DI_167BM21a

Sem título

ID167
ParticipantJ. Ribeiro
GenderMasculino

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


ah O que é que lhe pareceu isto tudo ? Uma charada hhh hhh Era mesmo não é ? hhh Conseguiste perceber qual é que poderia ser o objetivo disto ou não ? Ainda não uhuh E E alguma vez tinhas ouvido falar em Sociolinguística ? uhuh O que é que tu imaginas que seja ? Estudar a linguagem de certas certas partes da da sociedade ou hum / uhuh de uma certa zona E achas que isso pode ser ah interessante de alguma maneira ? Ou que de alguma maneira ? Torna-se interessante / ah compa comparar por exemplo a gente comparar a linguagem dos bracarenses com a dos lisboe lisboetas uhuh É completamente diferente eles falam de uma maneira nós falamos de outra uhuh Acho que é interessante a gente estudar as duas Mas ah notaste por exemplo alguma particularidade no falar de alguém / de Lisboa que te chamasse assim particularmente à atenção ? Tenho vizinhos meus que são de É ? Vieram para Braga nem a mãe é de O que é que achas mais estranho na maneira de falar deles ? Têm uma maneira de falar diferente da nossa mais Mas porquê ? Porque usam outras palavras ? Exato algumas É ? Não é em vão que lhes chamam os alfacinhas hhh Pois é Olha e e assim de outros sítios ? Nós normalmente conseguimos associar por exemplo determinados tons ou a determinadas regiões pois não ? Por exemplo a região de Chaves tem também tem assim vários ... Eles falam de uma maneira diferente da nossa / aliás muitas pessoas de Chaves na faculdade aliás a maior parte mais de cinquenta por cento são de Chaves / Ai é ? uhuh e a maneira de eles falarem é diferente da nossa nota-se mesmo / uhuh é é diferente Se Se eu te pedisse para dizer o que é que achavas que era mais caraterístico de Braga / eras de me exemplificar algumas dessas coisas ? hum / Em termos de da maneira de falar pronto mais Mais característica ? Se calhar não é mais difícil caracterizar aquilo que se conhece / Não sei acho que sim Exato e enfim Não sei caraterístico ... Não Não estás a ver ? Acho que não Pois é ah Estavas então a dizer-me que muita gente que fica na universidade que não é de não é ? Exato Porque é que é celebrante ? Também não sei mas Esta é uma universidade muito católica não é ? Exato Achas que terá a ver com o facto de haver uma outra universidade que não é / e que ah Não acho acho que não tem nada a ver com isso ah engloba sei talvez a maior parte das pessoas daqui / por ser maior e tal depois ficam apenas alguns que / gostavam de vir para esta não ? Acho Acho que não Achas que não tem nada a ver com isso ? Acho que não penso penso que não uhuh Pode ser que haja uma parte Achas que existe algum tipo de interesse substancial entre uma universidade católica e não uma não-católica ? Em termos do seu funcionamento Elas são ambas estatais que / Sim Sim uma universidade pública recebe dinheiro do estado e a nossa / gere-se pelo pelo que a gente paga não é ? A gente paga chega ao fim do mês tem que pagar / Claro uhuh e e e eles ... É por isso é a única diferença está / porque a nível de professores a nível de funcionários a nível de instalações / não podemos dizer que esta universidade que é diferente das outras uhuh Para mim Claro E E o que é que tu pensas sobre aquela aquela questão de que algumas pessoas referem / que o ensino nas universidades ah particulares ah muitas vezes / ah é menos bom do que nas universidade públicas ? ah Não concordo com isso Não concordo porque eu por exemplo tentei candidatar-me ao curso de direito / uhuh e normalmente a gente vai ver os anúncios nos jornais / e as empresas que procuram advogados / normalmente vê-se que pedem advogados / licenciados ou por Coimbra Lisboa ou Universidade Católica / Pois é e isso quer dizer alguma coisa é que que / Naturalmente o nível de ensino aliás os professores que ensinam na Universidade Católica / são são da das maiores personalidades do país / Sousa Franco etc / uhuh eh como é que se chama ? O Esqueci-me agora do nome dele / muitos muitíssimos muita muita gente são muitos Sim Sim mas se calhar essas pessoas quando dizem isso / referem-se a outras universidades ah Sim também outras / porque eles agora criam cursos para a as pessoas têm mais em conta " Universidade privada ai / não entraram na pública foram para a privada " É um pouco a ideia que se tem Sim é a ideia que tem a sociedade normalmente mas É Pode ser errada também eu penso que é É errada em em parte não não porque muita gente que aproveita isso / vai para as privadas não consegue entrar nas públicas vai para as privadas / e depois vão para o mercado de trabalho e por isso é que somos o país que somos é assim / Claro Claro mas acho acho que essa ideia que é um bocado errada uhuh Em termos de de condições de de estudo aqui / ah parece-te que / haverá o mesmo ou até melhores condições para se poder trabalhar do que / na pública ? Tens o mínimo conhecimento disso ? que existem imagino que as pessoas saibam mais ou menos como é que isto funciona Que as pessoas saibam uh Também acho Em certos aspetos é é melhor e em certos aspetos é pior Porque é que dizes isso ? hhh Por exemplo a nossa faculdade tem uma das melhores bibliotecas do país a nível de Filosofia por exemplo Claro uhuh A Universidade do Minho também tem uma boa biblioteca mas / em Fi na área de Filosofia não tem nada a ver com a nossa a nossa é muito melhor uhuh Outra coisa a Universidade do Minho a nível de computadores e etc / uh está está muito melhor do que a nossa faculdade / a nossa faculdade a esses níveis é quase Tem menos posses uhuh Como é que vocês fazem por exemplo para fazer os trabalhos ? Têm ah / instalações aqui ? Têm computador para fazer investigação ? Temos Temos Temos uma sala de computadores / depois temos a biblioteca se quisermos trabalhar não é ? Sim Mas os computadores que para mim / hhh comparados com os da Universidade do Minho não têm nada a ver Não chegam uhuh ah Vocês Enquanto eles têm oitenta computadores cem computadores numa sala nós temos quatro ou cinco na faculdade Claro Nota-se a diferença hhh Nota-se hhh Bom na posso dizer-te que na minha faculdade é muito pior hhh Mas olha ah como é que vocês ah / desta universidade costumam relacionar-se bem com as duas outras ah escolas aqui de de Braga ? Ou não existe assim propriamente uma uma relação ? Eu por mim relaciono-me até que tenho um irmão e um primo e vária gente da minha família Claro como a minha como a minha madrinha que é é professora da Universidade do Minho uhuh O meu irmão anda na Universidade do Minho os meus primos andam na Universidade do Minho etc Portanto existem grandes relações / Por mim até em termos ah de atividades não não se fazem por exemplo atividades conjuntas ? Sei / Sim Sim Sim comemorações festividades ou outras coisas O enterro da gata estamos relacionados O que é que é o enterro da gata ? É um enterro hhh hhh Isso parece-me que nasceu aqui no Liceu de Miranda isso não tinha a ver com a universidade / eles depois é que transferiram e o traje académico da Universidade do Minho também começou aqui no no liceu / Claro Sim ? mas Aqueles calções muito engraçados hhh / Exato hhh onde é que foram buscar aquele ? hhh Isso não sei nu nunca estudei mas / Não sabes não ? uhuh nunca me então mas conta-me do enterro da gata o que é que tu achas que aquilo é ? Que eu não sei São uma crítica / uh às principais problemáticas do país e alia-se também a queima das fitas não é ? uhuh Naquela altura faz-se um desfile Vocês fazem a queima das fitas ah praticamente em novembro ? exato é no mesmo dia Meteram o o antigo quase não ? Não é em maio É em maio ? É uhuh Sim Como aqui para para as outras faculdades ? uhuh Sim é na é na mesma semana uhuh ah Mas Mas fazem concretamente o quê ? Eu não sei exatamente como é que isso se passa É um cortejo que sai que sai de uma parte da cidade depois percorre / cada curso da universidade / uhuh nós temos aqui acho que são três carros não é ? Aquilo é por carros alegóricos e eles cada curso uhuh Uma espécie de carnaval ? Para ser mais fácil Exato Exato Cada curso faz faz o seu carro / faz o que quer pede patrocínios monta o carro como quer / uhuh e depois no no um dia pre marcado que desfila tudo Vai os caloiros etc com t-shirts do curso e sweatshirts depende do tempo hhh / uhuh hhh vão com o nome do curso etc e depois vão para fazer macacadas Claro hhh deve ser um dia especial não ? É normal É Mas as académicas não não passam somente no enterro da gata não ? E porque é que lhe chamam o enterro da gata ? Alguém sabe mais ou menos ? Isso não sei hhh Não ? ok hhh Essa parte não sei É o É o enterro da gata é o enterro do bacalhau / é é o entrudo e ao fim ao cabo isso é / hhh também / é acabar com a não é ? Deve ser é parte do enterro tem a ver com isso O enterro do bacalhau tem a ver com com a história do jejum / poder começar a a comer-se carne tantas festividades também Eu dá-me a impressão que diz que tem a ver com os finalistas É ? Dá-me a impressão que eles quando enterram enterram a gata os finalistas saem da universidade hhh Tem qualquer coisa a ver assim soube Às tantas será isso soube qualquer coisa mas agora não me recordo uhuh ah E os teus pais conta-me o que é que eles fazem ? A minha mãe é professora primária Sim ? O meu pai é técnico das finanças Técnico das finanças ah E eles trabalham aqui em Braga ? Sim os dois sim sim A tua mãe enquanto professora primária talvez pudesse andar por a mudar os sítios Pois Não andou muito longe mas normalmente sempre sempre na região de Braga Não ? uhuh hum Nunca vos passou pela cabeça vocês os filhos ah seguirem / ? Não ? Eu não hhh e os meus irmãos também não Não ? Mas no entanto pensas poder vir a ser professor O que é que tu gostarias mais de dar ? Em princípio O que estou O que estou a aprender hhh eu gosto muito de Latim por exemplo e de Português também Sim uhuh nem tanto mas O que é que tu achas que é mais importante num num num professor ? Para ele ser bem sucedido Ou então o que é que é pior num professor ? Primeiro Primeiro uma condição fundamental / é motivar os alunos de maneira a que eles aprendam o que a gente quer ensinar / isso é fundamental uhuh E como é que se faz isso ? Uma pessoa chegar a uma aula ah chegar / o professor diz uma coisa os alunos pousam a caneta em cima da mesa / não não é ? Eu para mim acho que isso Não é Não é a ideia ... Pronto exato Uma pessoa tem de motivar os alunos de maneira a que eles participem nas aulas estudem / Motivador Sim consigam consigam passar à disciplina com boas notas Claro uhuh Acho Acho que isso que é fundamental Mas existem alguns alunos que não são capazes de motivar os alunos / para que enfim Sim O que é que eles costumam fazer para que os alunos percam o interesse / ou Normalmente eles não costumam fazer nada / por exemplo tive casos desses em que professores meus iam para a aula / limitam-se a dar matéria e os alunos / Não está bem a tinham Pois não nada E os alunos chegavam aos testes faziam os testes os professores tumba / cortavam tudo pronto / uhuh e depois / mais tarde nos anos a seguir é que a gente sente sente essas diferenças / por exemplo eu no sétimo oitavo e nono ano / tive não tive ra raramente tive aulas de Português uhuh As professoras faltavam as ... Coisas assim Claro Eu cheguei ao décimo ano senti um bocado / no décimo e décimo primeiro por exemplo ah faltei faltei chumbei / Claro a Português e cheguei ao décimo segundo meti-me em explicações com uma professora / que foi que foi a mesma professora que me reprovou no décimo e décimo primeiro ano / uhuh e cheguei ao décimo segundo fui fazer o exame nacional de Português e tive quatorze Como é que isto se pode perceber não é ? Isso não é normal Pois não De algum lado tem de vir a a culpa e eu para mim foi esses três anos que eu perdi de Português Claro Claro Notaste um um gran uma grande diferença entre o / ensino secundário e o e aqui na faculdade ou não ? Não Não na na forma de ensinar mas também no no nos conteúdos / Alguma Alguma parte as coisas são mai mais Sim os conteúdos são completamente diferentes não tem nada a ver com o que a gente apanha no secundário / uhuh mas mesmo mesmo a nível do ensino acho que é completamente diferente / Os professores agora não estão com aquela preocupação passem tudo tenham os cadernos todos arrumadinhos aqui não / Claro quem passa passa quem estuda estuda mais nada Porque é impossível ah Exato são são muitos alunos no secundário eram trinta aqui são cinquenta sessenta alunos numa sala uhuh ah Mantêm a mesma turma em todas as cadeiras que frequentam / ou os alunos Temos a turma de primeiro ano e depois os alunos que / deixam ca Se perdem não é ? uhuh Exato Vão Vão fazendo as cadeiras aos poucos uhuh O O que significa que têm turmas mais ou menos ah de cinquenta sessenta alunos não é ? É à volta disso Em cada cadeira Fazer a correção de de testes deve ser incrível para os professores hhh Bom eu este ano tenho turmas dessa dimensão mas costumo ter turmas mais pequenas / ah mas é Aqui anda por uhuh É claro que pode haver turmas aqui é no segundo terceiro ano que sejam mais pequenas / é natural mas a nossa anda pelos cinquenta sessenta não é ? uhuh À volta disso uhuh Olha sei que vão comemorar o dia da universidade / uhuh durante muito tempo ah que é que costumam fazer aqui como comemoração ah / sabes de alguma coisa ? Não sei eu convidaram-me para participar na organização mas não sei não não sei o que se costuma / Até mesmo não sabem na organização não sei de nada logo à tarde vou saber que uma reunião assim / uh ah por causa disso mas não não sei o que é que se vai passar Está bem Mas é em breve não é ? Dia doze de março Ah é em cima da hora para se tratar das coisas hhh hhh Está bom Olha ah nós conversámos o bocadinho que eu considero o suficiente agradeço-te muito a tua ajuda / uhuh e peço desculpa por ter demorado um bocadinho a começar mas olha está De nada Não Não Não Pronto Está ?

Guardar XMLObter textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases