DI_58LM11b
Sem título
ID | 58 |
Participant | P. Rita |
Gender | Masculino |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
pronto
,
já
estás
despachado
e
tu
o
que
é
que
achaste
?
das dificuldades na / na leitura ?
sim
,
o
que
é
que
achaste
da
disto
tudo
da
leitura
toda
em
relação
às
às
palavras
separadas
acho
que
não
sei
bem
qual
é
o
objetivo
,
mas
pelo
menos
para
as
pessoas
que
leem
hum
hum
acho que é uma maneira de / de as obrigar a
a
ler
e
a
a
fazer
soar
as
palavras
da
maneira
mais
correta
hum
hum
porque
aparecem
aquelas
partes
do
indico
e
do
índico
e
acho
que
isso
é
/
ajuda
hum
ajuda
a
compreender
que
a
ortografia
não
é
qualquer
razão
poisqueé/ e que as pessoas quando estão a escrever um texto
às
vezes
os
erros
que
dão
até
são
superados
/
pelo
o
resto
da
frase
a
pessoa
percebe
pelo
sentido
hum
hum
mas
que
assim
em
termos
de
palavras
soltas
pode há pessoas que dão erros e
hum
hum
,
não
costuma
dar
erros
?
de
ortografia
?
de
ortografia
não
normalmente
às
vezes
numa
ou
outra
palavra
,
mas
quer
dizer
não
é
normal
não
ah
mas
tens
algum
particular
com
não
com
a
correção
da
maneira
como
escrever
ou
nem
por
isso
?
não
,
estou
a
escrever
e
hum
hum
se
calhar
se
saísse
com
erros
também
não
conseguia
perceber
porque
é
que
saía
com
erros
claro
mas
como
sai
sem
erros
nem
se
quer
estou
preocupado
propriamente
hum
hum
a
tua
professora
de
instrução
primária
ou
as
tuas
professoras
de
instrução
primária
consideras
foram
/
pessoas
que
realmente
contribuiram
muito
para
que
escrevesses
bem
ou
nem
por
isso
?
eu
acho
que
sim
,
eu
acho
que
em
relação
a
à
qualidade
hum
de
escrita
que
as
pessoas
têm
quando
chegam
ao
futuro
eu acho que não é não se define propriament
no
décimo
,
décimo
primeiro
e
décimo
segundo
aí
hum
hum
apura-se
talvez
a
melhor
maneira
de
ordenar
as
palavras
e
as
frases
para
dar
um
ordenar
as
ideias
ao
fim
ao
cabo
exato
de
enquadrá-las
hum
mas
aonde
se
aprende
mesmo
eu
acho
a
formar
as
frases
e
a
a
escrever
sem
erros
e
a
colocar
as
vírgulas
nos
sítios
certos
e
não
sei
quê
acho
que
é
hum
/
define-se
mais
ou
menos
até
ao
sexto
ano
acho
que
até
aí
é
a
barreira
a
partir
daí
talvez
possam
se
ser
superadas
invidualmente
algumas
dificuldades
assim
particulares
,
mas
mais
do
que
isso
de
resto
não
há
assim
muito
a
fazer
já
não
hum
hum
isso
pode
querer
dizer
que
/
a
/
a
maior
parte
das
pessoas
que
não
ultrapassas
essas
eh
hum
/
dificuldades
nesses
anos
provavelmente
acaba
por
escrever
com
erro
se
calhar
são
esses
meus
alunos
hhh
é
verdade
tenho
muitos
alunos
aqui
que
escrevem
muito
mal
e
estão
na
Faculdade
de
Letras
pois,oqueéque/ pior das coisas que me pode acontecer
hhh
pois
uma
pessoa
sentir
que
está
numa
faculdade
onde
já
não
tem
que
propriamente
ensinar
aqueles
pequenos
pormenores
de
escrita
e
no
fundo
claro
mas
eu
acho
que
isso
passa-se
em
todos
os
anos
eu acho que sim / todas todos os professores eh falam
até
no
décimo
ano
que
nós
estamos
os
professores
querem
avançar
com
a
literatura
,
por
exemplo
hum
hum
querem
avançar
logo
com
as
cantigas
de
amigo
e
de
amor
,
poesia
trovadoresca
sim
depois
com
Garcia
Resende
,
Gil
Vicente
e
não
sei
quê
,
Fernão
Lopes
hum
hum
e
não
conseguem
porque
a
maior
parte
dos
alunos
,
pelo
menos
na
minha
turma
,
têm
dificuldades
de
escrita
mesmo
expressão
de
expressão
,
exato
hum
hum
e
os
professores
o
que
é
que
fazem
quando
isso
acontece
/
na
realidade
dão
diretrizes
conforme
eh
dão
,
mas
depois
os
alunos
também
acho
que
não
se
interessam
muito
é
?
acho
que
sim
isso
faz
parte
daquele
desinteresse
que
muitos
alunos
têm
de/ face à escola ou em ointeresse o desinterese particula face a a
acho
que
eu
acho
ao
domínio
da
língua
os
professores
não
estão
preocupados
eu
acho
que
nem
se
quer
tem
muita
a
ver
com
propriamente
o
interesse
em
relação
ao
domínio
da
língua
ou
/
eh
o
interesse
pela
,
tem
é
a
ver
um
bocado
com
interesse
pela
escola
hum
é
?
nós [//] eu acho que nós estamos um bocado numa sociedade
em
que
as
pessoas
que
não
vão
para
a
escola
têm
duas
hipóteses
ou
vão
trabalhar
como
secretárias
e
/
empregados
de
balcão
e
não
sei
quê
ou
vão
trabalhar
para
as
obras
ou
nem
se
quer
trabalha
e
não
há
mesmo mesmo haver
oportunidades
começa
agora
a
surgir
aqueles
cursos
destinados
mesmo
por
exemplo
dois
,
três
anos
para
para
os
computadores
,
para
a
informática
,
para
o
para
o
desporto
eparaoutros outras atividades
sim
sim
não relacionados que exatamente com as ciências e com
com
com
o
intelecto
que
que
hum
hum
novo
quando
uma
pessoa
chega
mais
ou
menos
à
idade
à
maturidade
absoluta
,
aos
trinta
anos
mais
ou
menos
hhh
é
o
que
eu
considero
hhh
hhh
hhh
ainda
bem
estou
muito
longe
hhh
contente
não
é
o
que
eu
acho
sim
é
porque
?
conta
lá
porquê
?
porque
uma
pessoa
pode
continuar
sempre
a
aprender
naturalmente
mas
até
aos
trin
/
a
partir
de
uma
certa
idade
,
não
digo
talvez
sim
atéaoscinquentaanosmaisoumenos a partir dos cinquenta anos
acho
que
as
aprendizagens
já
são
de
outra
maneira
,
já
são
muito
específicas
muito
ao
pormenor
já
não
há
aquele
interesse
geral
motivação
o
interesse
geral
as
pessoas
a
para
quê
?
por
exemplo
um
engenheiro
não
se
interessa
nada
por
história
,
praticamente
,
quando
chega
a
essa
idade
o
que
o
interesse
pode
vir
antes
nessa
altura
quando
chegam
aos
cinquenta
anos
já
é
mais
aqueles
mestrados
os
pormenorzinhos
é
o
que
eu
acho
hum
hum
hum
talvez
não
seja
assim
também
ah
é
minha
opinião
não
sei
sabes que não tenho assim uma uma ideia tão
ah
definida
sobre
os
prestígios
sociais
hhh
não
,
eu
ve
/
eu
estou
a
dizer
isto
,
porque
aquilo
que
eu
vejo
eu
vejo
tantos
casos
diferentes
uns
dos
outros
que
/
se
calhar
ainda
não
extraí
o
sumo
,
não
sei
tudo
depende
das
pessoas
penso
eu
,
há
pessoas
eh
hum
/
já
de
muita
idade
e
têm
interesses
recentes
e
profundos
,
apesar
de
tudo
/
há
outras
pessoas
até
mesmo
com
trinta
anos
já
se
interessam
até
com
quinze
,
quanto
mais
com
trinta
,
quanto
mais
com
quarenta
e
cinco
ou
setenta
não
é
?
pois
sesevêeheh oque o que a mim me preocupa não sei se por acaso isso acontece contigo ou não
é
/
é
o
facto
de
ver
ah
a
maior
parte
tanto
quanto
parece
a
maior
parte
dos
jovens
ah
desinteressados
até
eu
é
porque
de
antes
pelo
menos
os
jovens
eram
interessados
,
motivavam-se
por
isto
e
por
aquilo
ou
por
outra
coisa
qualquer
uma
das
razões
de
eu
não
querer
continuar
neste
agrupamento
,
eu
não
sinto
motivação
sim
para
estar
três
anos
,
agora
estes
primeiros
hum
a
aprender
as
bases
todas
e
já
/
a
entrar
assim
mais
além
,
não
é
,
passar
do
do
básico
já
assim
com
a
literatura
acho
que
é
importante
e
depois
/
mais
cinco
ou
sei
anos
ou
os
anos
que
é
num
curso
e
depois
disso
voltar
a
trabalhar
certamente
na
mesma
coisa
e
o
porque
eavoltara ou melhor
reaprender
tudo
outra
vez
pois
,
é
um
ciclo
dependendo
da
profissão
têm
de
aprender
quase
tudo
,
quando
começam
a
praticar
exato
e
enquanto
,
por
exemplo
,
se
eu
fosse
para
Desporto
aquilo
que
eu
vejo
em
desporto
eu
tenho
uma
preparação
básica
,
praticamente
todos
os
Desportos
hum
hum
e depois por exemplo em cinco anos quero aprender quero-me especi especificar no ténis mesmo
e
não
é
só
aprender
a
jogar
,
é
aprender
as
mentalidades
e
tudo
aquilo
que
se
passa
dentro
de
um
campo
o
que
se
quer
fazer
com
um
corte
hum
hum
e
depois
farto-me
do
ténis
eu
não
tenho
de
estar
diretamente
ligado
a
ténis
posso
ir
para
outra
área
e
e
/
esse
curso
ou
ah
em
que
pensas
agora
aonde
é
que
é
administrado
?
ah
universidades
particulares
,
há
algumas
que
têm
hum
hum
acho
que
é
a
Lusófona
quetêmqueé acho que neste momento é o melhor
sim
ah
sim
?
mas
é
particular
depois
no
as
faculdades
públicas
acho
que
há
ah
Faculdade
de
Motricidade
Humana
que
fica
ali
na
no
Jamor
,
na
Cruz
Quebrada
sim
sim
,
claro
tem
e/ e dentro do curso
tem
disciplinas
que
estão
ligadas
um
bocado
ao
meu
ao
das
Humanidades
sim
tem
Pedagogia
,
Psicologia
Sociologia
pronto
,
que
estão
mais
ou
menos
relacionadas
ah
hum
é natural / quer dizer eh para quem procura ensinar um desporto
claro
ou
um
ou
vários
desportos
naturalmente
tem
que
saber
que
tipo
de
atletas
é
que
podem
aparecer
frente
ou
que
tipo
eh
como
é
que
se
deve
eh
com
cada
uma
delas
as
mentalidades
das
pessoas
exato
procurar
encontrar
soluções
para
fazer
render
o
desporto
sim
sim
,
as
capacidades
numa
pessoa
que às vezes pode ha / pode haver uma pessoa com qualidades excelentes /
a
desempenhar
desde
que
não
seja
às
toneladas
nem
não
sendo
devidamente
estimuladas
podem
perder-se
para
isso
não
é
?
hum
hum
achas
que
que
seria
realmente
poderia
ser
melhor
resolver
profissional
?
achas sim, em termos de satisfação visual
em
termos
de
satisfação
?
achas que o contacto físico com os outros que é realmente uma coisa é é
para
mim
é
o
mais
importante
e
é
fácil
para
ti
?
não é uma coisa que que
não
sim
sim
,
responde
eu
tenho
facilidade
em
conhecer
e
falar
logo
com
as
pessoas
à
primeira
vez
isso
estou
a
ver
hhh
hhh
e
estou
eu
aqui
a
dizer
que
quando
te
pedi
para
falar
na
entrevista
tu
foste
o
primeiro
a
dizer
que
era
contigo
hhh
que
tratavas
hhh
não
eu
gosto
até
disto
hum
hum
é
porque
também
é
uma
maneira
de
eu
ver
talvez
meu
futuro
ou
sim
eu
falo
com
pessoas
mais
adultas
e
hum
hum
e
que
já
passaram
por
estas
indecisões
que
eu
estou
a
passar
ah
ah
não
queiras
saber
hhh
todos
já
por
lá
passaram
é
o
desenvolvimento
claro
no
meu
caso
ah
/
era
condicionado
por
muitas
coisas
que
provavelmente
não
te
condicionam
a
ti
nem
a
muitas
pessoas
que
hoje
em
dia
vejo
desinteressadas
se
calhar
por
isso
também
houvesse
mais
interesse
da
parte
dos
alunos
é
que
havia
condições
,
por
exemplo
,
económicas
eh
graves
que
me
impediam
de
fazer
aquilo
que
eu
gostaria
mais
de
fazer
pois
acabei
por
fazer
exatamente
aquilo
que
eu
queria
fazer
mas
isso
hhh
foi
/
complicado
no
início
e
ah
não
se
imaginava
do
meio
de
onde
eu
vinha
que
eu
pudesse
vir
a
fazer
aquilo
que
acabei
por
fazer
e
era
mais
fácil
pensar
que
eu
tinha
num
curso
médio
ou
num
curso
eh
/
que
não
me
dizia
nada
de
todo
,
felizmente
,
o
meu
pai
teve
essa
de
quando
eu
disse
"
oh
pai
,
não
é
isso
que
eu
quero
fazer
"
e
ele
"
ok
"
"
não
é
,
não
fazes
"
hhh
mas
isso
é
bom
e
é
é
é
é
isso
que
se
calhar
as
pessoas
não
têm
essa
capacidade
de
ver
hoje
talvez
não
sejam
os
cursos
médios
,
são
exatamente
os
cursos
superiores
que
ch
pois
o
que
os
pais
querem
forçar
os
filhos
muitas
vezes
a
fazer
e
que
sendo
impostos
provavelmente
não
são
a
solução
e
que
no
ver
dos
pais
sou
eu
hhh
não
é
?
exato
ah
antes
era
era
um
um
/
um
esforço
ainda
maior
os
meus
pais
têm
instrução
primária
não
é
?
hum
hum
o
objetivo
deles
era
pelo
menos
ter
o
quinto
e
o
sexto
ano
que
é
melhor
os
filhos
ter
pelo
menos
o
quinto
ou
o
sexto
ano
ou
tirar
o
curso
médio
,
na
medida
de
do
possível
,
não
é
?
e
depois
dar
sempre
um
passo
mais
à
larga
eu
dei
sempre
um
passo
mais
à
larga
,
não
é
agora
é
obviamente
como eu estou a ficar velha também hhh agora quando tinha quando chegar à idade da minha filha
estudar
,
eu
também
vou
querer
que
ela
estude
,
não
é
hhh
ainda
mais
sim
ah
começamos
a
ver
que
o
estudo
como
dizia
a
minha
avó
é
a
base
de
tudo
não
ocupa
lugar
não
não
faz
mal
nenhum
ah
durante
uns
anos
estudar
ainda
que
depois
ah
não
se
use
tudo
aquilo
que
se
estudou
/
aquilo
não
ocupa
realmente
lugar
mas
a
pessoa
pode
depois
fazer
outra
coisa
de
que
goste
mais
mas
não
deixa
de
ser
uma
pessoa
com
informação
e
com
capacidade
de
raciocínios
esperta para as coisas que é o que é o mais importante
essa
é
a
perspetiva
de
muitos
uh
pais
,
professores
pais
que
pais
e
pessoas
como
vocês
pois
eh
para
vocês
pode
ser
errado
,
mas
eh
repara
isso
é
condicionado
por
toda
a
nossa
evolução
também
claro
como
vocês
depois
também
serão
condicionados
por
aquilo
que
agora
imagina
que
vocês
fazem
a
má
escolha
imagina
que
vocês
fazem
a
má
escolha
em
vez
de
a
boa
escolha
,
eu
não
sei
qual
é
a
boa
nem
qual
é
a
má
mas
se
vocês
fizerem
a
má
escolha
é
claro
que
/
futuramente
isso vai condicionar o / os nossos filhos
futuramente
/
um
passo
atrás
vocês
terão
de
dizer
"
epa
,
eu
fiz
asneira
quando
fiz
assim
,
portanto
"
"
agora
vais
fazer
de
outra
maneira
"
hhh
não
é
?
ah
eu
acho
que
é
um
pouco
assim
que
funciona
é
capaz
de
ser
hum
hum
ainda
não
cheguei
lá
hhh pois é hhh depois depois falamos hhh ok
ah
mas
dizias
há
bocadinho
que
hum
/
ah a área / por exemplo / da Sociologia e tudo que / que era uma área que parecia aliciante
Antropologia
,
são
as
duas
disciplinas
que
gosto
mais
e
Antropologia
,
sim
é
?
mas
tens
eh
re
repetido
Antropologia
?
eh
/
ou
não
?
não
se
eu
tiver
só
por
curiosidade
tem
que
estudar
não
,
se
eu
tiver
essas
disciplinas
só
será
no
décimo
segundo
ano
só
?
só
acho
que
no
décimo
primeiro
ainda
não
não
posso
ter
tenho
tenho
a
sequência
,
porque
as
disciplinas
agora
são
quase
todas
dois
anos
hum
ou
de
três
então
só
no
décimo
segundo
ano
é
que
chegam
verdadeiramente
quatro
ou
cinco
de
opção
hum
hum
não
têm
só
três
,
quatro
vocês
agora
têm
muitas
têm
muitas
disciplinas
,
não
é
?
em
qualquer
agru
agrupamentos
?
temos
não
no
quê
?
quantas
disciplinas
é
que
tem
?
temos
oitro
oito
oito
nalguns agrupamentos pode só ter três sete
hum
porque
aquilo
é
é
suposto
ser
assim
três
/
de
formação
geral
que
é
Português
,
Filosofia
e
Inglês
ou
língua
estrangeira
um
sim
sim
,
mas
isso
é
só
nalgumas
escolas
e
depois
é
formação
específica
que
no
no
meu
agrupamento
é
História
Geografia
ou
uma
língua
mais
outra
língua
hum
hum
você
pode
ter
,
por
exemplo
,
Latim
e
Alemão
ou
Geografia
e
Alemão
e
depois
tem
francês
francês
também
pode
ser
qualquer
língua
que
eh
estava
a
pensar
se
o
francês
era
normalmente
a
vossa
língua
um
ou
se
o
inglês
não
,
é
o
inglês
o
inglês
continua
a
ser
depois
a
língua
dois
é
conforme
eh
eu
prefiro
o
alemão
,
porque
francês
é
difícil
bastante
difícil
mesmo
sim
o
quarto
nível
de
francês
já
é
pelo
menos
eu
achei
que
era
difícil
que
era
difícil
e
o
alemão
,
tens
alemão
há
há
quanto
tempo
?
há
um
ano
,
é
o
primeiro
ano
que
estou
a
fazer
é
?
e
então
?
e
é
fácil
hhh
tenho
tido
média
de
dezoito
é
?
sim
a
parte
que
é
melhor
não
é
preciso
estudar
é
o
princípio
hum
hum
depoi
se
calhar
daqui
a
dois
anos
começo
a
pensar
olha
o
francês
mas
pronto
continua
a
ser
dois
e
o
outro
seria
o
cinco
por
isso
ok
continua
a
ser
pior
hum
hum
ao
fim
ao
cabo
tens
procurado
fazer
as
coisas
por
aquilo
que
consideras
ser
mais
fácil
hhh
é
?
sempre
isso
é
um
bocado
comodista
,
não
é
?
não
,
porque
como
é
mais
fácil
liberta-me
para
fazer
outras
coisas
então
conta-me
lá
sobre
essas
outras
coisas
,
o
que
é
que
tu
gostas
de
fazer
?
me
dão
mais
interesse
o
que
é
que
eu
gosto
de
fazer
além
de
desporto
que
eu
gosto
bastante
e
decorativas
,
normalmente
para
sim
gosto
de
de
música
já
sei
que
tocas
de
música
bastante
gosto / mas não não é só tocar, ouvir, part participar assim em karo
em
concertos
,
ir
a
concertos
hum
hum
gosto
bastante
gosto
também
de
todas
aquelas
manifestações
públicas
de
contra
alguma
coisa
que
eu
acho
que
também
está
mal
ai
sim
?
eu
gosto
de
participar
participas
nisso
tudo
?
sempre
que
posso
também
hum
hum
lembras-te
de
algumas
dessas
ah
iniciativas
de
que
te
lembres
agora
?
ainda
agora
no
vinte
e
cinco
de
abril
foi
a
manifestação
sim
hum
hum
no
primeiro
de
maio
não
fui
propriamente
à
do
primeiro
de
maio
,
porque
eu
acho
que
é
uma
luta
/
que
diz
a
toda
a
gente
mas
não
diz
ainda
muito
a
mim
hum
hum
porque
ainda
não
cheguei
verdadeiramente
à
à
altura
em
que
me
devo
preocupar
com
isso
portanto
mas o vinte e cinco de abril em contrapartida diz diz-te o quê ?
diz-me
porque
se
não
fosse
o
vinte
e
cinco
de
abril
se
calhar
não
não
podia
estar
ali
é
hum
hum
pronto
é
é
a
possibilidade
,
é
a
liberdade
ea e a liberdade
de
estar
no
sítio
e
o
primeiro
de
maio
também
no
fundo
tem
a
ver
com
isso
claro
é
a
continua a manifestação da dos problemas que os trabalhadores enfrentam e
no
primeiro
de
maio
era
para
ir
era
manifestação
/
de
hum
favor
da
anarquia
e
contra
as
touradas
era
junta
hum
hum
e
então
isso
foi
?
isso
era
suposto
ter
no
Campo
Pequeno
,
mas
foi
um
fíasco
,
ninguém
apareceu
foi
?
porque
é
que
achas
que
nesses
movimentos
assim
ah
/
anarquístico
por
exemplo
Portugal
não
pegam
ainda
tanto
como
pegam
,
por
exemplo
,
porque
acho
que
é
por
duas
razões
,
primeiro
acho
que
se
calhar
daqui
nós
recebemos
tudo
em
atrasado
então
uma
pessoa
já
che
já
chegou
cá
o
anar
anarquia
mas
se
calhar
ainda
não
chegou
cá
as
grandes
justificações
e
as
grandes
vantagens
que
os
anarcas
veem
hum
hum
e
então
se/ se não [/] não chegou cá isso
"ah/vamosvamosaumamanifestaçãodaanarquia"paraque para quê ? para o que é que isso serve se não me interessa
as
pessoas
desistem
passam
ao
lado
hum
hum
o
que
é
que
tu
achas
que
/
que
que
é
um
um
verdadeiro
anarquista
?
os
da
da
anarquista
hum
hum
primeiro
é
aquele
aqueles
direitos
todos
de
toda
a
gente
que
toda
a
gente
deve
ter
direito
a
igualdade
,
a
liberdade
pronto
,
esses
dois
direitos
exatamente
e
depois
a
anarquia
tem
tem
um
um
lado
bastante
utópico
,
que
é
as
pessoas
saberem
saberem, saber não, mas pronto terem o conhecimento
de
onde
é
que
começa
o
seu
espaço
onde e onde é que acaba
e
onde
é
que
começa
o
espaço
do
outro
não
invadir
a
privacidade
isso
também
porque
é
suposto
numa
anarquia
nãohavero/ os meios
por
exemplo
da
polícia
,
isso
tudo
e
isso
não
tens
certeza
?
quem
é
que
protegia
?
é
suposto
não
haver
,
porque
as
pessoas
dessa
é
naturalmente
as
pessoas
/
devem
ser
a
conviver
umas
com
as
outras
,
não
devem
haver
os
assaltos
isto
é
tudo
bastante
o
tópico
esse
argumento
,
hoje
em
dia
hhh
é
impossível
pois
é
é
isso
só
que
se
calhar
muita
gente
pensa
assim
é
por
isso
que
os
movimentos
também
não
andam
para
a
frente
hhh
hhh
hum
não
sei
,
acho
que
neste
momento
as
sociedades
chegaram
num
tal
ponto
que
hum
era
preciso
rever
tudo
mas
é
que
se
dizia
já
na
altura
deixem
chegar
o
ao
cúmulo
,
que
é
para
depois
darem
o
trambulhão
maior
é
isso
que
se
calhar
vai
ter
que
acontecer
,
este
vai
ter
que
haver
um
um
um
desmembramento
das
relações
entre
as
pessoas
as
pessoas
vão
começar
a
ser
cada
vez
mais
egoístas
e
mais
preocupadas
com
o
seu
umbigo
,
é
uma
maneira
de
dizer
hum
hum
e
e
depois
vai
chegar
a
um
cúmulo
ou
um
estado
que
já
ninguém
sabe
para
onde
é
que
se
há-de
de
virar
,
já
não
há
nada
a
fazer
e a partir daí se calhar vai começar é se estas pess / se esta
mentalidade
falei
nisso
até
se
se
se
consegue
da
desses
fragmentos
dessas
&
fazer
qualquer
coisa
,
as
pessoas
estão
por
isso
é
que
é
preciso
manter
vivo
este
espiríto
quem
diz
anarquista
diz
qualquer
outro
movimento
que
pelo
menos
vai
impôr
a
igualdade
,
a
liberdade
e
a
justiça
para
toda
a
gente
em
que
medida
é
que
essas
ideias
eh
em/ em geral se articulam, por exemplo, com o desporto ?
isto
é
eh
/
hum
os
ideiais
desportivos
nosme/ nos hum no mais ?
tenham
alguma
coisa
a
ver
com
isso
?
tem
no
mais
despor
tem
porque
mas
corresponde
de
alguma
maneira
a
isso
?
não
que
evidente
que
não
quer
dizer
por
exemplo
no
ténis
,
eu
olho
para
o
ténis
que
é
tenis
e
futebol
são
os
meus
desportos
preferidos
só
que
futebol
nem
se
quer
é
vê na televisão / por isso é que eu também sou do não não me preocupo propriamente em ganhar
pois
quando
jogo
preocupo-me
em
esforçar-me
ao
máximo
ganhar
ou
perder
esforçar-me
ao
máximo
hum
hum
fico
mais
contente
se
ganhar
como
é
óbvio
hhh
hhh
mas
exato
mas
mas
é
propriamente
é
porque
é
um
desporto
coletivo
hum
hum
eu
gosto
de
desportos
coletivos
no ténis não é não é um desporto coletivo
mas
também
pode
haver
um
uma
certa
um um relacionamento com / com toda a gente, com treinador, com colegas de treino e isso tudo//
mas
basta
olhar
para
o
ténis
e
ver
que
quem
ganha
um
torneio
ganha
um
prize
money
um
prémio
monetário
um
prémio
hum
hum
e
uma
pessoa
fica
assim
a
pensar
mas
então
aonde
é
que
está
a
verdadeira
essência
do
desporto
de
é
um
acrescento
e se calhar na minha op / naquilo que eu quero / se calhar/ fazer
é
justamente
contra
as
minhas
ideias
,
mas
como
eu
sei
que
na
minha
geração
é
muito
difícil
haver
alguma
alteração
até
porque
prefiro
/
talvez
ser
um
bocado
incoerente
comigo
próprio
mas
no
fundo
fazer
aquilo
que
eu
gosto
e
dizer
aquilo
que
penso
isto isto
ao
fim
ao
cabo
como
pensamos
todos
fazer
a
mesma
coisa
,
não
é
eh
ah
/
ah
outras
gerações
antes
de
da
vossa
pensou
exatamente
o
mesmo
isto
é
têm
ideias
partidas
ah
e
deles
todos
,
vocês
têm
um
objetivo
ah
na
generalidade
não
são
novos
interessantes
já
vieram
há
muito
tempo
o
que
acontece
é
que
depois
a
prática
/
diz
"
bom
se
é
meu
filho
"
"
então
em
vez
de
ser
exatamente
como
eu
penso
,
então
há-de
ser
melhor
assim
"
"
se
/
ah
me
toca
na
pele
o
melhor
que
eu
faço
é
proteger
"
e
ao
fim
ao
cabo
estamos
todos
a
ser
é
sempre
o
mesmo
problema
mas
esse
problema
só
é
só é / é fruto é da sociedade em que nós vivemos / da [/] das mentalidades das pessoas
sim
,
mas
nós
não
podemos
sempre
culpar
a
sociedade
como
um
todo
,
porque
essa
tem
as
costas
largas
,
mas
não
existe
,
não
é
eh
somos
todos
,
temos
que
/
que
começar
no
um
pois
,
tem
que
se
começar
assim
no
um
,
depois
dois
,
depois
três
depois
de
três
em
seis
já
é
metade
os
outros
três
já
se
sente
,
talvez
,
mais
arrastados
já
são
seis
depois
seis
já
é
/
é
uma
bola
,
uma
avalanche
de
quatros
e
três
claro
tem
que
começar
sóquetem vamos começar essa revolução
hhh
espero
que
seja
se
não
minha
qualquer
dia
e
com
certeza
que
já
não
pelo
menos
que
seja
a
vossa
hhh
mas
é
isso
está
bom
?
esperemos
que
sim
muito
obrigada
pela
ajuda
de
nada
começar
a
dar
o
passo
aqui
talvez
hhh
ajudar
os
outros
,
ajudamos
o
,
se
calhar
aqueles
velhos
ideias
da
religião
que
ao
fim
ao
cabo
também
vão
para
isto
e
desculpa
em
toda
a
massada
não
faz
mal
está
bem
Guardar XML • Obter texto
• Representação da onda sonora • Representação em frases