DI_35LF33b
Sem título
ID | 35 |
Participant | A. Carvalho |
Gender | Feminino |
Opções de representação
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O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
Muito
obrigada
Está
tudo
?
A
leitura
está
terminada
agora
se
não
se
importa
falamos
um
bocadinho
/
sobre
o
que
quer
que
/
hhh
muito
bem
calhe
Está
bem
Ah
está
bem
Por
acaso
já
tinha
feito
alguma
experiência
de
teste
deste
gênero
ou
...
Não
não
Não
?
Não
hhh
A
sua
irmã
nunca
usou
como
Ah
não
foi
não
/
não
/
por
acaso
falou-me
nisso
mas
depois
acabou
por
Hum
Resolver
as
coisas
de
outra
maneira
Com
outras
pessoas
sim
Hum
hum
Não
E
que
tal
já
trabalha
aqui
na
revista
de
há
muito
tempo
?
Sim
desde
o
princípio
portanto
isto
/
devem
ser
para
aí
uns
três
três
quatro
anos
Hum
hum
Era
assim
como
jornalista
que
sempre
pensou
trabalhar
ou
não
?
Ah
/
não
quer
dizer
não
não
tinha
assim
uma
ideia
muito
bem
definida
embora
gostasse
tinha
essa
ideia
entre
outras
não
é
?
E
hum
mas
pronto
era
uma
coisa
que
eu
sempre
tinha
gostado
e
aliás
já
tinha
feito
colaborações
antes
de
ser
jornalista
já
colaborava
Hum
hum
eventualmente não é com outras outros jornais
Hum
hum
Só
uma
curiosidade
grande
recentemente
confesso
que
não
me
lembro
exatamente
do
que
é
que
foi
Ah
/
sim
Sim
recebi
recebi
alguns
pre
hhh
hhh
Vai
Recebi
alguns
prémios
de
/
hhh
Olhe
ultimamente
Onde
é
que
é
isso
?
Han
?
Como é que é isso ? É bom é é /
É
bom
/
realmente
trabalho
?
é
Ah
/
não
mas
é
muito
gratificante
principalmente
porque
os
prémios
vêm
dos
nossos
pares
então
é
assim
um
feedback
muito
bom
porque
geralmente
os
os
jornalistas
/
/
ah
/
hum
/
enfim
as
coisas
que
que
eles
escrevem
não
têm
reação
e
não
têm
que
ter
não
é
/
porquetêmou/enfime e o o que os jornalistas são são os intermediários entre /
Pois
são
as
coisas
que
acontecem
e
o
público
não
é
?
Claro
Portanto
ah
/
que
é
bom
quando
o
conteúdo
/
é reconhecido enquanto enquanto artigo enquanto texto enquanto reportagem /
Exatamente
é
Pois
enquanto
comenta
é
isso
E
pronto
então
recebi
o
prémio
nacional
de
saúde
/
por
um
trabalho
que
fiz
sobre
bebés
/
Hum
bebésquehádezanos[///] pronto não faz mal / mas bebés que há dez não tinham nascido e que /
Confesso que não não conheço o seu trabalho /
desculpe-me
e
que
graças
aos
avanços
da
medicina
neo-natal
e
e
/
/
e
fetal
mesmo
já
é
possível
terem
nascido
/
Mesmo
?
/
e
Sim
/
emboraeh/ não quer dizer nada
?
que
se
compare
hum
na
a
casos
no
estrangeiro
que
os
bebés
já
podem
ser
operados
no
útero
não
é
retirados
/
e
fi
/
e
/
pronto
casos
de
de
de
pequenas
hérnias
/
em
que
o
bebé
não
aguenta
os
nove
meses
e
portanto
não
consegue
/
/
ah
não
consegue
ah
sim
Acabar
a
E
hum
e
há
casos
desses
ca
pronto
isso
é
me
mesmo
uma
medicina
de
ponta
que
nem
pensar
/
Ainda
não
é
possível
/
ah
/
ainda
não
é
possível
e
são
casos
mesmo
/
/
ah
último
recurso
porque
é
uma
coisa
muito
arriscada
e
é
mesmo
/
casos
em
que
a
criança
não
sobreviveria
e
aquilo
é
mesmo
a
forma
a
única
forma
de
conseguirem
salvar
o
bebé
É
Cá o que se faz são coisas que que enfim também se representa salvar uma vida
não
é
que
é
tipo
fazer
transfusões
sanguíneas
/
a
um
bebé
que
ainda
está
dentro
do
útero
quando
há
aquelas
incompatibilidades
quando
o
bebé
tem
anemias
/
Hum
hum
e
portanto
já
se
fazem
já
se
fazem
coisas
desses
tipo
/
e
já
se
fazem
ah
por
exemplo
pode-se
fazer
/
/
ah
hum
/
tipo
análises
não
é
tipo
biopisias
de
um
bebé
tirar
um
bocadinho
de
uma
célula
ou
tirar
um
bocadinho
de
qualquer
tecido
ou
qualquer
órgão
/
para
analisar
e
e
fazer
um
diagnóstico
/
pronto diagnóstico pré-natal é uma coisa que que existe o que não existe é a fase
de
de
cura
e
de
intervenção
pronto
isso
isso
não
Claro
/
demora
a
resolver
todos
os
casos
Pois
isso
não
está
mas
depois
há
a
parte
da
medicina
neo-natal
que
está
muito
também
está
muita
avançada
não
é
?
Todo
o
todos
os
casos
dos
prematuros
/
Hum
hum
dos bebés que nascem com problemas dos bebés de [/] de mães toxicodependentes /
/
e
mas
pronto
principalmente
os
bebés
que
nascem
antes
do
prazo
Hum
hum
É
dos
trabalhos
que
lhe
deu
mais
prazer
fazer
?
Foi
foi
foi
um
trabalho
que
eu
gostei
muito
porque
/
/
ah
foi
o
primeiro
trabalho
que
eu
fiz
logo
a
seguir
ter
estado
de
licença
de
de
/
de
parto
não
é
?
Estava
sem
?
E
então
estava
muito
e
/
e
depois
eu
tentei
/
ah
claro
que
estes
casos
há
uma
percentagem
muito
grande
correm
mal
mas
eu
tentei
dar
um
perspetiva
positiva
ou
seja
/
recusei
todos
os
casos
em
que
os
médicos
diziam-me
/
que
hum
/
/
ah
pronto
/
pa
para
um
médico
era
um
caso
bem
sucedido
mas
em
que
uma
criança
tinha
ficado
com
surdez
ou
com
cegueira
mas
pronto
para
o
médico
/
Hum
que
ele
de
/
a
criança
tinha
sobrevivido
não
é
tinha
problemas
gravíssimos
e
/
tinham
conseguido
que
a
criança
sobrevivesse
embora
com
essas
esses
problemas
Com
essas
deficiências
e
essas
deficiências
pronto
mas
eu
recusei
esses
casos
e
/
e
tentei
mesmo
encontrar
casas
eh
/
com
final
feliz
não
é
?
Então
foi
bom
/
Hum
hum
sim
Mas
eh
manter
no
no
seu
trabalho
também
a
perspetiva
dos
outros
que
podem
não
correr
tão
bem
Ah sim claro mas não falei não falei nem com pais nem com as crianças /
Sim
Claro
porque é é demasiado violento não é quando [/] quando toca a crianças falar de dos
Hum
hum
aspetos
negativos
é
muito
violento
Claro
claro
Então
vai
publicar
na
mesma
?
/
eh
hum
Foi
/
foi
já
há
bastante
tempo
sim
/
Já
?
sim
/
ainda
foi
o
ano
passado
porque
os
prémios
refle
refe
referem
sempre
/
ao
ano
anterior
sim
esse
trabalho
ah
ou
não
mas
já
agora
/
Hum
/
ah
como
é
que
lhe
surgiu
a
ideia
?
Foi
pelo
o
facto
de
ter
/
ah
estar
grávida
recentemente
ter
Não
acho
que
a
ideia
a
ideia
foi
/
nem
sei
bem
/
foi
numa
reunião
nós
temos
reuniões
onde
apresentamos
ideias
/
Hum
/
e
/
hum
de
reportagens
e
/
e
/
Reportagem
e
nem
sei
se
foi
surgiu
de
mim
quer
dizer
eu
cheguei
e
e
/
acho
que
a
aliás
a
a
ideia
já
se
referia
/
há
portanto
há
três
meses
antes
não
é
?
Hum
hum
Portanto
/
era
o
momento
em
que
estava
em
/
em
stand-by
e
depois
deram
/
Hum
deram-me
porque
se
calhar
porque
pensaram
que
eu
estava
/
que
eu
estava
mais
sensibilizada
para
fazer
uma
coisa
desse
tipo
/
Hum
e
porque
já
tinha
saído
coisas
em
revistas
estrangeiras
/
portanto
a
ideia
era
era
ve
/
era
um
tema
sim
era
saber
/
ah
como
é
que
as
coisas
se
passavam
cá
pronto
Claro
Hum
hum
Eh
as
coisas
eh
na
revista
passassam-se
mais
ou
menos
como
/
cada
um
vai
com
as
suas
ideias
?
Cadaumvemcomassuasideias não cada um vem com as suas ideias e apresenta-as /
temas
/
ah
depois
são
aprovadas
ou
não
/
depois
as
ideias
são
distribuídas
quer
dizer
a
minha
eu
eu
dar
uma
ideia
não
quer
não
quer
dizer
necessariamente
que
eu
tenha
de
fazer
/
Hum
hum
não
é
?
Há
pessoas
mais
sensibilizadas
para
determinada
matéria
há
pessoas
com
Claro
gostam
ou
porque
te
têm
até
têm
mais
facilidade
de
contactos
e
isso
/
ah
e
depois
há
uma
certa
especialização
eu
geralmente
faço
temas
de
educação
e
de
saúde
/
faço
muito
esses
temas
e
depois
geralmente
quando
aparecem
ideias
dessas
áreas
vão
para
mim
faço
muitas
coisas
sobre
crianças
também
/
na
área
da
da
psicologia
e
/
Hum
hum
pedopsiquiatria
Como
/
como
já
tem
bastantes
dados
acaba
por
ser
mais
fácil
Poiséissoéessa é essa a ideiasim
mais
ou
menos
canalizar
as
coisas
para
as
pessoas
que
as
re
as
resolverão
melhor
Hum
hum
e
são
mesmo
essas
as
áreas
de
que
gosta
mais
ou
foi
uma
?
Sim
Sim
Não
gosto
sinceramente
gosto
de
educação
sim
faço
aquelas
coisas
/
de
estudantes
não
é
de
/
Hum
hum
propinas
hhh
pronto
faço
isso
/
hhh
É
fazer
uma
hhh
das
dificuldades
do
hhh
dos
investigadores
que
viverem
em
Portugal
Ah
investigadores
nunca
fiz
fiz
uma
sobre
os
professores
universitários
/
Sim
?
Fiz
sim
quando
houve
aquela
coisa
em
que
os
professores
eh
Fizemos
greve
Fizeram
greve
exatamente
Hum
hum
pois
é
Pois
agora
o
tema
que
me
toca
hhh
É
investigadores
pois
sim
É
investigadores
e
docentes
por
os
docentes
têm
muito
poucas
condições
para
poder
desenvolver
investigação
no
entanto
são
obrigados
a
fazer
investigação
e
são
docentes
investigadores
de
carreira
Claro
Cla
Han
han
Mas
depois
nada
vos
é
facilitado
Não
eh
concorrer
a
bolsas
nem
a
outra
qualquer
existe
mas
o
não
enfim
eu
tive
por
exemplo
a
cada
doutorado
/
Pois
imagine
que
é
concedido
cinquenta
mil
escudos
/
para
o
ano
inteiro
/
Hum
hum
/
ah
/
hum
ao
candidato
eh
em
contrapartida
/
hhh
Han
triplo
para
cada
um
dos
investigadores
e
milhares
de
pontos
para
a
instituição
e
o
trabalho
/
Pois
pois
pois
nunca
/
Claro
nem
o
resultado
deles
Claro
Digamos
que
Pois
Sim
sim
Um
dia
destes
fui
aqui
ao
ministro
da
ciência
e
tecnologia
só
para
só
para
lhes
explicar
que
/
ah
as
respostas
que
me
davam
das
diferentes
instituições
nomeadamente
da
e
de
outras
/
que
diziam
que
quem
está
em
condições
de
concorrer
ao
não
pode
obviamente
concorrer
a
bolsas
da
nomeadamente
Hum
Hum
hum
É
era
injusto
isto
não
faz
sentido
porque
uma
coisa
não
tem
nada
a
ver
com
a
outra
as
bolsas
de
de
hum
são
/
Claro
Pois
muito
mais
eh
/
são
muito
melhores
/
Claro
Pois
/
enfim
/
pois
imagino
específicos
de
cada
um
Cla
Sim
Mas
curioso
que
é
um
assunto
que
/
talvez
por
atingir
relativamente
pouca
gente
não
não
não
não
passa
Pois
pois
isso
se
calhar
também
não
há
muita
sensibilidade
de
que
realmente
é
o
prestigia
uma
instituição
é
a
investigação
e
não
propriamente
Sim
só
a
passagem
de
testemunho
dos
professores
para
alunos
Claro
Se
calhar
não
há
muito
bem
essa
noção
se
calhar
pensa-se
que
as
faculdades
são
só
/
sítios
de
venda
de
aulas
não
é
Ah pois mas ah na nossa por exemplo é uma é uma faculdade cujas licenciaturas
são
essencialmente
viradas
para
a
parte
da
investigação
mais
do
que
para
a
do
ensino
consiga
ter
o
seu
os
eh
cadeiras
de
/
Do
ensino
pois
didáticas
de
especialização
para
aqueles
que
querem
dar
aulas
/
Pois
/
pois
o
ensinar
no
final
só
faz
aquilo
quem
quer
as
licenciaturas
não
incluem
aquelas
cadeiras
porque
são
Claro
Pois
pois
viradas
para
a
investigação
/
Pois
/
e
/
e
gostavamos
de
manter
o
prestígio
que
já
adquirimos
nessa
área
simplesmente
Sim
Pois
/
pois
pois
É
assim
por
muito
que
queiramos
não
consigamos
fazer
muito
hhh
hhh
Mas
se
calhar
existem
outros
exemplos
eh
tem
trabalhado
sobre
/
Pois
é
[
/
]
sobre
/
outras
instituições
ou
Não
quer
dizer
trabalhei
quando
fiz
esse
trabalho
dos
professores
universitários
claro
foi
referida
essa
questão
não
é
não
sei
se
insiste
muito
nela
/
/
ah
hum
não
me
lembro
bem
mas
eh
/
mas
pronto
falei
/
falei
das
coisas
mais
ou
menos
no
geral
não
é
falei
com
/
Hum
hum
mas
lembro-me
de
recolher
vários
depoimentos
de
de
professores
em
que
/
eles
diziam
realmente
isso
que
tinham
/
tinham
/
hum
tinham
que
fazer
mestrado
em
e
depois
isto
e
<depois
aquilo>
depois
aquilo
e
entretanto
dar
aulas
/
/ e / e que e que realmente lhes sobrava pouco
Claro
tempo
e
disponibilidade
mental
para
/
fazer
o
que
realmente
lhes
interessava
em
muitos
casos
/
e
e
depois
eh
não
era
só
isto
é
que
depois
eh
/
/
ah
havia
muitos
professores
que
por
se
considerarem
/
ah
mal
pagos
e
por
consi
por
considerarem
que
não
tinham
condições
minímas
/
/
ah
davam
aulas
em
várias
faculdades
e
em
várias
/
Sim
sim
privadas
e
então
/
/
ah
eu
falei
com
professores
que
/
/
ah
davam
aulas
em
Coimbra
e
no
Porto
e
andavam
sempre
para
aqui
e
para
ali
/
Imagino
e
que
pronto
eram
quase
viajantes
não
é
?
Sim
sim
Quase
Há
há
algumas
pessoas
assim
/
/
ah
mas
também
há
alguns
que
têm
dedicação
exclusiva
e
que
não
podem
dar
aulas
noutros
locais
mas
eh
/
Sim
sim
sim
sim
/
sim
sim
Mas
há
muitos
professores
Mas
claro
mas
há
muitos
professores
que
furam
essa
dedicação
exclusiva
não
é
isso
não
está
muito
controlado
/
Sim
aí
nas
privadas
Não
sei
ah
sim
nas
privadas
já
que
aceitam
Hum
hum
/
com
recibos
verdes
já
algumas
que
têm
têm
conseguido
Sim
é
a
única
maneira
de
sobreviver
não
é
Pois
/
pois
claro
claro
pois
é
As
pessoas
têm
salários
realmente
baixos
é [/] é talvez aquela / hhh talvez o peso que se tivesse dado à questão salarial
tivesse
sido
excessiva
mas
não
Pois
sim
sim
sim
mas
eles
depois
ah
lá
os
professores
que
estavam
à
frente
dessa
plataforma
e
tal
/
Hum
eles
depois
até
referiam
isso
quer
dizer
/
Era
?
que
/
que
havia
uma
questão
de
fundo
não
é
pois
/
Que
não
era
essa
a
questão
era
uma
questão
de
o
que
eles
diziam
é
que
os
eh
os
professores
deixaram
de
ser
vistos
como
uma
classe
/
/
ah
/
como
a
elite
de
um
país
num
fundo
não
é
e
como
/
Hum
hum
/
ah
hum
e
como
isso
como
investigadores
sim
Claro
Por
outro
lado
eu
acho
que
era
de
extrema
injustiça
e
isso
foi
uma
das
coisas
que
na
altura
/
que
/
ah
deixasse
de
haver
uma
espécie
de
equivalência
como
houve
<e
era
justo>
[
/
]
e
era
justo
que
/
Hum
e
Pois
mas
era
essa
era
essa
era
essa
a
questão
era
perca
da
/
da
/
da
equivalência
a
uma
série
de
anos
não
é
?
Sim
e
do
presti
e
do
prestígio
que
isso
alimenta
porque
/
Que
isso
Pois
claro
da
diferença
salarial
Pois
mas
era
assim
eu
não
me
lembro
como
mas
era
assim
uma
/
um
número
uma
percentagem
/
muito grande hhh / ah e até era foi engraçado porque eu até tinha /
hhh
tinha
um
caso
que
era
um
professor
universitário
/
que
tinha
/
um
pai
juíz
/
ou uma mulher juíza era qualquer coisa assim portanto eram / via-se essa essa discrepância em família /
Hum
hum
que
era
começa
até
que
hum
ganhavam
os
dois
a
mesma
coisa
até
que
de
repente
ele
começou
/
a
mulher
começou
a
ganhar
muito
mais
do
que
ele
e
era
muito
engraçado
porque
/
hhh
depois
ainda
havia
ainda
tinha
o
pai
o
pai
que
também
era
qualquer
coisa
também
era
juíz
ou
qualquer
coisa
assim
Hum
hum
Estava
no
topo
da
carreira
Bem
eram
eram
três
carreiras
/
que
eh
com
o
qual
os
professores
se
comparavam
/
pronto
para
melhor
e
para
pior
era
juízes
Hum
hum
professores
e
outra
qualquer
/
E
outra
e então ela e e isso tudo em família /
/ahessas e / esses discrepâncias
Agora
É
não
é
?
Sim
era
sim
Existem existem casos desses que são por outro lado existem também
em
grande
discrepância
por
enquanto
entre
aquilo
que
se
passa
no
politécnico
e
aquilo
que
se
passa
nas
universidades
porque
as
carreiras
/
Ai
é
?
/
são
diferentes
a
nível
determinados
escalões
eh
que
exigem
o
mesmo
tipo
de
habilitações
/
Pois
/
ah
são
Ai
é
?
É
Pois
Ne
/
ne
neste
caso
estava
Ai
é
?
Isso
é
incrível
não
é
?
É
Porque
É
porque
eles
têm
a
secção
já
de
é
assim
uma
coisa
/
/
ah
sem
ter
mestrado
Pois
Portanto
à
partida
nós
temos
mestrados
e
continuamos
como
assistentes
/
Han
han
hhh
/
Pois
até
fazer
o
doutoramento
Claro
Por
outro
lado
existe
outro
/
do
facto
de
não
de
não
podermos
ter
eh
dispensa
de
serviço
sempre
que
temos
direito
a
ela
Dispensa
mas
tipo
licenças
para
doutoramento
é
isso
?
Dispensa
de
serviço
social
Exatamente
há
dois
anos
que
peço
eh
dispensa
para
/
fazer
o
doutoramento
e
não
consigo
dar
aulas
lá
na
mesma
Hum
hum
mas
com
o
argumento
de
que
há
falta
de
de
professores
?
Exatamente
alguém
tem
que
dar
as
aulas
hhh
Claro
Naturalmente
eu
continuarei
a
dar
aulas
o
que
acontece
é
que
eu
concorro
/
Pois
hhh
colegas
meus
/
/
ah
estão
a
terminar
os
seus
contratos
e
ainda
não
poderam
desfrutar
do
tempo
Pois
pois
a
que
têm
direito
Claro
Inclusive
há
uma
situação
caricatada
que
é
o
facto
de
eh
o
nosso
departamento
ter
decido
que
mantemos
as
condições
atuais
em
termos
de
de
docentes
/
/
ah
em
vez
de
os
três
anos
permitidos
por
lei
/
Sim
dispensa
de
serviço
só
podemos
usar
dois
/
Pois
E
mesmo
assim
já
ah
contando
com
o
Até
parece
que
vos
estão
a
fazer
um
favor
Exatamente
hhh
Pois
Imagine
este
trabalho
que
eu
estou
a
fazer
desde
fevereiro
já
estaria
concluído
Sim
se
eh
ele
tivesse
consciência
disso
Exclusivamente
a
trabalho
a
trabalhar
para
ele
que
eu
tenho
quer
dizer
avaliação
tenho
que
dar
as
aulas
tenho
que
os
preparar
tenho
que
fazer
tudo
o
resto
hum
reuniões
e
fazer
tudo
/
todo
o
serviço
do
centro
que
isso
aca
acarreta
e
para
além
disso
andar
a
preocupar-me
/
que
informantes
estão
em
casa
não
está
em
casa
a
que
horas
é
que
pode
/
ah
não
posso
inserir
posso
Pois
que
massada
sim
sim
Pois
De
modo
a
sei
lá
hhh
Pois
pois
mas
já
começou
na
fase
de
de
de
De
tratamento
dos
?
Sim
de
gravação
pelo
menos
Tenho
estado
a
fazer
transcrição
de
algumas
coisas
me
mas
/
eh
infelizmente
ainda
é
muito
pouco
porque
tenho
privilegiado
a
/
a
recolha
Pois
Pois
isso
não
não
/
não
tem
que
mudar
?
Não
ah
não
é
de
noventa
mi
/
ah
É
de
/
é
de
noventa
minutos
portanto
quase
a
terminar
os
trinta
e
cinco
Ah
Está
bem
não
pensei
que
tivesse
que
mudar
a
a
cassete
mas
ainda
Hum
Sim
sou
capaz
de
ter
de
mudar
mais
daqui
a
pouco
Pois não é que eu mudo mas eu eu uso de sessenta portanto é /
Pois
já
tem
meia
hora
já
tem
hhh
hhh
Já
estava
a
ver
que
/
Ah
eu
optei
justamente
por
eh
cassetes
de
de
noventa
porque
/
isso
faz
com
que
para
a
generalidade
dos
informantes
eu
não
precise
de
interromper
pelo
menos
um
/
Ah
de
interromper
[
/
/
]
pelo
menos
durante
a
parte
de
leitura
Pois
não
é
é
preferível
eu
só
não
uso
porque
nós
usamos
gravadorzinhos
pequeninos
de
pilhas
/
Ah
sim
E
aquilo
não
tem
capacidade
para
estar
Refere-se
ao
micro
ou
...
Sim
aqueles
pequeninos
ah
Hum
Sim
e
/
e
então
/
pronto
as
cassetes
deve
ser
por
isso
porque
as
cassetes
aqui
são
são
nos
dadas
aqui
não
é
e
são
sempre
de
Hum
hum
sessenta
deve
ser
para
não
sobrecarregar
muito
lá
a
engranagem
Como
é
que
vocês
fazem
a
transcrição
quem
é
que
vos
eh
faz
são
vocês
?
Somos
nós
Cada
um
de
vocês
é
que
faz
Claro
sim
sim
/
claro
E
normalmente
quando
partem
para
fazer
a
pesquisa
vão
sempre
do
vosso
gravador
e
é
com
base
Sim
quer
dizer
há
ca
há
há
trabalhos
em
que
não
não
gravamos
porque
/
não
é
é
que
só
precisavamos
não
só
precisamos
de
uma
/
tomar
notas
e
de
uma
simples
declaração
não
é
isso
não
se
justifica
estar
a
gravar
e
/
Hum
hum
e
pode-se
selecionar
logo
aquilo
o
que
o
entrevistado
diz
/
Hum
hum
aquilo
que
nós
iremos
precisar
aquilo
que
será
importante
não
é
?
Hum
mas
O
que
é
que
lhe
ocupa
mais
tempo
é
essa
parte
do
trabalho
aprovação
do
texto
?
Ai
a
parte
Mesmo
concessão
do
texto
Ah
/
quer
dizer
o
texto
eu
eu
quando
tenho
que
às
vezes
escrevo
assim
num
dia
/
sei
lá
vinte
mil
carateres
pronto
mas
é
mais
sobre
pressão
se
eu
tiver
muito
tempo
para
escrever
se
eu
tiver
uma
semana
/
<demoro
muito
tempo>
demoro
muito
tempo
/
mas
quer
dizer
hhh
hhh
Se
tiver
que
ser
Se
tiver
que
ser
não
tenho
outro
remédio
aliás
ultimamente
tem
sido
mesmo
assim
Hum
Todos
fiz
duas
capas
em
duas
semanas
/
portanto
tive
um
/
umasduassemanaspara para organizar dados e depois /
umdia / um dia e meio e tal para
Foi
aí
que
fez
a
última
capa
?
para
escrever
Não
não
a
última
nem
sei
o
que
é
que
é
de
beleza
não
sei
quê
isso
é
de
é
uma
Utilizam muitas vezes material de / de
é
uma
tradução
Sim eles têm eles têm que /
esse
esses
/
Sim
essas
exclusividades
não
é
tem
os
exclusivos de
da
/
Hum
de
time
/
e
da
Hum
hum
É
E
portanto
hum
alguns
eh
dos
artigos
vejo
ali
que
são
de
colaboradores
dessas
revistas
estrangeiros
Pois
pois
sim
/
sim
Limitam-se
a
trazer
uma
tradução
disso
É
É
tradução
e
depois
muitas
vezes
adapta-se
à
realidade
portuguesa
neste
caso
/
era
de
um
artigo
sobre
a
beleza
e
o
que
é
que
os
cientistas
acham
da
beleza
e
hhh
pronto
é
assim
uma
coisa
um
bocado
confusa
/
y
e então o que se fez foi foi arranjar pequenos depoimentos
e
pontuar
o
texto
com
pequenos
depoimentos
de
portugueses
/
o
que
é
que
acham
que
é
uma
uma
/
uma
pessoa
bonita
e
a
questão
da
simetria
do
rosto
e
bla
bla
bla
/
Interessantíssimo
Interessantíssimo
exatamente
hhh
hhh
hhh
E
Todos
têm
de
sobreviver
independemente
de
serem
feios
ou
não
Têm
Pois
pois
também
acho
hhh
Mas
/
eh
/
pois
é
mais
ou
menos
isso
que
se
faz
Quem
quem
é
que
de
decide
ah
o
que
é
que
deve
ser
a
capa
?
Ah
isso
são
/
as
eh
Os
não
é
?
É
hhh
E
e
com
com
base
no
quê
?
Há
com
um
base
em
[/] em
com
base
na
atualidade
claro
que
tem
de
ser
/
Na
atualidade
com
base
na
hum
na
eventualidade
daquilo
/
atrair
mais
ou
vender
mais
não
é
/
por
isso
é
que
aparecem
muitas
capas
meninas
e
tal
/
Claro
Pronto
isso
já
sabem
todas
as
revistas
não
é
volta
e
meia
tem
que
ser
/
Ou
daquelas
fotografias
mais
chocants
ou
tipo
/
Pois
aqui
na
Visão
não
há
tanto
fotografias
muito
chocantes
não
é
/
Não
não
porque
isso
é
mais
nos
jornais
diários
não
é
quando
/
Sim
é
mais
uma
coisa
utilizada
pelos
diários
do
que
pelos
semanários
mas
pronto
aquelas
coisas
mais
/
Tem
tido
que
se
considera
mais
apelativas
Tive
pessoas
a
fazer
as
entrevistas
de
manhã
e
/
e
à
tarde
E
à
tarde
fazê-las
logo
não
é
deve
ser
um
stress
muito
grande
e
uma
pressão
constante
mas
por
outro
lado
/
Imagino
se
calhar
uma
pessoa
desembaraça-se
mais
depressa
de
/
das
preocupações
que
tem
porque
acaba
acaba
logo
ali
e
passa
para
outro
trabalho
e
há
um
maior
enquanto
aqui
a
pessoa
está
sempre
a
moer
naquilo
vai
para
casa
e
pensa
será
que
vai
e
não
sei
quê
e
tal
Como
é
que
eu
posso
compôr
Nese sim
E
lá
é
é
há
um
imediatismo
muito
maior
não
é
?
Hum
hum
Mas
eu
não
gostava
/
pronto
mas
acho
que
Pois
gosta
de
pensar
no
caso
Sim
mas
acho
que
há
pessoas
que
até
/
Preferem
até
preferem
porque
precisamente
por
isso
por
poderem
não
há
não
porque
não
há
aquele
cansaço
de
/
pensar
muito
nas
questões
e
não
sei
quê
é
tudo
uma
coisa
/
/
que
se
faz
num
dia
não
é
?
Hum
hum
Faz-se
num
numa
manhã
e
escrevesse
à
tarde
pronto
Sim mas no dia seguinte já não já não são lidos
Hum
pois
É
praticamente
ilegível
Pois
pois
se
calhar
hhh
hhh
hhh
Não
eu
acho
que
deve
haver
sempre
algum
prazer
em
que
as
coisas
fiquem
não
é
de
alguma
maneira
embora
datadas
/
Claro
pois
ah
fiquem
como
um
testemunho
Pois
Sim
Sim
aliás
ah
/
que
eu
gosto
mais
de
fazer
pronto
a
/
aqui
na
Visão
faz-se
reportagem
mas
também
faz-se
/
pequenas
notícias
alguma
/
alguma
coluna
duas
colunas
/
ou
uma
página
pronto
são
assim
coisinhas
pequenas
não
me
dá
tanto
prazer
fazer
sinceramente
porque
/
Hum
hum
gosto
mesmo
é
de
investigar
ir
para
Norte
e
para
o
Sul
falar
com
este
procurar
pessoas
/
/
ah
procurar
sítios
/
/
e
é
isso
acho
que
me
interessa
isso
/
Hum
hum
/
ah
acontece
nos
diários
porque
os
diários
também
volta
e
meia
têm
grandes
reportagem
/
mas
é
muito
mais
esporadicamente
não
é
?
Aqueles
cadernos
que
às
vezes
falham
E
fazem
os
cadernos
que
são
tipo
mini
semanais
também
/
Hum
hum
hhh
Mas
pois
Masehtêmdefazerde das duas coisas não simplesmente reportagem
Sim
Não
Não
Passa
por
todos
ao
fim
ao
cabo
Pois
agora
tenho
em
mãos
/
uma
coisa
que
é
uma
página
que
é
/
é
hum
/
sobre
o
zapping
literário
/
para
a
cultura
eu
sou
da
da
da
sociedade
ou
seja
so
aqueles
temas
tipo
educação
/
Hum
hum
saúde
ecologia
ambiente
pronto
são
sociedade
/
Hum
hum
/
e
pronto
mas
agora
vou
fazer
um
trabalho
para
a
cultura
que
é
o
zapping
literário
/
que
é
com
base
numa
/
numa
notícia
que
saiu
sobre
uma
editora
que
agora
não
me
lembro
o
nome
francesa
/
que
então
decidiu
/
hhh para abreviar tempo e para não tornar os clássicos e os os livros /
/
ah
hum
/
São
difícies
de
ler
/
hum
tão
massadores
não
é
resolveram
fazer
fazer
uma
edição
de
hhh
[
/
]
de
todos
esses
livros
e
todos
assim
grandes
autores
/
/
ah
co
tipo
com
regras
de
trânsito
ou
seja
ah
leia
isto
isto
e
isto
e
depois
/
Passe
à
frente
hhh
exatamente
passe
passe
aqui
que
isto
é
descrições
e
divagações
e
reflexões
do
autor
não
interessa
nada
/
e
passe
para
tal
então
a
pessoa
segue
assim
uma
linhazinha
vermelha
e
umas
indicações
e
não
sei
quê
/
/
e
/
e
então
depois
consegue
Pois
/
e
então
depois
consegue
/
consegue
então
saber
a
história
toda
e
tal
hhh
/
e
e
então
/
pronto
vou
falar
disso
e
vou
falar
com
as
seleções
que
acho
que
são
os
únicos
que
fazem
esses
romances
condensados
/
parece
que
têm
muita
saída
mas
eles
cortam
mesmo
quer
dizer
ficam
assim
/
Pois
sim
É
é
mas
capítulos
inteiros
É
Capítulos
pois
Hum
Mas
mas
aquilo
tem
saída
eu
não
sei
se
as
pessoas
leem
/
Têm
têm
muita
saída
Hum
pois
sim
isso
eu
já
falei
para
lá
e
disseram-me
que
sim
que
realmente
eles
hhh
hhh
Mas
têm
pouco
tempo
não
é
então
Pois
E
/
e
então
despacham
assim
não
é
?
hhh
hhh
tipo
ah
/
nos
diálogos
e
então
/
É
?
prontoahcomocomoelesexplicavamlána no
a
maneira
de
de
ler
ah
penso
que
foi
no
ou
na
na
não
sei
bem
/
/
ah
explicavam
que
realmente
era
uma
maneira
de
não
perder
o
fio
à
meada
saltando
as
partes
dispensáveis
/
e
depois
sabendo
a
história
toda
não
é
o
Isto
faz-me
lembrar
a
observação
que
eu
fiz
um
dia
umas
alunas
minhas
/
elas
estavam
a
tentar
compreender
um
artigo
/
que
era
realmente
difícil
/
era
de
linguística
e
era
difícil
porque
não
estava
muito
bem
escrito
/
Pois
enfim
e
hhh
eu
sugeri
uma
coisa
desse
gênero
hhh
/
Sim
já
que
elas
não
tinham
tempo
hhh
para
ler
aquilo
tudo
/
elas
que
leem-se
hhh
o
início
de
cada
parágrafo
porque
se
a
informação
não
estivesse
no
primeiro
período
/
é
porque
realmente
hhh
aquilo
não
fazia
sentido
hhh
e
era
quase
sempre
assim
porque
eu
li
o
artigo
eu
conheci
este
artigo
/
Foi
e
sabia
que
uma
tendência
grande
hhh
e
que
pode
ser
discutida
mas
era
dele
/
Pois
/
ah
de
dizer
no
primeiro
de
cada
parágrafo
/
ao
fim
ao
cabo
tudo
aquilo
que
realmente
era
importante
depois
tentava
explicar
exemplificar
Hum
hum
<e
tal>
e
tal
mas
metia
os
pés
pelas
mãos
/
quem
hhh
fosse
ler
aquilo
tudo
/
Não
valia
a
pena
hum
/
ela
era
um
problema
porque
ficava
com
mais
dúvidas
do
que
antes
portanto
se
elas
leem-se
apenas
hhh
o
período
inicial
do
parágrafo
/
hhh
ficavamos
perceber
melhor
o
que
ele
queria
dizer
do
que
hhh
se
leem-se
aquilo
perceber
Pois
então
é
mais
ou
menos
hhh
é
mais
ou
menos
esta
hhh
Pois
hhh
Agora
estou
cheia
de
vergonha
hhh
que
era
ridículo
hhh
é
claro
que
não
se
pode
ler
um
texto
assim
Claro
Mas
acaba
por
ser
hhh
uma
leitura
na
diagonal
não
é
?
hhh
Pois
pois
Enfim
mas
esses
eram
assim
grandes
/
grandes
autores
e
suponho
que
lá
das
/
das
seleções
devam
ser
uns
os
clássicos
portugueses
e
isso
/
e
eu
queria
saber
quem
faz
não
é
/
Sim
mas
também
com
que
critérios
é
que
tiram
assim
nacos
de
texto
Fazem
coisas
mirabolantes
hhh
É
Fazem
coisas
mirabolantes
Ah
eu
por
exemplo
com
os
dicionários
Ah
sim
?
O
quê
?
Ah
sim
é
/
/
presidente
da
câmara
de
Sintra
A
E.
Estrela
A
E.
Estrela
sim
/
acho
que
já
foi
responsável
pela
edição
do
dicionário
/
/
e
consta
que
/
aquilo
foi
assim
uma
miscelânia
de
outros
dici
dicionários
feitos
sem
critério
nenhum
/
e
quem
percebe
de
léxico
crítico
Han
Não
tem
Está
não
é
?
E
acho
que
quem
faz
aquilo
como
num
livro
que
pretende
ser
didático
Pois
Ah
ou
de
uso
generalizado
e
Hum
Quer
dizer
faz
isso
com
qualquer
coisa
Hum
/
e
não
tem
ideia
de
outra
editora
que
cometa
essas
atrocidades
lá
contra
Ah
contra
li
/
eh
com
livros
científicos
ou
li
com
outros
?
Pois
pois
Não
então
mais
eh
outros
sim
Ah
/
hhh
com
atrocidades
eu
farto-me
de
encontrar
hhh
eh
/
É
que
eu
se
hhh
mas
se
calhar
não
são
tão
graves
por
exemplo
a
Porto
a
Porto
Editora
ultimamente
tem
feito
um
gran
/
algum
esforço
em
melhorar
a
qualidade
das
suas
edições
mas
aquilo
ainda
nem
que
miserável
Mas
quê
em
nível
de
traduções
e
...
O o nível das traduções sim /
ao
nível
das
traduções
e
mesmo
/
/
ah
nos
livros
portugueses
as
edições
eram
baseadas
/na/ no mais reles que poderia haver eles escudam-se no facto
de
serem
uma
editora
para
o
grande
público
Pois
/
pois
mas
facilitam
/
começou
a
dizer-se
não
é
e
/
Pois
hhh
as
edições
eram
péssimas
mas
não
são
os
únicos
/
lembro-me
de
uma
vez
ter
feito
um
trabalho
de
de
coação
de
/
/
hum
todas
as
edi
/
edi
edições
existentes
de
/
dos
poemas
de
Fernando
Pessoa
e
de
hum
ortónimo
/
um
um
dos
Hum
que
foi
o
primeiro
a
ser
editado
ora
muito
bem
o
que
é
que
acontecia
/
eram
raríssimas
raríssimas
as
edições
que
tinham
o
texto
/
de
acordo
com
a
a
versão
final
autorizada
pelo
autor
Então
?
Tinham
erros
que
depois
sugerem
mil
interpretações
diferentes
imagine
o
que
é
/
Ah
sim
?
/ ah basta que você compare um um um poema com com o outro
em
cinco
ou
dez
edições
para
verificar
que
existem
três
ou
quatro
versos
que
foram
completamente
trocados
eh
palavras
substituídas
por
outras
Mas
porquê
?
Porquê
?
Por
erros
por
erros
de
cópia
De
tipografia
e
isso
tudo
Não
em
tipografia
e
a
interpretação
e
é
tudo
/
hhh
/
hum
e
às
vezes
existem
intervenções
dos
editores
/
portanto
é
assim
uma
coisa
medieval
Ah
mas
que
coisa
isso
realmente
Sim
Sim
houve
houve
um
outro
colega
/
acordo
o
trabalho
que
fez
mas
esse
fez
só
com
Os
revisores
ou
o
gui
o
guia
de
Portugal
/
em
diferentes
edições
bem
/
é
uma
coisa
escandalosa
/
/
ah
do
que
se
fazia
Ai
era
?
Pois
Portanto desven / ah por completo o texto do / do
autor não é ?
E
transformando
numa
coisa
absurda
por
exemplo
determinados
versos
do
Pessoa
para
retomar
aquela
caso
Sim
Ficaram
completamente
sem
sentido
durante
edições
e
edições
e
edições
simplesmente
Que
horror
porque
se
pôs
ali
uma
outra
palavra
em
vez
de
outra
/
sei
lá
ah
amor
por
ardor
ou
/
ou
isto
é
um
disparate
/
Que
horror
mas
coisas
como
estas
acontecem
e
acontecem
muitas
vezes
Pois
pois
pois
Bem
há
aquele
caso
há
aquele
caso
/
de de uma editora penso eu não sei se foi espanhola penso que sim /
que
resolveu
pontuar
os
livros
de
Saramago
hhh
A
sério
?
Essa
não
sabia
hhh
Penso
que
sim
/
parece
que
sim
/
/
e
/
e
pronto
/
É
aquela
intervenção
que
acham
"
Vamos
lá
"
hhh
"
arranjar
isto
"
hhh
"
que
este
senhor
fez
para
aqui
foi
"
hhh
hhh
passado
hhh
"
Aquele
não
sabe
pontuar
"
hhh
Mas
eu
acho
que
me
vou
vou
só
limitar
a
essa
questão
da
condensação
não
é
?
Assim
Hum
hum
Mas
eh
o
trabalho
de
de
coação
é
bastante
monótono
/
garanto-lhe
eu
fiquei
com
a
vista
cansada
por
isso
tive
de
comprar
ocúlos
porque
durante
o
Pois
mês
inteiro
eu
não
fiz
outra
coisa
se
não
/
Andar
a
ver
verso
por
verso
palavra
por
palavra
/
com
sei
lá
salvo
erro
eram
onze
edições
diferentes
/
do
texto
estar
a
verificar
poema
a
poema
tudo
isso
Ei
Onze
edições
isso
deve
ter
sido
terrível
Sim
porque
procurei
ir
desde
a
primeira
edição
/
hhh
encontrando
todas
as
disponíveis
/
Hum
hum
até
à
/
ao
recente
e
hoje
em
dia
existem
dezenas
de
edições
Pois
imagino
mas
quer
dizer
se
chegou
a
conclusões
então
muito
Não
eu
por
a
/
ah
é
interessante
porque
/
eu
realmente
se
nós
tomássemos
em
consideração
o
texto
/
metade
das
interpretações
literárias
que
têm
sido
feitas
do
do
poema
/
estavam
completamente
Desvirtuadas
sem
sentido
pois
claro
desvirtuadas
com
sem
não
sentido
simplesmente
porque
se
foram
basear
a
em
edições
eh
que
não
eram
fidedignas
e
/
pronto
e
é
por
isso
é
que
se
está
a
fazer
uma
edição
crítica
não
é
?
Pois
Mas
complicado
Que
horror
hhh
E
as
pessoas
não
fazem
ideia
não
é
?
Não
não
as
pessoas
confiam
confiam
então
é
um
livro
está
num
livro
é
assim
mesmo
/
As
pessoas
quando
leem
um
livro
confiam
totalmente
Pois
/
eh
noventa
e
tal
porcento
do
público
Agora imagina-se o que é que se/ o que é que serão as traduções não é as pessoas não lerem na na na versão original é o que dá
Claro
muito
complicado
/
Pois
Para
já
imagine
eh
o
caso
mais
frequente
é
tradução
do
inglês
não
é
?
Sim
Ah
ali
o
inglês
é
suficientemente
/
no
entanto
como
se
sabe
a
sintaxe
é
bastante
diferente
de
/
da
portuguesa
/
imagine
o
que
é
que
aquilo
dá
em
português
Pois
Da
mesma
maneira
que
pode
imagina
o
que
é
que
será
/
um
livro
que
foi
português
traduzido
em
inglês
se
for
mal
traduzido
Claro
Claro
Todas
as
frases
cortadas
porque
as
frases
normalmente
são
mais
curtas
/
Pois
imagine
É
um
interessante
ah
deve
ser
feito
por
quem
quem
sabe
mas
eh
deve-se
É
chegar
a
conclusões
interessantes
Pois
é
hhh
hhh
hhh
bom
nós
já
falamos
um
bocadinho
está
a
chegar
aofinaldo do seu tempo /
Ah
da
da
de
gravação
hhh
/
e
Portanto
talvez
não
precisemos
de
continuar
mais
Está
bem
Está
bem
Olhe
eu
só
gostava
de
lhe
sugerir
mais
um
outro
tema
de
de
/
Ah
então
está
bem
hhh
já
que
gosta
de
andar
por
aí
a
passear
Ah
/
lembra-se
de
/
de
aqui
há
bastante
tempo
da
implementação
daquele
projeto
eh
em
Sines
/
daquele
mega
projeto
que
transformou
completamente
aquela
região
com
a
eletroquímica
com
e
essas
coisas
/
Ah
sim
sim
/
sim
Sim
Daí
resultaram
dezenas
e
dezenas
de
desapropriados
de
Ah
sim
?
Pois
Que
foram
desapropriados
ah
sem
que
/
ah
/
as
terras
tivessem
depois
sido
hum
objeto
de
qualquer
intervenção
por
parte
de
estatal
não
é
?
Ah
porque
o
projeto
ficou
a
meio
ou
a
menos
de
meio
/
Hum
e
hoje
em
dia
continuam
nessa
situação
Portanto
as
terras
estão
a
quê
?
Estão
a
abandonadas
Sem
nenhuma
estão
abandonadas
Eh
as
pessoas
que
lá
viviam
foram
obrigadas
a
deixar
de
cultivar
/
porque
houve
proibições
e
tal
/
/
e
/
e
aquilo
continua
ao
abandono
portanto
são
de
/
hum
casos
/
suponho
eu
que
mais
gritantes
do
que
a
generalidade
de
outros
casos
que
eu
tenho
visto
de
desapropriações
para
isto
e
para
ali
/
em
que
muitas
vezes
os
terrenos
acabam
por
ser
utilizados
Hum
público
qualquer
ali
deixou
de
haver
/
Claro
/
claro
eh
finalidade
Até
porque
ah
bem
isso
é
uma
questão
jurídico
mas
a
desapropriação
tem
que
/
Hum
hum
tem
que
se
destinar
ao
fim
a
que
/
a
/
inicial
se
se
foi
foi
previsto
exatamente
Que
lhe
foi
previsto
Pois
é
Existem
casos
eh
/
ah
dramáticos
/
ah
de
de
muitas
pessoas
lá
que
entretanto
estão
a
tornar-se
velhinhos
Ai
é
?
aquilo
já
não
têm
E
estão
a
viver
aonde
?
Quase
que
O
que
é
que
eles
lhes
deram
?
Alguns
/
alguns
continuaram
a
viver
nas
/
terras
que
antes
eram
deles
e
que
ou
foram
obrigados
a
vender
nessa
situação
Pois
/
ou
outros
/
ah
foram
obrigados
a
deslocar-se
/
ah
/
hum
/
para
casas
eh
/
de
lá
porque
eles
construíram
que
eles
construíram
Porque
eles
construíram
para
o
para
o
efeito
pois
mas
agora
as
pessoas
ficaram
/
/
Mas
eram
pessoas
que
viviam
viviam
no
campo
?
gosta
de
ser
rico
/
Ai
é
?
ah
eh
que
ah
por
exemplo
se
gasta
mais
Mas
conhece
a
zona
que
é
...
Conheço
conheço
bem
a
zona
porque
os
meus
pais
são
de
lá
e
então
/
São
de
pois
Estavamos
a
falar
e
lembrei-me
disso
Claro
/
hum
hum
Ah
/
basta
dizer
que
a
câmara
de
eh
municipal
de
Santiago
do
Cacém
gasta
mais
em
mobiliário
urbano
/
na
/
na
Vila
Nova
de
Santo
André
que
é
o
sítio
que
é
uma
todo
o
pessoal
de
[
/
/
]
que
for
trabalhar
para
aquele
complexo
do
que
gasta
para
o
restante
concelho
/
Portanto
ah
a
revolta
o
/
ah
/
o
desenraizamento
ah
a
falta
de
/
hum
/
Mas
porquê
?
de
condições
eh
Pois
Mas
aqui
serão
o
quê
?
São
bairros
são
casas
São
bairros
eh
muitos
deles
quase
desarticulados
entre
si
e
as
pessoas
eh
são
essencialmente
pessoas
Apartamentos
?
Sim
Essencialmente
agora
também
existe
hum
dois
pares
de
/
de
vivendas
/
mas
são
pessoas
que
na
sua
maior
parte
zonas
do
país
e
que
não
têm
uma
espécie
de
relação
com
aquilo
co
começam
a
ter
agora
/
Existem
coisas
engraçadas
por
exemplo
uma
casa
que
foi
cons
construída
como
uma
casa
pré-fabricada
e
que
devia
durar
vinte
e
anos
mas
que
entretanto
já
passaram
/
e
foi
hoje
em
dia
foi
pintada
com
barras
ah
azuis
como
se
fosse
uma
/
casa
alentejana
Hum
hum
Aquilo
era
uma
casa
pre
pré-fabricada
obviamente
não
tinha
nada
a
ver
com
certo
?
Agora
de
repente
está
ah
pintada
de
branco
com
barras
azuis
/
Pois
/
pois
que
isto
isto
era
de
alguma
tentativa
de
integração
é
claro
Ah
mas
é
fei
/
isso
foi
da
iniciativa
de
quem
dos
/
dos
próprios
ou
será
?
Ai
isso
próprio
Pois
Que
é
uma
coisa
isolada
não
é
?
Claro
isolada
então
não
Pronto
/
Mas
eu
estava
a
dizer-me
então
que
a
câmara
gastava
mais
dinheiro
Em mobiliário urbano só naquela naquela povoaçãozinha do que no concelho
hhh
inteiro
Mas
porquê
?
As
pessoas
destroem
?
Destroem
porque
/
o
a
taxa
de
divórcios
por
exemplo
é
lá
superior
à
de
Lisboa
Naquela
zona
?
É
naquela
naquela
Que
engraçado
engraçado
não
tem
graça
nenhuma
realmente
mas
Não
mas
eh
os
problemas
de
de
de
de
de
os
problemas
sociais
Pois
pois
em
geral
são
muito
grandes
/
Pois
são
muito
grandes
depois
eh
Isso
foi
isso
foi
há
quanto
tempo
?
Esssas
apropriações
?
Ah
olhe
vai
quase
para
trinta
anos
Esse
Trinta
Foram
nos
anos
setenta
ainda
algumas
antes
de
de
vinte
e
cinco
de
abril
e
outras
logo
a
seguir
Hum
hum
Poisquerdizeraspessoasjá é como dizia as pessoas já estão estão velhinhos
Estão estão a ficar velhos outros já morreram
Hum
hum
Os
meus
pais
por
exemplo
têm
setenta
e
tal
anos
eles
estavam
nessas
circunstâncias
mas
como
eles
existem
dezenas
e
há
muitos
que
já
morreram
infelizmente
Claro
Pois
E
hoje
me
dia
e
existe
ainda
uma
situação
caricata
que
vem
agravar
a
situação
de
injustiça
que
é
o
facto
de
/
/
ah
/
ah
/
a
entidade
a
qual
compete
agora
gerirde/ aqueles terrenos /
já
não
sei
se
é
assim
uma
coisa
qualquer
/
ah
/
e
que
resolveu
alugar
parte
dos
terrenos
hhh
e
aluga
a
quem
quer
que
calhe
/
não
é
?
Portanto
imagine
que
ah
ah
que
você
é
um
daqueles
ah
ex-proprietários
Sim
que
foi
obrigado
a
viver
por
um
preço
irrisório
/
e
que
por
a
sua
terra
e
a
sua
casa
não
terem
sido
usados
para
nenhum
fim
você
conse
/
você
continuou
a
viver
lá
/
ok
?
Hum
hum
Eles
não
sem
poder
fazer
nada
em
termos
de
não
podia
ter
laranjas
não
podia
ter
nem
Hum
ne
nem
nem
cultivar
nem
cultivar
o
arroz
nem
nada
porque
ah
havia
uma
série
de
culturas
que
pelos
vistos
/
hhh
eram
suscetíveis
de
criar
mosquitos
/
e
os
mosquitos
picariam
aquela
gente
nova
que
para
lá
apareceu
e
então
não
não
poderiam
continuar
a
cultivar
foi
a
desculpa
dada
há
certas
culturas
que
estavam
Ai
é
?
proíbidas
desde
essa
altura
/
nomeadamente
essas
e
então
/
ah
aquilo
que
acontece
é
que
as
pessoas
agora
estão
sujeitas
a
que
um
terceito
qualquer
apareça
e
vá
arrendar
a
terra
que
/
é
aque
aquela
que
tem
um
santo
não
é
?
Pois
Que
tinha
estado
ali
e
que
naturalmente
teriam
o
direito
de
de
usar
como
sua
uma
vez
não
foi
usada
para
o
fim
para
que
foi
desapropriada
Claro
Mas
isso
realmente
é
Existem
E
não
tem
não
tem
aparecido
nada
na
imprensa
ou
sobre
isso
?
Nada
há
anos
que
não
aparece
nada
Existem
feitas
eh
em
que
Isso
chama-se
eh
como
é
que
se
chama
ah
?
Vila
Nova
de
Santo
André
Santo
André
Mas
eh
aquilo
abrange
várias
regiões
do
concelho
de
Sines
e
de
Santiago
do
Cacém
não
é
exclusivamente
na
zona
de
Santo
André
a
zona
de
Santo
André
é
aquela
que
tem
/
a
a
população
urbana
Hum
ma
Hum
hum
hum
hum
Daqui
a
Mas
é
interessante
Alguns
alguns
eh
ex-proprietários
têm
tentado
mover
/
ações
eh
de
modo
a
que
sejam
a
posse
mas
nada
disso
E
então
?
as
coisas
já
andam
emperradas
no
/
Hum
no
sistema
Que
horror
Começar
/
ah
e
e
sobretudo
existe
um
um
aproveitamente
suponho
eu
por
parte
de
alguns
advogados
que
consideraram
haver
ali
um
final
para
/
um
/
hhh
encontrar
algum
dinheiro
eh
junto
daqueles
proprietários
que
nem
/
Claro
e
e
têm
hum
/
dito
que
hão-de
fazer
diligências
têm
feito
duas
ou
três
coisas
na
realidade
/
Nada
não
se
vê
/
resultados
nenhuns
/
é
nem
dar
uma
resposta
a
dizer
como
é
que
as
coisas
estão
/
Han
han
anos
e
anos
e
anos
E
não
há
nenhum
projeto
ah
definido
assim
mais
Não
curto
prazo
ali
para
aquela
zona
?
Não
/
a
única
coisa
que
não
admitem
é
que
se
construa
portanto
não
se
pode
construir
/
Pois
na
/
ah
não
se
pode
vender
que
já
não
é
seu
não
é
?
Claro
Ah
/
e
/
e
não
fazem
nada
Está
quê
está
está
uma
zona
de
está
ao
abandono
pois
Está
ao
abandono
Está
ao
abandono
casos
por
outro
lado
/
Pois
/
ah
como
as
pessoas
vão
envelhecendo
cada
vez
vão
podendo
trabalhar
menos
portanto
mesmo
as
pequenas
hortas
que
mantinham
/
cada
vez
mais
está
Pois
aban
vão
abandonando
não
é
?
É
Bom
Pois
é
está
bem
/
vou
/
vou
então
tentar
/
hhh
conversa
sugerir
essa
ideia
Não
mas
acho
que
era
muito
interessante
mesmo
em
termos
jornalísticos
acho
que
sim
Pois
é
ah
/
retomar retomar o assunto /
o
assunto
foi
tratado
nos
jornais
na
altura
Claro
Na
altura
e
foi
ainda
me
lembro
nessa
altura
foi
e
assim
jornais
mais
/
não
é
?
Pois
Claro
Ah
mais
tarde
não
tenho
a
certeza
de
/
de
ter
voltado
à
berra
/
Hum
mas
mas
é
curioso
que
aquilo
afeta
muita
gente
principalmente
muita
gente
que
não
tem
eh
voz
Pois
Claro
É
que
não
se
ouve
porque
por
exemplo
lá
em
cima
no
Norte
quer
dizer
eh
/
Claro
Sempre
a
estrada
era
por
aqui
era
por
aqui
que
devia
ser
passa
cinquenta
metros
deste
lado
/
há
uma
revolta
popular
hhh
não
é
no
Alentejo
as
coisas
não
se
hhh
passam
assim
/
Cortam
a
estrada
e
tal
e
então
/
ah
quem
cala
consente
e
então
a
situação
vai-se
arrastando
Claro
Pois
ainda
por
cima
enfim
se
quanto
tempo
quanto
mais
tempo
passa
Claro
Oh
mais
as
coisas
vão
mantendo
o
pronto
<já
está>
já
está
Não
há
nada
a
fazer
Claro
Bom
não
a
masso
mais
Nada
então
Muito
obrigada
/
e
até
uma
pro
De
nada
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