DI_49LM34a
Sem título
ID | 49 |
Participant | V. Soares |
Gender | Masculino |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
podemos
conversar
?
o
teor
da
conversa
não
é
importante
para
mim
/
neste
momento
eu
só
me
importa
que
fale
sim
hum
hum
e
portanto
vou-lhe
hum
falar
sobre
qualquer
assunto
,
por
exemplo
os
seus
alunos
estão
aqui
a
interromper
,
porquê
?
É
orientação
de
trabalho
hoje
/
é
?
é
orien
o
que
é
que
se
passa
com
eles
?
basicamente
é
orientação
de
trabalhos
,
portanto
eles
estão
a
fazer
um
trabalho
este
ano
deu-lhes
para
trabalhar
muito
ai
sim
?
é
,
não
sei
o
que
é
que
lhes
aconteceu
que
eles
costumam
esperam
que
acabam
as
férias
hhh
para
começarem
a
trabalhar
,
mas
este
ano
decidiram
trabalhar
muito
e
então
têm-me
aparecido
aqui
assim
em
grupos
para
tirarem
dúvidas
do
trabalho
que
estão
a
fazer
hum
hum
basicamente
trata-se
de
um
trabalho
sobre
Semiótica
da
Narrativa
portanto
estão
a
trabalhar
livros
de
banda
desenhada
e
eh
hhh
aquilo
que
os
tens
trazido
aqui
mais
é
as
as
dúvidas
que
têm
como
é
que
se
divide
um
texto
em
sequências
para
depois
trabalhar
dentro
das
,
de
maneira
vêm-me
aqui
mostrar
aqui
mostrar
eu
eu
eu
e
eu
leio
sempre
não
sei
quantas
histórias
hum
hum
imagino
nesta
altura
e
depois
perguntam-me
coisas
"
Oh
,
Professor
,
aqui
.
"
,
como
se
eu
só
tivesse
dito
aquela
,
não
é
?
hhh
já
passaram
mais
vinte
entretanto
dentro
daquele
às
vezes
é
um
bocadinho
difícil
hhh
hhh
cálculo
mas
é
basicamente
isso
que
eles
estão
a
fazer
é
por
isso
é
que
eles
estão
aí
assim
com
essas
perguntas
são
perguntas
muito
grandes
?
<são
já
são
tu>
/
já
eram
já
foram
pequenas
e
também
já
estão
um
bocado
grandes
,
neste
momento
há
duas
turmas
do
terceiro
ano
que
têm
à
volta
de
cinquenta
alunos
cada
uma
o
que
já
é
muita
gente
já
é
muita
gente
já
já
e
eles
trabalham
frequentemente
em
grupo
ou
?
sim
sim
sim
fazem
muito
do
trabalho
sim
sim
não
fazem
trabalhos
em
grupo
se
não
a
gente
não
acabava
de
ver
percebes
o
que
era
cinquenta
trabalhos
individuais
sendoque que trabalhos de grupo são para aí oito trabalhos de grupo
sim
eu
este
ano
tenho
cento
e
tal
alunos
e
vou
ter
quase
cinquenta
trabalhos
pois
muito
é
horrível
é
horrível
é
horrível
hhh
ao
fim
de
algum
tempo
a
gente
já
nem
vê
os
trabalhos
/
os
meus
já
estão
farto
daquilo
tudo
e
a
mim
faz-me
logo
uma
impressão
porque
por
vezes
tenho
a
sensação
de
aquela
sensação
de
qualquer
penso
eu
qualquer
professor
quando
se
trata
de
avaliar
de
sem
estar
a
ser
injusto
ah
porque
já
não
pode
ser
justo
já
não
pode
,
na
altura
já
não
há
paciência
já
hhh
e
às
vezes
tens
aquela
sensação
angustiante
que
é
assim
"
eu
tenho
a
impressão
que
já
vi
uma
coisa
igual
a
esta
.
"
quanto
é
que
eu
terei
dado
àquela
e
agora
quanto
é
que
estou
a
dar
esta
hhh
é
das
coisas
mais
dependentes
,
porque
é
a
coisa
mais
dramáticas
,
pois
é
ah
a
pessoa
não
sabe
realmente
se
está
a
avaliar
com
alguma
justificação
ou
se
não
eh
hhh
pois
não
pois
não
daí
a
vantagem
do
com
com
todos
os
inconvenientes
que
têm
a
vantagem
dos
testes
americanos
hum
hum
sim
,
ali
ao
menos
ao
menos
ali
ou
é
ou
não
é
,
pronto
está
feito
a
a
a
dúvida
que
está
no
teste
é
no
teste
americano
que
é
feito
e
se
está
feito
de
modo
/
de
de
validar
ou
não
validar
o
teste
pois
mas
eh
para
grandes
grupos
é
a
única
solução
,
eu
na
outra
escola
onde
dou
aulas
que
é
no
INP
hum
hum
onde
tenho
turmas
com
cento
e
tal
só
faço
testes
americanos
só
?
porque
se
não
não
havia
hipótese
de
paciência
para
estar
a
ver
agora
e
têm
têm
a
ideia
da
nossa
experiência
de
que
tudo
é
testável
por
um
intermédio
de
um
teste
daqueles
?
não
acho
que
não
é
mas
é
a
única
hipótese
que
a
gente
tem
de
fazer
uma
avaliação
e
ser
e
ficar
com
ah
/
para
já
ser
mais
mais
rápida
que
se
fazia
bem
e
por
outro
lado
/
vamos
admitir
que
o
teste
até
não
está
não
está
muito
mau
e
que
portanto
a
partir
daí
aquilo
que
der
para
dizer
algo
então
quer
dizer
alguma
coisa
hhh
se
bem
que
há
sempre
a
dúvida
se
e
há
sempre
aquelas
pessoas
que
se
escrevessem
se
calhar
teriam
mais
hipóteses
de
de
errar
de
errar
talvez
menos
de
poder
dizer
e
corrigir
mas
ali
não
uns
errar
menos
e
outros
errar
mais
sim
,
alguns
eram
,
alguns
/
seria
uma
verdadeira
desgraça
ah
e
qual
é
a
sua
experiência
com
os
trabalhos
?
Realmente
os
trabalhos
acabam
por
ter
uma
redação
é
sim
,
um
ou
dois
têm
os
outros
na
maioria
são
muito
maus
é
de
qualquer
maneira
a
rel
em
em
a
vantagem
dos
trabalhos
é
que
aquilo
que
a
experiência
mostra
é
que
eles
aprendem
alguma
coisa
sim
sim
ao
fazer
o
trabalho
acabam
por
eh
eu
fiquei
supreendidíssima
com
uma
coisa
que
soube
há
/
um
mês
é
que
que
foi
uma
observação
feita
pela
comissão
de
avaliação
externa
a
ainda
hum
hum
nas
Universidade
,
nomeadamente
à
Faculdade
de
Letras
sim
ah
que
é
no
facto
de
/
nós
fazemos
com
que
os
ou
nossos
alunos
fizessem
e
trabalhos
hum
hum
de
grupo
e
tal
e
aquilo
aparecia
como
uma
crítica
como
se
nós
não
devêssemos
fazer
aquele
tipo
/
de
avaliação
hum
é
claro
que
temos
de
fazer
,
porque
eles
aprendem
mais
aprendem
mais
a
fazer
a
fazer
o
trabalho
,
do
que
do
que
realizando
três
números
de
testes
claro
que
há
sempre
há
sempre
o
risco
de
haverem
uns
que
não
fazem
nada
,
não
é
?
sim
mas
colam-se
aos
outros
do
grupo
e
portanto
há
os
outros
têm
de
fazer
e
assim
não
e
há
uns
que
assinam
de
,
isso
é
verdade
mas
os
que
fizeram
aprenderam
alguma
coisa
isso
eu
não
tenho
dúvida
nenhuma
e
aqueles
que
copiam
no
teste
de
é
a
mesma
coisa
,
não
é
?
pois
,
portanto
hhh
há
sempre
aqueles
que
conseguem
fazer
o
curso
sem
entender
nada
claro
eu
não
não
compreendi
aquilo
pois
ah
não
faz
muito
grande
sentido
pois
não
também
acho
que
não
só
trabalhos
acho
que
sim
<que
era
/
>
[
/
/
]
que
não
era
vantajoso
pois
mas
desde
que
haja
uma
prova
qualquer
individual
claro
permita
ver
aquele
aluno
como
é
que
e
desde
que
essa
prova
por
exemplo
eu
aqui
tenho
eu
tenho
vários
esquemas
,
mas
um
deles
é
eles
têm
vários
trabalhos
para
fazer
,
eles
têm
os
individuais
e
nos
individuais
têm
que
ter
pos
nos
individuais
eh
em
ambos
essenciais
testes
mais
cla
mais
clássicos
de
avaliação
de
conhecimentos
e
portanto
nesse
eles
têm
que
ter
uma
têm
outra
hipótese
têm
que
ter
pelo
menos
dez
dá
impressão
que
está
sempre
a
cair
pois
é
,
eu
tenho
ah
estou
sempre
com
receio
não
,
mas
não
está
mau
está
bem
está
com
bom
ar
até
hhh
tem
assim
um
ar
sim
,
mas
não
não
hhh
capta
na
mesma
a
gente
não
é
preciso
meter-se
a
falar
assim
sim
não
não
não
,
ele
capta
assim
sempre
não
,
pois
ele
capta
bem
,
acho
que
sim
hum
hum
ah
/
(
mas
não
lhe
parece
estranho
que
alunos
que
vêm
para
Relações
Públicas
,
por
exemplo
hum
ah
sejam
maus
escrevedores
não
,
eles
são
todos
maus
hhh
são
tão
tão
maus
?
agora
vão
vão
maus
escrevedores
vão
para
onde
vão
,
escrevem
todos
mal
,
normalmente
,
aprendem
todos
mal
português
é
verdade
estão
em
todo
o
lado
é
um
drama
é
um
dos
dramas
que
eu
acho
é
que
o
ensino
do
português
,
mas
não
é
de
agora
já
vem
de
mil
novecentos
para
aí
setenta
e
tal
hum
hum
quando
se
começaram
com
com
as
novas
com
as
com
o
Chomsky
,
etc
,
eu
acho
que
aquilo
é
muito
engraçado
mas
uma
coisa
é
é
aprender
no
fundo
se
a
gente
for
associar
uma
coisa
é
aprender
o
sistema
da
língua
,
outra
coisa
é
aprender
a
fala
e
o
que
eles
deviam
aprender
no
ínicio
era
a
fala
claro
para
poder
nos
que
quisessem
e
depois
logo
os
que
quisessem
logo
iam
estudar
o
sistema
da
língua
.
Agora
começou-se
a
ensinar
eu
lembro-me
do
meu
filho
na
quarta
classe
o
meu
filho
já
está
aqui
na
escola
do
primeiro
ano
hum
hum
mas
na
quarta
classe
podia
vir
ter
comigo
e
dizer
"
Oh
,
pai
,
vê
lá
esta
frase
:
Os
aldeões
foram
ah
[
/
/
]
ao
mar
"
"
qual
é
o
sintagma
nominal
?
"
o
quê
?
tu
já
andas
a
dar
com
isso
?
hhh
hhh
e
depois
ficou
muito
admirado
quando
eu
lhe
disse
o
que
era
um
nominal
,
um
verbal
como
é
que
tu
sabes
?
então
,
também
sei
e
agora
tu
devias
saber
o
que
era
o
sujeito
,
o
verbo
,
o
pre
predicado
e
o
complemento
e
claro
em
vez
de
andares
para
aqui
com
sintagmas
verbais
e
sintagmas
nominais
que
não
adianta
nada
hum
hum
é
é
é
um
dos
dramas
de
contamino
do
ensino
do
português
ainda
há
dias
encontrava
uma
senhora
que
eu
já
tive
a
oportunidade
de
entrevistar
que
é
professora
/
hum
<de
port>
/
de
Inglês
e
que
está
neste
momento
a
terminar
uma
licenciatura
qualquer
/
está
a
fazer
na
Faculdade
/
hum
hum
e
ela
diz
que
que
não
compreende
como
é
que
se
anda
a
ensinar
aquele
tipo
de
coisas
ah
níveis
de
escolaridade
tão
baixo
claro
de
modo
a
que
as
pessoas
sejam
obrigadas
a
durante
dez
ou
quinze
anos
andar
a
fazer
exatamente
a
mesma
coisa
ao
longo
de
todo
o
tempo
pois
e
nunca
aprendem
a
falar
português
não
a
escrever
fazer
umas
redações
,
umas
coisas
engraçadas
,
não
a
escrever
ah
a
fazer
não
fazem
a
fazer
nenhum
tipo
de
texto
pois
pois
fazem
doi
dois
ou
três
exemplos
sim
,
coisas
mas
o
problema
está
aí
aí
aí
as
línguas
é
aprendem-se
/
se
a
gente
for
/
quando
quando
vamos
aprender
uma
língua
estrangeira
ninguém
se
põe
lá
o
sistema
da
língua
estrangeira
,
aprende-se
a
falar
claro
ou
arrancar
com
aquelas
coisas
enquanto
no
português
não
faz
de
todo
sentido
de
maneira
que
eu
penso
que
esse
é
um
dos
problemas
,
por
isso
é
que
essa
pergunta
se
eles
são
maus
escrevedores
,
são
quase
todos
maus
escrevedores
ah
depois
aparece
um
ou
outro
que
escreve
bem
hum
e
eu
e
eu
já
nem
sei
se
esses
escrevem
bem
às
vezes
não
têm
melhores
notas
não
é
porque
saibam
alguma
coisa
é
porque
escrevem
bem
se
calhar
a
gente
diz
"
este
tipo
sabe
muito
"
não
sabe
nada
,
sabe
menos
que
o
sabe
menos
que
o
do
lado
que
se
calhar
até
pelo
menos
sabe
escrever
que
escreve
pior
pois
pois
e
esses
são
um
pois
pois
eu
tenho
essa
a
a
sensação
e
isso
é
um
problema
complicado
,
que
a
gente
não
sei
como
é
que
hum
nos
vamos
era
preciso
fazer
um
grande
esforço
orientado
nesse
sentido
,
para
tentar
mudar
isto
hum
hum
porquese se reparar
enfim
estar
nesta
área
e
têm
a
idade
que
têm
a
maior
parte
dos
professores
também
já
são
formados
assim
,
portanto
também
já
não
sabem
ensinar
diferente
eu
própria
sou
fruto
desse
/
desse
esquema
de
ensino
não
é
?
Depois
já
não
sabem
ensinar
diferente
teria
que
se
fazer
um
muito
complicado
e
como
é
que
a
gente
volta
se
toda
a
gente
que
ensina
e
é
mesmo
para
o
secundário
hhh
já
ensina
igual
,
não
é
?
eu
nunca
quis
para
o
secundário
,
porque
seria
um
enorme
pois
claro
pois
é
mas
é
mas
não
é
como
é
que
se
ensina
uma
coisa
que
eu
também
não
/
hhh
que
eu
também
não
sei
muito
bem
claro
,
não
pode
ser
hhh
portanto
o
melhor
é
passar
ao
lado
o
resultado
disto
nunca
mais
saímos
disto
isto
têm
consequências
hhh
trágicas
graves
,
tem
trágicas
hhh
é
verdade
o
mesmo
nos
engenheiros
até
nem
têm
que
sim
,
coitados
esses
eh
tinham
que
saber
falar
português
teoricamente
,
a
não
ser
aquele
português
no
já
agora
ninguém
precisa
de
saber
falar
português
pois
toda
a
gente
desaprendeu
a
falar
português
enfim
e
porquê
?
no
meu
trabalho
correto
,
justamente
eu
estou
a
trabalhar
sobre
a
fala
outra
vez
e
consigo
perceber
pois
pois
claro
como
é
que
as
coisas
estão
mas
eu
acho
que
é
fundamental
podemos
escrever
depois
mas
eu
acho
que
é
fundamental
mas
isto
ah
digamos
que
é
um
/
é
um
percurso
raro
as
pessoas
normalmente
gostam
de
dizer
"
Ah
,
é
o
sistema
da
língua
"
é
o
modelo
é
o
é
o
mode
/
e
a
partir
daí
funciona
como
bem
é
a
culpa
do
Estruturalismo
,
não
é
?
podemos
terminar
por
hoje
muito
obrigada
ok
Guardar XML • Obter texto
• Representação da onda sonora • Representação em frases