DI_39LM32b
Sem título
ID | 39 |
Participant | P. Taborda |
Gender | Masculino |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
sim
senhor
/
pronto
/
agora
aqui
o
de
leitura
já
já
está
/
uhuh
descansado
porque
já
conseguiu
ler
tudo
/
muito
obrigada
mais
uma
vez
/
ah
se
não
se
importa
vamos
agora
falar
sobre
/
o
que
é
que
muito
bem
o
que
é
que
achou
disto
tudo
?
por
exemplo
ah
ah
é
uma
experiência
engra
/
diferente
hhh
/
hhh
nunca
tinha
feito
nenhum
/
ah
teste
de
leitura
?
por
exemplo
hum
não
não
?
para
aí
desde
a
primária
hhh
/
hhh
/
em
que
se
fazia
ditados
/
claro
a
partir
daí
nunca
mais
não
?
não
nunca
mais
tem
o
hábito
de
ler
?
sim
não
tanto
como
para
além
da
literatura
técnica
sim
sim
/
não
tanto
como
gostaria
de
ter
/
ah
mas
mas
tenho
alguma
uhuh
mas
não
costuma
ler
alto
costuma
?
ah
não
/
embora
embora
goste
/
gosto
de
ler
ah
/
poesia
alto
/
uhuh
recitar
poesia
melhor
agora
hhh
/
então
compreendo
/
como
é
que
apesar
do
texto
ser
tão
longo
/
conseguiu
dar-lhe
a
volta
hhh
/
há
muita
gente
que
tem
muita
dificuldade
/
pelo
pelo
facto
de
não
estar
habituado
/
a
ler
alto
/
e
consequentemente
não
saber
ah
/
fazer
as
pausas
nos
sítios
certos
/
não
estão
habituados
a
ter
ah
pois
pois
pois
pois
de
adequar
a
informação
ao
texto
/
de
maneira
que
acaba
por
ser
/
pois
hhh
gratificante
quando
se
encontra
alguém
/
que
consegue
ler
hhh
/
mesmo
as
frases
mais
compridas
/
hhh
ah
/
hum
no
entanto
enquanto
esteve
a
estudar
/
provavelmente
havia
determinadas
/
matérias
que
dava
jeito
estudar
alto
ou
não
?
hum
não
não
?
uhuh
quer
dizer
a
não
ser
que
eu
tivesse
que
decorar
/
engraçado
quer
dizer
se
se
fosse
uma
coisa
/
que
eu
tivesse
mesmo
que
decorar
/
pelo
menos
era
uma
técnica
minha
hhh
/
uhuh
ler
aquilo
alto
/
hhh
repetir
aquilo
alto
durante
uma
série
de
vezes
para
que
...
para
se
ouvir
há
muita
gente
que
faz
isso
/
quando
tem
de
fixar
as
coisas
/
pois
pois
para
mim
se
calhar
é
mais
fácil
/
parece
exato
uhuh
mas
isso
era
a
é
a
única
situação
/
uhuh
de
resto
pronto
como
é
e
qual
foi
exatamente
o
curso
que
tirou
?
em
matemática
matemática
aplicada
e
computação
/
é
o
nome
do
curso
/
embora
o
meu
ramo
é
matemática
pura
/
depois
aquilo
divide-se
em
estatística
e
/
computação
etc
.
/
ai
é
?
eu
não
entendo
nada
dessas
áreas
/
hhh
/
porque
/
hhh
/
lamentavelmente
nem
sei
que
cursos
existem
hhh
/
hhh
/
é
verdade
ah
/
e
que
tal
é
a
experiência
do
do
/
técnico
?
gostou
de
lá
andar
?
acha
que
têm
os
meios
adequados
para
/
os
cursos
?
ah
têm
/
sim
o
é
claro
que
podia
ter
melhores
não
é
?
mas
ah
mas
têm
/
não
há
assim
muitas
muitas
obras
?
o
técnico
também
é
privilegiado
nesse
aspeto
/
não
é
?
porque
/
bom
aquilo
o
técnico
pode
considerar-se
/
uma
empresa
também
não
é
?
uhuh
portanto
não
quer
dizer
não
/
tem
só
o
estado
por
trás
/
tem
tem
uma
lata
de
empresas
/
que
financiam
e
patrocinam
o
técnico
/
e
portanto
/
claro
ah
/
já
tem
mais
boas
tem
melhores
condições
/
do
que
a
maior
parte
das
universidades
gerando
receitas
naturalmente
também
pode
/
claro
fazer
investimentos
em
outras
faculdades
do
campus
/
claro
basta
dizer
que
a
associação
do
técnico
/
é
a
única
associação
do
país
que
tem
lucro
/
é
?
hhh
ao
fim
do
ano
hhh
/
portanto
basta
comparar
com
as
condições
em
que
/
eu
estou
a
fazer
este
trabalho
/
para
se
verificar
que
hhh
aqui
/
hhh
/
as
coisas
não
funcionam
tão
bem
/
pois
agora
/
a
tecnologia
também
/
sempre
deu
mais
dinheiro
do
que
as
artes
e
/
ah
claro
a
literatura
não
é
?
é
lógico
por
isso
pronto
nós
na
realidade
parece
que
não
fazemos
nada
/
porque
não
é
nada
que
seja
aplicável
/
diret
ou
em
há
muitas
ex
muito
poucas
coisas
que
sejam
aplicáveis
/
ah
no
mas
isso
tem
a
ver
com
os
tempos
que
correm
exatamente
exatamente
hhh
/
uhuh
é
ah
hoje
de
manhã
eu
li
ah
/
aquela
notícia
relacionada
com
uma
/
experiência
em
física
não
sei
se
/
ah
...
não
no
técnico
/
ah
eu
já
ouvi
sim
/
uhuh
que
as
particulas
de
iões
podem
ser
aceleradas
/
não
é
?
uhuh
do
professor
XYZ
/
uhuh
pois
mas
ele
uma
coisa
curiosa
não
é
?
é
curiosa
dado
que
ele
até
/
pelo
menos
foi
o
que
eu
li
/
que
eu
também
um
bocado
/
estou
a
falar
fora
da
minha
área
/
não
perco
assim
muito
bem
também
não
é
?
pois
imitam
muito
bem
a
teoria
de
relatividade
de
Einstein
dizia
que
não
se
/
podia
não
podiam
ser
aceleradas
não
é
?
uhuh
e
pronto
e
acho
que
isto
vai
ser
importante
/
cada
vez
mais
finalmente
as
coisas
estão
é
a
ser
relativas
hhh
hhh
/
hhh
/
as
verdades
são
relativas
a
determinada
exato
acho
que
vai
ser
muito
importante
/
e
com
a
evolução
científica
e
tecnológica
/
uhuh
a
experiência
acho
que
vai
trazer
muitos
benefícios
/
ao
contrário
justamente
daquilo
que
nós
fazemos
/
que
também
pode
ser
até
muito
interessante
/
e
logicamente
bastante
/
avan
avançado
no
entanto
não
trás
nada
de
de
/
grande
benefício
para
para
nada
hhh
e
isso
pode
contribuir
/
para
que
não
sei
quan
para
o
desenvolvimento
de
não
sei
quantas
técnicas
em
não
sei
quantas
áreas
/
aqui
não
não
ah
não
concordo
hhh
/
hhh
não
concorda
?
então
qual
é
?
justifique-me
hhh
/
ah
isso
quer
dizer
isso
isso
/
tem
a
ver
é
com
o
facto
de
as
coisas
agora
/
terem
que
ser
muito
/
ah
/
como
é
que
eu
hei
de
dizer
?
eh
/
é
contribui
para
o
estudo
de
uma
população
/
para
o
para
o
para
o
para
o
estudo
da
cultura
de
um
país
/
uhuh
portanto
/
quer
dizer
nem
tudo
tem
que
ser
/
como
a
ciência
/
que
que
são
isto
são
efeitos
ah
/
imediatos
não
é
?
é
/
eu
também
concordo
com
isso
mas
sabe
/
que
quem
gere
não
não
/
acredita
nesse
nosso
ponto
de
vista
/
claro
é
claro
que
se
não
investe
não
acredita
hhh
/
não
não
investe
e
isso
é
óbvio
hhh
um
dia
destes
eu
cheguei
ao
ponto
/
de
me
dirigir
a
uma
instituição
/
oficial
que
poderia
ter
todo
o
interesse
em
/
ah
se
ver
ligada
a
um
/
por
exemplo
a
um
projeto
como
este
/
ah
que
estou
a
desenvolver
e
hum
ah
/
constatei
que
havia
a
maior
das
indiferenças
/
mas
ah
mas
por
claro
pelo
desconhecimento
/
das
vantagens
e
do
interesse
que
pode
/
ter
o
estudo
/
da
língua
do
dialeto
/
pois
pois
pois
pois
pois
claro
/
a
língua
é
o
primeiro
bem
de
um
de
uma
cultura
não
é
?
hhh
pois
claro
/
não
/
ah
/
olhe
foi
pior
do
que
se
eu
tivesse
/
hhh
/
por
aquilo
que
tinha
a
dar
como
um
novo
tipo
de
cera
para
encerar
o
chão
hhh
/
de
modo
que
/
é
melhor
desistir
com
esta
gente
/
pois
isso
é
não
não
vale
a
pena
lutar
contra
/
essas
questões
/
vai-se
fazendo
outras
coisas
/
hhh
/
diga-me
cá
ah
já
me
disse
/
que
tem
vivido
normalmente
sempre
por
aqui
/
mas
que
nem
sempre
foi
assim
/
ah
viveu
também
fora
durante
períodos
/
vivi
vivi
dois
anos
na
Suécia
/
teve
onde
?
se
não
é
indescrição
/
sim
ah
dos
dois
aos
quatro
anos
/
uhuh
cheguei
a
ser
bilíngue
/
ai
é
?
cheguei
a
falar
sueco
/
e
agora
já
não
fala
?
agora
já
não
/
perdeu
a
pronto
...
ah
pronto
falava
em
casa
/
e
com
os
meus
pais
português
e
/
e
lá
fora
falava
sueco
não
é
?
claro
/
e
por
falta
de
interlocutores
/
acabou
por
perder
o
sueco
não
é
?
pois
exato
sei
dizer
duas
ou
três
palavras
/
houve
uma
que
por
acaso
me
ficou
sempre
/
sim
?
que
que
é
trenó
/
que
é
?
pronto
eu
agora
digo
trenó
não
é
?
mas
houve
uma
que
ao
longo
de
muitos
anos
/
eu
nunca
dizia
trenó
dizia
/
que
é
a
palavra
sueca
/
que
é
uma
palavra
sueca
para
essa
ficou-me
sempre
hhh
não
sei
não
sei
porquê
hhh
/
não
?
estava
associada
hhh
ao
sítio
provavelmente
/
pois
exato
exato
/
uhuh
e
vivi
um
ano
em
Inglaterra
/
e
e
em
Inglaterra
/
já
depois
de
...
ah
/
dos
dezassete
aos
dos
dezasseis
aos
dezassete
uhuh
ah
mas
o
inglês
aprendeu-o
na
escola
?
ou
ou
lá
?
sim
o
quer
dizer
o
inglês
aprendi
/
tive
inglês
desde
o
primeiro
ano
do
ciclo
não
é
?
claro
até
eu
fui
para
lá
eh
/
é
da
escolarização
/
fazer
o
décimo
primeiro
/
embora
embora
quer
dizer
/
o
que
aprendi
lá
/
foi
dez
hhh
cem
vezes
superior
/
ao
que
aprendi
nos
anos
todos
que
aprendi
cá
imagino
que
sim
/
esteve
esteve
lá
ah
/
com
os
seus
pais
ou
esteve
só
a
estudar
?
pois
/
não
o
meu
pai
foi
para
lá
trabalhar
e
portanto
/
nós
fomos
também
/
uhuh
e
fu
fui
estudar
para
lá
claro
ah
e
o
seu
pai
o
que
é
que
faz
?
ele
é
matemático
também
ah
também
?
claro
hhh
/
então
já
vamos
na
segunda
/
ou
terceira
gerações
de
matemáticos
?
não
não
segunda
hhh
/
segunda
hhh
/
só
segunda
hhh
hhh
/
ah
/
alguma
vez
sentiu
que
estava
mesmo
/
a
seguir
as
pisadas
do
do
do
seu
pai
?
ou
foi
/
um
gosto
que
/
surgiu
?
não
foi
um
gosto
/
porque
quer
dizer
o
meu
pai
/
nunca
nunca
de
maneira
nenhuma
ah
/
pressionou
para
para
...
uhuh
há
muita
gente
que
o
faz
/
pressionar
os
filhos
/
pois
exato
no
meu
no
meu
caso
não
mas
nun
nun
nem
nunca
nem
nunca
aconselhou
nem
nem
/
propôs
eu
ir
para
Matemática
uhuh
porque
simplesmente
sobressaiu
nessa
área
/
e
gostou
/
pois
eu
quando
tive
quando
chegou
a
altura
de
escolher
o
curso
/
ah
/
perguntei-lhe
o
que
é
que
ele
achava
/
e
pronto
ele
também
não
podia
mentir
não
é
?
com
certeza
hhh
/
hhh
/
se
ele
achava
interessante
não
vai
não
ia
dizer
/
que
achava
/
pois
hhh
/
portanto
ah
fiz
Matemática
/
uhuh
ok
eu
e
a
sua
mãe
o
que
é
que
faz
?
a
minha
mãe
é
técnica
de
educação
/
e
isso
isto
é
?
bom
ah
/
que
trabalha
com
/
com
crianças
/
que
ela
trabalha
agora
num
/
numa
encarnação
num
apartamento
do
estado
/
uhuh
ah
/
pronto
trabalha
com
cri
ela
durante
muito
tempo
trabalhou
na
casa
da
praia
/
uhuh
que
é
um
era
uma
escola
ali
na
guerr
na
na
rua
da
junqueira
/
que
era
com
crianças
que
não
são
crianças
deficientes
/
mas
são
crianças
que
devido
à
sua
origem
/
social
e
ou
de
algum
modo
inadaptadas
não
é
?
não
não
inadaptadas
e
que
aprendem
/
ou
não
aprendem
ou
ou
/
têm
dis
fazem
distúrbios
na
escola
/
onde
estão
e
portanto
/
vão
para
essas
é
curioso
que
há
bocadinho
/
entrevistei
uma
rapariga
cuja
mãe
/
ah
também
trabalha
neste
caso
/
já
não
propriamente
com
crianças
/
mas
com
adolescentes
ah
/
inadaptadas
socialmente
era
mesmo
assim
que
ela
dizia
o
de
trabalho
da
sua
mãe
/
deve
ser
um
bocadinho
desgastante
/
isso
nunca
lhe
causou
assim
problemas
ah
familiares
?
tipo
não
ter
muito
tempo
para
lhe
dar
apoio
/
hum
hhh
/
aos
filhos
todos
/
ainda
por
cima
sempre
é
mais
que
um
/
hhh
pois
somos
três
/
são
três
não
é
?
ah
não
não
por
acaso
não
acho
que
não
/
uhuh
não
sei
porquê
mas
hhh
é
um
facto
hhh
/
hhh
mas
é
/
é
um
facto
que
não
tem
só
tem
irmãos
não
é
?
só
tenho
irmãos
rapazes
sim
nunca
teve
pena
de
não
ter
uma
irmã
?
nunca
pensei
assim
muito
nisso
hhh
/
não
?
não
sa
sabe
se
calhar
são
mais
os
filhos
únicos
/
que
têm
essa
eh
essas
preocupações
ah
costumam
queixar-se
sempre
"
ai
queria
tanto
/
ter
um
irmão
ou
uma
irmã
"
e
normalmente
/
pensam
sempre
no
outro
/
ah
no
no
outro
sexo
oposto
/
sexo
sim
/
pelo
menos
é
o
que
me
dizem
/
ah
já
tenho
entrevistado
tanta
gente
que
...
pois
só
faz
o
que
ouço
hhh
não
nunca
pensei
assim
muito
nisso
também
/
eu
também
sou
o
mais
velho
portanto
/
é
o
mais
velho
dos
três
?
sim
portanto
à
medida
que
ia
tendo
os
irmãos
...
hhh
pois
hhh
/
foi
enfim
ganhou
outras
pois
exato
ganhou
outras
coisas
não
é
?
ah
costuma
fazer
férias
/
por
cá
ah
perto
ou
costuma
ir
para
o
estrangeiro
?
às
vezes
/
ah
é
assim
isso
ir
ir
para
o
estrangeiro
também
não
é
assim
/
conforme
calha
não
é
?
muito
fácil
não
é
?
hhh
/
não
não
pois
não
/
bom
aqui
há
aqui
há
uns
anos
fiz
uma
interrail
e
/
tal
mas
/
uhuh
ah
desde
aí
aqui
há
uns
anos
aqui
há
cinco
anos
/
desde
então
que
tem
sido
cá
uhuh
e
como
é
que
foi
essa
experiência
do
interrail
?
foi
agradável
?
ah
f
foi
foi
mas
foi
uma
pronto
é
como
como
disse
/
é
uma
experiência
/
é
uma
experiência
/
completamente
nova
e
diferente
/
não
é
?
uhuh
por
onde
é
que
andou
?
andei
mais
pelos
países
nórdicos
/
é
?
é
até
porque
/
chegou
a
ir
à
Suécia
?
também
fu
também
fui
lá
à
Suécia
ver
o
sítio
onde
tinha
vivido
e
tal
/
uhuh
e
que
tal
?
ainda
conseguia
recordar-se
de
algumas
coisas
?
hhh
/
?
é
porque
eu
eu
esqueci-me
de
/
perguntar
ao
meu
pai
qual
era
o
qual
era
o
nome
lá
da
lá
do
sítio
onde
vivíamos
não
é
?
sim
exato
e
é
e
eu
por
acaso
tinha
uma
ideia
uma
ideia
lá
do
sítio
/
que
era
um
jardim
de
pedra
/
era
um
jardim
/
uhuh
tinha
uns
cogumelos
de
pedra
brancos
/
mas
tinha
essa
ideia
de
de
miúdo
/
hhh
/
ah
essa
tinha
/
ainda
ia
lá
perguntar
às
pessoas
mas
as
pessoas
não
/
não
conseguiam
reconhecer
hhh
/
não
conheciam
aquilo
/
mas
consegui
lá
ir
dar
/
a
sério
?
ho
houve
um
senhor
que
depois
se
lembrou
/
uhuh
e
mas
já
não
ta
já
não
tinha
os
cogumelos
de
pedra
/
por
isso
é
que
as
pessoas
não
se
lembravam
/
claro
hhh
só
mesmo
o
hhh
o
olhar
e
a
memória
de
uma
criança
fixavam
/
pois
foi
essa
particularidade
é
aqueles
cogumelos
de
pedra
e
a
neve
e
tudo
/
ficou
/
foi
no
inverno
ou
no
verão
?
foi
no
verão
/
foi
em
agosto
/
pois
/
mesmo
ainda
dá
ah
havia
neve
?
não
não
não
nessa
altura
não
havia
mas
era
aquela
não
mas
pronto
era
aquela
minha
ideia
dos
/
cogumelos
de
pedra
brancos
juntamente
com
a
neve
e
hhh
/
uhuh
uhuh
essas
coisas
todas
/
aquela
brancura
toda
/
pois
uhuh
ah
e
tirando
isso
/
costuma
fazer
ah
as
férias
/
por
cá
não
é
?
sim
para
onde
é
que
vai
?
por
vezes
/
vou
costumo
ir
para
Sesimbra
/
ah
tenho
lá
uma
casa
/
ah
que
bom
ah
/
é
um
sítio
bastante
agradável
é
é
agradável
/
e
também
tendo
lá
a
casa
dá
para
ir
/
sem
ser
no
verão
que
é
a
época
mais
...
sim
sim
passar
lá
fins
de
semana
e
tudo
isso
dá
/
claro
/
dá
e
mas
pronto
quando
não
vou
para
Sesimbra
/
aqui
há
uns
anos
ainda
aqui
há
dois
anos
/
em
vez
de
ir
para
Sesimbra
fui
fazer
uma
uma
viagem
pela
Costa
do
Alentejo
/
uhuh
/
de
carro
hhh
/
passear
essa
é
a
minha
zona
de
eleição
/
os
meus
pais
são
dali
daquela
região
/
de
maneira
que
da
Costa
?
ah
eles
moram
junto
a
Santo
André
/
portanto
/
ah
sim
sim
sim
/
há
a
Costa
de
Santo
André
e
/
há
todas
as
outras
praias
/
pois
pois
pois
por
ali
acima
/
mas
a
gente
fez
desde
/
de
Sin
Sines
de
Porto
Côvo
Porto
Côvo
até
até
/
a
Odeceixe
/
pois
é
a
zona
mais
conhecida
da
da
zona
da
alentejana
/
no
entanto
/
pois
ah
/
para
o
menor
das
praias
são
completamente
diferentes
não
é
?
pois
são
hhh
/
mas
olhe
que
talvez
um
pouco
mais
agrestes
/
mas
para
quem
é
de
lá
gosta
mais
daquelas
/
pois
/
quem
feio
ama
...
hhh
/
exatamente
hhh
/
não
lhe
hhh
conhece
os
defeitos
não
é
?
hhh
/
hhh
/
hhh
/
pronto
/
ah
/
se
tivesse
que
escolher
assim
uma
região
do
país
/
o
que
é
que
escolhia
?
para
viver
?
por
exemplo
para
viver
/
ah
/
se
calhar
escolhia
Lisboa
como
não
não
de
maneira
nenhuma
de
maneira
nenhuma
/
uhuh
eu
aliás
até
vou
já
mudar
de
casa
agora
/
hhh
para
ver
se
se
vai
embora
/
em
agosto
/
que
é
para
ver
se
saio
de
Lisboa
hhh
/
a
sério
?
ah
eu
sei
/
é
ter
teria
duas
zonas
ah
/
ou
ou
o
Alentejo
/
uhuh
ou
o
Al
mas
interior
do
Alentejo
/
uhuh
ou
então
eh
Beiras
/
portanto
/
porquê
?
porque
eu
estou
um
bocad
não
consigo
imaginar
/
pois
eu
depoi
bem
estou
um
bocado
farto
do
do
stress
vá
/
citadino
hhh
não
é
?
uhuh
e
também
tem
passado
a
viver
a
vida
a
viver
aqui
/
pois
e
e
pronto
e
/
primeiro
gosto
muito
do
Alentejo
/
não
sei
/
eu
também
costumo
costumo
/
quer
dizer
já
conhe
já
conheço
o
Alentejo
há
bastantes
anos
/
claro
fui
para
lá
passar
férias
e
tal
/
e
/
e
pronto
depois
e
e
depois
é
uma
zona
que
não
é
/
muito
densamente
povoada
/
claro
tem
desvantagens
mas
mas
pronto
isso
é
um
dos
aspetos
que
pois
tem
muitas
desvantagens
/
mas
ah
por
outro
lado
ainda
se
pode
abrir
a
janela
e
apanhar
ar
e
não
ver
ninguém
/
claro
hhh
/
exato
exato
o
que
é
pode
ser
bom
muito
agradável
e
confortável
pois
exato
exato
e
as
Beiras
porque
/
é
muito
verde
hhh
/
uhuh
mas
ainda
há
mais
há
mais
verde
/
ah
/
Alto
do
Minho
mas
aí
é
/
portanto
mas
o
Minho
o
Minho
é
muito
muito
povoado
/
também
é
também
cansa
/
é
exatamente
/
e
a
não
sei
que
seja
para
o
Gerês
mas
isso
/
e
também
tem
um
/
assim
um
ambiente
muito
/
agreste
/
muito
diferente
hhh
é
é
/
e
ali
mesmo
as
pessoas
são
muito
diferentes
acho
eu
/
pois
eu
justamente
escolhi
ah
o
Minho
e
e
Lisboa
porque
achei
que
era
tão
diferente
tão
diferente
/
que
alguma
coisa
deveria
ter
para
/
pois
pois
/
descrever
de
certeza
/
para
se
descrever
exato
ah
e
realmente
/
eh
é
tudo
diferente
é
o
meio
é
as
pessoas
/
a
forma
como
as
pessoas
vivem
a
forma
de
/
tudo
tudo
é
diferente
/
claro
pois
é
/
é
faz
muita
confusão
/
isso
é
verdade
mas
há
certas
zonas
que
eh
/
sendo
mais
ah
/
sei
lá
recônditas
ainda
não
é
?
uhuh
ah
acabam
por
estar
mais
próximo
/
da
da
desta
maneira
de
estar
na
vida
/
do
que
do
que
a
deles
/
pois
é
pois
é
/
mas
há
há
sítios
no
interior
que
/
quer
dizer
por
exemplo
agora
na
Páscoa
fomos
ah
/
eu
a
XYZ
e
mais
o
meu
irmão
e
um
amigo
meu
/
fomos
dar
um
passeio
a
pé
pela
Serra
da
Lousã
/
uhuh
portanto
durante
quatro
dias
/
ah
portanto
mas
mesmo
lá
lá
para
dentro
não
é
?
claro
e
aqueles
as
pessoas
são
/
bem
mas
não
tem
comparação
possível
<não
há>
não
é
?
claro
não
há
completamente
diferente
da
do
lisboeta
ou
mesmo
de
de
/
outras
sei
lá
das
grandes
cidades
ou
...
de
outros
sítios
/
sim
sim
sim
sim
sim
/
é
isso
é
confortante
porque
/
sim
faz-nos
pensar
que
afinal
ainda
existem
extremamente
simpáticas
ah
/
e
acolhedoras
/
e
acolhedoras
é
verdade
dispostas
a
fazer
mesmo
tudo
pela
nação
/
exato
é
mesmo
verdade
hum
/
isso
encontra-se
ainda
felizmente
em
/
várias
zonas
do
país
mas
/
como
/
as
pessoas
também
começam
cada
dia
a
ficar
mais
eh
/
céticas
e
...
pois
hhh
mas
a
me
mesmo
prontos
a
a
ajudar
não
é
?
ou
/
porque
/
já
estão
estão
tão
escaldadas
porque
/
há
muitas
vezes
que
muitos
forasteiros
vão
justamente
à
procura
desses
sítios
e
depois
abusam
/
da
confiança
das
pessoas
/
começam
a
ficar
...
pois
é
pois
é
/
aparecem
e
descontam
hhh
bem
eu
não
quero
ah
maçar
mais
/
já
o
fiz
ler
o
que
é
esta
são
imensas
coisas
/
hhh
/
já
falámos
um
bocadinho
/
agradeço
muito
a
sua
ajuda
/
e
agora
teremos
de
ficar
por
aqui
está
bem
?
pronto
hhh
foi
um
prazer
obrigadinha
Guardar XML • Obter texto
• Representação da onda sonora • Representação em frases