DI_42LM34b
Sem título
ID | 42 |
Participant | J. Varandas |
Gender | Masculino |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
Muito
bem
parabéns
hhh
Obrigadíssima
hhh
hhh
Mas
olhe
que
é
horrível
ler
/
É
?
é
muito
com
isto
/
Com
esse
tamanho
de
letra
?
Já
me
disseram
nesta
neste
an
neste
tamanho
de
letra
Vou
já
mudar
o
tamanho
de
letra
É
faz
confusão
/
não
quer
dizer
faz
confusão
porque
a
pessoa
não
está
habituado
/
a
ler
este
tipo
de
letra
e
a
mim
faz-me
um
bocado
de
impressão
/
não
por
exemplo
não
conseguir
ver
bem
onde
é
que
está
a
próxima
vírgula
Exato
Portanto
perde-se
um
bocado
esse
tipo
de
coisa
Eu
vou
vou
colocar
então
se
calhar
em
ah
/
tamanho
normal
para
que
não
haja
problemas
e
depois
ver
o
que
é
que
dá
/
quero
saber
se
o
tipo
de
leitura
realmente
é
muito
diferente
do
que
aquele
feito
assim
Não
é
muito
diferente
Sim
senhora
Como
viu
isto
continua
verdade
?
Agora
nós
continuamos
um
pouco
mais
à
vontade
/
hhh
Sim
ah
e
já
agora
o
que
é
que
lhe
pareceu
isto
tudo
?
Para
além
das
dificuldades
do
texto
Não
eu
pronto
eu
eu
sou
uma
pessoa
muita
pronto
acho
muita
piada
a
este
/
tipo
de
coisas
pronto
de
investigações
acho
que
são
engraçadas
uhuh
E
E
pronto
e
é
/
no
na
na
leitura
das
palavras
há
uma
coisa
engraçada
/
é
que
eh
que
não
sei
se
acontecerá
com
toda
a
gente
/
eh
e
talvez
seja
um
bocado
formação
profissional
um
matemático
anda
sempre
à
procura
de
regularidade
/
É
Claro
e
eu
às
vezes
tinha
a
preocupação
de
estar
a
tentar
perceber
se
havia
algum
tipo
de
regularidade
/
entre
os
sons
entre
ah
entre
os
ditongos
entre
os
uh
os
tons
as
ligações
dos
s
e
dos
...
hhh
De
modo
que
às
vezes
perdia-me
um
bocadinho
/
porque
estava
um
bocado
com
essa
preocupação
se
calhar
não
?
Estava
com
essa
E
conseguiu
encontrar
E
conseguiu
encontrar
alguma
coisa
?
Não
algumas
coisas
algumas
coisas
/
penso
que
sim
que
é
/
ah
a
junção
de
sons
semelhantes
não
é
?
Que
se
vão
lendo
e
repetindo
uhuh
uhuh
Penso
que
sim
mas
quer
dizer
não
/
em
em
quinhentos
e
tal
é
impossível
só
fazer
assim
um
trabalho
É
impossível
eh
É
justamente
eu
fiz
ah
/
uma
lista
de
palavras
e
desorganizei-as
eh
de
propósito
de
maneira
a
que
as
pessoas
não
percebessem
/
qual
era
a
finalidade
exata
da
do
do
teste
Pois
Do
teste
claro
pois
Era
ver
se
se
conseguiam
distrair
/
Distrair
pois
e
pronunciar
normalmente
Normalmente
mas
há
há
bolas
é
difícil
mas
acho
que
correu
muito
bem
correu
muito
bem
Então
conte-me
lá
agora
assim
alguma
coisa
que
eu
possa
saber
da
sua
vida
/
ou
o
que
é
que
você
na
realidade
tem
feito
como
é
que
é
esta
experiência
com
os
alunos
?
O
que
é
que
é
melhor
se
é
o
secundário
se
é
isto
?
hum
Sim
Ai
é
completamente
diferente
Bem
eu
há
/
eu
estou
ligado
/
ah
à
formação
há
uma
série
de
anos
/
porque
comecei
tive
ah
a
acompanhar
a
formação
em
serviço
/
na
na
ESL
de
Lisboa
uhuh
Depois
eh
comecei
a
trabalhar
aqui
com
com
a
Faculdade
de
Ciências
como
orientador
/
ah
de
estágio
mas
/
na
escola
/
e
eh
depois
eh
surgiu-me
realmente
a
hum
/
esta
este
convite
/
que
foi
assim
eh
de
certo
modo
/
ah
/
irrecusável
pela
pessoa
que
me
convidou
pronto
/
Claro
a
pessoa
com
quem
eu
vim
trabalhar
É
uma
experiência
É
uma
experiência
engraçada
/
eh
se
bem
que
eu
gosto
de
trabalhar
com
o
secundário
uhuh
Acho
o
trabalho
no
secundário
mais
eh
/
de
certo
modo
o
o
termo
/
portanto
a
questão
de
dar
as
aulas
eu
acho
mais
estimulante
Portanto
eu
estava
a
dizer
que
realmente
ah
/
portanto
eu
acho
que
o
o
trabalho
com
os
miúdos
/
é
um
trabalho
mais
estimu
mais
estimulante
uhuh
Talvez
seja
ah
/
também
por
o
o
estilo
de
cadeiras
que
eu
estou
hum
/
a
dar
aqui
ah
ah
O
que
é
que
dá
?
Se
não
Eu
estou
a
dar
ah
a
Didática
da
Matemática
ah
aos
alunos
/
ah
aos
portanto
às
pessoas
que
estão
na
personalização
em
serviço
/
ou
seja
aos
professores
que
estão
nas
escolas
ah
Estou
a
dar
uma
cadeira
que
é
Ações
Pedagógicas
de
Observação
e
Análise
/
é
uma
cadeira
da
licenciatura
portanto
é
uma
cadeira
do
quarto
ano
/
da
licenciatura
/
e
estou
a
acompanhar
a
dar
/
o
o
apoio
/
pedagógico
/
a
núcleos
de
estágio
portanto
tenho
muito
que
fazer
hhh
uhuh
Tem
mesmo
muitíssimo
que
fazer
pois
Tenho
muito
que
fazer
Tenho
muito
que
fazer
São
muitos
alunos
?
ah
ah
São
ah
portanto
na
nesta
na
Didática
são
vinte
e
um
alunos
ah
Na
nas
Ações
são
quinze
/
mas
que
tem
uma
componente
prática
/
de
observação
nas
escolas
/
ah
de
aulas
e
depois
de
dar
/
uma
umas
aulas
porque
esta
cadeira
tem
como
um
dos
principais
objetivos
/
portanto
para
além
de
analisar
/
tudo
quanto
são
ações
pedagógicas
e
/
pronto
eu
trabalho
muito
com
vídeos
/
de
aulas
e
de
situações
/
ah
isto
em
termos
visuais
Depois
também
com
documentos
escritos
também
/
Tem
que
ser
com
com
que
eles
fazem
análise
e
isso
E
portanto
é
um
trabalho
que
depois
precisa
de
um
acompanhamento
na
parte
prática
/
e
portanto
são
só
quinze
quinze
alunos
Claro
Mas
pronto
aqui
ah
há
uma
grande
preocupação
/
aqui
no
departamento
na
na
maneira
como
as
aulas
são
dadas
isso
é
muito
debatido
por
nós
/
eh
e
pronto
e
realmente
cria
um
certo
um
certo
trabalho
O
que
é
O
que
eu
acho
é
que
há
um
conjunto
de
coisas
/
que
eh
realmente
não
se
conseguem
aplicar
aqui
tão
bem
com
a
natureza
das
cadeiras
/
como
consigo
aplicar
no
no
secundário
uhuh
Portanto
estou
assim
um
bocado
dividido
hhh
Gostaria
portanto
talvez
de
voltar
ao
seu
ao
ao
secundário
Pois
ah
se
calhar
sim
Se
calhar
até
este
ano
hhh
Sim
?
E
E
no
ensino
secundário
há
algum
/
ano
ou
anos
que
particularmente
/
tenha
mais
Não
olhe
eu
dei
aulas
/
a
todos
os
anos
/
uhuh
e
até
costumo
dizer
uma
coisa
engraçada
/
uhuh
eu
dei
aulas
num
jardim
infantil
hhh
De
Matemática
?
Dei
Matemática
exatamente
É
incrível
hhh
De
in
De
Iniciação
à
Matemática
ah
Portanto
eu
tinha
um
/
eu
e
a
minha
mãe
tínhamos
um
colégio
/
uhuh
na
Amadora
/
e
realmente
quem
dava
ah
portanto
ah
/
aonde
tínhamos
até
à
primária
e
depois
os
miúdos
/
na
parte
primária
iam
iam
à
escola
primária
nós
só
levávamos
e
trazíamos
Portanto
nas
classes
infantis
havia
a
preocupação
de
haver
um
programa
/
ah
de
destrezas
digamos
/
Claro
e
uma
das
destrezas
era
a
Introdução
à
Matemática
/
E
gostavam
?
e
realmente
esse
isso
eu
dava
com
os
miúdos
/
e
era
giríssimo
/
era
realmente
um
desafio
giríssimo
/
de
ver
os
miúdos
despertarem
para
um
conjunto
de
coisas
/
e
tive
situações
muito
engraçadas
Eu
tive
uma
vez
um
miúdo
/
Sim
?
que
começou
a
fazer
contas
/
mas
contas
de
multiplicar
e
não
sei
quê
/
e
os
pais
achavam
esquisito
e
realmente
o
miúdo
tinha
assim
um
era
um
miúdo
/
Inteligente
inteligente
/
e
ah
/
pronto
e
e
ele
perguntava
muito
"
Ó
XYZ
e
quanto
é
que
é
tanto
vezes
tanto
?
"
E
"
Então
ó
XYZ
quanto
é
que
é
?
"
E
ele
lá
dizia
e
eu
/
investiguei
muito
como
é
que
o
miúdo
fazia
aquilo
qual
era
o
esquema
mental
/
e
um
dia
percebi
/
o
fulano
fazia
aquilo
tudo
com
base
na
teoria
de
conjuntos
Ele
fazia
por
exemplo
três
vezes
dez
/
e
eu
dizia
"
Ó
XYZ
mas
explica
como
é
que
...
"
Era
difícil
dizer
ao
miúdo
"
Explica
o
que
é
que
estás
a
pensar
"
Claro
Mas
ele
/
depois
de
muito
conversar
e
tudo
então
percebi
que
ele
/
Que
ele
juntava
fazia
mentalmente
agru
organizava
grupos
/
de
dez
e
três
grupos
/
de
dez
e
fazia
as
contas
fazia
imenso
as
contas
/
com
base
na
teoria
dos
conjuntos
que
era
uma
coisa
engraçada
É
curioso
que
eu
tenho
uma
filha
com
quatro
anos
e
meio
e
ela
está
/
ah
no
jardim
de
infância
pronto
/
De
infantil
e
e
está
nessa
fase
Exato
está
nessa
fase
Eu
ontem
ah
eu
era
ah
quanto
é
que
era
três
vezes
dez
mas
era
dois
vezes
dez
/
chegou
à
conclusão
porque
/
ah
contou
duas
v
ah
ela
não
contou
/
ah
de
seguida
duas
vezes
o
número
de
vezes
que
tinha
nas
mãos
/
Pois
De
que
tinha
mas
disse
"
Se
duas
mãos
/
têm
dez
dedos
/
Sim
quatro
mãos
só
podem
ter
vinte
/
Ah
é
certo
hhh
qualquer
coisa
serve
até
Até
um
pronto
até
hhh
até
está
É
porque
até
está
aí
subsequente
um
um
uma
função
Uma
É
É
giro
uma
correspondência
é
engraçado
É
hhh
É
É
engraçado
porque
eles
eh
/
se
forem
despertos
para
as
coisas
eh
muito
cedo
significa
É
depois
dei
aulas
no
ciclo
/
uhuh
também
eh
e
gostei
O
ciclo
para
mim
tinha
uma
tinha
uma
desvantagem
enorme
/
que
é
as
Ciências
que
eu
detesto
/
É
?
e
eu
e
no
ciclo
é
comum
/
a
Matemática
e
as
Ciências
é
o
mesmo
agrupamento
/
uhuh
de
modo
que
a
pessoa
tinha
que
dar
De
modo
que
eu
tive
dois
anos
no
ciclo
e
resolvi
fugir
do
ciclo
porque
realmente
/
uhuh
as
Ciências
custavam-me
imenso
a
dar
eu
tinha
medo
hhh
medo
de
pronto
de
ah
/
dos
miúdos
ah
daquele
tipo
de
de
experiências
que
se
podem
fazer
Eu
por
um
lado
gostava
que
eles
/
tivessem
contacto
mas
por
outro
lado
quem
é
que
me
dizia
a
mim
/
que
eu
lhes
punha
um
frasco
de
ácido
em
cima
da
mesa
/
E
que
eles
não
iriam
a
miúdos
tão
pequenos
não
tinha
/
não
me
fazia
...
De
modo
que
alguma
coisa
pronto
ah
de
modo
que
passei
para
o
secundário
e
do
secundário
/
gosto
Ali
para
além
daqui
eu
sou
da
direção
da
Associação
de
professores
de
Matemática
Portanto
agora
também
tenho
/
um
tipo
de
trabalho
ali
porque
nós
estamos
/
a
ser
muito
solicitados
pelo
ministério
Portanto
/
e
há
realmente
/
uma
série
de
questões
que
estão
em
que
temos
de
dar
pareceres
e
isso
Sobre
os
currícula
e
Sim
sobre
os
currícula
e
sobre
tudo
realmente
/
deu-se
agora
um
uma
uma
abertura
a
nível
do
Ministério
grande
Sim
houve
agora
uma
muito
grande
/
ah
o
que
leva
a
que
/
por
exemplo
nós
nomeadamente
a
Associação
que
está
/
que
eramos
oposição
passámos
a
ser
parceiros
/
hhh
e
é
muito
pior
O
tipo
de
trabalho
é
muito
pior
é
muito
pior
é
muito
pior
Claro
E
há
muito
mais
responsabilidade
até
Muito
Muito
Muito
Muito
mais
responsabilidade
Aquilo
Aquilo
que
se
disser
pode
pode
vir
por
outro
motivo
É
É
portanto
eles
estão
a
fazer
Exato
E
realmente
eles
estão
por
exemplo
agora
a
nível
de
da
avaliação
/
pronto
os
exames
finais
e
isso
eles
constituíram
agora
uma
comissão
/
e
o
que
/
bem
não
pode-se
dizer
que
não
vendeu
hhh
/
hhh
É
pior
?
que
eu
ah
portanto
eu
faço
provas
de
exame
uhuh
Já
há
uns
anos
que
sou
o
coordenador
de
um
/
conjunto
de
professores
que
fazem
provas
de
exame
/
De
um
De
um
e
realmente
é
o
primeira
vez
/
em
que
essas
provas
vão
ser
/
ah
analizadas
e
avaliadas
/
não
só
do
ponto
de
vista
científico
/
como
de
um
ponto
de
vista
que
eu
acho
/
ótimo
que
é
o
ponto
de
vista
do
português
/
Claro
Claro
da
clareza
das
questões
da
parte
formal
/
das
questões
Mas
faz
do
liceu
?
E
realmente
essa
essa
Porque
ah
isso
influencia
imenso
ah
/
a
avaliação
dos
miúdos
/
Com
certeza
muitíssimo
muitíssimo
muitíssimo
E
realmente
pronto
e
pediram
/
ah
é
são
este
tipo
de
contributos
que
é
difícil
para
pessoas
/
que
/
para
além
daquilo
quer
dizer
nós
não
temos
ninguém
que
esteja
ali
a
tempo
inteiro
uhuh
É
tudo
ah
pessoas
pronto
que
estão
nas
escolas
/
nas
faculdades
nas
eses
por
aí
fora
E
E
realmente
é
difícil
O
que
nós
conseguimos
foi
/
que
/
pronto
que
aquilo
fosse
constituído
uma
comissão
e
nós
indicássemos
um
nome
ou
outro
/
Para
assuntos
específicos
/
pronto
um
bocado
para
assuntos
específicos
porque
realmente
/
ah
a
direção
muito
embora
nós
somos
/
sete
/
mas
somos
só
quatro
de
Lisboa
/
e
realmente
as
pessoas
que
estão
fora
de
Lisboa
não
têm
a
disponibilidade
/
ah
para
ainda
por
cima
estão
fora
/
de
Lisboa
e
dispersas
É
um
fulano
de
Bragança
/
é
uma
fulana
do
Porto
/
e
é
um
fulano
de
Évora
ah
De
modo
que
quer
dizer
este
tipo
de
trabalho
para
fazer
sozinho
é
um
trabalho
complicado
/
É
tão
longe
quer
dizer
ah
é
é
aborrecido
Sabe
que
eh
eu
curiosamente
também
pertenço
a
uma
associação
não
de
professores
neste
caso
mas
a
Associação
Portuguesa
de
Linguística
/
que
é
uma
associação
que
congrega
/
Ah
pois
basicamente
todos
ou
quase
todos
os
linguistas
de
Todos
os
linguistas
pois
sobre
a
Linguística
do
português
eu
acho
Propriamente
da
do
Português
Europeu
E
o
que
é
que
acontece
?
Nós
eh
procurámos
eh
como
tem
a
ver
com
a
experiência
juntar
uma
direção
/
com
elementos
todos
do
mesmo
sítio
e
depois
muda-se
vai
para
outro
sítio
porque
/
Pois
exato
Não
era
produtivo
ter
pessoas
a
representar
os
diferentes
sítios
Pois
não
Nós
temos
O
nosso
esquema
é
um
esquema
em
termos
da
mudan
das
mudanças
/
ah
é
um
esquema
bom
ou
seja
nunca
sai
a
direção
toda
Nós
vamos
rodando
e
saindo
Sim
Sim
Sim
Pronto
isso
é
uma
questão
boa
Agora
ah
pronto
a
questão
de
da
representatividade
/
diferente
dos
diferentes
núcleos
que
existem
/
é
um
bocado
complicado
porque
pronto
porque
quer
dizer
basta
dizer
que
/
todo
o
tipo
de
reuniões
mais
alargadas
com
a
direção
toda
/
têm
que
ser
feitas
ao
sábado
ou
ao
domingo
Quer
dizer
não
uhuh
nem
sequer
pode
ser
por
exemplo
numa
noite
que
a
pessoa
pronto
trabalha
um
bocadinho
até
mais
tarde
/
Claro
mas
não
é
fins
de
semana
e
isso
Pois
É
É
um
bocado
complicado
Sobrecarrega
um
bocadinho
é
pois
é
Sobrecarrega
Sobrecarrega
muito
sobrecarrega
O
que
é
que
lhe
parece
aquela
antiga
distinção
/
será
que
isto
se
vai
manter
?
Ou
com
o
final
dos
com
os
novos
currícula
os
novos
as
novas
interligações
/
que
se
operam
entre
as
diferentes
/
ah
/
disciplinas
do
secundário
/
será
que
nós
vamos
passar
a
ter
alunos
que
gostem
de
Matemática
e
de
Português
?
Ou
será
que
vamos
continuar
a
ter
sempre
uns
que
por
exemplo
gostam
de
Português
e
odeiam
Matemática
/
Ah
uns
Matemática
e
vice-versa
?
Não
eu
penso
que
ah
a
questão
do
do
do
ensino
e
aprendizagem
da
Matemática
/
eu
acho
que
eu
identifico
acima
de
tudo
uma
questão
cultural
uhuh
É
uma
questão
cultural
pronto
É
uma
questão
cultural
porque
eu
/
muitos
dos
das
dos
alunos
/
que
não
gostam
de
Matemática
não
gostam
/
por
transmissão
hhh
/
hhh
paterna
Eu
costumo
dizer
/
Isto
é
um
bocadinho
genética
não
é
genética
mas
quase
/
mas
é
pronto
uhuh
/
/
E
eu
acho
e
de
e
até
da
própria
sociedade
/
ah
pronto
que
acha
que
a
Matemática
é
difícil
e
que
se
fala
que
a
Matemática
é
difícil
/
e
quando
se
fala
em
sucesso
vem
a
Matemática
ah
E
portanto
eu
penso
que
há
/
toda
essa
questão
cultural
que
é
para
mim
/
eh
a
mais
perigosa
e
a
mais
difícil
de
vencer
É
uma
questão
de
preconceito
Exatamente
é
e
pronto
e
e
ah
na
camada
jovem
/
há
eles
fazem
gala
em
não
gostar
de
Matemática
Um
aluno
que
goste
muito
de
Matemática
geralmente
mesmo
numa
turma
não
se
assume
/
não
assume
como
gostar
de
Matemática
ah
É
impossível
que
um
uma
pessoa
/
ah
por
exemplo
eu
no
ano
passado
no
no
no
no
âmbito
de
uma
investigação
que
se
estava
a
fazer
aqui
/
fez-se
fiz
ah
em
todos
os
o
as
turmas
com
quem
eu
trabalhava
/
eu
/
por
via
do
da
dos
fulanos
que
trabalhavam
comigo
/
pôs-se
essa
questão
/
ah
Ninguém
disse
?
hum
Um
único
/
disse
"
Eu
gosto
muito
de
Matemática
"
É
incrível
ah
E
no
entanto
ah
havia
nessas
turmas
bons
anos
e
alunos
que
a
pessoa
percebe
que
gostam
Portanto
aí
está
um
bocado
ah
aquela
questão
do
/
pronto
não
se
assume
A
pessoa
pode
/
dizer
"
Ah
gosto
muito
de
História
gosto
muito
de
Português
/
ah
eu
in
.
.
"
Mas
o
gostar
de
Matemática
/
põe
os
miúdos
numa
posição
Difícil
Exato
porque
eh
/
um
aluno
por
exemplo
que
seja
muito
bom
aluno
/
é
um
aluno
respeitado
na
turma
/
uhuh
mas
um
aluno
que
seja
muito
bom
aluno
só
por
exemplo
a
Matemática
/
ou
a
Matemática
na
área
das
Ciências
/
a
Física
e
não
sei
quê
/
já
é
um
aluno
que
não
é
tão
respeitado
como
o
outro
É
?
É
É
um
É
uma
questão
engraçada
É
uma
questão
engraçada
Isso
é
curio
é
é
realmente
é
curioso
porque
É
uma
questão
engraçada
Há
realmente
um
/
pronto
e
a
e
isto
para
não
s
não
ir
para
aquela
questão
do
do
/
pai
que
chega
e
que
diz
assim
"
Ah
eu
a
Matemática
nem
nem
ligo
/
porque
ele
é
mau
a
Matemática
mas
eu
também
já
não
gostava
"
Pois
E
isto
em
termos
pronto
do
Desculpabilização
É
vulgaríssimo
O
A
maior
parte
se
se
falar
com
um
/
conjunto
alargado
de
diretores
de
turma
/
é
raro
aquele
que
não
tem
um
ou
outro
pai
que
lhe
chegasse
"
Ah
eu
na
Matemática
já
nem
falo
/
mas
eu
também
não
gostava
"
hhh
Há
um
bocado
isso
portanto
essa
é
uma
questão
/
ah
por
outro
lado
/
eu
acho
que
ah
/
o
ensinar
Matemática
e
a
Matemática
que
se
ensina
/
teve
uma
evolução
muito
grande
/
e
realmente
os
professores
não
estão
preparados
para
essa
evolução
Acredito
Acredito
Não
estão
Não
estão
preparados
/
e
os
professores
tendem
a
reproduzir
o
ensino
que
tiveram
/
Claro
o
que
é
extraordinariamente
mau
E
isso
verifica-se
imenso
/
ah
não
só
/
ah
a
nível
do
secundário
como
aqui
se
verifica
imenso
a
nível
do
superior
É
?
O
departamento
de
Matemática
é
uma
coisa
impressionante
/
e
isso
é
muito
grave
/
na
medida
em
que
/
passam
pelo
departamento
de
Matemática
os
alunos
da
via
Ensino
/
Claro
e
que
va
e
portanto
e
quando
chegam
ao
ao
estágio
/
o
a
última
imagem
que
têm
/
é
um
ensino
/
ah
mecan
portanto
mecanicista
/
ah
de
realmente
resolver
aquele
tipo
de
problemas
/
uhuh
e
pronto
no
exame
é
reproduzido
um
daqueles
tipo
de
problemas
/
Sem
imaginação
nenhuma
sem
imaginação
nenhuma
e
sem
/
realmente
desenvolver
ah
a
capacidade
de
raciocinar
/
que
eu
acho
que
é
o
fundamental
na
Matemática
Se
for
desenvolvida
essa
capacidade
/
e
se
os
alunos
começarem
a
encarar
a
Matemática
como
não
uma
coisa
/
que
têm
que
/
fazer
muitos
exercícios
para
conseguir
fazer
/
Para
aprender
têm
que
repetir
muitas
vezes
para
conseguir
fazer
/
uhuh
ah
/
eu
acho
que
isso
já
será
uma
coisa
que
os
fará
começar
/
a
encarar
a
Matemática
de
outra
maneira
Mas
não
é
só
a
Matemática
é
tudo
o
resto
/
O
meu
O
meu
drama
como
professora
de
Fonologia
é
/
Pois
ah
sendo
uma
cadeira
da
área
de
de
Linguística
/
onde
se
quer
uma
uma
capacidade
de
raciocínio
apreciável
/
eh
é
constatar
que
os
alunos
não
estão
/
normalmente
em
em
em
condições
/
de
/
ah
raciocinar
sobre
os
problemas
/
inclusive
têm
a
ideia
de
que
devem
adquirir
um
conjunto
de
conhecimentos
bastante
alargado
/
mas
não
é
como
se
aquilo
não
estiv
não
estivesse
em
articulação
com
todo
o
resto
que
se
dá
Exato
pois
Isso
para
mim
é
importante
Mas
isso
isso
é
mas
isso
acontece
imenso
a
tudo
a
todos
os
níveis
É
por
É
muitíssimo
vulgar
um
aluno
que
/
ah
resolve
por
exemplo
regras
de
três
simples
proporções
/
uhuh
muito
bem
a
Matemática
/
e
depois
ah
em
Ciências
/
precisa
disso
e
não
sabe
fazer
eh
Isso
tem-me
acontecido
imenso
portanto
não
não
interligar
os
conhecimentos
Portanto
isso
é
uma
falta
E
não
saber
aplicá-los
é
o
que
uma
pessoa
chama
de
ridículo
Exatamente
ah
quer
dizer
o
raciocínio
não
está
desenvolvido
/
para
a
pessoa
perante
um
problema
/
pensar
então
onde
é
que
a
que
áreas
de
saber
é
que
eu
posso
ir
buscar
/
o
que
me
vai
ajudar
a
resolver
este
tipo
de
problema
?
Porque
ah
pronto
porque
isso
acontece
com
com
a
Matemática
acontece
eles
perceberem
/
ah
eles
precisarem
Por
exemplo
eu
ah
lembro-me
que
este
ano
/
num
no
meu
núcleo
de
estágio
eles
estavam
/
ah
num
dia
em
que
eu
cheguei
lá
eles
estavam
a
trabalhar
num
problema
de
estatística
/
que
queriam
pôr
aos
alunos
não
sei
quê
de
contagens
uhuh
Eu
disse
"
Ouve
lá
porque
é
que
vocês
não
aproveitam
não
põem
um
texto
?
E
mandam
contar
letras
e
man
...
"
Foi
uma
uma
complicação
/
Claro
hhh
porque
realmente
enquanto
mandaram
contar
letras
/
hhh
tudo
bem
/
Tudo
mas
por
exemplo
ah
agora
as
iniciais
/
eles
não
sabiam
o
que
era
a
...
Não
acredito
que
eles
não
soubessem
o
que
era
a
inicial
da
palavra
Sabiam
de
certeza
mas
iniciais
?
O
que
é
isto
?
ah
Eu
Palavras
que
ah
nomes
próprios
/
pronto
não
nem
...
Claro
Claro
E
portanto
e
é
uma
coisa
que
eh
eles
no
Português
dão
e
se
calhar
sabem
Ali
não
porque
ali
é
Matemática
e
o
resto
não
não
ligam
não
ligam
Então
imagine
a
seguinte
coisa
caricata
que
foi
o
mais
caricato
que
já
me
apareceu
/
coloquei
duas
variedades
de
português
ah
transcritas
num
teste
/
e
/
colocava
a
mesma
palavra
produzida
portanto
de
diferentes
formas
/
era
peixe
versus
peixe
Aquilo
é
português
qualquer
uma
daquelas
formas
da
palavra
/
É
claro
Exato
naturalmente
portanto
eu
não
admi
não
pude
não
posso
admitir
/
a
pessoas
que
são
falantes
de
língua
materna
/
ah
portuguesa
/
que
me
respondam
que
a
primeira
é
o
singular
e
a
segunda
é
o
plural
Ah
pois
hhh
Já
imaginou
?
Ah
pois
Ai
peço
desculpa
/
Isto
é
ridículo
hhh
mas
esse
a
esse
nível
esse
nível
é
é
Como
é
que
eles
estão
aqui
?
a
esse
nível
olhe
/
eu
ah
pronto
só
para
não
estar
a
demorar
e
não
estar
...
Eu
mostrava-lhe
ali
/
uh
um
trabalho
/
de
há
dois
anos
bem
eh
é
de
tal
maneira
que
eu
fiquei
...
Um
trabalho
de
há
dois
anos
de
seis
páginas
/
de
um
fulano
/
formado
/
ah
um
uma
reflexão
/
em
que
/
naquelas
seis
páginas
ele
tem
quarenta
e
não
sei
quantos
erros
/
ortográficos
entre
os
quais
/
o
erro
no
nome
da
cadeira
/
que
todos
os
dias
que
havia
aula
/
eu
/
dou
sempre
materiais
olhe
tem
aí
atrás
dou
sempre
materiais
e
ponho
sempre
/
o
cabeçalho
/
com
a
faculdade
não
sei
quê
e
a
cadeira
/
Didática
da
Matemática
Ele
Aquele
nome
/
passou-lhe
dezenas
de
vezes
/
Já
sei
pois
ele
escreveu
sempre
didática
mal
/
Claro
didática
ou
algo
Tudo
Imagino
E
eu
o
que
eu
acho
mais
grave
é
que
as
p
é
que
isso
Eles
são
assim
E
não
sabem
preencher
uma
ficha
que
nós
temos
umas
fichas
/
de
ficha
de
aluno
que
pedimos
para
preencher
na
primeira
ou
na
segunda
aula
/
não
sabem
preencher
Todos
os
anos
eu
tenho
de
fazer
não
sei
quantas
correções
para
eh
preencher
o
resto
/
com
as
informações
no
sítio
adequado
porque
eles
não
sabem
preencher
E
depois
escandalizam-se
com
um
relatório
/
sobre
ah
/
sobre
as
capacidades
a
li
a
literacia
exato
A
A
literacia
hhh
hhh
Pois
Não
é
?
hhh
Pois
mas
pronto
eu
não
ah
/
eu
também
não
a
a
questão
que
eu
ponho
é
/
eu
acho
que
os
professores
também
não
contribuem
muito
para
isso
/
ah
nomeadamente
na
questão
da
língua
materna
uhuh
Eu
por
exemplo
/
o
que
eles
têm
que
escrever
a
nível
da
Matemática
eu
exijo
que
o
escrevam
bem
/
exijo
que
me
dêem
pronto
eu
ponho
um
problema
/
pronto
e
eles
sabem
que
o
problema
tem
uma
resposta
/
e
a
resposta
tem
que
ser
dada
"
O
XYZ
comeu
vinte
e
cinco
laranjas
"
Pois
Se
eles
me
põem
"
Vinte
e
cinco
laranjas
"
Eu
digo
não
não
o
que
é
isto
?
Vinte
cinco
laranjas
?
Não
é
?
ah
Se
o
problema
pergunta
"
O
que
é
que
o
XYZ
comeu
?
"
Ele
tem
que
me
escrever
o
que
...
Mas
há
pessoas
que
não
fazem
isso
e
mais
grave
ainda
é
quando
/
é
pessoas
por
exemplo
da
área
de
Letras
como
por
exemplo
a
professora
de
História
do
meu
filho
/
que
com
aquela
cena
de
fazer
os
testes
com
os
bocadinhos
para
preencher
/
diz
assim
"
Ai
não
vale
a
pena
estarem
com
perguntas
com
respostas
completas
/
ponham
só
é
o
Dom
João
Quinto
é
o
o
Dom
Afonso
Terceiro
/
mil
quinhentos
e
não
sei
quê
"
Mas
isso
é
horrível
E
outro
dia
pronto
/
no
no
ponto
/
e
disse
"
Ah
eu
agradeço
que
exija
ao
meu
filho
que
dê
respostas
certas
e
corretas
e
completas
"
Pois
claro
Porque
senão
não
quer
dizer
não
não
se
leva
a
nada
isto
tem
que
ser
/
eh
um
um
esforço
conjunto
/
Claro
E
E
sistemático
não
é
?
Exato
/
e
conjunto
de
tod
de
todas
as
pessoas
que
intervêem
no
no
sistema
mas
realmente
não
...
ah
E
eu
sei
que
as
coisas
estão
assim
porque
os
alunos
que
chegam
/
ah
ali
às
licenciaturas
aparecem-me
normalmente
no
terceiro
ano
não
é
?
E
/
não
estão
habituados
a
dar
respostas
completas
Eu
pergunto-lhes
o
que
é
a
Fonologia
?
Ou
o
que
é
fonema
?
Ou
o
que
é
seja
o
que
for
e
eles
/
escrevem
um
traço
à
frente
um
traço
que
não
se
percebe
o
que
é
sequer
/
Exato
aquilo
não
é
um
travessão
aquilo
não
eh
/
Pois
numa
pergunta
de
definição
eles
têm
/
Claro
fórmulas
adequadas
para
responder
a
uma
pergunta
de
definição
Claro
é
evidente
Então
trabalha
com
/
ou
/
ah
/
estamos
na
área
disto
Pois
agora
mas
eu
o
que
digo
é
/
eu
acho
que
os
alunos
não
são
inteiramente
responsáveis
disto
Eu
não
digo
que
sejam
mas
...
hhh
A
questão
é
essa
o
grave
da
questão
é
essa
/
é
que
pronto
quando
a
pessoa
assiste
a
pessoas
que
realmente
não
/
ah
até
incentivam
"
Não
escreva
escreva
"
De
miúdos
pequenos
/
é
que
estas
coisas
é
portanto
aprendem-se
é
de
pequenos
quer
dizer
na
É
e
depois
claro
há
há
sempre
aquela
questão
de
de
/
as
pessoas
habituam-se
a
dar
as
respostas
assim
/
e
depois
dão
toda
a
vida
É
É
É
um
É
uma
questão
É
toda
a
vida
Isto
precisava
realmente
de
um
...
uhuh
Eu
não
sei
qual
é
o
peso
da
escola
primária
hoje
em
dia
mas
eh
antigamente
era
bastante
grande
/
e
aquelas
pessoas
que
fizeram
uma
escola
primária
/
antes
do
vinte
e
cinco
de
abril
nomeadamente
têm
uma
escola
diferente
/
Exato
Pois
têm
e
sabem
escrever
e
sabem
responder
/
e
aprenderam
as
convenções
ortográficas
e
tudo
/
nessa
altura
tinham
...
A
questão
a
quest
Hoje
em
dia
...
Não
eu
penso
que
a
questão
foi
foi
/
um
bocado
ah
e
que
agora
está
um
bocado
a
voltar
atrás
outra
vez
/
que
era
ah
e
que
se
passou
não
só
com
o
português
/
como
com
o
inglês
e
isso
que
é
o
é
o
método
global
uhuh
É
Os
miúdos
hoje
em
dia
aprendem
tanto
a
ler
como
a
escrever
/
pelo
método
glob
global
E
portanto
depois
vão
aprender
aquele
conjunto
de
palavras
/
e
pronto
Eu
lembro-me
que
na
minha
al
pronto
quando
eu
quando
eu
andava
na
quarta
classe
/
a
professora
ensinava
ah
/
como
é
que
se
construía
como
é
que
se
...
Não
Hoje
em
dia
não
Pois
Eles
eh
isso
faz
parte
do
programa
de
Português
mas
só
do
ciclo
preparatório
Claro
Depois
claro
depois
há
há
eu
acho
que
há
tudo
tem
a
sua
altura
para
aprender
/
É
ah
e
e
é
e
a
nível
da
Matemática
/
isso
isso
é
é
um
é
um
outro
é
um
outro
ponto
muito
importante
/
é
que
as
pessoas
nunca
gostam
de
voltar
atrás
O
próprio
aluno
/
não
gosta
de
voltar
atrás
não
gosta
de
pensar
/
que
está
a
estudar
uma
coisa
eu
vejo
aqui
eu
vejo
aqui
com
com
os
meus
alunos
de
quarto
ano
/
quando
ah
pronto
quando
eu
ah
/
faço
e
faço-o
muitas
vezes
porque
é
uma
área
em
que
os
alunos
vêm
muito
mal
preparados
/
estão
aqui
na
Faculdade
não
têm
preparação
/
rigorosamente
nenhuma
quer
dizer
eles
passam
aqui
quatro
anos
/
uhuh
por
um
departamento
científico
de
Matemática
e
não
têm
uma
cadeira
de
Geometria
/
uma
única
/
não
há
uma
cadeira
obrigatória
de
Geometria
/
Eles
se
qui
se
fazem
Geometria
é
uma
cadeira
opcional
/
e
depois
vão
ter
que
dar
/
e
quer
dizer
e
é
o
que
eu
digo
o
mundo
o
mundo
é
muito
mais
geométrico
/
do
que
algébrico
Ninguém
vê
aí
raízes
quadradas
/
nem
potências
agora
a
forma
geométrica
está
por
todo
o
lado
/
é
inadmissível
que
isso
aconteça
E
eu
ah
portanto
muitas
vezes
ne
nessas
ações
/
aproveito
/
e
ponho
coisas
de
Geometria
e
depois
digo
assim
"
Opá
mas
vocês
/
Claro
têm
que
ir
estudar
Não
sabem
têm
que
ir
estudar
porque
senão
vocês
não
conseguem
analisar
/
têm
que
ir
estudar
pegam
no
livro
do
oitavo
ano
"
Eu
até
sou
autor
/
de
livros
escolares
/
às
vezes
venho
aqui
ao
armário
e
digo
assim
"
Epá
leva
este
/
estuda
isto
"
"
Ah
vou-me
pôr
agora
a
estudar
um
livro
do
oitavo
ano
"
Eu
assim
"
Mas
Como
se
fosse
um
escândalo
Exato
"
Mas
tens
que
estudar
"
Mas
pronto
mas
é
um
fenómeno
que
as
pessoas
não
...
E
a
nível
da
Matemática
/
depois
eles
não
...
É
muito
E
porque
é
que
é
muito
difícil
recuperar
a
Matemática
?
É
exatamente
isso
porque
como
/
Não
querem
regredir
ah
os
conhecimentos
/
anteriores
têm
um
grande
peso
quer
dizer
quem
não
aprende
/
ah
como
eu
como
costumo
dizer
quem
não
faz
contas
não
faz
equações
não
é
?
Claro
Nunca
mais
faz
quem
não
faz
equações
não
faz
sistemas
/
quem
não
faz
sistemas
não
resolve
funções
portanto
aquilo
vai-se
sempre
avolumando
E
eles
nunca
querem
voltar
para
trás
"
Ah
vou-me
pôr
agora
a
fazer
contas
ah
que
disparate
/
hhh
ah
vou-me
pôr
agora
a
fazer
equações
"
Eu
que
esta
mesma
a
mim
às
vezes
acontece-me
/
por
exemplo
ainda
no
outro
um
miúdo
chegou
lá
um
vizinho
meu
/
pediu-me
"
Ah
Ó
XYZ
não
se
importa
de
me
dar
aqui
...
"
"
Está
bem
vai
lá
buscar
"
Pronto
era
uma
coisa
a
nível
de
uma
função
/
e
eu
dizia-lhe
assim
"
Ó
XYZ
mas
tu
sabes
resolver
isto
?
"
"
Ah
não
mas
isso
isso
não
me
int
...
Eu
quero
é
resolver
isto
"
Pois
queria
era
acertar
Portanto
ele
quer
resolver
aquele
ele
não
compreende
/
que
precisa
de
saber
fazer
os
baixinhos
para
chegar
aos
mus
aos
mais
complicados
Não
hhh
É
É
isso
Ele
quer
E
isso
é
difícil
de
fazer
/
ah
com
que
os
com
que
os
fulanos
voltem
atrás
e
pensar
/
que
e
ofendem-se
eles
ofendem-se
eles
ofendem-se
quando
eu
lhes
digo
assim
"
Epá
tens
que
ir
estudar
o
oitavo
ano
"
Ofendem-se
Pois
mas
mas
precisavam
de
...
uh
Ah
precisam
E
há
bocadinho
dizia
uma
coisa
curiosa
que
é
que
é
existem
idades
para
todo
para
tudo
e
/
que
há
idades
eh
bastante
baixas
/
em
que
as
pessoas
estão
despertas
para
adquirir
a
Pois
exato
certo
a
forma
de
fazer
a
forma
de
construir
/
Exato
É
e
depois
se
/
efetivamente
fossem
estimulados
nesse
sentido
poderiam
formar
melhor
e
depois
/
Exato
reproduzir
sem
problemas
/
É
ah
e
eu
noto
isso
realmente
nas
nas
crianças
mais
novas
e
/
o
facto
de
não
terem
nenhuma
espécie
de
preconceito
Portanto
/
formam
tudo
/
Exato
a
partir
das
regras
que
lhes
ensinam
Se
não
lhes
ensinarem
as
regras
coitados
Exato
Não
fazem
Não
fazem
Pois
é
exato
é
é
é
um
bocado
isso
Tenho
tido
a
experiência
disso
porque
conheço
ah
por
exemplo
/
crianças
de
diferentes
níveis
ah
socioculturais
com
com
/
Culturais
pois
noções
completamente
diferentes
e
verifico
que
/
aquelas
crianças
que
são
eh
estimuladas
estão
são
preparadas
pelas
coisas
têm
uma
/
Exato
quase
parece
uma
habilidade
natural
para
/
Exato
construir
coisas
a
partir
do
nada
a
partir
de
regras
que
já
perceberam
É
Em
contrapartida
as
outras
crianças
eh
às
quais
nunca
foi
dado
nenhuma
espécie
de
modelo
/
ficam
ali
paralisadas
como
se
não
soubessem
quando
não
são
estúpidas
as
crianças
não
são
estúpidas
/
É
Exato
Exato
Exato
simplesmente
não
Mas
isso
nota
isso
nota-se
muito
Até
a
nível
eu
olhe
acho
que
se
hoje
no
noto
imenso
isso
talvez
seja
agora
que
estou
mais
desperto
/
a
nível
de
dos
vocábulos
que
usam
/
uhuh
os
miúdos
É
engraçado
A
nível
dos
vocábulos
que
usam
/
ah
pronto
há
miúdos
que
quando
/
pronto
ou
ouvem
um
um
determinado
tipo
de
linguagem
e
isso
/
depois
adquirem
um
conjunto
de
vocábulos
/
que
pronto
que
vão
que
vão
enriquecendo
/
e
há
outros
miúdos
que
o
mais
se
não
for
aquele
o
que
se
fala
todos
os
dias
/
uhuh
Já
não
compreendem
os
estudantes
não
não
não
não
compreendem
nada
têm
uma
linguagem
limitada
Não
mas
eh
há
bocadinho
disse
uma
coisa
curiosa
que
era
/
que
ah
aprendiam
um
aprendiam
uma
sequência
de
coisas
ou
um
inventário
de
coisas
/
e
depois
reproduziam-nas
indefinidamente
sem
perceber
o
que
é
que
estava
subsequente
Exato
E
ah
/
os
outros
os
outros
têm
a
possibilidade
de
articular
qualquer
unidade
qualquer
unidade
/
De
artic
Exatamente
uma
vez
que
não
têm
o
inventário
completo
e
Pois
exato
exato
exato
Não
é
?
Conseguem
Conseguem
Acho
que
é
aí
que
se
mede
outra
vez
depois
ah
a
capacidade
das
pessoas
e
a
inteligência
das
pessoas
/
e
o
saber
das
pessoas
não
é
?
Exato
Pronto
Isso
é
é
realmente
curioso
porque
se
/
tendo
na
devida
altura
as
pessoas
estarem
despertas
para
o
raciocínio
/
É
Isso
é
é
têm
muito
mais
possibilidades
do
que
os
outros
eh
/
Muito
mais
Muito
mais
Muito
mais
isso
é
é
fundamental
e
aí
a
Matemática
tem
um
um
daria
um
contributo
muito
grande
Eu
acho
que
daria
um
contributo
muito
grande
/
Eu
sei
Claro
mas
/
ah
curiosamente
é
a
área
que
eu
acho
/
em
que
ah
os
/
pro
nomeadamente
os
professores
de
primeiro
ciclo
não
é
?
Os
primários
/
os
professores
de
primeiro
ciclo
/
têm
mais
falha
É
?
É
Mas
eh
aí
é
que
era
o
peso
maior
/
ah
o
que
é
muitíssimo
engraçado
Têm
muita
o
é
mui
pronto
é
vulgar
/
encontrar
um
professor
do
primeiro
ciclo
que
/
pronto
que
fazem
umas
coisas
engraçadas
a
nível
de
/
português
da
produção
de
textos
e
não
sei
quê
/
mas
é
muito
pouco
vulgar
ah
hum
/
Lidar
com
conceitos
não
é
?
matemáticos
É
e
porquê
?
Porque
realmente
eh
pronto
agora
a
a
questão
de
nas
ESES
/
ah
/
eles
para
para
irem
para
para
para
concorrerem
a
a
professores
de
primeiro
ciclo
/
não
precisavam
mais
do
que
a
Matemática
do
que
do
do
Exatamente
Portanto
entravam
com
a
Matemática
do
nono
/
Claro
Pois
e
pronto
Já
sem
ligações
há
não
sei
quantos
anos
Exatamente
portanto
Exato
Pronto
de
modo
que
realmente
/
até
na
legislação
pronto
na
maneira
como
foram
concebidos
esses
cursos
/
foi
um
bocado
de
pensar
que
/
De
outro
modo
enfim
o
que
eles
sabem
até
uma
até
ao
quinto
ano
serve-lhes
/
para
ensinar
contas
Pois
Portanto
um
professor
de
primeiro
ciclo
tem
de
ensinar
muito
mais
do
que
contas
Por
outro
Claro
E
hoje
em
dia
a
Matemática
sabe
eh
em
que
áreas
é
que
é
obrigatória
?
Eu
não
sou
da
área
portanto
...
Pronto
agora
eh
agora
têm
todos
Mas
eh
agora
têm
todos
?
Têm
todos
eh
um
tipo
de
Matemática
quer
dizer
que
é
os
métodos
quantitativos
uhuh
Têm
todos
mas
que
também
é
um
Será
que
isso
produz
efeitos
?
Não
Não
produz
porque
eu
acho
que
o
pro
o
programa
/
hhh
foi
/
pessimamente
não
foi
mau
foi
pessimamente
concebido
/
Foi
porque
/
vamos
lá
ver
/
o
que
é
que
ah
a
nível
àquele
nível
já
portanto
/
a
um
nível
pré-universitário
/
digamos
não
é
?
Décimo
décimo
primeiro
e
décimo
segundo
/
uhuh
Sim
ou
mesmo
O
que
é
que
as
pessoas
por
exemplo
o
que
é
que
uma
pessoa
/
como
no
como
no
seu
caso
o
que
é
que
precisa
de
Matemática
?
Sim
Que
ramos
de
Matemática
é
que
precisa
?
De
Da
Estatística
Claro
Precisa
de
um
bocado
de
análise
de
gráficos
porque
isso
co
toda
a
gente
precisa
/
É
pronto
quer
dizer
até
só
para
ler
o
jornal
a
gente
pega
no
jornal
/
e
é
gráficos
e
tudo
pronto
É
verdade
Precisa
de
estatística
precisa
de
uma
análise
de
gráficos
/
ah
/
e
quer
dizer
e
no
fundo
de
de
pouco
mais
Portanto
eu
acho
que
se
devia
Pois
não
vamos
fazer
nada
Um
bocado
de
probabilidades
não
é
?
Pronto
ah
/
ou
resolução
de
problemas
porque
isso
é
sempre
não
é
?
Pronto
Claro
isso
é
todos
os
dias
Então
ah
/
havia
de
se
ter
construído
para
a
generalidade
da
do
do
portanto
/
das
saídas
que
não
são
as
saídas
que
vão
precisar
de
Matemática
a
um
programa
desta
natureza
Não
/
o
programa
tem
funções
/
tem
complexos
ah
tem
Lógica
sim
senhor
isso
co
acho
acho
Tem
de
ser
acho
compreensível
mas
quer
dizer
complexos
?
Funções
?
Quer
dizer
Existe
tudo
funções
é
quase
igual
/
aos
que
vão
para
Matemática
Têm
realmente
Estatística
/
mas
têm
uma
Estatística
que
não
é
aplicada
quer
dizer
/
ah
podiam
eu
acho
que
/
aquele
programa
devia
ser
construído
/
a
partir
de
exemplos
a
partir
de
exemplos
do
que
é
que
as
pessoas
de
Letras
vão
precisar
/
porque
é
que
as
pessoas
ah
que
não
pronto
que
não
estão
nas
áreas
de
Matemática
uhuh
uhuh
E
Mas
isso
não
está
a
ser
nada
preparado
Não
Nada
O
programa
é
uma
perfeita
normalidade
/
porque
foi
tem
essa
parte
/
mas
depois
como
como
/
tinha
que
ter
não
sei
mais
quê
porque
tinha
de
ser
um
programa
com
grande
/
porque
a
a
Matemática
tem
que
ser
sempre
tudo
em
grande
/
Claro
e
então
puseram-lhe
mais
as
variáveis
complexas
/
que
não
têm
/
nada
a
ver
quer
dizer
não
ninguém
/
Sim
fica
para
já
quer
dizer
quem
não
for
estudar
Matemática
superior
/
não
precisa
das
variáveis
complexas
para
nada
/
Não
?
não
lhe
serve
rigorosamente
de
nada
/
porque
não
não
vai
precisar
nada
/
ah
quanto
mais
uma
pessoa
que
realmente
que
vá
para
um
curso
de
Letras
Agora
há
outras
out
out
outr
outros
campos
que
seriam
/
pronto
a
resolução
de
problemas
como
digo
a
Estatística
as
probabilidades
/
porque
realmente
também
de
certo
modo
/
É
em
algum
dos
vossos
trabalhos
hão
de
fazer
uma
certa
extrapolação
Sim
Pois
Fazem
uma
amostra
para
depois
extrapolar
não
é
?
Quer
dizer
/
De
algum
lugar
vão
Exatamente
hhh
está-me
a
lembrar
o
que
está
a
fazer
não
é
?
Pois
é
Claro
Houve
um
conjunto
não
é
?
Escolhe
essa
amostra
bem
escolhida
e
isso
Portanto
este
tipo
de
coisas
/
é
que
podia
ser
realmente
dada
/
Pois
e
ti
e
tornado
/
eh
interessante
para
as
pessoas
Agora
não
quer
dizer
põem
a
Eu
acho
que
no
no
secundário
os
alunos
acabam
por
ser
muito
iludidos
a
propósito
/
de
diferentes
coisas
e
/
muitas
vezes
no
secundário
no
secundário
no
no
no
ensino
superior
acabam
por
ter
grandes
deceções
/
porque
justamente
não
lhes
foi
dada
uma
ideia
clara
daquilo
/
que
poderiam
fazer
nas
diferentes
áreas
Depois
/
Exato
chegam
completamente
à
nora
Ontem
Ontem
uma
aluna
ah
/
Então
mas
a
maior
parte
antes
da
aula
veio
falar
comigo
e
/
assim
muito
constrangida
dizia-me
assim
"
Olhe
eu
estou
num
curso
que
é
este
assim
assim
/
mas
como
sabe
este
curso
tem
um
peso
grande
/
das
cadeiras
de
literatura
e
de
língua
e
não
sei
que
mais
/
mas
eu
acabei
de
perceber
/
que
não
era
isto
que
eu
gostava
Aquilo
de
que
eu
gostava
mais
era
/
ah
do
curso
de
Linguística
só
que
/
na
altura
esse
curso
não
era
suficientemente
evocado
para
eu
perceber
o
que
é
que
era
Resumindo
e
concluindo
agora
tenho
duas
ou
três
cadeiras
de
de
de
Linguística
/
e
gosto
muito
/
porque
me
fazem
pensar
nisto
fazem-me
pensar
naquilo
e
fazem-me
estudar
coisas
que
me
interessam
/
em
contrapartida
vejo
as
outras
/
odeio-as
/
Claro
e
agora
o
que
é
que
eu
faço
?
"
Pois
ah
mas
isso
é
eu
acho
que
isso
Isso
é
horrível
isso
é
muitíssimo
vulgar
Pois
é
mas
eh
mas
é
é
terrível
para
a
pessoa
Eu
acho
que
isso
é
muitíssimo
vulgar
olhe
veja
o
meu
caso
eu
/
tirei
o
curso
de
Engenharia
/
não
foi
obrigado
hhh
/
Sim
mas
foi
por
grande
influência
do
meu
pai
É
isso
acontece
muitas
vezes
Foi
por
grande
influência
E
eu
d
E
eu
E
eu
hoje
penso
/
como
é
que
é
possível
/
tirar
um
Exatamente
Uma
coisa
que
eu
detestei
o
curso
todo
/
a
única
coisa
que
eu
gostei
foi
da
Matemática
uhuh
A
parte
de
Matemática
enquanto
aquilo
foi
tudo
Matemática
/
detes
eu
hoje
não
sei
/
nada
/
do
que
estudei
Engenharia
eletrotécnica
?
Exatamente
eu
nada
É
perfeitamente
nada
perdi
/
tudo
aquilo
foi
/
e
realmente
só
quer
dizer
a
minha
geração
ainda
ainda
fazia
isso
Hoje
em
dia
não
havia
eu
acho
que
nenhum
miúdo
/
que
lhe
acontecesse
isso
hoje
acabaria
o
curso
Não
acabava
de
certeza
desistia
no
primeiro
Sim
Sim
Sim
ah
Pronto
eu
lá
consegui
lá
fiz
aquilo
/
claro
com
notas
fracas
como
é
lógico
/
hhh
Se
não
gostava
porque
hhh
notas
hhh
/
com
notas
notas
nada
famosas
/
mas
mas
realmente
foi
um
Era
um
castigo
Era
um
castigo
e
os
e
eu
acho
que
os
alunos
não
estão
/
eles
não
estão
preparados
/
para
hum
para
aquilo
que
vão
escolher
Pronto
eles
não
não
têm
formação
no
Não
têm
formação
Ainda
no
outro
dia
estava
a
fazer
também
uma
gravação
para
este
efeito
e
/
para
o
que
vão
escolher
ah
uma
rapariga
que
está
agora
no
décimo
segundo
ano
dizia
/
que
queria
seguir
jornalismo
Têm
assim
uma
ideia
fantástica
do
jornalismo
então
pensam
logo
que
é
fazer
grandes
reportagens
/
Exato
e
entrevistas
importantíssimas
essas
coisas
assim
Exato
Exato
"
Mas
tu
já
sabes
onde
é
que
tu
podes
ir
ah
/
fazer
um
curso
de
jornalismo
já
viste
quais
eram
as
hipóteses
/
e
o
que
é
que
se
irá
escolher
e
tudo
?
"
"
Não
/
Pois
não
não
ah
eu
por
acaso
não
tenho
ninguém
que
...
Já
tentei
na
escola
mas
...
"
Só
respostas
assim
Pois
É
Aí
é
que
pronto
e
as
escolas
agora
têm
um
/
no
secundário
a
maior
parte
das
escolas
tem
aquele
serviço
de
orientação
profissional
e
não
sei
quê
/
Sim
já
tive
conhecimento
mas
quer
dizer
mas
não
aquilo
é
um
...
Portanto
é
completamente
impossível
/
que
uma
pessoa
uma
psicóloga
/
que
quando
há
/
Sim
a
tempo
inteiro
/
pronto
Que
conheça
tudo
ainda
por
cima
Por
exemplo
na
na
na
na
escola
onde
eu
estou
efetivo
há
uma
psicóloga
a
tempo
inteiro
/
ah
mas
de
qualquer
maneira
ela
não
consegue
fazer
o
trabalho
/
com
setecentos
alunos
/
Não
consegue
fazer
isso
a
setecentos
alunos
de
do
do
do
nono
ano
e
partindo
da
hipótese
de
que
só
fazia
isso
/
no
nono
ano
/
e
é
e
era
só
/
quer
dizer
ela
não
conseguia
de
maneira
nenhuma
dar
/
ah
vazão
àquele
àquele
tipo
de
/
uh
trabalho
não
é
?
E
até
porque
o
ter
o
conhecimento
/
ah
de
de
saídas
não
só
depois
profissionais
/
como
de
cursos
onde
ir
buscar
/
aqueles
cursos
quer
dizer
é
que
é
é
um
trabalho
que
não
é
fácil
/
a
pessoa
fazer
Portanto
eu
acho
que
os
miúdos
é
um
bocado
um
tiro
no
escuro
é
pelo
é
pelo
/
ou
então
é
por
esses
grandes
chavões
É
É
É
por
esses
grandes
chavões
é
a
comunicação
social
/
pronto
ou
jornalismo
agora
a
comunicação
social
é
o
máximo
/
Pois
ah
Sim
e
depois
não
sabem
que
há
uma
área
de
publicidade
/
ah
e
a
pessoa
pergunta
"
O
que
é
a
comunicação
social
?
"
não
sabem
que
há
uma
área
do
estudo
de
de
estratégias
de
marketing
/
Não
nada
Não
nada
disso
não
sabem
nada
Nada
Nada
Mas
se
perguntar
mesmo
a
um
de
comunica
A
sério
Mas
isso
ah
e
quer
dizer
não
é
só
perguntar
a
esse
nível
se
calhar
se
for
ao
Talvez
à
escola
de
comunicação
social
e
pergutar
o
que
é
que
eles
estão
lá
a
fazer
/
se
calhar
arre
ah
haverá
alguns
que
não
Que
estão
ali
sem
saber
que
não
que
não
sabem
que
não
sabem
que
não
sabem
realmente
porquê
Pois
uhuh
É
muito
É
muito
difícil
aquela
época
em
que
eles
estão
/
a
tentar
decidir
o
que
é
que
vão
fazer
/
ah
/
É
pelo
menos
para
mim
Uma
vez
são
polícias
outra
vez
são
aviadores
outra
vez
são
hhh
/
É
muito
complicado
É
um
É
É
um
bocado
É
um
bocado
é
É
um
bocado
é
depois
de
terem
pensado
Mas
nunca
se
lembram
de
n
outras
profissões
ah
nas
quais
podiam
ter
muito
mais
êxito
/
não
só
por
serem
muito
menos
ah
/
concorrenciais
não
é
?
eh
Aparentemente
menos
atrativas
mas
/
Exato
depois
com
com
mais
que
fazer
acho
Ah
e
e
a
questão
e
eu
acho
que
aqui
a
questão
a
questão
/
fulcral
eh
é
é
é
realmente
/
as
saídas
intermédias
as
saídas
intermédias
é
que
eu
acho
que
é
/
Exato
sim
pronto
acabou-se
aquelas
Guardar XML • Obter texto
• Representação da onda sonora • Representação em frases