DI_26LM21b
Sem título
ID | 26 |
Participant | J. Luís |
Gender | Masculino |
Opções de representação
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O
esquema
rimático
/
os
versos
deca
decassilábicos
/
pro
/
tudo
isso
/
mas
não
nãorepresentao o verda / o sentimento do /
do
autor
/
Hum
/
e
que
acho
que
aí
é
que
está
a
beleza
não
é
?
Se
ele
fizesse
aquilo
só
com
/
cada
verso
com
dez
sílabas
/
/
e
Ou
se
enganou
em
algum
Ou
se
enganou
em
algum
/
e
porque
é
que
nuns
aparece
assim
e
noutros
já
não
/
/
e
depois
poder
dizer
que
era
por
causa
de
influências
antigas
e
de
/
novas
correntes
Acho
que
isso
não
tem
muita
graça
Hum
Mas
o
senhor
sabe
que
há
que
há
por
exemplo
poetas
que
ligaram
/
Não
interessa
a
outras
coisas
/
fazer
em
verso
livre
/
/
ah
faziam
por
exemplo
/
com
que
o
texto
aparecesse
impresso
/
/
com
/
determinada
imagem
/
que
era
uma
pomba
/
dizia
as
palavras
de
maneira
pa
para
eles
produzirem
determinada
imagem
/
e portanto o poema era a associação das palavras e da imagem que / que que
ali
estava
era
outra
maneira
de
dar
forma
Mas
aí
a
pro
a
produção
do
do
autor
já
/
hum
o
pronto
/
o
grafismo
da
obra
no
/
sentimento
já
estava
relacionado
/
já
tra
já
tinha
mensagem
já
não
era
bem
Não
um poema era mais um um poema e um /
e
uma
pintura
quase
Hum
hum
hum
hum
ou
outra
relação
Eu eu só referi este caso porque era uma outra maneira deolhar de olhar para a forma /
Sim
/
ah
o
esquema
rimático
ah
/
/
hum
/
o
tipo
de
poema
é
exatamente
escolhido
pelo
o
autor
etc
/
sãosão são formas não é ? São formas para transmitir conteúdos /
Sim
/
e
aquilo
/
era também um / / um uma outra maneira de olhar para a forma
porque
por
exemplo
quando
se
está
a
estudar
prosa
não
há
não
há
tanto
essa
preocupação
Hum
No
entanto
muitas
vezes
existem
eh
e
testes
de
de
/
Hum
é
a
forma
e
isso
de
prosa
poética
que
são
tão
poéticos
como
os
poemas
não
é
?
Pois
E tan têm um conteúdo tão grande ou ou mais /
só
que
não
/
como
não
têm
aquele
esquema
ou
/
Fixo
na
não
obedecem
a
/
aqueles
como
se
costuma
pronto
como
se
costuma
dizer
/
não
/
não
são
encarados
como
/
como
obra
tão
tão
válida
se
calhar
Não
sei
hoje
em
dia
por
isso
é
que
um
romance
ou
conta-se
ou
/
textos
ah
igualmente
reconhecidos
até
/
se
nós
formos
ver
a
poesia
que
de
antes
era
o
que
mais
se
lia
hoje
em
dia
está
praticamente
hhh
perdida
em
termos
de
grande
Mas
eu
acho
que
está
perdida
mesmo
por
causa
disso
porque
/
se
começou
a
dar
um
ma
/
um
Uma
atenção
excessiva
Uma
atenção
excessiva
à
poesia
e
/
e
as
pessoas
veem
agora
a
poesia
como
algo
chato
Ai
é
?
É
Masehhá.[/] há autores e há autores não é ?
Sim
Hum
e
há
alguns
que
não
são
nada
chatos
é
uma
questão
eh
justamente
de
de
se
saber
escolher
o
pior
é
que
as
pessoas
muitas
vezes
se
calhar
ficam
traumatizadas
não
é
?
Ah
porque
muitos
dos
grande
nomes
têm
têm
obras
mesmo
um
bocado
chatas
hhh
É
provável
Ah
tu
se
tivesses
que
escolher
assim
algum
autor
que
tu
apesar
de
gostasses
/
em termos de poesia que / qual é que tu preferias /
Gosto
de
Camões
lírico
Sim
?
Sabes
/
dizer
porquê
ou
é
uma
questão
de
sentir
mesmo
?
Não
eu
porque o eu acho que pronto a a rima que ele faz
Hum
e
o
/
e os poemas que ele faz é que que ele faz tem tem todo /
o
tema
de
amor
e
não
sei
quê
/
isso
tudo
Eu/ eu gosto de
Hum
hum
a a combinação das palavras /
por
exemplo
/
o
do
/
o
amor
é
fogo
que
arde
sem
se
ver
Hum
hum
Hum
hum
Eu acho que esse poema está está está espectacular
Hum
hum
Acho
que
ele
consegue
mesmo
mostrar
que
aquilo
/
O
que
é
que
estava
a
dizer
porque
é
que
as
pessoas
é
/
éoamorporqueé<queele>/ para ele é o amor
Hum
hum
É
um
pecado
de
ser
uma
sensação
/
não
tem
lógica
nenhuma
sentido
nenhum
hhh
Tal
talvez
por
isso
porque
/
porquePessoajánão já não me fascinou tanto /
Hum
hum
embore
o
eu
falo
Mas
por
exemplo
do
do
/
hum
do
Caeiro
e
do
Hum
Não
?
Também
com
Edo e do António ?
Também
não
/
mais
a
Ode
Triunfal
Sim
?
Porquê
?
Por
causa
do
ritmo
justamente
?
Porque
eu
acho
que
a
Ode
Triunfal
é
que
mostra
mesmo
o
que
é
que
ele
estava
a
viver
/
Hum
é
que
aquilo
é
mesmo
é
o
futurismo
/
em
si
e
mostra
a
sociedade
em
que
ele
estava
e
/
eque/ que ele gostava /
eaomesmotemponãogostavaéacho eu eu fiquei com a ideia de que era /
que
aquilo
era
que
ele
sabia
que
/
que
a
a
sociedade
que
existia
/
era
boa
para
ele
/
era
aquela
e
era
boa
para
ele
/
sóquetinha tinha de sofrer com com isso /
porque
não
/
não
é
que
é
possível
aguentar
aquele
ritmo
/
Hum
hum
e
pro
evolução
das
máquinas
Euachoqueelepareceque que sente que se /
que
o
homem
está
a
ser
ultrapassado
pela
máquina
Sim
Sim
essa
é
basicamente
o
sentimento
do
/
do
Álvaro
de
Campos
/
Sabes
que
ele
no
no
no
Caeiro
/
aquele
chamava
o
mestre
não
é
?
Meu
mestre
Caeiro
/
ah
hum
ao
ao
fim
ao
cabo
acaba
por
fazer
a
antologia
do
hum
/
do
homem
natureza
não
é
?
O
hhh
homem
interligado
com
/
com
o
meio
ambiente
/
praticamente
regredindo
Eháumdelenãoseiseédo se é do Caeiro /
seédo do outro
em
emqueotemaé é ele não querer fazer nada /
eu
não
não
pensar
não
trabalho
nenhum
/
Hum
hum
eh
esse
por
acaso
também
gostei
porqueé é a vonta é a vontade que me dá a muita muito boa gente
É
a
vontade
que
dá
hhh
Hum
porque
o
ju
o
agora
/
não
tem
graça
nenhuma
É
mesmo
?
porqueeuachoque/ que eu agora com dezassete anos devia estar era /
/
ah
a
aproveitar
a
vida
a
divertir-me
hhh
pois
e
tenho
é
de
me
estar
a
preocupar
com
o
/
//tenhodeestar estar atomarum/ a tomar decisões
para
o
para
o
meu
futuro
que
vai
decidir
a
minha
vida
toda
/
e
acho
nem
eu
nem
nenhum
dos
meus
colegas
porque
/
Lhe
apetece
fazer
hum
/
nos
apetece
nem
temos
cabeça
para
isso
Hum
hum
Porquenóspensamosem em muitas outras coisas
Doqueéquevocêsfalamquando / quando / quando se juntam ? Têm realmente esse tipo
/
de
atitude
isto
é
porque
é
que
eu
ando
aqui
eh
Ah
não
é
bem
assim
/
sou
às
vezes
Conforme
os
estados
de
espírito
é
/
pronto
tem-se
as
conversas
normais
de
/
ah
pessoas
da
nossa
idade
/
falar
de
de
raparigas
e
de
rapazes
e
de
fazer
isto
e
de
fazer
aquilo
/
Hum
hum
das
escolas
das
notas
que
se
teve
ou
este
fez
isto
ou
este
fez
aquilo
e
conforme
o
estado
de
espírito
às
vezes
/
vem vem o assunto à /
à
baila
ou
ou
vemos
um
miúdo
a
passar
assim
mais
pequeno
/
ah
e
pronto
/
acho
que
é
um
bocado
triste
porque
eu
tenho
/
aindasoubastantenovoejátenho já tenho saudades do do passado
Hum
hum
Porque
acho
que
hum
/
te/ te tivemos de crescer demasiado depressa
É
Assim
foi
um
pulo
muito
grande
/
Por
causa
que
eu
não
tenho
pena
nenhuma
da
tua
irmã
não
ir
já
para
a
escola
eh
neste
ano
/
é
mais
um
ano
que
ela
tem
dessa
santa
inconsciência
/
É
Só
tem
a
ganhar
com
isso
/
Pois
é
que
eu
acho
que
não
/ahesta esta reforma que houve
alterou
muito
as
coisas
porque
antes
era
assim
/
podia-se
ir
até
ao
décimo
primeiro
ano
com
certa
inconsciência
mesmo
depois
no
décimo
segundo
/
podia-se
ter
uma
certa
inconsciência
/
Hum
hum
mas
eu
no
décimo
ano
tive
de
me
começar
a
preocupar
/
em
tentar
ter
notas
/
paraconseguirchegarao/parano nos outros anos
ter
alguma
coisa
para
lutar
/
para
Sim
sim
e
chegar
agora
a
esta
fase
/
poder
pensar
assim
/
se
eu
me
esforçar
nas
provas
nos
exames
posso
entrar
numa
boa
universidade
/
e
posso
ter
um
bom
futuro
Claro
A
maior
preo
preocupação
agora
é
de
toda
a
gente
é
essa
é
o
é
arran
/
ter
um
bom
futuro
Hum
hum
Ea[/] a o bom futuro passa por quê ? Escolher um bom curso escolher uma boa universidade
/
ou
simplesmente
não
fazeres
nada
disso
?
É
escolher
um
bom
curso
uma
boa
universidade
e
/
e
não
perder
o
/
os
amigos
hhh
Achasque/ que vais manter muito dos teus amigos agora quan quando
saíresdo do secundário ?
Acho
que
sim
moramos
todos
uns
ao
pé
dos
outros
É
?
Eu eu fo
Assimaquelesmaispróximosoqueessesehpen/ o que é que eles pensam fazer ?
Ah
há
um
hhh
/
vaiterderepetirmatemáticasenãoconseguirterumaboanotana na prova /
Hum
hum
Repetir
a
prova
/
ou
repetir
o
ano
?
Re
repetir
a
cadeira
de
matemática
Tem
mesmo
de
fazer
tudo
Sim
O
Henrique
/
também
quer
entrar
para
a
universidade
Eu queria entrar para / para economia /
mas também pronto está na mesma situação que eu nota de matemática não é mu não ajuda muito
pois
Hum
hum
E se não for assim estáa pensar ir para para tradutor de inglês /
aquilo
tem
um
/
Ah
tem
um
muita
afinidade
pelo
inglês
/
Eu
vou
na
eh
tradução
?
Acho
que
é
na
Universidade
de
Línguas
/
Na na / na de Letras
na
faculdade
Mas
isso
é
com
pós-graduação
que
existe
um
curso
de
/
de
especialização
em
tradução
Hum
não
sei
Isso
ele
já
esteve
a
ver
Hum
O
curso
de
especialização
em
tradução
acho
que
é
um
curso
de
pós
li
/
eh
pós-graduação
Mas
claro
existem
os
cursos
de
licenciatura
que
têm
inglês
/
Sim
por
exemplo
como
o
que
eu
fiz
Ah
/
hum
e
e
tu
já
pensaste
mais
eh
tens
pensado
nisso
naturalmente
o
que
é
que
tu
tens
?
Quais
são
os
dilemas
?
Sim
O
primeiro
matemática
Tenho
pensado
que
se
não
/
se não conseguir ter uma uma boa nota /
na
prova
para
subir
a
nota
com
que
eu
venho
do
décimo
segundo
não
/
não
vou
poder
concorrer
a
um
/
a
uma
boa
universidade
/
para
para
economia
nem
para
gestão
/
vou
ter
de
/
de
ir
para
gestão
e
administração
públicação
/
com
a
história
Gestão
e
administração
pública
é
o
quê
?
Éum é um curso de onde ?
É
gestão
e
administração
pública
é
de
uma
que
fica
ali
na
Junqueira
/
Instituto
Superior
de
Ciências
Sociais
e
Políticas
Instituto
de
Ciências
...
Superior
/
de
Ciências
Sociais
e
Políticas
/
/
superior
é
De
ciências
isc
ISCTE
Não
Não
ISC
quê
?
Estava
a
ver
se
conseguia
perceber
hhh
estava
a
tentar
perceber
hhh
hhh
É
mais
ou
menos
assim
hhh
hhh
Não
não
não
dá
hhh
não
dás
Ah
/
não
dá
hhh
eh
Ah
/
e
se
pe
Não
não
dá
Não
não
não
tem
nome
assim
muito
fácil
/
hhh
Conheces
alguém
que
lá
ande
ou
não
?
Não
Eu
estive
a
ver
no
/
nos
livrinhos
que
no
nos
deram
/
co
/
com
os
cursos
/
<quais
eram
a
/
>
/
as
provas
que
eram
precisas
que
eram
usadas
como
específicas
E
quais
são
as
provas
que
vais
fazer
?
Vou
fazer
economia
matemática
/
história
/
e
português
e
/
hum
que
mais
é
que
conta
?
Sociologia
/
são
as
únicas
que
contam
/
e
depois
ainda
faço
a
de
só
que
essa
conta
para
o
décimo
segundo
ano
e
essas
outras
cinco
conta
para
a
minha
entrada
na
na
universidade
Hum
hum
Prontopodeseh/ posso utiliza-las como disciplina específica
Mas
tens
é
que
fazer
bem
aí
essas
contas
e
as
notas
vão
sair
eh
/
quando
?
Primeiro
saem
as
notas
de
/
hhh
eh
nota
interna
escola
depois
temos
os
exames
Porque
são
quando
?
Começa
dia
dezassete
com
português
Dia
dezassete
deste
mês
?
Sim
E
depois
eh
termina
mais
ou
menos
quê
?
No
final
do
mês
?
Termina
dia
vinte
e
sete
Para
aí
mais
eh
para
aí
duas
semanas
até
saber
os
resultados
se
calhar
mais
ou
menos
Sim
porque
em
princípio
ah
/
a
questão
da
entrada
na
universidade
já
deve
estar
tudo
resolvido
/
na
segun
segunda
quizena
de
/
de
julho
Quê
?
Ter
a
nota
para
se
saber
ah
a
que
é
que
se
pode
concorrer
ou
já
há
o
concurso
?
Não
Já
há
o
concurso
Ai
é
?
Então
quando
é
que
se
faz
a
candidatura
?
É
A
candidatura
faz-se
na
escola
depois
de
saber
as
notas
/
Ai
é
?
dos
exames
Sim
Está
bem
Eh
é
é
uma
outra
maneira
de
fazer
de
antes
é
fazia-se
/
/
ah
nas
universidades
já
Isto
agora
vai
/
ser
Mas
é
a
primeira
vez
que
é
assim
não
é
?
Pois
o
ano
passado
ainda
havia
específicas
É
Portanto
Mas
ti
tirando
esse
curso
ne
a
aí
o
que
é
que
tu
achas
/
eh
que
poderias
eh
ter
como
possibilidades
Se conseguir um/se conseguisse ter umas boas bastantes boas notas
na/ nos exames /
podia
ir
para
relações
internacionais
também
na
na
mesma
universidade
Hum
Da
mesma
universidade
também
podia
ir
para
sociologia
do
trabalho
Nessa
universidade
pedia
E
sociologia
é
sociologia
mesmo
?
Sociologia
sociologia
mesmo
tinha
de
usar
a
prova
de
sociologia
Hum
e
não
quer
?
Ou
não
podes
?
Poder
até
posso
só
que
não
estou
muito
consciente
na
/
na
prova
de
sociologia
Não
porquê
?
Não
tens
boa
preparação
?
Não
/
eh
pronto
eu
até
gosto
de
sociologia
/
mas eu tenho medo é de não/ não desenvolver
o
os
temas
O
suficiente
O
suficiente
Porque
eu
tenho
um
problema
eu
a
escrever
sou
sou
muito
sintético
hum
eu
po
/
um
teste
em
que
eu
faça
mais
do
que
uma
folha
de
teste
para
mim
/
é
porque
me
descontrolei
hhh
hhh
É
é
que
mesmo
verdade
eu
/
cheguei
a
fazer
testes
/
este
ano
cheguei
a
fazer
um
teste
de
sociologia
que
foi
/
/
as
/
as
folhas
de
ponto
pronto
é
uma
folha
dessas
dobrada
/
<deste
lado>
deste
lado
/
deste
e
deste
/
Hum
hum
esta
é
a
parte
da
frente
eu
fiz
isto
e
isto
ainda
tive
/
Só
que
eu
tenho
medo
é
que
pronto
E
não
isso
Na na escola /
na
escola
re
/
chega
/
só
que
tenho
medo
de
lá
não
/
não
chegar
Já história já fo / em história já consigo fazeumafo/ encher uma folha
o
meu
maior
medo
ainda
é
isso
porque
/
Manténs
um
plano
manténs
o
plano
de
ideias
que
tinhas
para
aquela
página
/
/
e
/
hum
intro
explicas
melhor
as
diferentes
ideias
que
lá
tens
Mas
é
que
eu
não
não
consigo
explicar
porque
eu
é
assim
fazem
fazem-me
a
pergunta
/
Não
consegue
Tens
que
fazer
o
Isso
pratica-se
fazem-me
a
pergunta
perguntam-me
por
exemplo
/
que
horas
é
que
são
?
Tu
dizes
"
Não
é
"
/
pronto
eu
sei
ver
/
em
vez
de
dizer
"
Agora
são
dezoioto
horas
"
hhh
é
assim
são
dezoito
e
são
dezoito
horas
e
não
sei
quantos
minutos
/
Hum
hum
pronto
Não
digo
assim
"
Neste
momento
são
dezoito
horas
"
"
e
não
sei
quantos
minutos
"
/
"
e
as
horas
são
formadas
por
sessenta
minutos
"
que
é
como
como
as
minhas
colegas
fazem
/
hhh
e
depois
é
quatro
e
cinco
folhas
de
teste
/
Claro
paraum para um ponto /
eu
não
consigo
fazer
isso
eu
é
assim
/
ir
perguntam
por
exemplo
ah
/
uma
coisa
asism
do
gênero
ah
"
Porque
é
que
Portugal
entrou
na
"
Na
"
na
comunidade
económica
europeia
?
"
/
assim
Portugal
entrou
na
comunidade
europei
no
ano
tal
/
por
causa
da
fi
/
da
nossa
situação
económica
que
era
tal
/
e
dos
acordos
tais
/
pronto
acabou
/
não não vou explicar oqueé o que é que eram os acordos porque ninguém me pergunta
Não
mas
não
/
não
podes
pensar
assim
porque
/
mas
é
mas
é
que
/
tu
já
pensaste
o
que
era
a
a
pergunta
/
/
ah
no
caso
de
o
professor
querer
eh
/
perguntar
isso
tudo
era
uma
pergunta
do
tamanho
da
tua
resposta
Pois
Não
é
?
Ora
o
o
professor
não
pode
fazer
uma
pergunta
ah
tão
grande
/
que
ah
vincule
o
aluno
a
determinada
resposta
/
somente
/
portanto
ele
dá
uma
pergunta
geral
um
tema
para
se
desenvolver
/
e
quem
sabe
/
mostra
que
sabe
/
há
uma
coisa
que
eu
digo
aos
meus
alunos
e
que
eles
normalmente
esquecem
mas
que
é
importante
/
que
é
/
/
ah
que
eles
não
devem
ter
me
medo
de
mostrar
que
sabem
devem é ter o cuidado de nãomostrar / de / [/] de não mostrar que não sabem /
ok
?
isso
é
que
eles
não
podem
mostrar
portanto
se
não
souberem
de
/
determinada
coisa
não
se
metam
a
falar
nela
/
no
entanto
se
sabem
não
devem
ter
em
mostrar
que
sabem
/
eles
esquecem-se
disso
quase
sempre
e
depois
têm
uns
testes
também
muito
/
muito
pobres
/
às
vezes
até
sabem
as
coisas
/
mas
não
as
quiseram
dizer
eu
tenho
lá
culpa
que
eles
não
as
quisessem
dizer
/
Não
eu
não
posso
é
/
é
cotar
/
uma
pergunta
por
exemplo
que
vale
cinco
valores
/
se
um
aluno
diz
só
sim
ou
não
é
o
mesmo
que
não
me
tenha
dito
nada
mesmo
que
a
resposta
esteja
correta
em
princípio
/
não
é
?
Percebes
?
É
É
portanto
é
é
um
pouco
essa
situação
que
/
Sim
que
um
professor
se
pode
colocar
para
uma
prova
tua
/
que
te
/
que
esteja
pouco
desenvolvida
Percebes?Não não basta dizer " É verdade sim senhor /
Portugal
entrou
para
a
comunidade
europeia
no
ano
tal
por
isto
e
por
aquilo
"
e
dás
duas
razões
e
ponto
final
/
talvez
fosse
importante
dizer
que
o
/
eh
fundamentar
em
que
é
que
consistia
a
situação
económica
e
porque
é
que
o
regia
a
entrar
/
isso
foi
bom
isso
foi
mau
/
/
ah
/
na
altura
o
que
é
que
se
pensava
sobre
isso
/
sei
lá
qualquer
coisa
Era/ era talvez importância circunstância era melhor ver se tu tinhas capacidade de raciocínio
sobre
o
acontecimento
em
vez
de
dizer
só
du
duas
coisas
que
qualquer
pessoa
pode
dizer
percebes
?
Sim
Não
é
?
Os
meus
alunos
muitas
vezes
respondem-me
/
a
perguntas
que
são
aparentemente
/
fáceis
/
da
maneira
como
qualquer
pessoa
que
passa
aí
pela
rua
poderia
responder
/
hhh
eu
digo-lhes
"
O
que
é
que
vocês
estão
aqui
a
fazer
?
"
Se
é
para
me
responder
como
qualquer
transeunte
não
vale
a
pena
virem
cá
todos
os
dias
andar
aqui
um
ano
inteiro
a
massacrar-me
a
cabeça
não
é
?
Sim
Se
eu
lhe
pergunto
o
que
é
que
é
uma
sílaba
eles
têm
que
me
dizer
um
bocadinho
mais
desenvolvidamente
o
que
é
que
é
uma
sílaba
/
do
que
tu
me
podes
dizer
agora
se
calhar
não
é
?
Portanto
é
isso
que
/
os
teus
professores
podem
contar
que
tu
/
faças
também
É
o
que
eu
preciso
de
fazer
tenho
de
/
de
arranjar
maneira
de
escrever
mais
Mas
é
o
que
te
digo
faz
o
mesmo
plano
para
cada
resposta
faz
o
plano
que
tu
tens
na
cabeça
/
é
este
o
meu
plano
de
resposta
só
que
em
vez
de
/
/
ah
escreveres
imediatamente
aquilo
e
portanto
/
fazeres
com
que
aquilo
caiba
ali
em
meia
página
/
/
eh
hum
/
demonstrares
melhor
/
fundamentares
melhor
cada
um
daqueles
passos
da
tua
resposta
percebes
?
Sim
Também
tenho
a
letra
muito
pequena
é
por
isso
/
por
isso
também
não
/
hhh
Pronto
mas
isso
é
hum
até
acaba
por
ser
melhor
Tenho
a
letra
mesmo
miudinha
É
?
Fácil
de
perceber
ou
nem
por
isso
?
Nem
por
isso
/
mas
eu
quando
antes
das
provas
faço
sempre
a
mesma
letra
miudinha
/
mas
muito
mais
Exato
pausada
/
mais
pausada
/
Hum
hum
que
é
para
não
haver
problemas
de
ninguém
perceber
Hum
hum
E
ponho-me
feito
parvo
a
/
a
meter
os
acentos
todos
Vê
lá
se
pões
algum
ao
contrário
Nãosó só se pode meter ao contrário no nos às /
nos
às
/
no
à
às
/
e
mais
nada
Pois
Portanto
não
há
problema
Problema
não
es
neste
não
há
problema
Os
circunflexos
sabem
como
é
que
há-des
pôr
?
Sim
/
/
ah
isso
lembro-me
pelo
som
Hum
hum
que
tem
Não
não
posso
fazer
é
como
fiz
o
ano
passado
nas
globais
/
o
stor
de
/
de
Filosofia
estava-me
sempre
a
chatear
a
cabeça
nos
testes
/
porque
/
havia
uma
resposta
que
era
sobre
/
a
argumentação
/
que
saiu
em
vários
testes
/
então
/
como
saiu
no
primeiro
/
eu
respondi
tive
certo
/
eu
vi
que
saiu
no
segundo
/
re
dei
exatamente
a
mesma
resposta
/
tinha
estudado
/
igualzinha
/
e
no
terceiro
/
também
só
estudei
/
essa
resposta
igualzinho
só
que
das
três
vezes
/
eu
/
esqueci
/
havia
lá
uma
passagem
que
era
assim
/
argumenta-se
/
a
argumentação
/
acho
/
é
a
argumentação
passa-se
no
campo
do
/
do
/
prosa
do
provável
do
pausível
e
do
verosível
hhh
que
que
era
uma
uma
tiragem
do
livro
que
eu
decorei
e
usava
sempre
/
essas
três
palavras
têm
todas
o
acento
/
e
eu
não
meti
acento
em
nenhum
/
em
nenhuma
delas
/
E
ele
chateva-se
e
ele
cortava-me
sempre
as
palavras
dava-me
dava-me
a
resposta
como
certa
mas
cortava-me
sempre
as
palavras
que
era
para
eu
não
me
esquecer
até
fui
para
a
prova
de
filosofia
/
essa
pergunta
saiu
/
Outra
vez
era
uma
pergunta
muito
importante
saiu
/
eu
respondi
/
/
ah
te
na
prova
toda
de
filosofia
não
me
esqueci
de
um
único
acento
/
Exceto
aqueles
aqueles
também
um
único
acento
Hum
Eu
tive
uma
única
correção
/
à
à
minha
maneira
de
escrever
na
prova
de
filosofia
/
só
que
na
de
português
acho
que
não
tinha
o
acento
hhh
É
é
/
a
minha
prova
de
português
era
faltava
um
acento
aqui
outro
ali
outro
ali
/
/
hum
uma
coisa
mesmo
parva
Na
de
português
hhh
Na
de
português
É
mas
são
essas
coisas
assim
por
falta
de
atenção
/
muitas
vezes
fazem
com
que
Mas
aí
é
que
está
é
que
o
/
os
meus
testes
de
português
no
décimo
décimo
primeiro
ano
foi
sempre
/
/
eu
fazia
o
teste
entregava
/
/
passado
um
mês
e
tal
ela
ela
pronto
/
já
ti
já
tinha
corrigido
/
Corrige
e
não
nenhum
teste
/
de
ninguém
tinha
correções
à
maneira
de
escrever
Ah
pois
então
E
depois
ela
ponha
tinha
assim
uma
folhinha
com
os
em
que
tinha
os
objetivos
e
um
assim
um
espaço
para
um
comentário
/
onde
dizia
a
nota
/
e
ponha-se
a
fazer
comentários
/
mas
o
o
teste
não
tinha
nada
escrito
/
de [/] de corrigido /
/
e
por
/
e
/
com
essa
professora
foi
assim
alunas
de
dezasseis
tiveram
cinco
na
prova
de
português
hum
ou
outros
que
que
eram
alunos
de
oito
tiveram
dezoito
coisas
assim
/
hhh
parvas
porque
uns
não
/
não
gostaram
por
muito
porque
era
assim
tenho
dezasseis
/
po
por
ser
misto
Não
deve
haver
Não
deve
haver
muito
problema
/
não
gostaram
muito
pronto
os
outros
/
"
Pá
eu
eu
tenho
oito
com
esta
mulher
então
tch
não
devo
estar
a
perceber
mesmo
nada
disto
vou
ter
de
me
agarrar
aos
livros
"
Tiveram
ótimas
notas
Tiveram
ótimas
notas
Claro
Eu
por
acaso
/
foi olha foi igual ao que me ao que ia tendo fo tive catorze como tive /
tive
sempre
com
ela
não
sei
como
Eu po não podia estudar para os testes como como /
Catalogou-lhe
no
catorze
podia
estudar
para
os
testes
como
podia
não
estudar
/
tinha
sempre
catorze
nos
testes
hhh
hhh
E
este
ano
como
é
que
tem
sido
a
português
?
Ah
tem
sido
melhor
po
/
olhe
fizemos
um
trabalho
de
sobre
os
/
os
Lusíadas
Hum
hum
ainda
a
mulher
de
/
de
/
e
gostou
muito
da
da
nossa
apresentação
disse
que
o
trabalho
estava
muito
bem
/
bem
escrito
/
pronto
deu-me
lá
um
catorzezito
depois
fizemos
um
/
teste
que
era
sobre
/
a
argumentação
/
que
era
nó
nós
a
defendermos
as
nossas
ideias
isso
Hum
hum
Pronto
/
o
fiz
lá
sobre
o
serviço
militar
Ai
é
?
Sim
ela
deu-nos
os
vários
temas
/
é
de
É
para
o
ano
certo
?
Eu
disse
que
o
que
o
Já
foste
à
inspeção
?
Já
hhh
E
que
tal
/
é
essa
experiência
?
Não
não
fui
a
inspeção
fui
dar
o
nome
Não
foste
inscrever
Hum
hum
Ah
hum
/
até até aí não há nada de mal hhh
Hum
hum
Tenho
de
lá
voltar
em
setembro
para
a
por
causa
do
adiamento
Claro
Po
/
e
depois
foi
/
disse
disse
que
era
a
favor
do
serviço
militar
/
ah ah apesar de não achar que não não devia ser toda a gente a fazer
devido
à
situação
económica
e
isso
tudo
Hum
hum
e / e questões religiosas e e morais /
e
nesses
casos
que
se
devia
fazer
um
um
serviço
comunitário
de
de
ajuda
nos
hospitais
ou
/
limpezas
aí
no
/
na
cidade
ou
coisa
assim
/
o
que
fosse
preciso
Hum
hum
mas
mas
eu
deva
E
o
que
é
que
achas
quanto
ao
ao
período
que
dura
o
serviço
militar
obrigatório
?
Hoje
em
dia
acho
que
o
minímo
é
quatro
meses
eu
não
não
sei
mas
se
acham
que
com
quatro
meses
/
se
aprende
a
pegar
numa
arma
/
/
e
ah
meteram
um
comportamento
/
militar
ca
capaz
de
defender
o
o
país
hhh
quem
sou
eu
para
duvidar
não
é
?
hhh
Realmente
hhh
hhh
Gostavas
de
ir
à
tropa
tu
?
Gostava
acho
que
era
uma
experiência
engraçada
/
hhh
Durante
esses
quatro
meses
Aprender
esses
quatro
meses
hhh
Mas
nunca
pensaste
fazer
uma
carreira
militar
por
exemplo
Já
pensei
já
me
passou
pela
cabeça
hhh
Tolice
hhh
e
do
quê
?
O
que
é
que
tu
achavas
que
ah
Bom
Não
sei
mas
isso
era
quando
era
mais
novo
é
é
uma
questão
de
/
das
influências
do
/
Dos
amigos
e
tal
da das televiso da televisão e de /
dos
filmes
e
dos
desenhos
animados
isso
aí
essa
tre
/
essa
treta
toda
Ah
depois
passou
Ah
passou
a
tua
irmã
queria
ser
hhh
A
agora
A
agora
/
agora
é
enfermeira
Agora
anda
com
essa
Mas
agora
também
ah
perdeu
muito
a
graça
porque
/
com
/
com
a
convivência
com
rapazes
que
já
estão
na
tropa
e
isso
/
Hum
é
que
eles
não
fazem
nenhum
/
é
que
o
trabalho
deles
não
é
nada
não
fazem
nenhum
Aquilo
não
é
trabalho
só
passar
os
quatro
meses
Ah
havia
uns
que
não
que
ficaram
lá
depois
de
/
desses
quatro
meses
e
tudo
Então
era
assim
um
o
trabalho
dele
era
/
ir
buscar
o
coronel
a
casa
/
e
levá-lo
para
o
/
para
o
quartel
/
edepoisquandoo o coronel
precisasse
dele
para
ir
a
algum
lado
/
ou
quisesse
voltar
para
casa
ele
lá
ia
no
carrinho
não
fazia
mais
nada
Outro
estava
lá
numa
É
Outro
estava
numa
repartição
/
de
de
secretária
lá
escondida
/
para
dentro
de
um
/
de
um
quartel
ou
o
que
é
que
era
/
/
que
só
via
pessoas
para
aí
/
quando
entrava
de
manhã
e
quando
saía
/
/
às
cinco
/
Pois
era
mas
ele
depois
é
é
das
nove
às
cinco
Claro
como
num
trabalho
normal
/
não
fazia
mais
nada
E
julgas
que
eles
fazem
mais
o
quê
?
A
maior
parte
deles
é
assim
a
menos
que
vão
/
fazer
uma
carreira
eh
/
hum
/
com
intenção
mesmo
de
de
de
subir
de
de
posto
e
fazer
estudos
vários
/
eles
pouco
/
pouco
ou
nada
fazem
fazem
tarefas
eh
se
faz
cá
fora
/
Sim
não
é
?
Secretária
ou
o
quê
É
eh
É
outra
coisa
qualquer
aquilo
que
for
preciso
fazer
É
que
não
fazem
mesmo
nenhum
Hum
Conheci
um
que
estava
na
polícia
do
exército
O
que
é
que
ele
fazia
?
não
fazia
nada
é
é
que
nem
nem
controlava
os
outros
Hum
Não
fazia
nada
Puro
e
simplesmente
Puro
e
simplesmente
ia
para
o
quartel
vestia
a
roupa
/
e
vala
"
Então
o
que
é
que
nós
iamos
fazer
hoje
?
"
/
"
Ah
vais
para
ali
para
tal
sítio
"
/
"
Ai
é
?
Pronto
"
/
ia
para
tal
sítio
estava
lá
em
tal
sítio
um
bocado
e
tal
/
quando
chegava
a
hora
de
se
ir
embora
ia-se
embora
pronto
acabou
Pois
e
ao
fim
ao
cabo
ainda
aí
assim
a
gastar
o
dinheiro
do
pessoal
sem
fazer
nada
Por
isso
é
que
eu
porque
é
que
não
os
metem
em
Fazer
qualquer
coisa
que
valha
a
pena
Fazer
coisa
qualquer
coisa
a
limpar
as
florestas
/
eh
eh
aproveitavam
e
davam
este
treino
De
campo
de
campo
porque
hum
as
pessoas
que
ficam
a
fazer
a
tropa
aqui
em
Lisboa
ah
é
é
que
mesmo
de
devem
ter
mesmo
Vão
dormir
a
casa
todos
os
dias
É
Têm
um
treino
que
/
é
uma
coisa
parva
É
é
é
uma
tolice
/
pronto
Naquelas
coisas
que
até
dava
para
fazer
nas
férias
não
é
?
hhh
Fazer
a
vida
normal
depois
quatro
meses
pronto
as
férias
basta
É
Mas
não
não
não
se
fica
com
preparação
nenhuma
para
Se/ se não
Depois
vão
vão
vão
fazer
qualquer
operação
/
mais
melindrosa
/
Por
isso
é
que
eu
coisas
nas
mãos
ah
É
coisas
assim
hhh
Mas
o
Mas
bem
O
exército
português
sempre
foi
um
bocado
/
esquisito
Mas
é
que
sempre
Já
passou
por
boas
provações
mas
Não
/
acho
que
Portugal
só
teve
um
bom
exército
no
século
dezasseis
/
porque
de
resto
hhh
Aí
/
no
tempo
de
Dom
Afonso
Henriques
mas
isso
não
era
uma
questão
de
De
exército
de
exército
Eraumaquestãode/ era mesmo guerreiro
era
uma
questão
de
ir
de
ter
muito
/
acho
que
era
mais
uma
questão
de
uma
ideologia
forte
vai
para
aqueles
não
é
?
Era
vontade
Era
mesmo
uma
vontade
Os
outros
também
eram
fracos
também
juntava-se
à
falta
à
vontade
de
comer
não
é
?
Nãoestavam os outros não estavam tão organizados eles estavam ah com com força
/
e
os
meios
também
eram
diferentes
Nessa
altura
cinquenta
homens
era
um
exército
não
é
?
Claro
hhh
poderia
conquistar
o
já
hoje
Hum
hum
Era
tudo
são
vilas
ou
cidades
e
então
/
parece
um
grande
feito
hhh
na
altura
eram
três
ou
quatro
casas
Pois
Mas
pronto
com
conquistar
Silves
conquistar
Alcácer
conquiste
não
sei
o
quê
Ah
Silves
devia
ser
muito
grande
/
/
eh
ainda
agora
Sim
mas
/
repare
/
as
coisas
devem
ser
tomadas
na
na
nas
proporções
devidas
Lisboa
também
era
/
Mas
eu
ainda
apanhei
como
se
sabe
muito
pequena
hhh
com
/
com
comparada
com
qualquer
lado
Quando
eu
dei
isso
foi
na
quarta
classe
no
colégio
/
então
o
o
livro
com
que
nós
estavamos
a
dar
isso
da
história
de
Portugal
ainda
era
segundo
o
estilo
de
ensino
do <do regime> / do antigo regime
hhh
Em
que
era
os
portugueses
/
hhh
podiam
/
podiam
ser
derrotados
numa
batalha
podiam
/
podiam
ser
chacinados
mas
eram
sempre
os
heróis
/
sempre
os
heróis
/
/
mas
o
estilo
de
de
salazarista
e
e
então
nós
ficavamos
com
uma
ideia
completamente
errada
do
que
se
passava
/
porque
era
o
o
tratado
Methuen
/
está
/
quefoi foi péssimo para Portugal lá estava apresentado como /
um
grande
tratado
que
Portugal
fez
Ah
hhh
foi
muito
bom
e
não
sei
quê
Pronto
coisas
mesmo
/
Ah
isso
é
tudo
peso
do
da
ideologia
não
é
?
Ah
aí
aí
aí
há
uns
anos
atrás
houve
uma
amiga
minha
que
estava
fazer
o
curso
de
história
/
e
que
resolver
fazer
um
trabalho
sobre
os
manuais
escolares
/
/
ah
justamente
os
de
história
/
e
ver
como
que
a
ideologia
propassava
/
ao
longo
dos
manuais
e
pronto
e
deixava
as
suas
marcas
e
realmente
havia
coisas
completamente
/
desde
as
imagens
escolhidas
eh
hum
até
a
hum
/
aos
episódios
que
se
escolhiam
para
relatar
como
sendo
É
era
tudo
/
É
mas
é
é
uma
loucura
Não
não
se
falava
de
/
pronto
não
se
/
eu
lembro-me
Hoje
fala-se
da
propaganda
da
propaganda
capitalista
não
é
mas
/
a
propaganda
de
tipo
nazi
e
das
diferentes
ditaduras
/
se
calhar
deles
/
em
pouco
se
distinguia
nestas
não
é
?
Sim
Só
que
estas
são
um
pouco
encaputadas
/
/
ah
/
/
ah
isto
é
tudo
a
mesma
coisa
não
é
?
É
É
tudo
a
mesma
coisa
Mas
<eram
boas>
eram
boas
eram
bem
feitas
aquilo
estava
bem
pensado
/
Mas
eh
quantas
eles
e
produzia
efeitos
Por
exemplo
nesse
livro
de
história
quando
quando
houve
as
invasões
francesas
e
os
reis
tiveram
de
se
refugiar
/
/
uh
no
Brasil
houve
/
um
membro
da
família
real
acho
que
foi
a
rainha
deu
em
maluca
Hum
Já
não
sei
porquê
Lá
/
no
nesse
livro
mais
tarde
vim
a
saber
que
deu
mesmo
em
maluca
/
Ai
é
?
pronto
era
doida
/
depois
lá
no
livro
/
/
uh
fiquei
com
fiquei
com
uma
ideia
de
que
era
/
Com
a
ideia
hum
pronto
não
tinha
sido
nada
assim
teve
um
problema
de
saúde
/
Pois
uma
coisa
assim
qualquer
assim
do
do
gênero
uma
uma
coisa
assim
qualquer
/
uma
doença
tropical
qualquer
coisa
assim
hhh
Vacas
loucas
hhh
É
hum
/
É
absurdo
Disparate
Pois
é
J.
olha
/
eh
eu
acho
que
isto
já
chega
de
conversa
por
hoje
Brigadinha
/
pela
colaboração
Ah
de
nada
hhh
hhh
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