DI_155BM33b

Sem título

ID155
ParticipantJ. Carvalho
GenderMasculino

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Pois eh de vez em quando em determinadas áreas aparecem casos desses na Linguística pelo menos recentemente não me lembro de caso nenhum / / que o que tem acontecido tem sido que no caso de as teses estarem as pessoas têm mais algum tempo para fazer isso se e diz e depois joga-se muito no na nota final assim com distinção é com os louvores ou sem os louvores agora também houve aquilo do governador civil não foi ? foi em Coimbra e não lhe deram o louvor pois mas e eh pá e depois até mete política não é ? quem diga que se ele chumbasse / que que havia logo um barulho que foi chumbo político não é ? por outro lado o senhor mas eh por exemplo o o doutor fora não tem é tem grau ou não tem grau claro ou se aceita ou não se aceita ... porque o o louvor e a distinção são perfeitamente arbitrários pois porque aquilo não remete para nada de palpável que se consiga ... não nem nem nem de palpável nem de ... depende muito do [ / / ] até do júri da boa vontade do júri e das relações que entre ... é do fim ao cabo estamos muito mais nas mãos dos humores dos han não são propriamente humores são relações entre as pessoas que pronto e às vezes as lutas entre catedráticos e coisas reflete-se muito na ... hhh sim nós devemos ter problemas tem tudo tem tem havido ... tem corrido tudo mais ou menos não é ? aqui pelo menos nestas áreas sim é quem é que fez doutoramento ? aqui fez o Rui ? hum hum eu entrei quando o Rui foi equiparado a bolseiro quando eu vim para aqui em oitenta e nove saiu o Rui para preparação / / hhh neste momento estamos os três com teses para acabar dentro de um ano estou eu a Lurdes e o Álvaro Gomes / / hhh ah e outro colega entrou este ano um bocadinho mais atrasado mas mais dois anos ainda continuam a contratar pessoal para aqui ? ou isso está mais ou menos ... pessoal os dois últimos que entraram foi a Angelina e esse colega estão como convidados como convidados ? por causa de estágios nós temos que assegurar que portanto neste momento cinquenta e dois núcleos de estágio de português portanto todas as variantes português português-francês português-inglês português-alemão hum hum e nós aqui temos de assegurar metade o estatut o instituto trata de assegurar outra metade portanto nós temos de dividir entre nós vinte e seis núcleos claro pronto depois depende muito do tipo do serviço que a pessoa têm não é ? neste ano tenho três ano passado tive quatro a/os colegas que tão com isso têm oito hum hum gostas desse trabalho de estágio ? gosto embora é muito eu acho o ... como é que hei-de dizer ? é uma coisa muito o gostar ou deixar de gostar é uma coisa muito pontual se o núcleo funciona bem e hum hum e coisa não problemas maravilha até gosto ver aulas trabalhar com eles hum hum se o núcleo funciona mal se o tra se tem ... é um castigo é às vezes é um suplício hhh ver aulas não é ? e depois os núcleos muitas vezes são perto outras vezes ... eu ano passado este ano por acaso não estou mal tenho um em Arcos de Valdevez e tenho um em Vila Verde e outro aqui em Braga mas o ano passado tinha um em Joane que é aqui entre Famalicão e Guimarães hum hum tinha outro em Santo Tirso outro em Vieira do Minho e outro em Mondim de Basto credo não podia ser tão diferente caramba pronto Mondim de Basto aquilo fica eram oitenta e tal quilómetros daqui e isso é tudo despesas han a conta de quem ? a a universidade paga mas o o quiló/o quilómetro mais e mais as ajudas de custo que estão na Lei para o almoço ou ... aquilo for sim por exemplo eu quando vou aos Arcos de Valdevez recebo três contos e tal da viagem e é o que gastas portanto é e por por um lado tem a ver com os os seguros dos carros se a pessoa tem um acidente se não tem quem é que se responsabiliza por isso pois é pois é e ano passado um deles desfez um carro que chatice hhh e a previsão ainda dentro da cidade em trabalho e depois não ... pois não sei como é que isso ficou mas ... hum hum e enfim por exemplo e este ano um núcleo em Montalegre que fica a noventa e cinco quilómetros daqui fica muito longe tem que ser por aquela estrada Braga-Chaves não é ? é e núcleos em nas a Universidade do Minho tem núcleos na zona de Aveiro Arouca Vale de Cambra tem núcleos nessas zonas mas por que que vão a ... ? porque não não ... não outras instituições chega a/os estagiários andam a pedir às escolas depois às vezes têm uma pessoa conhecida e conseguem e depois aceitam e é um cabo dos trabalhos para vocês hhh toca a ir daqui para não é ? Vila da Feira ali ali estágios da Universidade do Minho ali na zona entre hhh han Porto e e e e Vila Real han fica nessa zona do Douro do Baixo Douro Paredes Lixa Amarante por muitos hhh bastantes núcleos da Universidade do Minho hum hum alguém tem de os fazer não é ? pois se pessoas para irem para e fazer estágio tem que ser e muito pronto é nós nós tentamos concentrar o trabalho aqui na na universidade em vez de andarmos a ... pois em vez de estarem sempre a assistir às aulas hhh fazemos três quatro assistências das escolas também estão por alguma coisa não é ? e e eu completo o papel mais ... decisivo na ... mais pronto maior acompanhamento não é ? hum hum nós pronto fazemos um bocado de formação e depois hhh temos uma observação mais científico o nosso caso é de didática e portanto envolve as duas componentes agora hhh tive com com umas alunas a analisar um/uma planificação que elas tinham feito hum hum escolheram os Lusíadas quase to dos meus grupos quase todos são escolheram os do quarto ano planificações dos Lusíadas e depois estavam no qual é o ano em que elas dão aulas ? elas vão dar aulas a partir do próximo ano o quinto não não era isso han a que nível han ... podem podem trabalhar no terceiro ciclo ou no <ou no> secundário pois mas a planificação mas neste caso <neste caso> eram o alunos são os alunos do quarto ano que estão a fazer um trabalho prático de planificação hum hum os alunos da da licenciatura não são estagiários e portanto foram para temas ... não é um caso concreto e foram pronto é mais uma/um exemplo não é ? e foram todos para planificações do género Os Lusíadas estavam com o Adamastor então era figu / figuras de estilo e o conteúdo do texto o conteúdo da estrofe nem sequer era analisado tive com elas a ... era o modelo <era o modelo> antigo antiquíssimo que ... são é aliás é curioso que nós faz chegamos ao quarto ano encontramos conceções tradicionalíssimas tentamos de algum modo dar a volta em dar a volta quando a gente num estágio são confrontados com perspectivas tradicionalíssimas de/do que é a aula de português a própria planificação que lhes é entregue nas escolas muitas vezes feitas pelos próprios orientadores é toda ela construída ainda sobre as / sobre o ensino das categorias gramaticais e os textos aparecem como pretextos para a leitura destes ... para a exemplificação ou estudo de cada ... por exemplo eh o adjetivo o substantivo o pronome então o que é que eles fazem ? é isso que eles põem nos sumários mais como como entendem que não se deve dar gramática por dar leem o texto leitura do texto não sei fazem duas ou três perguntas ou quatro sobre o texto depois dizem " aqui está esta palavra " que é isto ? " elegante " " elegante é um adjetivo vamos falar dos adjetivos os adjetivos ... " e vem quer dizer não tem o a análise gramatical não tem nada a ver com o ... o conteúdo do texto ? com o conteúdo do texto portanto fazem duas ou três perguntas genéricas ou ou então é caraterizar personagens mas caracterizar não é a pro a caraterização em si que interessa é mais caraterização é direta ou indireta se é física ou psicológica portanto e estas noções são muito mais importantes do que o próprio próprio texto aquilo com que me vi confrontada dias vou te contar porque achei aquilo curioso uma miúda com quinze anos que estava no décimo ano tem salvo erro português é o chamado <o chamado> científico não é ? é os com paciências ok e então eh tinha uma cantiga para analisar quer dizer não era analisar a professora tinha simplesmente pedido / que classificasse se dissesse que era uma cantiga de escárnio ou de maldizer e na aula ela tinha visto apenas um exemplo de cada uma das coisas e ela não não tinha percebido bem a diferença entre cantigas de escárnio e maldizer não é ? então não tinha sido suficientemente esclarecido com certeza ou ela não tinha compreendido hhh foi para casa e trazia ali uma cantiga e era preciso classificar aquilo mas ela procurou ler e não conseguia compreender leu outra vez e continuava sem compreender / / o texto vinha com muita poucas notas ou notas insuficientes ou inadequadas bem ela veio ter comigo veio ter comigo e perguntou-me " lê-me isto eu não percebo nada disso o que que isto quer dizer não consigo perceber o que é que o texto quer dizer e como é que eu vou saber se isto é de escárnio ou se é de maldizer ? parece-me que escárnio e maldizer quer tudo dizer o mesmo " ah " então hoje a tua professora o que é que disse que era uma coisa e que era outra ? " e ela me esteve a dizer e eu ah perante aquela edição não conseguia fazer a distinção entre os dois modos não me lembrava bem do que é que fazia a distinção entre as duas coisas e resolvi ir à procura nos meus livros mais antigos daquela cantiga e ver o que é que estava a ver se conseguia arranjar a informação bem as notas eram fabulosas comparadas com aquelas notas ali hhh / / inclusive dava ah margem para se perceber quem era a figura descrita ah e tudo aquilo e a partir dali era facilmente classificável a cantiga / / mas o peso que a professora tinha dado à resposta da classificação e o peso que dado ao texto dado ao texto em si fez com que ela se preocupasse com aquilo mas como ela esclareceu o assunto / compreendeu o texto depois levou uma fotocópia da da minha edição com o esclarecimento das notas [ / / ] com as notas que tinha feito o esclarecimento olha o que ela foi fazer praticamente deve ter sido como que desancada na aula porque tinha posto em causa supostamente a autoridade do professor e do [ / ] do [ / ] do manual que estava a ser utilizado hhh é curioso isso [ / ] isso vai encontro da da outra coisa que é evidente e que é o facto de o/a formação ou a preparação das aulas ser feita a partir dos manuais isto é eles têm uma formação de quatro anos aqui na universidade cinco anos quando vão para as escolas a formação muitas vezes nem sempre é a mais adequada pronto mas ... ou melhor não é eu não estou aqui por em causa a adequação da formação não vai directamente ao encontro ... das necessidades que eles tem depois portanto das necessidades que eles tem e nem sempre é a mais pertinente por ventura haveria por exemplo na literatura e na linguística outros aspectos não quer isto dizer que eles tem de ser encarados sobre uma perspetiva didática não é isso mas se calhar aspetos que são mais pertinentes para o trabalhos que eles iam realizar do que uma formação se calhar demasiado teórica mas que depois não tem nada a ver não é ? portanto o que é que eles fazem ? chegam as escolas depois e aquilo não lhes diz nada nem à partida a relação é muito evidente então vão a pegar no no apoio que tem nos materiais pedagógicos nas gramáticas pedagógicas e reproduzem-nas e muitas vezes não por exemplo a maior parte dos nossos alunos do quarto ano não conhece a gramática da língua portuguesa não sei funciona [ / ] funciona com as gramáticas que tem sintaxe semântica fonética morfologia pronto se calhar encaradas com determinadas perspectivas teóricas e ... hum hum coisa hhh mas não não sabem seleccionar hhh não tem ainda não sabem fazer muitas vezes nem sequer fazem a ponte para a própria língua portuguesa e depois é uma língua portuguesa que tem de ser ensinada não é ? claro e depois qual é que a gramática ensina ? a que está [ / / ] a que eles aprenderam quando eram alunos e a que está nas gramáticas pedagógicas e se elas não foram boas ... ou não tiverem adequadas ou tão cheias muitas vezes cheias de erros e os erros depois a justificação está na gramática por exemplo o a preparação dos textos as perguntas que eles fazem são as perguntas que estão no manual mas isso é que é horrível portanto os manuais são de facto condicionadores qualquer pessoa que saiba a língua e no caso o português e que conheça os [ / / ] os portanto que peguem no manual dariam aula é por isso que eles não se importam de pôr pessoas formadas em qualquer coisa quase de português portanto claro é outro problema é a velha história do do fulano que foi concorrer eu costumo contar esta história do ... havia uma vaga do português portanto do oitavo <do oitavo> grupo A eh numa escola naquela altura em que muita falta de professores de português puseram uma vaga no jornal e um indivíduo foi concorrer e o presidente do concelho disse " amigo atenção porque a vaga é de português e latim e ele disse " oh diabo é que o português eu ainda dou mais latim eu não mesatrevo " " não mastrevo " hhh não se atrevia não se astrevia hhh bom achas ? bom foi bom para terminar ok

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