DI_37LF34b
Sem título
ID | 37 |
Participant | M. Marques |
Gender | Feminino |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
No
fundo
é
rápido
hhh
Claro
À
segunda
é
sempre
É
segunda
é
sempre
melhor
É
porque
as
pessoas
já
conhecem
minimamente
o
sentido
do
texto
Já
se
dá
outra
outra
entoação
e
tudo
Claro
Por
isso
é
que
eu
peço
duas
leituras
porque
sabendo
que
o
texto
é
difícil
Hum
hum
Sim
sim
várias
dificuldades
/
Hum
hum
é
melhor
eh
pedir
às
pessoas
que
leiam
duas
vezes
porque
assim
/
se
não
poder
aproveitar
a
primeira
/
Claro
é
há
vários
informantes
com
menos
instruções
com
os
quais
/
Pois
pois
não
posso
contar
com
a
primeira
leitura
/
à
segunda
já
se
conta
Hum
hum
hum
E
e
por
outro
lado
também
permite
fazer
a
comparação
entre
reação
à
primeira
leitura
reação
à
segunda
leitura
portanto
acabo
por
ficar
melhor
Claro
claro
claro
claro
Chega
e
hhh
Pois
O
que
é
que
lhe
pareceu
isto
tudo
?
A
de
quê
?
<Oteste>otesteemsiah sim
Ah
o
tudo
tudo
?
Pois
ah
realmente
há
palavras
em
que
por
exemplo
tem
pes
antes
ou
ces
que
eu
reparei
que
em
algumas
eu
digo
/
pronuncio
assim
ah
a
pal
letra
Obcecar
Outras
não
pronuncio
a
letra
/
Hum
hum
É
engraçado
Ah há outras em que portanto a falta de um de um acento agudo /
/
ah
Implica
acento
Portanto implica logo uma uma uma uma acentuação diferente /
e
outras
em
que
a
pessoa
pronuncia
da
mesma
maneira
/
apesar
de
estarem
escritas
de
maneira
diferente
/
Pois
tais como um hífen no meio de de
Sábia
de
sabia
/
ah
/
Pois
e
Pronto
agora
não
me
lembro
bem
pois
/
Hum
mas
eh
aconteceu
isso
Ah
hum
Portanto
estes
foi
assim
os
que
eu
assim
detetei
assim
melhor
Hum
hum
Ah
fiquei
muito
admirada
por
produzir
os
eh
res
como
eu
Diz-se
em
Lisboa
há
muita
pou
muito
pouca
gente
/
Hum
Hum
à
exceção
daqueles
que
vêm
de
fora
que
produzem
rres
/
assim
que
produzem
normalmente
rre
Hum
Já
se
tinha
apercebido
alguma
vez
dessa
diferença
?
Não
/
não
Entre
re
e
rre
?
Ah
Rato
carro
/
rato
Rato
Sim
Ah
Ah
eu
produzo
sistematicamente
re
Re
E
ab
/
como
nós
muitos
falantes
de
de
português
também
Hum
hum
hum
mas
diz-se
que
é
aqui
na
região
de
Lisboa
que
em
termos
dialetais
/
Sim
seria
normalmente
/
Sim
sim
sim
re
Ah
O
os
seus
pais
ah
disse-me
há
bocadinho
que
eram
do
Algarve
Do
Algarve
O o ambos ?
Sim
Todos
a
minha
familia
é
toda
de
Tavira
toda
toda
toda
é
toda
E
manteve
com
eles
o
contacto
bastante
regular
?
Sim
sim
sim
bastante
regular
claro
Hum
hum
Só
que
os
meus
pais
o
meu
pai
é
portanto
era
médico
/
Hum
hum
e
/
quando
veio
portanto
tirou
o
liceu
até
ao
liceu
no
Algarve
Claro
e
a
partir
daí
veio
para
a
faculdade
foi
para
Coimbra
e
depois
tirou
ocurso
em
Lisboa
e
esteve
sempre
depois
em
Lisboa
/
Hum
hum
se
bem
fôssemos
passar
as
férias
ao
Algarve
claro
/
Claro
Hum
hum
E
a
sua
mãe
também
era
?
Tudo
igual
sim
sim
sim
Hum
hum
Muito
bem
Aheuhoje estou plenamente convencida de que por exemplo /
esta
questão
dos
res
e
dos
res
que
/
Hum
hum
hum
não
se
trata
de
uma
questão
dialetal
portanto
eu
acho
mesmo
que
em
Lisboa
obviamente
Sim
que
existe
também
opção
as
pessoas
podem
dizer
re
ou
/
aliás
re
ou
rre
Sim
Apesar
de
serem
7
eh
daqui
e
de
se
dizer
que
normalmente
cá
é
só
daquelas
Hum
hum
hum
Dizem
que
as
pessoas
de
Setúbal
carregam
um
bocado
nos
erres
de
uma
maneira
diferente
não
é
?
É
sim
mas
esse
ainda
é
pior
fazem
ainda
mais
É
Pois
é
é
assim
uma
coisa
diferente
É
Os
brasileiros
de
resto
têm
uma
variedade
maior
até
Hum
hum
Que
eles
também
produzem
como
nós
e
Só
que
os
brasileiros
abrem
muito
as
sílabas
/
portanto
perce
eles
nós
/
Sim
cortamosmuita suprimos comemos /
eles
não
eles
dizem
as
sílabas
todas
É
pois
e
abrem
as
eh
as
vogais
e
abrem
Portanto acaba por se perceber melhor eles fa / a falar /
Hum
do
que
nós
nós
/
quando
estão
assim
várias
pessoas
a
falar
muito
depressa
/
é
difícil
perceber
/
É
Um
estrangeiro
eu
penso
que
é
tremendamente
difícil
de
perceber
Muito
difícil
Ah
já
me
deparei
com
esse
caso
Porque
nós
reparamos
que
às
vezes
é
difícil
/
percebemo-nos
a
nós
próprios
/
porque
nós
cortamos
muito
as
sílabas
As
sílabas
e
as
vogais
Aquelas
sílabas
terminais
desaparecem
pura
e
simplesmente
E
há
muitas
outras
E
há
muitas
no
meio
que
desaparecem
/
É
nós
somos
capazes
Mas
é
muito
difícil
/
perceber
É
é
verdade
eu
fiz
um
estudo
aí
há
tempos
/
/ ah em que comparava a reação de de de falantes
catalães
e
falantes
de
castelhano
Hum
hum
A a duas gravações uma feita com pessoas com aliás não era
duas
gravações
era
uma
gravação
em
que
participava
duas
pessoas
uma
brasileira
e
outra
portuguesa
Hum
hum
Ah
Isto elas estavam a falar mas já se conheciam há muito tempo portanto não havia grande interferência entre
o
português
do
Brasil
e
o
português
de
Portugal
/
Sim
sim
sim
sim
/
e
a
reação
foi
a
seguinte
os
catalães
ficaram
/
muito
perplexos
com
a
nossa
forma
de
falar
/
Hum
hum
hum
hum
da
região
de
Lisboa
em
contrapartida
perceberam
lindamente
o
/
Sim
sim
sim
o
português
do
Brasil
/
Eu
penso
que
sim
e os castelhanos ah aqui os falantes de castelhanos esses tinham maiores dificuldades ainda
Claro
Eu
penso
que
o
português
tal
como
os
portugueses
pronunciam
/
é
difícil
até
para
os
portugueses
próprios
perceberem
É
E
de
região
para
região
ainda
é
pior
E
de
região
para
região
então
é
terrível
é
/
É
É
uma
gran
uam
grande
diferença
Hum
hum
Ah
hum
/
eh
vamos
mudar
agora
de
hhh
assunto
eh
Vamos
falar
por
exemplo
da
sua
família
se
é
que
tem
ah
tem
filhos
?
Tenho
três
/
Ena
está
bem
servida
hhh
Muito
bem
servida
Que
idade
é
que
eles
têm
?
Vinte
e
cinco
vinte
e
quatro
e
vinte
e
um
Ui
tudo
tão
perto
Tudo
hhh
hhh
Foi
uma
canseira
pois
foi
O
mais
velho
tinha
três
meses
e
eu
já
estava
grávida
do
segundo
Credo
Têm
um
ano
de
diferença
Hum
hum
Meu
deus
Eh
eu
tenho
um
irmão
que
tem
eh
também
dois
filhos
/
que
têm
idades
muito
próximas
mas
ainda
têm
mais
eh
têm
mais
tem
/
quase
dois
anos
de
diferença
Hum
hum
Mesmo
assim
já
se
achava
que
era
pouco
Pois
Bem
eu
e
o
meu
irmão
temos
onze
meses
de
diferença
/
nem
chega
a
um
ano
/
hhh
Meu
Deus
e
os
meus
filhos
é
um
ano
hhh
hhh
Como
é
que
conseguiu
?
hhh
É
/
é
assim
muito
acelerado
Hum
hum
E
tive-os
ainda
bastante
jovem
Não
Temfilhode de vinte e cinco /
De
eh
Tenho
eh
casei
aos
vinte
e
cinco
portanto
comecei
a
tê-los
aos
vinte
e
seis
hhh
O
que
é
que
eles
fazem
?
O
mais
velho
está
a
tirar
engenharia
civil
Hum
hum
A
minha
filha
tirou
o
curso
da
Escola
Superior
de
Educação
/
matemática
e
ciências
e
está
a
dar
aulas
no
Funchal
neste
momento
Ah
portanto
a
ciências
e
matemática
ao
ciclo
preparatório
Hum
hum
E
o
mais
novo
está
na
Escola
Superior
de
Comunicação
Social
/
a
tirar
Relações
Públicas
/
segundo
ano
É é aquela escola ali em Benfica ?
Em
Benfica
em
frente
da
Escola
Superior
de
Educação
Hum
ah
exato
Lá
no
alto
No
edifício
novo
/
Foi
nessa
Escola
Superior
de
Educação
que
estudou
a
sua
filha
Foi
/
foi
Hum
hum
Muito
bem
Ah
ela
está
nos
Açores
ou
na
Madeira
?
Está
na
Madeira
no
Funchal
Na
Madeira
Hum
Hum
hum
O
que
é
que
o
que
é
que
ela
lhe
diz
de
lá
?
Gosta
gosta
de
lá
estar
gosta
gosta
muito
de
lá
estar
Gosta
de
lá
estar
Hum
hum
Já
lá
está
há
muito
tempo
?
Já lá está ah ah portanto está este ano no início deste ano letivo
Hum
hum
Portanto
desde
de
/
setembro
E
adaptou-se
bem
?
Sim
perfeitamente
perfeitamente
Nem
precisa
de
vir
cá
muitas
vezes
ah
Vem
todos
os
meses
É
?
Vem
vem
todos
os
meses
Eh tenho algumas colegas que foram dar aulas para a Madeira e que estão hhh sistematicamente a dizer a queixar-se
Hum
hum
e
a
dizer
"
Ai
tenho
que
vir
cá
porque
aquilo
"
/
"
<é
tão
diferente>
é
tão
diferente
"
Hum
É
muito
diferente
Claro
É
muito
diferente
só
que
/
/
ah
/
ela
está
numa
escolha
em
que
o
os
alunos
falam
/
ela
diz
eh
"
Estejam
calados
"
/
ou
repreende
algum
aluno
"
Ah
desculpa
senhora
professora
"
e
tal
/
aqui
não
é
bem
assim
não
é
?
Não
temos
As
empregas
vêm
trazer
o
livro
de
ponto
fazem
uma
vénia
/
desculpa
senhora
doutora
ou
se
senhor
doutor
parece-me
que
é
/
Pois
os
pro
os
alunos
é
que
tratam
por
senhora
professora
/
Hum
Ah
hum
A
sala
dos
professora
está
cheia
de
de
flores
e
cortinas
e
toda
muito
sofás
/
e
um
ambiente
assim
muito
acolhedor
Ah
e
ela
está
a
gostar
/
está
a
gostar
/
Imagino
porque
pelo
menos
não
há
problemas
de
disciplina
/
Hum
hum
não
há
nada
este
tipo
assim
de
/
Claro
E
para
ela
que
está
a
começar
a
dar
aulas
também
é
um
ambiente
muito
bom
É
É
Ela
já
é
o
segundo
ano
que
está
a
dar
aulas
já
/
já
é
o
segundo
ano
este
ano
E
seguiu
as
pisadas
da
mãe
É
/
parece
que
sim
hhh
hhh
Gosta
muito
de
dar
aulas
?
Eu
gosto
Já
dá
aulas
...
Eu
inicialmente
ah
dou
aulas
há
vinte
cin
/
este
é
o
vigésimo
quinto
ou
vigésimo
sextou
não
sei
bem
Hum
hum
Mas
eh
inicialmente
não
/
ah
inicialmen
inicialmente
a
minha
ideia
era
ser
cientista
/
Claro
porque
via
aqueles
filmes
muito
bonitos
/
dos
cientistas
/
Ah
hum
só
que
hhh
/
hhh
sem
grandes
experiências
Todos
agarrados
ao
microscópio
e
tal
eu
adorava
aquilo
Ah
/
entretanto
É
essa
a
ideia
eh
que
todos
temos
não
é
?
Entretato
não
consegui
lugar
na
investigação
/
Hum
hum
ah
corri
todos
os
os
insti
todos
os
laboratórios
todos
os
institutos
que
se
fazia
investigação
na
altura
Ah
pronto
uns
sim
senhora
uns
nada
portanto
rejeitaram
logo
/
outros
sim
senhora
tudo
bem
mas
eh
fica
três
à
experiência
/
não
ganha
nada
e
não
sei
é
possível
que
não
tenha
lugar
que
não
fique
cá
/
aí
eu
desisti
/
pura
e
simplesmente
entretanto
resolvi
tirar
pedagógicas
/
Claro
/
ah
e
concorri
ao
ensino
/
e
hoje
reconheço
que
foi
a
melhor
coisa
que
me
aconteceu
/
Hum
hum
porque
eu
tenho
impressão
que
no
laboratório
/
ali
fechadinha
o
dia
inteiro
não
conseguia
resistir
Também
É
não
conseguia
É preciso / preciso
Prefiro
o
contacto
/
É
prefiro
o
contacto
com
as
pessoas
e
com
os
miúdos
e
tal
Hum
hum
Portanto
eu
penso
que
foi
/
/
ah
/
uma
divergência
na
minha
vida
sem
eu
ter
eh
/
Querido
mas
querido
mas
que
resultou
em
bem
Hum
hum
Portanto
acho
que
foi
bom
/
E
gosta
desta
relação
com
?
Gosto
gosto
Gosto
gosto
muito
Então
leciona
sempre
esta
idade
?
Sim
sim
Sim
Este
ano
dou
pela
primeira
vez
o
oitavo
ano
/
que
nunca
tinha
dado
Hum
hum
Tenho
dado
sempre
quinto
e
sexta
e
sétimo
/
o
oitavo
nunca
tinha
dado
/
Hum
hum
este
ano
dou
pela
primeira
vez
E
há
uma
diferença
sensível
entre
o
...
Não
ah
eles
são
a
espigadotes
estão
naquela
naquela
fase
de
que
/
levam
tudo
para
a
malandrice
e
tal
querem
dar
nas
vistas
mas
/
Querem
dar
nas
vistas
é
tudo
boa
gente
É
?
É
Esta escola também dizem que / que é muito boa é uma escola sossegada
É
é
sossegada
é
É
é
boa
Não
tem
assim
Isto
é
assim
um
colegiozinho
aqui
no
centro
de
Lisboa
Pois
estou
a
ver
que
sim
Ah
É
é
bom
Eu
eu
já
imaginava
que
estas
escolas
não
existissem
Pois
mas
esta
por
acaso
ainda
existe
Graças
a
Deus
E
por
isso
é
que
toda
a
gente
quer
vir
para
cá
É
?
É
Deve
difícil
até
E e para fazer a seleção dos alunos que ficam cá é muito complicado às vezes
Como
é
que
se
faz
a
selação
?
Ah
às
vezes
é
difícil
primeiro
vamos
por
aqueles
que
moram
realmente
aqui
/
e
depois
por
aqueles
que
os
pais
trabalham
aqui
perto
Claro
mas
às
vezes
é
complicado
Imagino
Às
vezes
tem
que
se
de
pôr
muita
gente
fora
Hum
hum
imagino
que
seja
complicado
complicado
Por
acaso
há
dias
também
me
disseram
não
numa
escola
/
desta
natureza
mas
numa
escola
primária
Hum
hum
que
ah
a
escola
do
Restelo
Hum
escola
oficial
também
Sim
sim
equeera que era uma escola também bastante boa
Hum
Eu
tenho
uma
filha
pequena
está
com
agora
com
5
anos
Pois
Tenho
de
começar
a
pensar
nessas
coisas
Pois
começar
a
pensar
E
hum
Seriamente
E
mora
aonde
?
Moro
em
Algés
Em
Algés
pois
Ela
tem
Tem
aquela
zona
de
Algés
está
péssima
É
não
é
?
Está
muito
má
/
porque
há
imensos
eh
aquela
população
dos
palopes
e
não
sei
quantos
é
/
diz
que
está
muito
mau
Mas eh disseram-me eh que justamente essa essa escola hum /
dentrodas das disponíveis / ah /
Hum
hum
que
era
realmente
umas
das
melhores
Pois
e
que
tem
um
bom
planeamento
de
de
tempos
livres
e
tudo
mais
Pois
pois
pois
Enfim
é
de
passar
por
lá
para
ver
Claro
é
bom
/
É
começar-se
ah
pensar
nisso
/
Sim
É
A a minha filha tem andado num dos eh aqueles infantários do ministério de Educação
hhh
Ah
sim
sim
os
meus
filhos
também
estiveram
Sim
?
Sim
Um
ali
na
António
Almeida
/
que
era
ótimo
/
espectacular
A a minha
Tinha
material
didático
fo
foi
fantástico
Ah
o
pessoal
era
ótimo
as
instalações
eram
ótimas
aliás
estreado
na
altura
Hum
hum
Era
uma
moradia
/
tanto
com
um
quintal
ah
tinha
umas
instalações
fantásticas
/
Hum
hum
Muito
bom
muito
bom
E
pagava
uma
ninharia
uma
ninharia
É
e
é
ainda
continua
a
ser
uma
ninharia
Sim
sim
muito
bom
muito
bom
eu
adorei
os
meus
filhos
adoraram
Comparados
com
os
outros
Sim
ah
As
refeições
eram
boas
Ah
hum
o
pessoal
era
muito
bom
/
muito
competente
muito
bom
eu
gostei
muito
Ah
eles
também
gostaram
muito
A
minha
filha
tem
estado
lá
ah
desde
que
foi
também
para
o
infantário
tinha
três
meses
Pois
E
hum
eu
tenho
gostado
muito
também
Sim
sim
sim
Mas
ah
hoje
em
dia
naturalmente
ah
as
instalações
não
são
as
mais
Que
eu
sei
que
<há
vários>
há
varios
ah
o
meu
era
António
Almeida
é
aqui
Pois
AqueleéodaFernãoMendesPintoemAlgés é também uma moradia
E
é
também
uma
moradia
?
Hum
Hoje
mas
Era
<muito
bom>
muito
bom
Eu sei que que eles foram estrear
Portanto
aquilo
estava
tudo
novo
e
impecável
tudo
impecável
Pois
Hum
hum
Mas
ah
é
sempre
Material
didático
caríssimo
Hum
hum
mas
muito
bom
Eles
tinham
salas
próprias
só
para
eles
pintarem
/
para
fazerem
ginástica
/
/
ah
pronto
era
tudo
muito
/
muito
direitinho
tudo
muito
certinho
aquilo
era
<muito
bom>
muito
bom
Hum
hum
Maravilha
olhe
agora
já
não
é
exatamente
assim
mas
eh
mas
também
Muito
bom
eu
considero
que
é
realmente
muito
bom
comparado
com
a
generalidade
dos
outros
e
muito
mais
barato
Sim
sim
sim
sim
eu
gostei
muito
/
gostei
muito
bem
baratíssimo
Eu
na
altura
tinha
os
três
filhos
portanto
aquilo
/
saía-me
muitíssimo
barato
muito
Claro
Claro
Ah
e
e
nessa
hum
nessa
tal
escola
do
restelo
Tem
sempre
intenção
em
manter
é
o
das
crianças
que
vêm
do
/
do
Hum
hum
Será
importante
esta
história
da
união
do
/
do
determinado
grupo
de
crianças
na
[
/
]
na
no
seu
sucesso
todo
?
Eu
penso
que
ele
que
é
eu
acho
que
é
muito
importante
muitíssimo
importante
eu
por
mim
acho
acho
/
É
?
que
é
fundamental
/
porque
eles
/
Repare
porque
antigamente
era
assim
a
escola
primária
tudo
bem
mas
depois
entrava-se
no
liceu
e
seguia-se
até
ao
décimo
se
até
ao
séti
até
ao
antigo
sétimo
ano
vala
/
Hum
hum
portanto
eles
estavam
sete
anos
com
os
mesmos
amigos
com
os
mesmos
colegas
pronto
e
criam
amizades
e
raízes
Ao
fim
ao
cabo
formação
Agora
a
pronto
ah
pois
/
Agora esta / esta estavam os os quatro quatro anos do do do do primeiro ciclo
Do do primário
Depois
noutra
escola
o
ciclo
preparatório
depois
noutra
escola
ah
/
portanto
eles
estavam
permanentemente
a
mudar
Acho
que
é
mau
/
Hum
hum
acho
que
é
mau
Eu
penso
que
eles
devem
ter
uma
continuidade
/
Hum
hum
E
agora
Porque
eu
acho
que
é
muito
importante
para
eles
Ah
Sentem-se
sentem-se
mais
seguros
mais
eh
/
ah
portanto
há
maior
união
entre
eles
maior
amizade
/
/
ah
acho
que
funciona
doutra
maneira
diferente
Não
devem
entrar
em
rutura
tão
/
tão
facilmente
É
Porque eles estão muito estão muito /
/
ah
ainda
estão
a
formar-se
e
portanto
se
eles
notam
desagregações
/
ah ah eles não conseguem encarreirar no caminho certo não é ?
Hum
hum
Portanto
se
eles
virem
que
à
sua
volta
a
uma
soli
solidariedade
e
uma
consistência
hum
hum
nas
amizades
e
ne
eles
progredirem
com
muitas
ah
/
segurança
não
é
porque
eles
precisam
de
segurança
Hum
Esta
escola
é
le
é
uma
não
é
?
hhh
Esta
é
agora
é
do
/
do
quinto
ao
nono
De
quinto
ao
nono
Sim
E já não é mau
<Não
é
mau>
não
é
mau
/
já
não
é
mau
Mas
nem
todos
os
que
estão
no
quinto
chegam
ao
nono
/
porque
/
hhh
no
quinto
há
não
sei
se
sete
ou
oito
turmas
e
depois
no
sétimo
passa
a
haver
duas
/
portanto
/
há
aqui
já
uma
seleção
muito
grande
Porque
será
mudarão
de
escola
ou
se
...
Ah
têm
que
mudar
de
escola
Hum
forçosamente
Só
ficam
cá
praticamente
aqueles
que
moram
mesmo
aqui
pertinho
/
e
que
têm
cá
irmãos
/
esses
ficam
cá
sempre
/
os
outros
acabam
por
mudar
/
Hum
hum
mas
por
vontade
própria
ou
porque
.
.
.
Não não porque são porque a escola não comporta
É
selecionado
É
/
a
escola
não
comporta
Claro
Tem
tantas
/
quer
dizer
tem
tantas
turmas
do
quinto
ta
ta
ta
ta
pronto
Turmas
de
três
anos
e / e /
e
vamos
encaixar
os
alunos
até
/
caber
nessas
turmas
quando
não
couberem
pronto
/
têm
que
sair
Natural
É
E
há
outras
escolas
aqui
perto
também
sem
?
Ah
o
bem
há
o
Luís
Camões
mas
essa
não
é
cê
mais
esse
/
pois
não
há
liceu
é
só
terceiro
ciclo
e
ensino
secundário
e
depois
há
o
Filipa
/
há
hum
/
depois
há
aqui
outros
nas
Olaias
Hum
hum
Cesário
Verde
pronto
há
assim
por
aí
Já
há
muitos
anos
que
leciona
cá
nesta
escola
?
Mais
Há
catorze
para
aí
Hum
hum
Nesta
escola
já
para
aí
há
uns
catorze
Se
comparasse
com
outras
escolas
eh
Bem
isto
aqui
é
o
céu
É
?
É
completamente
é
Deu
em
muitas
escolas
?
Dei
ah
dei
na
/
na
Almada
Negreiros
/
que
é
ali
na
/
Hum
hum
população
da
Mosgueira
Galinheiras
Camarate
/
pronto
/
estive
lá
oito
anos
E
hum
estive
lá
no
Barreiro
quando
me
efetivei
estive
lá
no
Barreiro
depois
estive
um
ano
em
Angola
também
e e fiz o estágio na Luís António Verney que foi /
é
no
bairro
/
Hum
hum
Portanto
foi
as
únicas
escolas
que
eu
conheci
/
e
já
estou
com
vinte
e
cinco
/
E
já
não
foi
nada
vinte
e
seis
anos
de
serviço
sim
Anos
de
carreira
Hum
hum
hum
Estou
ou
vigésimo
quinto
ou
vigésimo
sexto
agora
não
sei
bem
decor
Hum
hum
Ah
e
quando
conseguiu
ah
/
este
lugar
aqui
era
realmente
o
sítio
que
mais
lhe
convinha
ou
...
Hum
hum
Sim
sim
sim
/
convinha-me
convinha-me
Mora
aqui
perto
então
Ah
relativamente
perto
/
Pois
moro
Hum
hum
Ali
ao
pé
do
arqui
arquivo
de
identificação
/
Claro
portanto
é
pertinho
/
de
chegar
aqui
/
Hum
hum
Tenho ah além além de vir de carro mas eh /
tenho
metropolitano
tenho
/
Pois
tem
tudo
aqui
/
ah
Pois
tenho
autocarros
vários
/
Hum
hum
acaba
por
lhe
dar
mais
jeito
portanto
tenho
É
/
dá
mais
jeito
Hoje
em
dia
também
já
tem
os
filhos
criados
já
não
tem
tantas
preocupações
horário
nem
nada
dessas
coisas
Já
<Pois
não>
pois
não
É
E
/
ah
e
o
seu
marido
o
já
agora
o
que
é
que
ele
faz
?
É
engenheiro
civil
/
mas
trabalha
por
conta
própria
Ai
é
?
É
Tem
uma
firma
de
?
Profissão
liberal
tem
uma
firma
de
/
não
é
construção
é
consultoria
de
/
ah
consultoria
projetos
/
e
/
hum
já
fez
três
livros
Hum
hum
Ah
trata
portanto
normalmente
dos
litígios
entre
/
empreteiros
donos
de
obras
/
ah
normalmente
até
de
hum
/
obras
públicas
Hum
hum
Estradas
escolas
/
Ah
hum
palácios
de
justiça
portanto
obras
públicas
normalmente
Hum
hum
O
meu
marido
também
é
dessas
áreas
Hum
hum
Pois
Anda sempre a falar-me dessas coisas também já teve uma uma empresa de construção civil
Pois
mas
neste
momento
não
está
dedicado
a
isso
Pois
ele
no
início
ah
dedicava-se
a
projetos
e
só
que
depois
aquilo
é
também
era
um
bocado
/
Pois
massudo
e
tal
/
Era
massudo
e
ele
desistiu
e
agora
está
/
na
parte
mais
eh
hum
/
pronto
quer
dizer
é
um
misto
entre
/
Consultoria
ah jurista Direito e e Engenharia Civil
Direito
e
Engenharia
Pronto
é
mais
isso
Hum
hum
Também
é
uma
área
também
com
bastantes
possibilidades
de
trabalho
Sim
Sim
sim
sim
sim
/
sim
/
<Nãoé> [//] se calhar ainda nem sequer assim há muita gente a trabalhar nisso
Não
<não
há>
<não
há>
<não
há>
não
há
Ele
tem
feito
até
três
livros
são
assim
um
bocadinho
inéditos
porque
/
Hum
hum
não
havia
pelo
menos
assim
tão
completos
como
ele
tem
feito
Pois
tem
feito
uma
investigação
sobre
isso
Pois
tem
tem
tem
Como
é
que
ele
se
chama
já
agora
?
Ah
J.
S.
C.
Marques
Hum
Não
conheço
não
é
da
minha
área
Pois
Pois
ao
meu
marido
Hum
hum
Que
é
uma
das
coisas
que
ele
também
o
interessa
e
justamente
ele
ele
agora
/
Ah
hum
/
ah
/
hum
fora
de
horas
resolver
ir
também
tirar
o
curso
de
direito
A
editora
é
/
Almedina
de
Coimbra
Hum
hum
Já saíram dois e agora está a a a mandar o terceiro /
já está passado todo a computador já já já está passado na /
na
livraria
para
ser
editado
sim
Para
impressão
Hum
hum
Muito
bem
Ah
/
eh
os
seus
filhos
há
um
que
está
também
engenharia
Civil
Está
Quer
dizer
a
filha
seguiu
as
pisadas
da
mãe
É
/
e
o
filho
mais
velho
/
Muito
bem
e
o
e
o
mais
novo
é
filósofo
hhh
A
sério
?
hhh
muito
bem
hhh
É
um
artista
é
Temque tinha que haver um não é ?
Tinha
que
haver
um
a
destoar
da
a
sair
da
O
que
é
que
ele
faz
?
Ah
Não
faz
Não
faz
hhh
Vai
fazendo
Não
quer
eh
deixar
de
se
divertir
porque
realmente
a
juventude
dura
pouco
tempo
Claro
acho
que
faz
muito
bem
E
então
primeiro
está
o
divertimento
e
depois
nas
horas
vagas
um
estudozito
pouco
suave
para
não
pensar
/
para
não
cansar
demasiado
hhh
Que
é
engraçado
então
é
uma
maneira
de
estar
É
uma
maneira
A
minha
filha
é
que
tirou
tudo
muito
certinho
e
tal
fo
/
pronto
já
está
empregada
há
dois
anos
Hum
hum
O
mais
velho
também
/
dedica-se
muito
à
caça
submarina
Ai
é
?
Este
ano
e
o
ano
passado
/
fez
parte
da
associação
do
Técnico
/
/
e
hum
/
dá
cursos
de
mergulho
e
hum
/
também
nas
horas
vagas
também
estuda
hhh
Vala
hhh
hhh
hhh
Também
não
convém
andar
na
faculdade
toda
a
vida
hhh
Portanto
Claro
/
Claro
Ah
porque
ele
já
me
chegou
à
conclu
/
já
chegou
à
conclusão
que
realmente
a
grande
maioria
dos
alunos
do
Técnico
/
uma
percentagem
mínima
não
sei
se
é
um
porcento
/
tirou
o
curso
em
cinco
anos
/
depois
não
sei
quantos
porcento
tiram
em
seis
/
e
realmente
ah
Eele ele pretende tirar em quantos ?
Sessenta
?
Ele
pretende
tirar
em
dez
ou
/
hhh
porquede
de
/
de
oito
nove
e
dez
é
a
maior
percentagem
portanto
ele
/
não
quer
fugir
à
/
à
regra
matemática
das
percentagens
então
/
À
regra
/
ah
está
apostando
/
hhh
tirar
pelo
menos
em
oito
ou
nove
anos
Ah
é
hhh
Ah enquanto se estuda e não se tem assim compromissos ah familiares e responsabilidades é [/] é
Pois
<pois
é>
pois
é
fácil
hhh
dizer
essas
coisas
não
é
?
É
fácil
Pioréquandoascoisas a vida se complica
Pois
ele
só
tem
vinte
e
cinco
anos
e
já
está
no
quarto
ano
portanto
também
não
está
/
Também
não
é
não
está
assim
tão
mal
como
isso
pronto
também
não
está
assim
tão
mal
é
estamos
a
falar
mal
do
rapaz
e
ele
também
não
tem
/
É é pois
Sem
ra
sem
nenhuma
espécie
de
razão
semsem sem justificação realmente
Claro
claro
não
ah
até
porque
se
ele
está
ah
onde
está
/
Pois
com
essa
idade
é
porque
naturalmente
ele
tem
Pronto
também
já
/
já
podia
ter
acabado
o
curso
mas
ainda
não
acabou
pronto
/
há-de
acabar
tudo
bem
Há-de
acabar
felizmen
oxalá
que
sim
/
claro
oxalá
que
sim
Com
certeza
hhh
Têm
muitos
amigos
são
daqueles
que
leva
assim
/
Ah
não
/
nãoeles o mais novo tem muitos amigos /
gente
a
casa
bem
o
mais
velho
só
tem
aqueles
amigos
realmente
/
do do seu hobby que é a caça submarina /
Hum
hum
do
Técnico
tem
muito
poucos
porque
ele
nunca
se
conseguiu
/
Se
enturmar
integrar bem no no Técnico e eu penso que isso foi talvez um /
portanto
um
/
Pois
e
e
e
aí
hum
/
se ele se/ arranjasse logo um grupo e se desse logo com um núcleo de amigos eu penso que eles teriam seguido logo /
bem
/
Hum
porque
há
muitos
trabalhos
de
grupo
há
muitos
que
ele
estava
um
bocadinho
sempre
fora
Hum
hum
a
trabalhar
sozinho
É
sozinho
portanto
nunca
se
en
/
en
nunca
entrou
bem
bem
bem
naquele
regime
de
lá
Aquilo
também
é
um
bocadinho
<aquilo
é
complicado>
aquilo
é
complicado
Também
não
é
fácil
E
eu
penso
que
isso
também
foi
uma
uma
deficiência
dele
e
que
o
prejudicou
/
tem
vindo
a
prejudicar
estes
anos
todos
Claro
Ah
o
meu
mais
novo
/
então
é
são
todos
amigos
/
todos
amigos
/
mas
apanha
cada
decepção
hhh
Porque
espera
que
os
amigos
retribuiam
da
mesma
maneira
que
ele
é
para
os
amigos
/
porque
ele
dá
tudo
ao
amigos
/
e
pensa
também
que
os
amigos
também
lhe
vão
dar
tudo
só
que
os
amigos
/
/
são
amigos
entre
aspas
muitas
vezes
/
/
e
aí
coitado
Enquanto
ele
não
se
aperceber
disso
/
e
coitado
ele
sofre
cada
desilusão
às
vezes
que
realmente
/
Hum
hum
é
complicado
Mas
todos
se
queixam
E
tem
andado
assim
muito
numa
/
pronto
confiar
demasiado
nas
pessoas
e
as
pessoas
/
não
corresponderem
àquilo
que
ele
faz
pelas
pessoas
não
é
?
Espera
Pois
Isso
acontece
muitas
vezes
hhh
Ah
ainda
há
bocadinho
estava
aqui
a
falar
com
a
/
provavelmente
uma
das
suas
alunas
/
Hum
hum
a
Marta
É
do
nono
ano
Não
então
não
é
minha
Pois
não
tem
Não
tenho
nono
ano
só
tenho
oitavo
Ah
/
e
dizia
ela
que
muitas
vezes
se
aborrecem
umas
com
as
outras
Hum
hum
hum
/
eh
cá
na
escola
porque
/
Sim
eh
ela
gosta
de
se
relacionar
com
todas
as
pessoas
e
dá
as
pessoas
dá-se
não
é
?
Pois
pois
pois
/ e no entanto nem sempre recebe em troca aquilo que ela imagina e [/] e e depois /
Recebe
Que
ela
dá
hum
hum
acaba
por
por
se
aborrecer
/
É
que
é
Sinto-me
traída
dizia
hhh
Pois
Que
é
o
caso
isso
acontece
em
todas
as
idades
E
eu
penso
pois
e
eu
penso
que
ele
/
ah
porque
já
teve
várias
deceções
tenta
sempre
arranjar
outros
amigos
só
que
pronto
vá lá
são
mais
conhecimentos
do
que
amigos
só
que
ele
interioriza
muito
a
palavra
a
amigo
e
que
depois
não
corresponde
Claro
Portanto
eu
penso
que
ele
tem
montanhas
de
conhecimentos
O
que
é
que
me
disse
que
ele
estudava
?
Ah
era
Relações
Públicas
De
Relações
Públicas
Pois
Mas
amigos
amigos
propriamente
bem
aliás
ele
esteve
em
economia
e
depois
desistiu
/
Hum
hum
ele
já
mudou
de
curso
/
esteve
na
Católica
no
ano
zero
mas
para
economia
/
depois
entretanto
não
/
não
gostou
Não
quis
e
fez
o
décimo
segundo
/
tinha
que
fazer
o
décimo
segundo
/
/
e
hum
/
e
pronto
e
mudou
/
Claro
então
foi
para
a
Escola
Superior
de
Comunicação
Social
Tenho
uma
amiga
que
é
professora
lá
Hum
hum
Ah
hum
Não sei se é na [/] na no curso de Marketing
Sim
talvez
Ela
é
capaz
de
ser
Marketing
e
Publicidade
Hum
hum
é
capaz
de
ser
isso
Sim
sim
sim
acho
que
sim
Porque
há
lá
esses
dois
Hum
hum
E
acho
que
vai
abrir
um
cur
curso
de
Jornalismo
/
Ah
também
?
Parece
que
sim
eh
pelo
menos
ela
falou-me
nisso
Hum
Acho
que
já
para
o
próximo
ano
letivo
Ah
está
bem
Hum
Mas
eh
ela
própria
também
/
está
com
um
E
ela
gosta
do
ambiente
lá
ou
não
?
Nem
por
isso
Não
?
Nem
por
isso
diz
ela
Eu
penso
que
ele
também
ainda
não
Mas / mas diz que em termos da qualidade em termos da qualidade da /
Do
ensino
[//] do ensino ela ela acha que está muito bem
Hum
Hum
hum
Diz
que
tem
realmente
as
pessoas
mais
eh
capacitadas
para
Pois
Ah
eu
penso
que
ele
também
não
está
bem
bem
integrado
Hum
hum
/no/ / no / não /
Lá
na
escola
porque
pelo
menos
ele
queixa-se
que
já
entrou
em
vários
grupos
/
nos
vários
grupos
eh
não
tem
não
tem
resultados
bem
no
trabalho
/
e
isto
porquê
porque
/
ele
critica
também
um
bocadinho
os
outros
que
são
baldas
e
que
não
fazem
os
trabalhos
e
ele
onde
se
tem
metido
nos
grupos
também
ele
tem
sido
um
bocadinho
balda
Pois
E
é
claro
que
os
colegas
também
não
querem
que
ele
assine
um
trabalho
que
não
não
colaborou
minimamente
não
é
?
Claro
E e normalmente são raparigas e raparigas nessas coisas são muito mais /
Metódicas
/
ah
metódicas
e
muito
mais
persistentes
e
muito
mais
organizadas
/
e
ele
como
tem
feito
um
bocadinho
/
ah
os
grupos
que
ele
tem
arranjado
é
muito
à
base
da
raparigas
/
/
ah
ele
tem
sido
um
bocadinho
rejeitado
porque
ele
também
não
trabalha
/
tão
afincadamente
como
elas
não
tem
tanta
/
Claro
disponibilidade
como
elas
para
se
reunir
porque
também
/
prefere
primeiro
/
gozar
a
vida
e
depois
eh
o
trabalho
/
E
depois
resultado
muito
dos
compromissos
ele
também
falha
/
e
depois
fica
marginalizado
/
mas
depois
queixa-se
porque
fica
marginalizado
/
e
aí
hhh
/
Isso
é
um
ciclo
começaum um dilema terrível /
hum
Mas
eh
aquilo
que
me
diz
essa
minha
amiga
é
que
/
ah
muitas
vezes
os
alunos
que
/
lhes lhe aparecem à frente não são / parece que não são eh /
Hum
hum
Pois
pois
pois
porque
vão
com
umas
ideias
muito
fantasistas
a
propósito
dos
cursos
e
depois
não
têm
realmente
jeito
nenhum
para
aquilo
Sim
Não
não
pois
Não
o
meu
<tem
jeito>
tem
jeito
porque
ele
adora
línguas
/
/
e
é
muito
bom
a
portuguê
bem
ele
é
dos
tais
que
é
bom
a
tudo
Pois
Mas
de
tão
bom
que
é
a
tudo
e
tão
inteligente
que
é
que
acaba
por
não
/
Não
precisa
de
se
esforçar
vê
que
para
chegar
ao
mesmo
/
nível
dos
outros
não
não
tem
que
fazer
esforço
nenhum
Claro
Se
ele
fizesse
um
bocadinho
só
de
esforço
ele
seria
o
melhor
Claro
Mas
eh
hum
/
ah depois põe-se numa numa situação que também não não quer ser não /
Não
quer dizer é uma coisa complicada não não não dá para perceber não dá para perceber bem
Não
quer
ser
destacado
não
é
?
Hum
hum
Ah
Eu
penso
que
ou
porque
ele
ainda
não
se
sentiu
completamente
realizado
no
curso
/
Está
Capaz
de
ser
isso
<Não
sei>
<não
sei>
não
sei
/
não
sei
é
complicado
Mas eh / / eh
Ainda não tem segurança não não não tem /
ah
hum
tch
/
portanto
a
sua
personalidade
ainda
não
está
bem
Com
ah
acabada
de
formar
É
eu
acho
que
ele
ainda
está
muito
inseguro
/
Aindanão ainda não sabe /
/
e
/
Ainda
não
sabe
bem
bem
de de afirmar é isto que eu quero dizer
Sim
sim
sim
sim
Mas
é
engraçado
o
meu
mais
velho
começou
a
afirmar-se
/
no
estudo
a
partir
das
atividades
eh
subaquáticas
e
desportivas
A
sério
?
Sim
/
porque
ele
também
andou
<muito
tempo>
muito
tempo
quer
dizer
/
ele
eh
o
meu
rapaz
mais
velho
fez
a
adolescência
muito
tardia
/
hum
/
Hum
hum
e
portanto
nunca
se
/
andava
lá
por
andar
e
tal
/
ah
depois
/
ah
começou
/
/
ah
hum
/
começou
/
a
sentir-se
que
era
bom
portanto
na
parte
aquática
/
E
aí
e
na
caixa
submarina
/
e
a
partir
daí
ele
começou
a
/
afirmar-se
ele
própria
e
a
ter
segurança
nele
próprio
/
Não
sou
capaz
de
fazer
e
aí
/
passou
/
/
ah
para
os
estudos
/
Hum
hum
hum
hum
Portanto
ele
agora
está
bastante
melhor
/
está
bastante
mais
assente
bastante
mais
firme
bastante
mais
seguro
/
a
personalidade
está
muito
mais
eh
/
ah
bem
formada
/
Tem
formalidade
Hum
hum
e
vincada
/
mas
porque
ele
conseguiu
ter
êxito
na
sua
parte
/
ah
hum
de
atividades
eh
/
desportivas
vala
/
Claro
pronto
Ah
este
meu
mais
novo
ainda
não
conseguiu
nem
nunca
coisa
nem
noutra
Mas
ele
também
faz
eh
?
Ah
agora
este
ano
resolveu
começar
a
fazer
musculação
e
aqueles
simuladores
de
remo
e
ciclismo
e
não
sei
quÊ
/
no
instituto
ali
ao
pé
do
Camões
no
Liceu
Camões
/
e
hum
/
e
só
agora
quando
ele
começou
associar
a
parte
desportiva
ao
parte
/
Do
resto
do
resto
eu
penso
que
ele
aí
começou
a
interessar-se
um
bocadinho
mais
/
porque
é
importante
que
eles
gostem
de
eles
próprios
e
que
se
sintam
/
bons
em
alguma
coisa
/
e
que
tenham
gosto
por
aquilo
que
fazem
eu
penso
que
ele
até
aqui
ainda
não
gostou
daquilo
que
fez
Hum
hum
Exatamente
É
é
e
isso
pode
muito
bem
acontecer
Equesejam e é um miúdo realmente com capacidades extraordinárias /
mas
que
não
tem
aproveitado
porque
não
não
sente
motivo
para
/
É
é
para
as
aproveitar
Maseu eu vejo isso em várias ah eh pessoas
/
ah
novas
Por
isso
é
que
eu
digo
que
a
parte
do
seu
hobby
/
do
hobby
deles
/
umoutro / uma atividade qualquer o que seja /
O
que
eles
gostam
outro
desporto
ou
música
ou
ginástica
ou
qualquer
outra
coisa
/
é
muito
importante
/
para
a
formação
da
personalidade
deles
/
e
depois
o
adquirir
eh
É
/
e
não
é
uma
coisa
que
se
possa
impôr
não
não
somos
nós
que
dizer
oh
faz
natação
ou
faz
e
é
que
te
realizas
ou
que
/
Claro
claro
claro
claro
claro
/
claro
claro
claro
não
/
/ eh porque eles tem que vir dentro deles a que
Tem
que
vir
dentro
deles
eh
o
gosto
por
isso
É
verdade
É
Ah
/
uh
/
bastaverque/ eu estou-me a confrontar agora com isso também tenho ah a minha filha também é uma criança que /
/
hum
/
pronto
é
bastante
esperta
e
tudo
/
eahno no grupo em que está inserida destaca-se hum /
com com facilidade
hhh
Sim
sim
hhh
E
o
que
é
que
acontece
?
Acontece
que
ela
hum
/
como
o
seu
filho
não
precisa
fazer
esforço
para
para
sobressair
e
não
e
não
precisa
de
se
fazer
esforço
para
ter
os
mesmo
Claro
Pois
resultados
que
os
outros
portanto
ela
não
sente
nenhuma
necessidade
de
esforçar
para
nada
Claro
claro
claro
claro
De
se
esforçar
<é
verdade>
é
verdade
E
e
isso
acaba
por
fazer
com
que
ela
não
atinja
tão
bons
resultados
por
exemplo
eu
lembro-me
ah
/
hum
/
está
na
natação
/
está na natação porque gostávamos que ela aprendesse a nadar e que e que ela também todos os e mais algum
Claro
porque
é
útil
faz
bem
à
saude
claro
Ah e ela também quis e tudo muito ce / tudo muito bem /
Hum
hum
hum
mas
ela
não
faz
o
menor
esforço
/
Claro
percebe
?
Ela
não
faz
o
menor
esforço
ela
eh
faz
aquilo
que
tem
que
fazer
mas
não
faz
por
eh
/
por
um
um
gosto
dela
não
é
mesmo
/
uma
coisa
dela
que
ela
queira
ser
melhor
É
Sente-se
quando
elas
tão
/
estão
a
cumprir
quase
que
uma
obrigação
/
É
ela
agora
ou
quando
estão
de
alma
e
coração
dedicadas
àquilo
não
é
?
Ela
gosta
de
ir
gosta
de
lá
ir
gosta
de
tudo
mas
não
é
uma
coisa
em
que
ela
sinta
empenhada
e
agora
vou
praticar
para
eh
conseguir
fazer
mais
rápido
Claro
Alcançar
melhor
Não
Pois
Percebe
eh
<É
isso>
é
isso
Tem
muito
tempo
para
Os
meus
estiveram
na
flauta
estiveram
na
ginástica
estiveram
na
natação
/
estiveram
no
ténis
estiveram
bom
/
dei-lhes
um
leque
de
abertura
/
Variadíssimo
variadíssimo
O
meu
mais
novo
nunca
se
fixou
em
nada
/
Hum
nunca
nunca
nunca
nunca
das
diversas
atividades
que
ele
fez
/
nada
ele
fazia
/
fazia
tudo
com
enfado
com
/
É
es
esforço
com
Contrariado
sacrifício
não
é
?
Hum
Eh
agora
neste
momento
portanto
com
vinte
e
um
anos
é
que
ele
por
sua
autorecriação
quis
ir
/
Fazer
não
sei
o
quê
/
para
musculação
e
não
sei
quê
E
pode
ser
que
agora
Pode
ser
que
vamos
lá
ver
Pois
Pelo
menos
ele
agora
tem
ido
assiduamente
Hum
que
engraçado
Mas
eh
/
o mais novo o mais velho /
esse
então
quis
logo
/
/
ah
a
partir
dos
dezassete
anos
/
à
volta
dezasseis
dezassete
/
/
ah
só
que
só
que
eh
portanto
tinha
aquela
inclinação
pelo
mar
/
Curioso
Hum
hum
e
eu
disse
"
Sim
senhor
vais
para
o
mar
mas
primeiro
fazes
os
cursos
todos
possíveis
e
imaginários
/
proteção
e
assim
foi
Fez
os
cursos
todos
teóricos
e
práticos
e
tudo
Hum
hum
"
Pronto
então
sim
senhora
agora
já
estás
apto
já
podes
ir
então
"
E
ele
foi
ver
que
estava
mais
Ah
hum
e
pronto
e
ele
agora
neste
momento
até
já
é
ele
próprio
que
dá
cursos
/
Pois
portanto
colegas
e
tal
Mas
eh
hum
mas
isso
fez-lhe
muito
bem
/
Hum
hum
fez-lhefez-lhe deu-lhe segurança pronto ele sentiu que
era
capaz
de
fazer
qualquer
coisa
de
/
que
ele
gostasse
/
e
que
que
fosse
bom
Claro
claro
Foi
bom
A
minha
filha
não
a
minha
filha
foi
sempre
assim
mais
ou
menos
/
equilibrada
certinha
/
/
ah
atingiu
sempre
/
certas
metas
mas
ia
degrau
a
degrau
sempre
cumprindo
porque
é
uma
pessoa
/
Hum
hum
metódica
organizada
trabalhadora
eu
penso
que
isso
é
uma
qualidade
mais
nas
raparigas
É
é
é
São
mais
persistentes
mais
eh
pronto
começam
a
ce
/
ah
amadurecer
muitíssimo
mais
cedo
os
rapazes
não
são
sempre
Começam
a
sê-lo
muito
mais
cedo
crianças
até
crescer
são
sempre
/
têm
o
espírito
sempre
infantil
/
sempre
Sempre
muito
ide
idealistas
/
ah
hum
/
pronto
pensam
que
o
mundo
é
só
/
eh
eh
ideia
deles
um
romance
uma
/
hhh
uma
imaginação
uma
/
uma
utopia
é
tudo
uma
maravilha
/
hhh
é
uma
maravilha
é
só
rosas
Elas
não
elas
são
muito
mais
realista
são
pronto
aquilo
é
/
Claro
sabemque que há aquilo mas que elas têm de seguir aquele caminho e /
Definem
objetivos
e
pronto
definem
os
objetivos
e
cumprem
/
e
sacrificam-se
por
por
cumprir
e
atingir
esses
objetivos
/
Claro
e
o
rapaz
não
/
ele
sabe
que
tem
que
fazer
tem
uma
ficha
/
para
fazer
ou
tem
uma
frequência
ou
tem
não
sei
quê
mas
se
o
colega
o
convidou
para
ir
à
discoteca
ou
não
sei
onde
/
Isso
é
mais
importante
à
discoteca
eu
posso
não
ter
mais
hipótese
de
ir
mas
eh
os
exames
podem
continuar
/
hhh
se eu não fizer o exame agora faço faço depois quer dizer
Com
trabalho
e
esta
oportunidade
eu
não
posso
perder
é
assim
Portanto
eles
é
muito
difícil
É
É
complicado
Nãotenho eu não tenho filhos rapazes /
mas
olhe
os
rapazes
hoje
em
dia
dão-nos
muito
mais
preocupações
do
que
as
raparigas
/
Ai
é
?
mas
muito
mais
Muito
mais
É
bem
possíveis
Eu
penso
que
sim
Por
causa
disso
por
causa
desse
amadurecimento
perdido
É
porque
eles
são
muito
muito
muito
infantis
não
/
não
sei
/
não
sei
são
são
muito
infantis
Talvez
também
é
por
causa
disso
hoje
em
dia
as
universidades
estejam
tão
cheias
de
raparigas
não
é
?
Pois
É
isso
que
eu
digo
daqui
a
pouco
os
homens
coitadinhos
/
ficam
completamente
ultrapassados
Pois
Eu
não
sei
o
que
é
que
eles
vão
fazer
Ficam
ultrapassados
porque
as
raparigas
passam
à
frente
na
maior
das
descontrações
E
eles
são
espertíssimos
/
/
e
/
e
há
uma
eu
/
às
vezes
acho
até
que
eles
são
um
bocadinho
eh
sobranceiro
não
é
?
Eh
São
são
são
são
Pois
São
tão
espertos
tão
inteligentes
tão
bons
tão
/
ah
/
que
não
precisam
de
fazer
nada
hhh
Pois
Só
que
/
enquanto
eles
pensam
que
são
bons
e
não
fazem
nada
a
rapariga
/
Ah
há
quem
esteja
a
trabalhar
hhh
já
passou
à
frente
porque
está
trabalhando
não
é
?
Claro
Claro
É
aquele
caso
É
Mas
enfim
é
a
vida
Nós
já
falamos
um
bom
bocado
Já
Agradeço-lhe
a
sua
disponibilidade
acho
que
não
vale
a
pena
continuarmos
porque
já
tenho
material
hhh
Está
bem
mais
do
que
suficiente
Já
suficiente
E e pronto nós podemos conversar mas já não precisa de ser com o gravador ligado hhh muito obrigada
Está
bom
/
está
bom
É
que
eu
agora
também
Guardar XML • Obter texto
• Representação da onda sonora • Representação em frases