DI_125BM33a
Sem título
ID | 125 |
Participant | M. Gomes |
Gender | Masculino |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
sim
senhor
parabéns
hhh
hhh
conseguiu
já
não
o
faço
ler
mais
nada
hhh
é
cansativo
hhh
é
não
é
?
hhh
chega-se
ao
final
já
quase
sem
fôlego
é
são
muitos
e
muitos
muitos
cartões
e
depois
ha
huh
quando
se
lê
fora
do
contexto
é
muito
mais
difícil
claro
hhh
é
é
ah
sobretudo
complicado
identificar
a
palavra
hhh
com
alguma
antecedência
e
e
e
depois
há
os
hhh
há
os
problemas
dos
acentos
claro
quando
uma
pessoa
tem
um
contexto
sabe
mesmo
não
tendo
acentos
sabe
o
talvez
a
pronúncia
correta
enquanto
que
noutros
casos
não
hhh
claro
claro
claro
acontece
hhh
assim
isso
acontece
mas
é
heh
a
leitura
descontextualizada
também
tem
outros
outras
finalidades
no
meu
trabalho
hhh
pois
hhh
porque
sim
repare
por
exemplo
existem
palavras
que
se
distinguem
apenas
pelo
acento
pelo
acento
pois
é
e
se
eu
puser
em
primeiro
lugar
a
ficha
que
tem
a
palavra
menos
vulgar
normalmente
as
pessoas
leem
a
palavra
mais
vulgar
apesar
de
iá
é
é
normal
ela
lá
não
estar
e
portanto
poderia
fazer-se
um
estudo
dessas
hah
/
hah
/
portanto
antecipações
todas
e
há
muitas
palavras
aí
de
identificação
complexa
que
são
pouco
frequentes
sim
há
muitas
há
muitas
hhh
mas
olhe
que
às
vezes
fa
fazemos
isto
com
palavras
que
não
existem
hhh
pois
hm
palavras
que
inventamos
de
propósito
para
a
ocasião
hum
mas
todas
estas
existem
hhh
tive
o
cuidado
de
verificar
que
eram
palavras
ah
que
faziam
parte
do
léxico
porque
há
há
muitas
muitas
vezes
pois
fazemos
exercícios
em
que
faltam
palavras
nunca
tinha
feito
assim
nenhum
nenhum
teste
não
não
tinha
de
leitura
destes
?
não
nunca
tinha
feito
nada
do
género
hhh
hhh
ah
há
bocadinho
falávamos
dos
exames
para
além
da
dos
exames
que
outro
método
é
que
haveria
para
resolver
este
problema
do
acesso
ao
ao
ensino
hm
superior
?
já
viu
?
que
isto
é
um
ah
é
sempre
um
quebra-cabeças
não
é
?
hm
eu
acho
que
devia
ser
as
Universidades
a
a
escolher
os
alunos
que
querem
mais
nada
e
como
é
que
isso
se
poderia
fazer
?
com
os
exames
de
tipo
das
específicas
que
se
faziam
?
ou
quê
?
sim
talvez
ou
as
Universidades
que
escolhessem
um
método
mais
mais
mais
adequado
indicado
mais
adequado
porque
talvez
na
no
este
exame
que
feito
a
nível
do
secundário
na
não
devia
ser
utilizado
para
as
Universidades
selecionar
hã
acho
que
são
dois
dois
mundos
muito
diferentes
mas
como
é
que
vai
ser
para
o
ano
?
ou
como
é
que
se
pensa
que
vai
ser
para
o
ano
?
vai
ser
diferente
deste
ano
pelo
pelos
vistos
é
igual
é
igual
a
este
?
pelo
menos
o
ministro
disse
disse
que
era
igual
hhh
sim
ainda
há
ainda
há
coisa
de
alguns
dias
ai
é
?
que
se
mantinham
os
exames
agora
se
as
Universidades
vão
eh
vão
seleccionar
da
mesma
forma
não
sei
pois
mas
eu
acho
que
>o
mais
indicado
seria>
[
/
/
]
estes
exames
a
manterem-se
seria
mais
na
formação
específica
não
tem
lógica
fazer
exames
a
todas
mas
eles
aí
disciplinas
eles
têm
uma
série
delas
os
alunos
têm
seis
ou
sete
oito
não
sei
quantas
têm
depende
nas
específ
na
formação
específica
tem
lógica
fazer
os
exames
talvez
para
mais
mai
calibrar
mais
as
notas
hum
hum
para
evitar
uma
certa
inflação
ao
nível
da
das
das
escolas
talvez
nes
talvez
assim
se
justifique
não
?
hum
hum
justifique
nos
exames
normais
e
e
a
percentagem
que
aquilo
conta
para
a
classificação
final
em
termos
de
acesso
realmente
é
bastante
elevada
não
é
?
ah
parece
as
específicas
são
cinquenta
por
cento
é
?
é
cinquenta
por
cento
salvo
erro
não
tenho
não
tenho
não
é
quarenta
por
cento
a
certeza
é
específicas
nã
não
hah
ai
no
no
é
que
há
várias
fórmulas
há
a
pois
é
fórmula
para
para
nota
de
candidatura
que
é
cinquenta
por
cento
do
ensino
a
média
do
ensino
secundário
e
cinquenta
por
cento
eh
as
as
notas
de
exame
das
específicas
para
os
cursos
e
depois
há
a
média
do
ensino
secundá
há
a
média
do
ex
do
do
exame
a
média
do
exame
não
há
a
média
da
há
a
nota
da
disciplina
a
nota
da
disciplina
é
sess
é
a
classificação
da
que
o
aluno
teve
no
caso
ao
longo
do
ano
no
caso
ao
longo
do
ano
não
ao
longo
do
três
anos
por
exemplo
no
caso
da
matemática
é
a
média
da
disciplina
nos
três
anos
e
cont
conta
sessenta
por
cento
mais
cinquenta
por
cento
do
exame
de
matemática
só
no
caso
das
disciplinas
que
só
têm
um
ano
que
é
no
décimo
segundo
que
há
algum
há
que
existem
algumas
que
é
o
caso
dessa
de
química
por
exemplo
só
existe
no
décimo
segundo
aí
é
que
a
nota
de
química
ecs
é
que
é
sessenta
por
cento
a
nota
do
terceiro
período
que
foi
dada
pelo
professor
mais
cinquenta
por
cento
do
exame
no
caso
de
a
disciplina
hah
ser
trienal
portanto
se
vir
vem
do
do
décimo
décimo
primeiro
décimo
segundo
que
é
o
caso
de
matemática
a
nível
do
do
argumento
que
eu
estou
é
matemática
hã
hã
e
português
também
pois
tem
décimo
décimo
primeiro
e
décimo
segundo
é
a
n
é
a
nota
do
desses
três
anos
a
média
desses
três
anos
conta
sessenta
por
cento
mais
cinquenta
por
cento
do
exame
mas
com
esta
bonificação
um
aluno
que
tenha
eh
que
tem
dez
uma
média
de
dez
a
essa
disciplina
basta-lhe
quatro
realmente
não
precisa
de
muito
no
no
exame
hhh
para
passar
hhh
é
com
esta
bonificação
acontece
isso
hum
hum
mas
também
com
dez
o
que
é
que
ele
faz
?
pois
quer
dizer
mas
se
o
aluno
já
era
de
dez
era
fraco
não
sei
vai
para
uma
escola
vai
para
universidade
privada
talvez
hhh
o
que
é
que
ele
lá
vai
fazer
?
algumas
o
que
é
que
ele
lá
vai
fazer
eh
se
é
um
aluno
de
dez
no
secundário
o
que
é
que
se
espera
dele
no
no
futuro
?
é
em
princípio
cada
um
é
ah
cada
um
cada
caso
é
cada
caso
mas
é
realmente
mas
às
vezes
acontecem
coisas
desse
género
não
é
que
até
vão
para
a
universidade
e
acabam
o
curso
e
às
vezes
há
bons
alunos
que
entram
na
universidade
e
e
vêm
para
o
privado
conheço
alguns
casos
desses
pelo
menos
o
contrário
ser
bom
aluno
e
chega
à
universidade
e
não
passa
do
segundo
isso
é
verdade
porque
teve
algum
mas
a
nível
não
é
a
nível
de
falta
de
capacidades
hhh
às
vezes
há
outros
problemas
claro
ah
que
surgem
entretanto
que
surgem
que
surgem
ou
às
vezes
ou
há
falta
de
de
eh
não
sei
mas
há
até
casos
alguns
casos
que
não
se
só
não
viveram
até
ao
décimo
segundo
ano
para
o
estudo
para
estudar
estudar
e
depois
são
um
bocado
desequilibrados
em
termos
de
formação
não
é
?
é
tem
a
parte
social
que
que
falta
que
não
dura
que
falta
e
depois
fa
sentem
um
pouco
o
horário
e
depois
e
depois
sentem-se
perdidos
huh
n
hhh
não
sei
no
superior
no
superior
sentem-se
perdidos
quer
dizer
têm
têm
uma
maior
umas
lib
maior
liberdade
e
depois
não
não
se
controlam
n
foi
o
que
aco
conheço
um
ou
dois
casos
assim
hum
hum
a
tratar
de
tudo
que
eram
bons
alunos
enquanto
estavam
com
os
pais
mas
depois
ah
foram
para
um
para
outro
meio
para
uma
para
outra
cidade
para
outro
meio
o
controlo
dos
pais
falhou
hhh
claro
devido
à
distância
e
perderam-se
totalmente
hum
hum
hum
mas
há
alguns
casos
é
eu
conheço
alguns
casos
portanto
ah
imagino
que
a
nível
nacional
haja
muitos
ai
há
há
com
certeza
hhh
haja
muitos
ver
lá
em
Lisboa
entre
os
meus
alunos
pois
pessoas
que
chegam
ao
final
do
segundo
ano
e
vê-se
que
bem
fazem
tudo
e
mais
alguma
coisa
mas
não
tem
nada
ah
/
a
ver
com
a
faculdade
e
são
inteligentes
e
pois
não
huh
são
pessoas
que
em
princípio
têm
capacidades
eu
conheço
um
caso
específico
que
saiu
quando
que
andava
comigo
e
era
o
melhor
aluno
do
liceu
na
altura
na
área
que
eu
estava
hah
e
é
um
liceu
muito
é
um
liceu
grande
é
dos
maior
é
o
maior
de
cá
de
Braga
e
esse
foi
para
o
Porto
eh
só
só
chegou
ao
segundo
an
só
passou
para
o
segundo
ano
de
engenharia
química
depois
perdeu-se
completamente
pois
pois
e
não
são
a
acontecem
muito
são
casos
destes
que
acontecem
huh
hah
nunca
nunca
ma
nunca
mais
acabou
o
curso
e
já
tem
portanto
agora
já
totalmente
fora
de
hipótese
hum
hum
acabar
o
curso
hum
e
no
secundário
acaba
também
à
mesma
por
acontecer
no
secundário
também
acontece
isso
ah
isso
com
alguns
não
é
?
acontece
isso
com
alguns
alguns
por
exemplo
até
ao
nono
ano
são
aplicados
e
tal
é
de
repente
eh
sentem-se
já
crescidinhos
querem
e
depois
a
passar
do
nono
para
o
décimo
é
uma
diferença
muito
grande
e
é
não
é
?
há
muitos
alunos
que
vêm
habituados
com
boas
notas
durante
sétimo
oitavo
e
nono
depois
passam
para
o
décimo
tamb
isto
então
atualmente
nota-se
muito
isso
hah
oitavo
sétimo
oitavo
e
nono
ano
há
uma
inflação
acho
que
há
uma
grande
inflação
de
notas
toda
a
gente
passa
hhh
quase
pois
pois
pois
praticamente
não
teorica>
[
/
/
]
na
prática
acontece
isso
hhh
qua
quase
toda
a
gente
passa
e
muitos
alunos
que
estão
habituados
a
ter
boas
notas
chegam
ao
décimo
ao
décimo
hhh
têm
começam
a
ter
negativas
que
é
para
aprenderem
as
primeiras
negativas
e
começam
a
ah
tomar
a
desilusão
há
alguns
casos
que
não
resistem
portanto
ou
não
têm
acompanhamento
dos
pais
quer
dizer
ou
dos
pais
ou
do
dos
professores
e
às
vezes
os
professores
também
não
têm
tempo
para
essas
coisas
é
praticamente
impossível
hhh
os
professores
não
são
todos
psicólogos
e
não
têm
aí
pois
não
e
não
nem
há
psicólogo
nas
escolas
na
maior
parte
delas
é
mas
faz
falta
haver
não
faz
?
eu
acho
que
sim
cada
escola
devia
ter
um
psicólogo
a
tempo
int
Guardar XML • Obter texto
• Representação da onda sonora • Representação em frases