-se
e
bem
porque
estou
bem
com
aqueles
miúdos
e
gosto
muito
deles
e
está
tudo
bem
/
do
que
/
depois
vir
a
ter
problemas
e
Pois
E
assim
vai
eh
em
princípio
/
a
voltar
Vou
voltar
ao
ensino
normal
Sim
mas
vai
concorrer
para
/
Pronto
já
pois
eu
/
sou sou efetiva em Trás-Os-Montes mas pedi o destacamento /
e
concorri
e
agora
estou
à
espera
/
Hum
hum
dos
resultados
mas
em
princípio
conseguirei
um
destacamento
aqui
para
/
para para uma escola próxima /
Claro
Eh
eu
não
sei
como
é
que
se
chama
hoje
em
dia
ah
a
disciplina
que
/
que
dá
É
Educação
Tecnológica
mesmo
é
é
Chama-se
mesmo
assim
Hum
hum
Mas
nas
escolas
secundárias
também
existe
tão
pouco
equipamento
tão
poucas
eh
E
Não
e
neste
momento
há
há
uma
série
de
anos
para
trás
com
a
reforma
e
/
ecomumasériedeproblemasacabaram extinguiram a disciplina como disciplina obrigatória /
eles
vão
retomar
agora
isso
/
no
próximo
ano
/
hum
hum
mas
durante
/
foi
/
cinco
/
seis
anos
/
há
seis
anos
que
a
disciplina
deixou
/
De
existir
como
obrigatória
desis
deixou
de
desistir
como
obrigatória
e
portanto
isso
limitou
muito
os
quadros
/
número
de
vagas
e
/
é
por
isso
que
eu
ainda
estou
efetiva
em
Trás-Os-Montes
porque
se
não
já
estaria
aqui
não
é
?
Claro
claro
claro
fecharam
os
quadros
/
não
há
vagas
e
pronto
/
sóquetêm / têm /
tem
sido
uma
situação
muito
difícil
porque
os
miúdos
escolhem
a
área
de
educação
tecnológica
/
/
e
eles
vão
repartindo
/
porque
faz
parte
do
curr
do
currículo
também
a
disciplina
de
Francês
passou
para
disciplina
de
opção
/
e
os
miúdos
escolhem
têm
que
escolher
entre
Educação
Tecnológica
e
Francês
/
Entre
e
portanto
para
não
haver
muitos
choques
/
as
escolas
/
repartem
metade
metade
metade
/
Têm
só
uma
Ah
e e pronto /
quando
no
nosso
tempo
e
no
/
e
nos
currículo
anteriores
as
duas
disciplinas
eram
obrigatórias
não
é
?
Hum
hum
Mas
pronto
agora
este
vai
ser
mudado
vamos
lá
ver
se
eu
consigo
/
Hum
hum
aproximar-me
mais
facilmente
esperemos
/
É
/
espero
que
sim
Se
não
também
não
há-de
haver
problema
hhh
/
hhh
hhh
Eh
vivido
até
aqui
Não
/
consegue-sesemprealgumacoisanãoé?E e claro
umapessoatemsempre tenho sempre a minha escola mas /
/
é
agora
com
filhos
e
tudo
é
um
problema
andar
/
Não
a
ir
a
vir
aos
fins-de-semanas
com
as
malas
às
costas
já
não
tenho
/
fiz
isso
durante
muitos
anos
/
mas
agora
já
não
tenho
capacidade
nem
força
para
isso
Não
a
partir
do
momento
em
que
é
cada
vez
mais
difícil
de
isso
Não
não
dá
porque
para
levar
os
miúdos
isso
era
um
/
um
encargo
muito
grande
/
Não
e
não
é
só
é
o
trauma
que
eles
sofrem
mudar
de
ambiente
deixar
o
pai
a
casa
tudo
é
muito
chato
Sim
Não
tem
jeito
nenhum
E e para nós irmos e deixá-los ficar também não /
Hum
tambémnão não dá
Um
hhh
Por
isso
por
isso
é
/
Eu
sei
Émuitocomplicadonão nãonão uma pessoa não consegue abandonar eh a família
<Pois
não>
pois
não
queconstituiequegostadetereque/ que
Pois
É
Olha
só
quem
chegou
A
minha
sobrinha
/
hhh
A
tia
vai
já
sim
filha
?
Olha
depois
ao
Jorge
para
telefonar
à
tua
mãe
está
bem
?
hhh
É
assim
conhecia
isso
?
Não
não
mas
estou
a
achar
muito
interessante
hhh
É
uma
área
da
outra
banda
Ah
foi
um
texto
que
eu
recolhi
de
/
de
uma
revista
/
e
que
me
apareceu
engraçado
apesar
difícil
Hum
hum
Não
mas
é
No
Poisnãomasmasée e /
e
as
palavras
que
/
que
pescou
do
texto
são
/
Hum
tão tão aí todas e /
Todas
eprontopara para uma pessoa estar a ler /
tem
e
confundem-se
umas
com
as
outras
e
tudo
não
é
?
É
Ah
Isso éo é o objetivo é esse não é ? De haver palavras semelhantes e /
Sim
Eu
queria
que
as
palavras
ah
usadas
no
texto
fossem
todas
ah
produ
produzidas
também
/
É
e
isoladamente
/
para
diferença
Pois
Adiferençaquandoseestánum num texto e e a palavra é isolada não é ?
Exato
porque
muitas
vezes
a
diferença
é
bastante
significativa
/
Posi
pois
e
então
/
tive
de
arranjar
um
texto
Poisporquepoumapessoa eu às vezes e uma pessoa está a ler e /
e
e
pronto
e
basta
estar
com
a
atenção
de
estar
a
ser
gravada
ou
de
estar
a
ser
ouvida
/
Claro
para
uma
pessoa
trocar
eh
/
as
palavras
isso
é
normal
/
É
é
é
é
e
por
exemplo
como
esta
do
cavado
e
do
cávado
/
e
eu
estava
a
ver
que
era
cávado cavado mas estou estava
tem
que
ser
o
cávado
porque
está
aqui
muito
ligado
a
nós
e
Era
era
era
Claro
o o cavado quase não existe é quase o cávado /
É
não
é
?
Outras
coisas
/
e e claro são /
completamente
distintas
não
tem
nada
haver
uma
com
a
outra
Pois
mas
eh
por
exemplo
fábrica
e
y
do
género
que
aparecem
ali
/
Pois
se
por
acaso
/
primeiro
aparecer
ah
perpertuo
ou
/
O
fabrica
e
isso
pois
/
o
fabrica
quase
toda
a
gente
começa
por
dizer
/
a
outra
fábrica
e
/
o
/
Pois
pois
perpétuo
porque
estão
à
espera
daquilo
/
Pois
pois
é
e
como
já
é
ah
tantas
vezes
não
se
poe
acento
/
Pois
é
pois
é
hhh
as
pessoas
já
estão
habituadas
E e pois é masé mas pronto uma pessoa quando está a construir um texto tem que ter /
está está com esse cuidado e pronto e /
quando
está
a
ler
a
palavra
salta
logo
dentro
do
contexto
não
é
?
Claro
Mas
isolada
é
capaz
de
porque
"
Como
é
que
se
escreve
isto
?
"
/
comoéqueseescreve?Euseilácomo como é que se escreve deixa lá ver como é que fica melhor às vezes refa refazendo /
Só
fazendo
Tudo
tudo
vou
escrevendo
várias
vezes
assim
não
nenhuma
/
às
vezes
está
correta
e
parece
que
isolada
não
não
fica
bem
/
Claro
porque
não
é
?
E/ e pronto
Suspeita
que
não
é
bem
isso
Claronãomasestas esta coisa da linguagem é muito interessante /
É
É
um
trabalho
como
outro
/
e
/
e
e
muito
trabalhosa
/
A
ideia
era
ah
perceber
ah
/
quaissãoas as grandes diferenças em termos eh socioculturais
/
ah
/
de
produção
de
destas
ah
palavras
ver
se
determinados
fenómenos
são
próprios
só
das
pessoas
mais
escolarizads
ou
se
pelo
contrário
/
/
ah
/
Agora
já
está
enraizado
pois
/
e
pessoas
mais
velhas
ou
das
pessoas
mais
novas
/
Não
há
determinadas
Pois
Há há determinadas coisas que estão enraizadas e por muito que /
perceber-se
[/] que nós saibamos /
que
se
dizia
assim
que
é
correto
/
Ah
há
coisas
há
sempre
uma
tendência
/
não
é
só
é
/
quando
/
quando
eu
digo
o
que
estou
a
fazer
a
comparação
entre
português
de
Lisboa
e
português
de
Braga
/
hámuitagentequeficaapensar"ProntoquersaberseosdeBragadizem trocam o bê pelo vê /
quersaberse/ se dizem o ditongo " /
Pois
"
ao
em
vez
de
ou
"
/
Pois
pois
não não é isso não é essencialmente isso /
é
claro
que
essas
eh
essas
diferenças
podem
/
Claro
masporexemploos os falantes que tenha entrevistado de Lisboa /
de
Lisboa
não
de
Braga
/
ah
curiosamente
têm
sido
os
mais
escolarizados
daqueles
que
eu
considero
/
e
aquilo
que
eu
verifico
é
que
se
ele
estiver
descontraídos
/
eles
produzem
normalmente
trocam
muitas
vezes
bem
/
Pois
/
ah
/
mas
na
leitura
nunca
o
fazem
ou
muito
raramente
o
fazem
/
Pois
/
e
/
e
isso
é
sintomático
portanto
tem
a
ver
com
a
escolarização
/
Claro
o
hábito
de
contenção
de
estarem
a
ser
avaliados
/
Claro
Pois
de
alguma
maneira
porque
descontraídos
/
Claro
há
sempre
uma
limitação
pois
Uma
preocupação
não
é
?
E
/
embora
eu
procure
que
/
pelo
menos
a
segunda
parte
da
entrevista
seja
mais
Claro
descontraída
pronto
para
as
pessoas
não
pensarem
Pois
Porque
eu
apercebo-me
perfeitamente
e
sei
perfeitamente
que
/
/
ah
aqui
neste
contexto
e
com
o
pessoal
todo
daqui
ninguém
ninguém
repara
porque
ninguém
diz
/
toda
a
gente
fala
da
mesma
maneira
/
que
sim
mas
/
/
ah
eu
por
exemplo
o
meu
marido
o
Jorge
não
Ele
é
de
onde
?
Não
é
de
Braga
ele
nasceu
em
Moçambique
e
as
raízes
dele
são
todas
de
Castelo
Branco
/
Hum
e
não
tem
nada
a
ver
connosco
no
no
no
tipo
de
linguagem
/
Pois
/e/ e pronto /
Mas
ele
também
já
esteve
aqui
já
há
um
já
há
um
Já
já
há
uns
anos
/
masentretantoestudouemCoimbradepoisteveemLisboae [/] e pronto
Pois
Acaba
por
não
ter
influências
muito
marcantes
Nãonãoteme/ e eu tenho claro eu sou daqui
e
a
minha
família
toda
é
daqui
e
ele
às
vezes
/
assim
"
O
que
é
que
tu
queres
?
"
porque
eles
às
vezes
diz
/
eu
digo
"
Coelho
"
e
ele
diz
"
Coelho
?
Não
é
coelho
é
"
/
"
coelho
ou
coelho
"
e
eu
disse
assim
"
Mas
mas
tu
aqui
"
/
Coelho
/
coelho
é
"
comes
coelho
"
hhh
hhh
Exatamente
hhh
"Agoravailáparaatuaterraecomeocoelho o coelho como tu dizes " /
E
como
o
coelho
hhh
mashhhé tem coisas desse género porque ele /
também
acha
pronto
/
hhh
e
já
os
meus
sogros
acham
um
piadão
ouvir
a
neta
a
falar
"
Oh
mãe
"
/
Oh
hhh
"
Oh
mãe
"
hhh
mas
eu
também
digo
"
Anda
à
mãe
"
não
digo
"
Anda
à
mãe
"
eu
/
po
porque
eu
tento
falar
pronto
"
Anda
à
mãe
"
e
/
Claro
mas
há
sempre
o
tom
que
nós
temos
que
pronto
/
É
Então
mas
cada
terra
tem
isso
e
cada
terra
tem
o
seu
uso
e
eu
acho
muita
piada
porque
/
quandoeu quando eu fui para Leiria que eu trabalhei em Leiria ta eu achava fogo eu
aqui
sou
aberra
sou
uma
aberração
porque
não
havia
/
hhh
ninguém
de
Braga
eu
era
a
única
e
/
o
claro
com
este
meu
/
Falar
pronto
este
meu
falar
típico
da
minha
terra
porque
eu
sei
porque
a
gente
não
diz
/
"
Não
vou
"
nós
dizemos
"
Não
vou
"
/
dizemos
logo
<o
não>
o
não
/
Ah
e
não
às
vezes
hhh
e
não
vou
/
e
pronto
e
sim
aquilo
é
lá
mesmo
de
Braga
e
assim
/
fogo
ne
eu
não
acho
/
hhh
vocês
é
que
têm
a
mania
fogo
vocês
cantar
como
os
ciganos
/
aquilo
ficavam
danados
porque
"
Então
menina
"
/
hhh
falavam
assim
a
cantar
assim
olha
"
Na
minha
terra
quem
fala
assim
é
os
ciganos
"
/
hhh
e
eu
não
me
adapto
a
isso
mas
acabei
por
por
falar
como
eles
a
cantar
mas
pronto
Que
remédio
mas
claro
uma
pessoa
quando
vai
para
fora
hhh
Vai
sempre
aprendendo
/
Vai
vai
aprendendo
e
estranha-se
sempre
É
E
pois
há
muitos
E
em
Trás-Os-Montes
como
é
que
foi
?
Em
/
em
Trás-Os-Montes
também
ah
lá
é
diferente
>nãotinhanada>[//]láeufalava falava como falo agora e ninguém hum /
ninguém
me
disse
"
Ai
és
de
Braga
"
/
porque
eles
lá
mais
parecida
Poisééparecidoeelestêmaindaumtommais mais carregado e mais /
pesado
de
falar
as
coisas
também
dizem
/
/
o
ou
e
também
dizem
/
e e além disse ainda falam que têm um /
é
muito
engraçado
palavras
muito
/
Palavras
mais
/
o
próprias
mu
/
e
também
com
uma
influência
muito
grande
espanhola
coisas
que
aqui
nós
não
usamos
/
e e na maior parte do país não se usa e que lá se usa muito /
Hum
hum
/eeuhouveuns no no princípio até fiz um tipo um /
foi comecei a apontar /
palavras
que
eu
não
sabia
o
que
queriam
dizer
ouvia
assim
nos
velhotes
mas
não
queria
"
Olha
o
que
quer
isso
dizer
"
/
"
Ah
esta
é
tola
"
/
hhh
e
depois
ia
para
casa
e
procurava
saber
lá
na
escola
dos
que
eram
dali
dizia
"
Olha
o
que
quer
dizer
isto
?
"
/
"
Ai
isso
olha
não
sabes
o
que
é
isso
"
achavam
um
piadão
porque
/
hhh
é
porque
havia
muitas
coisas
que
eu
não
sabia
o
significado
delas
que
por
exemplo
o
feijão
/
o
feijão
miúdo
lá
era
como
é
que
era
/
"
Hoje
vamos
comer
"
nãoissoerao o o grão o grão era " Hoje vamos comer garbanços " /
Ai
ervanços
?
Eh
mas
lá
dizem
garbanços
porque
em
espanhol
é
que
é
/
Garbanços
Sim
maou ou assim um termo parecido mas lá dizem /
garbanços
/
e
assim
"
Vamos
comer
garbanços
mas
o
que
é
isso
?
"
/
Era
garbanços
era
o
grão
o
grão
de
bico
é
/
é
garbanços
mas
muitos
muitos
termos
/
muitos
muitas
coisas
engraçadas
o
dá-me
/
"
Dá-me
um
cibinho
só
quero
um
cibinho
"
que
é
um
bocadinho
mesmo
um
bocadinho
hhh
Um
bocadinho
Bocadinho
bocadinho
"Dá-meumci" muitas muitas coisas engraçadas /
hhh
e
eu
já
já
me
esqueci
de
muitas
delas
porque
eu
achava
muita
piada
/
aquilo
porque
mesmo
coisas
completamente
diferentes
coisas
que
não
usamos
aqui
Hum
hum
Tem tem uma família muito grande por aqui ?
mas
é
Tenho
a
minha
família
está
cá
toda
eu
tneho
nós
somos
cinco
irmãs
cinco
irmãs
Todos
meninas
?
So
/
Todas
hhh
Prontoaminhamãeetenhomuitostiostenho o meu pai já faleceu
e
também
só
tinha
um
irmão
que
também
já
faleceu
/
de
qualquer
maneira
esse
tio
também
tinha
muitos
filhos
portanto
tenho
muitos
primos
do
lado
do
pai
/
e
já
não
tenho
avós
mas
/
tenho
muitas
tias
da
parte
da
minha
mãe
tenho
primos
é
uma
família
muito
grande
/
Hum
hum
e
está
mais
ou
menos
tudo
por
aqui
/
estão
alguns
no
Porto
/
e
outros
no
estrangeiro
mas
a
maior
parte
mesmo
está
mesmo
/
tenho
poucos
só
tenho
uma
prima
na
Alemanha
/
e
tenho
uma
prima
no
Porto
/
e
depois
tem
uma
parte
um
ramo
da
família
um
irmão
da
minha
mãe
/
/
que
casou
/
em
Gouveia
/
à
Serra
da
Estrela
e
/
e
tem
lá
a
família
toda
/
Pois
e
tenho
lá
muitos
primos
/
de
resto
está
tudo
aqui
É
Também
esses
/
sãoda da Serra acham completamente hhh /
esquisito
quando
vêm
para
aqui
ou
nós
para
lá
/
a
maneira
como
nós
falamos
/
Claro
/
também
têm
outra
[/] outra
outro
modo
Eles
eles
também
têm
outra
maneira
É
/
mas
somos
todos
portugueses
e
entendemo-nos
todos
Ah
claro
hhh
têm
que
eu
na
eu
nasci
no
Algarve
/
mas
considero-me
alentejana
porque
os
meus
pais
são
do
Alentejo
e
eu
cresci
já
no
Alentejo
/
Hum
hum
do
Algarve
/
/
ah
/
/
quase
vivi
mais
tempo
em
Lisboa
do
que
hum
/
no
Alentejo
/
Pois
tenho
/
um
bocadinho
de
tudo
já
não
percebo
de
onde
é
que
sou
É
Pois
é
uma
pessoa
perde
É
e
percebemo-nos
todos
isso
é
que
importa
Claro
não
isso
é
fundamental
É
Gosta
de
viver
aqui
?
Gostoenão gosto muito e não trocava isto por nada não /
Não
trocava
isto
?
já
vivi
em
ou
noutros
sítios
porque
trabalhei
Hum
hum
fora
e
andei
por
muito
lados
mas
/
não
trocava
pa
quer
dizer
deve
haver
coisas
melhores
do
que
isto
mas
eu
/
Pois
claro
uma
pessoa
está
aqui
enraizada
tem
aqui
tudo
e
não
não
se
troca
/
Não
vale
a
pena
estar
a
mudar
para
/
para
o
desconhecido
Não
até
eh
até
por
exemplo
o
meu
marido
recebeu
há
pouco
uma
proposta
muito
boa
para
ir
trabalhar
para
Lisboa
/
/enãoporquetinhaque tinha que fazer opções
/
ou
tínhamos
que
ir
todos
/
e
eu
nunca
iria
viver
para
Lisboa
porque
não
Não
é
não
hoje
em
dia
não
é
uma
alternativa
Não
não
não
ia
porque
pronto
eu
/
uma
pessoa
tem
que
ter
eh
/
tem
que
ter
amigos
tem
que
ter
dist
/
distâncias
curtas
para
chegar
aqui
e
acolá
e
eu
/
faz
muita
confusão
/
cidades
grandes
e
os
transportes
e
a
confusão
e
o
barulho
e
/
Hum
hum
e
pronto
nós
aqui
temos
a
vida
muito
muito
sossegada
/
apesar
de
isto
já
estar
a
crescer
e
já
estar
a
ficar
poluído
e
não
sei
quê
mas
ainda
conseguimos
ter
aqui
um
bocadinho
como
este
para
estar
/
encontraram
o
sítio
ideal
sossegada
com
os
miúdos
/
e e pronto é ótimo /
/e/ e pronto tenho aqui tudo
Hum
hum
Eunão não
E
o
que
é
que
faz
o
seu
marido
?
É é delegado procurador da república /
Hum
hum
está
aqui
colocado
no
no
tribunal
/
e
pronto
estamos
aqui
bem
Pois
Não
não
Não
mas
não
/
não
trocava
porque
/
prontoalémdeseraminhaterraeeugostar nasci em Braga e gosto muito de Braga /
não
não
havia
necessidade
de
mudar
para
outro
lado
ou
para
ganhar
mais
dinheiro
ou
porque
Ia
fazer
o
mesmo
lá
está
Ia
fazer
o
mesmo
ia
ter
uma
vida
muito
pior
/
Pior
qualidade
de
vida
/
e
a
qualdiade
de
vida
hum
/
não
há
não
há
nada
que
compense
a
qualidade
de
vida
que
temos
aqui
o
sossego
e
a
paz
/
/
e
ainda
uma
vida
saudável
apesar
de
tudo
/
Pois
pois
pois
porque
não
interessa
ir
ganhar
mais
ir
para
longe
e
ir
para
Lisboa
/
/
e
/
ao
fim
ao
cabo
íamos
trabalhar
todo
o
dia
na
mesma
tínhamos
que
meter
a
criança
no
infantário
todo
o
dia
com
pessoas
E
depois
não
tinham
o
apoio
familiar
Nada
nada
nada
e
/
e
nem
familiar
nem
amigos
nem
nada
e
claro
uma
pessoa
também
precisa
disso
não
é
só
a
família
não
é
só
o
núcleo
se
não
também
fica
estúpido
/
Claro
claro
É
verdade
é
verdade
/eumapessoatemqueter não pois
Que
é
o
que
nos
acontece
muito
Não
por
isso
é
que
eu
disse
ainda
ontem
ali
é
absolutamente
verdade
que
vocês
aqui
têm
um
sítio
com
/
Temos
e
Com com raízes e com pessoas em quem se pode confiar /
Pois
nós
lá
não
temos
de
todo
Pois
Poiséisso isso faz-me muita confusão a mim
eu
prefiro
não
ter
nada
aqui
do
que
ter
um
mundo
em
Lisboa
porque
/
É
muito
não não dá nem tenho feitio para isso e depois /
só
o
stress
de
deixar
a
criancinha
ali
coitadinha
não
conhece
ninguém
nem
pode
ir
de
vez
em
quando
ver
uma
avó
ou
uns
primos
porque
aquele
apoio
que
uma
pessoa
precisa
/
Pois
e
de
um
irmão
e
assim
/
/hum<nãosetem>nãoseteme / e / e eu na altura foi há muito pouco tempo /
/
que
foi
uma
carga
muito
grande
um
stress
muito
grande
que
ele
tinha
que
optar
/
em
pouco
tempo
disse
assim
"
Olha
"
/
Penso
bem
mas
Não
/
eu
pensei
logo
"
Eu
não
vou
para
Lisboa
com
a
minha
filha
"
/
"
só
para
te
acompanhar
Jorge
eu
gosto
muito
de
ti
mas
eu
fico
aqui
se
tu
quiseres
vens
ao
fim-de-semana
"
/
era
uma
desgraçada
era
pronto
não
era
uma
desg
/
era
uma
chatice
Era
era
porque
ele
vinha
estafado
ao
fim-de-semana
às
tantas
ainda
trazia
trabalho
com
ele
/
não
podia
nem
apoiar
a
família
nem
fazer
companhia
era
era
mesmo
uma
chatice
/
É
mas
eu
nunca
optaria
ir
com
ele
para
Lisboa
porque
/
Não
era
ia-mesentirmalaminhafilhaia-sesentirmale e e ia em vez de estar um um /
chateada
a
família
toda
/
Pois
e
não
dá
para
estar
/
É
muito
complicado
para
uma
pessoa
para
se
enfiar
em
Lisboa
ah
a
viver
/
porque
não
se
consegue
arranjar
casa
no
centro
de
Lisboa
ali
perto
do
trabalho
isto
quer
dizer
/
É
é
umapessoatemque tem que trabalhar em Lisboa <se ele>
[
/
/
]
no
caso
dele
ia
trabalahr
mesmo
no
centro
de
Lisboa
/
e
tinha
que
ir
viver
num
subúrbio
qualquer
/
É
não
é
?
E
e
depois
ao
fim
do
dia
apanhar
aqueles
transportes
ir
com
a
criancinha
para
aqui
para
acolá
depois
levá-la
para
o
infantário
não
sei
onde
aqui
está
tudo
/
temos
um
infantário
tão
bom
aqui
cheio
de
espaço
a
cinco
minutos
/
Aqui
a
cinco
minutos
tão
bonito
e
ótimo
/
e
depois
se
não
tenho
um
infantário
tenho
a
minha
mãe
e
tenho
as
minhas
irmãs
pronto
/
Claro
porque
é
que
uma
pessoa
há-de
trocar
/
por
por
promoção
social
não
não
não
vou
Eu
acho
que
sim
Oh
e
o
que
lhe
o
que
é
que
isso
lhe
conta
?
isso
a
mim
não
não
me
con
Nós
vivemos
aqui
assim
meia
dúzia
de
anos
não
é
?
<Poiséoqueeu pois e é isso
ai
toda
a
gente
ficou
"
Ai
tu
não
aceitaste
esse
trabalho
que
era
/
/
uma
promoção
nunca
mais
encontras
uma
coisa
dessas
na
vida
"
/
para
quê
?
ia
desgraçar
a
vida
dele
a
minha
família
ia
ficar
e
é
tinha
tinha
que
/
Desfeitas
às
tantas
certo
tinha
que
/
prontotinhaqueoptarentreaapromoçãosociale e ser /
um
um
um
autocarro
ter
um
autocarro
e
/
e
ficar
muito
bem
visto
/
e
perder
a
família
perder
a
estabilidade
emocional
porque
uma
pessoa
perde
tudo
/
Emocional
tudo
Pois
pois
pois
sóparaestaraliprontonemiaganharmuitomaisporissoera era uma estupidez /
Não
/
/
/
Não
e
eu
disse
logo
"
Para
Lisboa
eu
não
vou
mesmo
que
tu
queiras
ir
e
que
optes
por
isso
eu
não
vou
porque
não
"
/
nãonãotroconão não /
Não
é
isso
não
se
troca
Não
se
troca
e
/
eprontoesta este /
sossego
e
esta
calma
/
não
se
troca
por
nada
já
nos
basta
o
stress
de
vir
hhh
para
casa
ao
fim
do
dia
saber
o
que
é
que
vai
fazer
ao
jantar
hhh
e
dar
banho
a
criança
hhh
e
pô-la
a
dormir
isso
já
é
uma
carga
agora
mais
não
fogo
/
não
aqui
ainda
se
anda
muito
bem
ainda
se
pega
num
carro
/
É
?
edá-seumavoltasenãohouvercarrohápo/ há muitos hhh autocarros e há pouca gente /
Pois
pois
ainda
se
anda
muito
bem
não
é
?
Acho
que
fizeram
a
opção
E/eprontoumapessoaaindaestá apanha o autocarro
não
tem
bichas
ainda
ali
direitinho
está
sempre
tudo
a
fluir
apesar
de
nas
horas
de
pontas
haver
mais
um
bocadinho
de
engarrafamento
mas
isso
já
é
para
nós
já
é
uma
desgraça
/
eu
em
Lisboa
ficava
doida
/
Só
cinco
minutos
e
não
era
?
Mas
é
são
de
cinco
dez
minutos
numa
bicha
para
nós
já
é
"
Ai
que
engarrafamento
"
/
hhh
hhh
pois
é
que
engarrafamento
estamos
ali
um
bocadito
/
hhh
agora
ir
para
Lisboa
estar
horas
e
horas
ali
não
não
/
Hum
acontece
tanta
vez
não
no
preferia
preferia
ir
para
Trás-Os-Montes
/
isso
aí
Ainda
era
opção
/
Ainda
era
opção
porque
pronto
se
tivesse
mesmo
que
ser
"
Olha
porque
uma
pessoa
tem
sossego
"
/
ainda
há
pouco
fui
lá
porque
eu
gosto
mu
/
tenho
lá
a
minha
escola
e
qualquer
papelada
e
tudo
preciso
de
lá
ir
/
Hum
hum
e
fui
lá
nem
há
um
mês
e
assim
"
Olha
eu
tenho
tantas
saudades
disto
porque
"
/
Tão
quieto
ta
hum
ta
/
é
é
tão
saudável
aquilo
porque
nem
se
passa
só
só
em
histórias
é
que
uma
pessoa
tem
aquela
vida
nas
histórias
porque
uma
pessoa
pensando
/
já
Braga
já
é
uma
confusão
/
então
Lisboa
/
ali
uma
pessoa
ainda
vive
ali
/
nas
calminhas
/
tudo
muito
eu
nem
sei
como
é
mas
depois
penso
assim
é
/
este
pessoal
não
faz
nada
mas
eu
lá
tinha
uma
vida
/
ótimatinha tinha o meu trabalhinho na escola no fim dávamos caminhadas
conhecíamos
aquilo
tudo
havia
tempo
para
tudo
/
Hum
hum
e
era
ótimo
/
e
para
brincar
e
para
gozar
e
para
fazer
tudo
/
para
trabalhar
é
tínhamos
tempo
para
tudo
porque
lá
o
tempo
rende
muito
é
mu
/
é
muito
bom
os
dias
inteiros
para
se
fazer
aquilo
de
que
se
gosta
depois
do
trabalho
/
É
Pois
nós
saímos
da
escola
saímos
às
quatro
e
meia
ui
/
ainda
por
cima
se
ainda
por
cima
solteiras
sem
família
e
/
oh
valha-me
Deus
aquilo
era
um
dia
que
nunca
mais
acabava
hhh
/
hhh
era
uma
alegria
depois
tudo
/
pessoal
de
fora
ali
a
trabalhar
era
uma
maravilha
/
Claro
/
e
às
vezes
faz
saudades
Ah
pois
isso
eu
também
assim
de
menos
responsabilidades
e
/
ao
fim
ao
cabo
menos
trabalho
não
é
?
Também
só
só
fazem
É
Nãopoismas mas também depende pois eu eu quando estive em Leiria ainda era mais nova e /
/
e
tinha
até
menos
preocupações
/
e
detestei
foi
uma
ano
deprimente
que
eu
/
detestei
Leiria
não
gostou
muito
do
sítio
?
desgostei não gostei do sítio as pessoas muitos frias não não gos /
Não
?
não
gostei
nada
e
depois
vivia
sozinha
não
é
?
Estava
no
/
/
estava
muito
isolada
e
não
tinha
muitos
amigos
porque
os
colegas
da
minha
escola
era
tudo
fora
da
da
ou
de
Coimbra
ou
da
Figueira
/
/
ou
da
Marinha
Grande
não
havia
muita
gente
a
ficar
ali
/
Hum
porque
eu
estava
numa
escola
da
periferia
/
Em
Gândara
na
Gândara
dos
Olivais
/
Hum
hum
/e/ e pronto eu vivia perto da escola não tinha amigos não tinha [/] ia ia-se tudo embora
foiumanodedepressãototaleu eu eu sai de Leiria a falar sozinha eu estava tão /
passava
horas
em
casa
a
falar
sozinha
/
Coitada
porque
eu
desde
que
nasci
que
tive
uma
casa
cheia
de
gente
com
muitas
irmãs
muita
confusão
muitas
amigas
sempre
gente
a
entrar
pela
casa
a
dentro
/
Claro
Toda
a
hora
e
e
de
um
momento
para
o
outro
vejo-me
ali
a
olhar
para
a
parede
a
falar
com
o
periquito
e
falava
tinha
um
periquito
hhh
passava
horas
a
falar
com
ele
quando
dava
por
mim
vinha
para
casa
ainda
estava
a
falar
sozinha
hhh
Era
terrível
era
Era
muito
muito
chato
e
depois
/
/
eh
nessa
altura
ainda
agora
os
professores
ganham
muito
mal
/
/
e
/
o o pouco que se ganhava não chegava paraas para casa
que
eu
tinha
que
era
caríssima
eu
nessa
altura
/
o
salário
de
um
professor
/
eu
ganhava
nessa
altura
não
sei
se
era
vinte
e
três
ou
vinte
e
quatro
contos
já
já
para
aí
há
treze
/
há
doze
anos
/
Pois
era
vi eu pagava dez de quarto /
do
quarto
da
casa
que
tinha
um
quarto
uma
kitchenette
e
uma
casa
de
banho
assim
um
Da
casa
metade
É
e
/
e
depois
o
resto
para
alimentação
para
viagens
e
era
uma
depressão
porque
eu
não
tinha
dinheiro
nemsequer eu chegava ao fim do mês /
Não
tinha
dinheiro
para
nada
não
tinha
dinheiro
para
um
maço
de
tabaco
porque
eu
telefonava
de
aflita
ficava
a
de
ver
o
dinheiro
do
telefonema
na
escola
e
dizia
"
Oh
mãe
manda-me
um
vale
porque
eu
estou
/
desgraçada
que
nem
um
maço
de
tabaco
posso
comprar
"
e
a
minha
mãe
"
Ai
coitadinha
da
"
/
<A
trabalhar>
a
trabalhar
"atrabalhare e a passar fome " eu assim " Fome não te preocupes
que
eu
tenho
comida
em
casas
eu
quero
é
dinheiro
para
tabaco
"
/
hhh
porque
era
horrível
uma
pessoa
ganhava
muito
pouco
/
Hum
hum
e e pronto pagava e às vezes pagar casa pagar tudo não chegava o dinheiro não chegava /
/
e
/
e
era
horrível
eu
só
tinha
uma
vida
desgraçada
/
Pois
e pronto eee aí foi pa/ [//] foi mesmo
tenho
assim
mais
ou
menos
um
espírito
forte
e
não
me
deixo
ir
baixo
por
qualquer
coisa
/
porque
ficava
mesmo
com
uma
depressão
/
porque
eu
depois
dou
a
volta
pronto
já
passou
isto
já
passou
já
estou
noutra
É
É
melhor
e
consigo
dar
a
volta
porque
se
não
eu
/
porque
tinha
ficado
completamente
num
estado
depressivo
que
ainda
hoje
devia
andar
aí
a
/
a
trincar
a
língua
hhh
mas
pronto
hhh
é
é
mas
uns
tempos
eu
falava
sozinha
eu
assim
"
Não
pode
ser
pá
fogo
eu
tenho
que
Olhe
eu
antes
falar
sozinha
que
me
controlar
"
/
que
quando
dava
por
mim
estava
eu
a
falar
sozinha
mesmo
aqui
já
estava
eu
em
casa
e
não
/
eaminhamãedisse"Tu tu estás doida " /
hh
Disseassim"Ohmãenãoliguesqueistojáéohábitoeuestouafa/ eu passo tempo tanto tempo lá sozinha " /
Tenho
que
falar
"
que
tenho
que
falar
"
/
e e fala tinha um periquito que falava para ele /
Hum
hum
a
ver
ser
se
ele
algum
dia
me
dizia
hhh
alguma
coisa
o
gajo
nunca
me
respondeu
hhh
fogo
Lhe
respondia
hhh
hhh
Que
malvado
Bemmediziam"Olhaqueelesaprendemafalar"masnãonuncaaprendeuo o burro
Por
muito
que
lhe
falasse
ele
nada
Não
hhh
hhh
Mas
é
isto
é
/
é
assim
/
/
eu
agora
já
não
continuamos
para
aqui
/
Ahestábemeuestavaeu eu quando começo já pode desligar /
mas
é
eu
quando
começo
a
falar
/
Eu
por
mim
sou
uma
taga
não
mas
pode
desligar
eu
sou
muito
pronto
Não
mas
é
assim
Aliáso o hábito das pessoas aqui é uma falar um bocado demais /
e
então
se
nos
dão
corda
/
Nãoénadaeu eu gosto de os ouvir
se
no
se
nos
dão
corda
e
então
para
quem
tem
histórias
eu
às
vezes
conto
as
minhas
histórias
Ei
aos
meus
sobrinhos
das
minhas
viagens
de
camioneta
/
Oh
por
esse
país
fora
mas
a
hum
/
histórias
reais
/
e
que
são
pequenos
episódias
mas
que
eu
na
altura
ficava
fanada
mas
que
agora
são
anedóticos
e
eles
todos
"
Conta-me
mais
conta-me
mais
"
/
hhh
eeuassim"Jáme já me esqueci " /
uma
conte-me
lá
metadede/ não isso eram pronto coisas que eu passei /
Oh
nas
viagens
que
as
vezes
Então
se
passam
/
Sim
sim
Pois
que
toda
a
gente
passa
por
isso
mas
para
os
miúdos
é
uma
história
engraçada
Pronto
quer
Guardar XML • Obter texto
• Representação da onda sonora • Representação em frases