DI_5LF11b

Sem título

ID5L
ParticipantV. Lopes
GenderFeminino

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


Ok Não tens muita prática de ler alto pois não ? Não Hoje em dia não não leem alto nas aulas ? No Leem-se mas uh / É por exemplo aquelas pessoa que que não não erram nunca é que leem Porquê ? Porque assim / hhh é É ? E e tu não não costumas ler ? Às vezes Ah mas costumas ler alto ou costumas ler baixo ? Ah hum Alto Quando não nas aulas alto Nas aulas ou em casa ? Não baixo para mim Hum hum Quando estás a estudar estudas sempre baixo nunca ... Não quando quando estou a estudar tem de ser alto mas quando estou a ler um livro / Hum tem que ser para mim Hum hum Mas sabes que é muito ter o hábito de ler alto também porque ouvindo-nos conseguimos corrigir / ah a própria pronúncia e a articulação / Han han muitas coisas que / nós antecipamos sílabas e outras coisas do gênero mas se nos ouvirmos não fazemos não fazemos isso Nunca tiveste problemas de articulação ? Sim eu trocava a as letras eu sou disléxica Hum hum Ah e fizeste algum tratamento para recuperar ah / Fiz Hum hum Ainda no psicólogo e depois / pronto fala falávamos e ela corrigia-me às vezes mas não não era tanto pela fala era mais pela escrita Hum hum O que é que que costumavas fazer ? Lembraste ainda de que tipo de erros é que davas ? Ah / hum era do género era para escrever perto e eu escrevia preto Hum hum E às vezes na le não era na fala assim diária mas às vezes na li na leitura também trocava Hum hum Oh bocadinho também trocaste a conversa pela conserva hhh hhh hhh Nunca tinhas ouvido falar em moendas ? Moendas não Hum Haviamuitaspalavrasquenãoconheciasna/ na lista ? Algumas aquelas mais Hum mais complicadas Hum Ah tens o hábito de escrever ou não ? Escrever escrevo Mas o que é que costumas escrever que tipo de coisas ? Quando certas composições na escola / trabalhos também / na escola e depois / normalmente antes dos testes faça sempre resumos da matéria e coisas assim / e no meu diário Hum hum hhh E tens o cuidado de escrever eh de acordo com as normas ortográficas hhh ou também prescindes de muitos acentos e ? Não quando escrevo com mais normas or ortográficas é quando / / hum quando é composições para a escola e trabalhos nos trabalhos de grupos é / quando se tem mais cuidado Hum hum Mas isso quer dizer que por exemplo hum no que diz respeito à acentuação muitas vezes não pões acentos ? Ou não ? Por exemplo sei em crítico perpétuo / ínfimo e outras que Algumas ponho outras não / hhh É ? E os e os teus colegas ? Na maior parte não põe a maior parte das pessoas não se preocupa com os acentos É ? É Mascomoéque se forem ler aquilo como é que leem ? Leem como se tivesse acento Pois Ah e os professores nunca vos chateiam por causa disso ? Chateiam-se especialmente a professora de Francês porque os / os a os acentos nós pomos sem pomos sempre para o lado errado hhh hhh E a de Português ? O que é que fazem nas aulas de Português ? Estamos a ler os Lusíadas Ai é ? É E que tal ? Ah alto também ou não leem e analisam simplesmente ? Alto Alto Alto e depois lemos as estrofes analisamos estrofe por estrofe Hum hum E que tal ? É fácil ou nem por isso ? Quer dizer é fa é fácil que / às vezes pode hum uma estrofe pode ter várias interpretações / etambémoqueaindama/ na leitura por exemplo o que é mais difícil é certas palavras / que hoje em dia se escrevem de uma maneira está es / escrito de outra e nós lemos como se estivesse e depois temos que voltar ou / outra vez ao sítio e ler / com / como se escrevia antigamente Hum hum Isso não vos causa problemas depois para / identificação das próprias palavras ? Hum algumas palavras aquelas mesmo mesmo complicadas temos que ir / à legenda pronto se não conseguimos outras conseguimos é são fácil E têm textos de apoio ou notas eh Temos notas no livro Hum hum Ahparaalémde/ dos Lusíadas eh que outros textos é que / na aula de português foram dados este ano lembraste ? Começaram logo com os Lusíadas ? Não não Nós / fizemos uma breve leitura pelo / por o Auto da Barca / Hum hum de Gil Vicente e pelo Auto / / da / da Almada Hum hum Dessas de qual é que gostaste mais ? Do Auto da Alma porque depois nós fomos ver ao teatro ver / Hum hum / e foi / era mais giro Hum hum O que é porque é que gostaste da da ida ao teatro ? Porque eu o te hum o teatro está assim estava mesmo / a peça é assim / engraçada e depois ainda estava mais cómico / fizeram um teatro interativo / que as pessoas do público também entram na história mais ou menos então os atores estavam sempre a meterem-se connosco Hum hum Ai era ? Era Foi a turma toda ? Foi Era a vossa turma ? Não eram mais Hum hum Mas eram de anos Diferentes diferentes Eosoutros  todos tinham lido o texto Achas que é melhor ir assim ao teatro depois de ter lido o texto ? Oh ou então ao contrário porque depois temos curiosidade para ir ler o texto Hum hum Ah costumas ir ao teatro ? Algumas vezes Hum hum Ah / essa ida foi a onde exatamente qual era o / [ / ] o onde é que era ? Hum fo ai como é que chama foi muito tempo ? Foi no primeiro período Hum hum Como é que hei-de dizer é sei que ao do teatro ficava uma mesquita antiga / o teatro era pequenino Hum Mas era onde ? É Sintra é Em Lisboa Não sei onde é que é Na baixa ? Não Acho que é o Politeama Hum Não sei Não faço a menor ideia Acho que era tinh assim um nome assim parecido Hum hum E ao cinema gostas de ir ? Gosto Qual foi o último filme que tu viste ? Último filme que eu vi foi mentes perigosas É ? hhh Conta-me então a história se és capaz de lembrar-te Era uma turma que / de pessoas assim / do subúrbio / e pobres e revoltadas / e os professores deles acabavam ou ou por morrer / hhh ou então por eh não houve uma que a última tinha morrido / / ah / ou por desistirem e despedirem-se e então Porquê ? Porque as pessoas eram muito revoltas era ? Eram muito revoltadas e não gostavam das aulas e iam para / hum por obrigação / então foi uma professora / / e / hum e ela começou a ler um livro como é que se havia de de trabalhar com com aqueles alunos / / e hum ela no primeiro dia foi ninguém ouviu ah hum ninguém ouviu e no segundo dia chegou chegou e disse que todos tinham nota vinte / logo no princípio o que eles tinham que fazer era mantê-la ah eles começaram-se a interessar e ela começou / fazia um um pouco de chantagem não é ? Assim " Se estudarem isto " / "ouquem quem fizer o melhor trabalho vai jantar fora comigo " / / ah " quem " " quem souber amanhã " / / eh / " deputar este texto " ah " dou um chocolate " / assim coisas assim e começou a dar-lhes coisas / Hum hum se / / e eles começaram a interessar-se pelas aulas e a gostavam mu muito dela / mas entretanto ah / a diretora da escola / começou assim um bocado / a ficar assim um bocado chateada / depois foram surgindo problemas / / ah houve uns alunos que tiveram problemas porque os pais / não queriam que eles aprendessem poesia porque eles estavam a dar poesia / e / tirou da escola porque achava que a poesia não / não vinha trazer na pa nada hhh para a vida / então tirou-lhes da escola houve outra que engravidou / / e / o / hum / naquela escola havia uma / uma espécie de lei que / que se / se quisesse podia sair da escola pronto não / não tinha problema nenhum / podia sair da escola que era para a rapariga / sair da escola porque / aquelepo/ aquela escola tinha o dilema que a gravi a gravidez / era contagiosa / quer dizer uma estava grávida depois as outras iam aparecer todas Ai credo Hum Então depois essa profe essa professora foi à casa dela / trouxe-a outra vez para as aulas / e po depois / / ah aconteceu um problema maior que foi / haviaum um rapaz e uma rapariga que namoravam nessa turma / / e / mas essa rapariga tinha tido um ex-namorado / Hum esse ex-namorado tinha acabado de sair da prisão / e então ele queria matar o namorado atual dela Hum hum Então o namorado atual dela decidiu ir falar com o diretor da escola porque não sabia com tinha falado com o professor mas não sabia que não sabiam os dois o que haviam de fazer / Hum hum então foram falar com o diretor da escola mas ele esqueceu-se de bater à porta Esqueceu-se de bater à porta / então o diretor mandou embora porque ele não bateu à porta / hhh no dia seguinte ele apareceu morto Ah E assim ele morreu por não ter batido à porta Hum Então / ah hum a professora decidi / deixar de dar aulas / mas depois Hum hum E a turma continuou assim a gostar eh A gostar Hum hum E via-se que eles tinham melhorado o seu comportamento ? Tinham melhora melhorado o comportamento e além disso muito deles tinham capacidades para estudar poesia e / ir para a escola Hum hum Uh eles uh no princípio todas as professoras eram assim mais agressivas e / / e davam-lhes notas baixas aquela deu logo um vinte à partida / tinham que manter era muito mais fácil Hum hum Pronto foi assim foi giro O que é que gostaste mais ? O que é que eu gostei mais ? Sim Não sei foi a posição dela porque ela era uma professora diferente porque ela chegava / para lhes chamar a atenção ela chegava sentava-se na secretária ponha os pés em cima da mesa / assim coisas e dava-lhes coisas e / e como eles se interessavam muito pela morte porque essas pessoas / são assim um bocado pela morte e pela / são assim obscuro e essas coisas / ela / / estudava assim poemas / Desses desses desse gênero então eles também / também se interessavam e fez um concurso também / / quem / quem conseguisse saber o / o que um poeta não me lembro qual era / estava a dizer / / ah / hum / ia com ela jantar fora e depois ela houve uns que ganharam e foram jantar fora / Hum hum com ela Ah / onde é que se passava o ah a ação do filme lembras-te ? Não o sítio sítio local não  não não sei mas devia ser na ame / Na América / Na América Hum Achas que se poderia passar uma coisa desse gênero assim numa dessas escolas ? Assim tão tão / como aquela não não é ? Hum Porquenas / eh em Portugal por exemplo / turmas e escolas que são mais agressivas / msanão não faziam metade do que aqueles faziam por / têm medo dos professores e têm medo dos pais porque os pais também se interessam Hum hum pelos filhos Na na tua escola eh não assim problemas de disciplina e / coisas assim alguns problemas de disciplina mas se os pais condenam-nos e os professoras também Hum hum E E como é que se resolvem normalmente esses conflitos ? Ah às vezes certos conflitos / e são uns ou são mal criados ou qualquer coisa / pedir desculpa ou uma reunião para ver o que é que está mal e o que é que está bem / e depois concelhos disciplinares / Hum hum onde são punidos E os eh e os pais costumam participar eh / quando / [/] quando são chamados por causa de haver um problema qualquer ? Oh alguns não se interessam por exemplo a minha professora de Inglês no outro dia estava a falar / um rapaz da turma dela não tem livros / então ela mandou chamar os pais e disse " Olhe o seu filho não tem livros " / elesassim / e a e a mãe / desse rapaz disse / " Ele também não precisa de livros para nada " / quer dizer   alguns pais que não se interessam mas outros que se interessam É claro Hum hum Ahena na vossa escola uh que tipo de coisas é que vocês fazem para além das aulas ? Têm possibilidades de fazer atividades eh vários grupos na escola que pronto o clube de Arqueologia o clube europeu muitos clubes na escola / o desporto escolar Hum hum Costumas participar em algum desses clubes ou não ? Eu sou do clube europeu E e o que é que é isso ? Neste momento não é nada quer quer dizer nós queriamos ir a França e então tinhamos de estar em algum clube hhh / hhh Ah bom eentãonão mas não fazemos nada nun nunca houve nada Em concreto em concreto Mas nunca eh vos passou pela cabeça fazer por exemplo um estudo sobre um país qualquer para tentar reunir informação na biblioteca ou nos jornais Pois mas é que a professora que estava / porque são professores / Que estava e isso ela nunca / nunca marcou assim um dia / o clube europeu agora vai trabalhar neste dia a tantas horas nunca marcou nada Pois e a turma em si não / não Não E mas isso era uma coisa para ser feita com pessoas de diferentes turmas ou / ... a nossa quer dizer / ninguém se inscreveu naquele clube hhh então foi a nossa turma toda Hum hum Hum hum Ah  escolas que têm uma coisa a que eles hoje dia teatro também chamam á área escola / Ah são atividades que que fazem área escola mas isso nós que é uma espécie dos vossos de alguma maneira É é da não é mas / Hum o que é que eu ia dizer / no sétimo ano nós fizemos ainda trabalhos nós cada turma escolheu o seu coiso / mas depois como mais ninguém fez e ninguém faz / deixou de fazer Não tens pena disso ? Tenho Gostava mais de fazer esse tipo de coisas ah se calhar até do que as próprias aulas não ? Não mas é que aquilo não substituía as próprias aulas / Pois eu sei Pronto dava-se à mesma mas / é sempre alguma coisa extra-curricular Hum / mas se calhar aprendia-se mais Mascada mas cada grupo de / de Inglês ou Francês qualquer coisa tem as suas atividades Ai é ? Que tipo de atividades ? Por exemplo o grupo de Francês queria fazer uma / uma chuva de estrelas em playback com músicas francesas / Hum hum chegaram a fazer ? Ainda não Então ? Não sei Ias ser a Catarina não era ? hhh hhh hhh Mas o que é eu o que é eu ia dizer ? Mas também a semana cultural na escola que / ah tem várias salas / salas de história várias salas de Geografia e e os alunos têm de fazer trabalhos Hum hum Fizeste algum ? Fiz um trabalho para Inglês / fiz um trabalho para Geografia / e estive presente numa / uma exposição que era uma casa do início do século vinte / uma casa portuguesa no início do século vinte e estive na exposição vestida / com os fatiotes Ai é ? E quem arranjou os fatiotas ? Foi o museu / o museu de Benavente Ai é ? Como é que era a casa ? A casa pronto tinha três divisões o quarto / a sala <e a> / e a cozinha ah o quarto / aquelas ca camas de ferro que se com um vaso de flores assim ao meio / Hum hum ainda se em algumas casas / depois tinha uma cômoda grande / / tinha / uns como é que se chama / unslavatoriozinhos um lavatoriozinho pequenino também se algumas casas alentejanos depois tinha uma uma banheira hhh mas que era como se fosse um alguidar hhh com um sítio para pôr os braços hhh Que giro hhh que era onde eles tomavam banho coitados não E de onde é que via veio esse mobiliário todo ? Todo do museu de Benavente Hum hum E como é que arranjaram esse protocolo com / o museu ? Foi o clube de Arqueologia que foi Hum hum Então depois / arranjaram / Uma maneira maneira de trazer Ah que giro Depois tinham um berço / depois a cozinha E como era o berço ? De madeira / e mas dava mesmo para abanar hhh / Era ? É e pequenino baixinho agora são muito diferentes Claro Ah e depois na cozinha tinha um aquelas coisas para pôr os pratos as cane não as é outra coisa Ah hum / De madeira que é que se põe na parede com vários pratos ah / cantareiros não é / também é uma prateleiras / Agora suporte de pratos pronto hhh / ah com um candeeiro a petróleo / Não me consigo lembrar hhh depois tinham fo / um / fogão / um / um fogareiro / e depois um / um fogãozinho / / ah gaso / ah / A gás / a gás / petróleo a petróleo petróleo A petróleo depois uma mesa assim hum / pratos an pratos antigos / depois tinha / uma E durante quanto tempo ? Uma semana Ena A semana inteira mas tinha horários tinha assim várias coisas depois eh E a decoração como é que era feita ? & nas paredes o que é que puseram ? Estava mesmo aquilo era mesmo uma casa / Hum Estava mesmo como uma casa / depois tinha assim umas luzes escuras ainda parecia que estavamos mesmo a recuar no tempo Que giro Estava giro Depois com Quem é que montou isso foram as pessoas do museu ? Não / foram / foi a pro / ah uma professora de história da escola e o / e os alunos dela estagiários Hum hum Também são professores na escola Pois E os alunos também tiveram envolvidos Claro Como é que eu hei-de dizer na e na sala tínhamos canapé tinham uma mesa de étagère que é tem assim um nome esquisito Sim que é o quê ? Ah pronto é assim uma como se fosse assim uma cômoda / sim mas sem gavetas sem nada / com uma pedra mármore por cima / Hum hum / um espelho algumas sem espelho outras não mas por baixo com uma prateleira / assim com uns pés todos trabalhados / Hum depois tinha um / um suporte para flores também tem um nome esquisito Não te lembras ? Não Um canapé O que é o canapé ? É um é uns banquinhos depois tem a rede por ah a rede nas costas e / e um acento Hum Está bom e o e o hum / era então a / [/] a cozinha e o quarto e mais quê ? E sala Hum e era na sala que isso que existia essas coisas está bem Ah e para além dessa atividade que foi basicamente preparada pelos professores de Arqueologia ah / havia / ou pelo grupo de Arqueologia seja o que for / havia outras que era de quê ? Geografia ... Geografia por exemplo / / ah conse / ah fo com o banco alimentar / foi-se fazer uma recolha de alimentos em Carnaxide e na escola Como é que fizeram isso ? O banco alimentar forneceu-nos uma carrinha / ah forneceu-nos umas t-shirts que é para estarmos identificados e uns sacos e então fomos para o Pingo Doce de Carnaxide com a tudo / do Pingo Doce / / ah entregávamos o saco à entrada e a pessoa depois trazia o saco com alguns alimentos / Hum hum depois o carre / levamos para a escola / depois na escola tínhamos um autocarro / que / que também recebia alimentos dos alunos da escola / o ano passado tínhamos conseguido quatrocentos quilos / mas foi alunos este ano conseguimos três mil e quatrocentos Ena Em dois dias no Pingo Doce / e depois uma semana na escola E a distribuição desses alimentos era feita pelo pelo banco alimentar / O banco alimentar não distribuía depois foi para o banco alimentar / e depois no banco alimentar várias instituições é que vão buscar para distribuir mesmo de casa em casa / às pessoas de necessitadas E que tipo de coisas é que as pessoas eh levavam era coisas que não se estragavam ? nós demos uma lição à às pessoas podia ser / / a conservas arroz massas esparguete / / ah óleo azeite cereais / coisas que não se estragassem Claro Sal é que tivemos muito hhh muito sal Muito sal Que era barato e hhh enfim hhh Mas ficaram com sal se calhar hhh hhh Eu leite leite conseguimos / havia umas grades de quinhen que levavam quinhentos / quilos / enchemos duas grades de leite Hum hum podia-se dar também Mantém durante bastante tempo Hum hum Olha e outras atividades que tu tenhas fora da escola o que é que tu costumas fazer ? Natação É ? E gostas muito da natação ? Gosto Aonde é que fazes ? No Hum hum Às vezes hhh hhh Sim às vezes hhh hhh Porque é que não tens vindo vindo regularmente ? Quer dizer às vezes não posso outras vezes tenho de estudar outras vezes tenho testes / Hum assim essas coisas hhh Qualquer dia puxo-te por uma orelha hhh hhh Sabes que no outro dia ah não não via Euvim eu vim mas não estava ninguém na terça feira Andamos desencontradas hhh Ah / no / naquele mês em que acabaste por não ir até uma vez porque estavas no fim não sei quê não sei que mais ah acabei por pagar o mês inteiro Foi ? Tem que se pagar sempre Ah Portanto naquela vez paguei eu os dois de seguida Portanto não adianta / tens de ir hhh Tens de ir se não puxo-te as orelhas Hum / hhh Ah e para além da natação ? Agora estou num grupo de teatro ah na escola que hum / juntamente com o grupo pró-vida vamos fazer uma peça de teatro Com o grupo quê ? Pró-vida Hum e em que é que consiste o grupo pró-vida ? É / é uma associação onde / onde estão pais de ai como é que se diz grupo de Crianças ? Não de hum como é que se diz ? não não me lembro da palavra Pais de quê ? de drogados mas tem um nome especial / Ah isso não sei Toxicodependentes é isso mesmo eu não me lembrava Hum De toxicodependes e alguns toxicodependentes que estão em recuperação ou / que eram / toxicodependentes E não são não são e depois também alguns encena / hum encenadores / sim / que que nos estão a ajudar e a associação de pais Hum hum E / ah / que peça é que vocês estão a tentar preparar ? Nós in nós é que vamos escrever peça Ai é ? Porque ah aquilo é é prever os vários caminhos que levam pessoas irem à droga / os jovens irem à droga e então / vamos ter três ambientes o ambiente da escola o ambiente da família / o ambiente dos amigos por exemplo numa discoteca agora com essa história do ectasy e essas coisas Hum hum E Tens eh colegas teus que / que digam ter experimentado isso ? Não Hum On ontem ti / ah no / Nos casos polícia falaram nisso não é ? Foi por acaso não vi mas vi uma vez um vi não sei onde / uma reportagem que / foi proibido o ecstasy e então / / ah hum agora nas discotecas na entrada vendem umas / umas bebidas / que têm um nome especial que eu não me lembro qual é e por mil escudos e / dentro dessas bebidas as pessoas não sabem / mas está o comprimido desfeito Tfe Esses são doidos E as pessoas não sabem Oh não sabem também se eu vou comprar essa bebida assim porque sabem o efeito que não é ? Quer dizer porque sa Ah isso / hoje em dia acho que se droga mesmo quem quem quer Quem quer Com a EmCarnaxideum  um rapaz que / Pronto ele se drogava e depois também com por causa de uma pastilhas / enlouqueceu Ele anda em Carnaxide seja verão seja inverno de calções / camisola de pijama / / os chinelos no bolso descalço / / assim com colher de pau na mão assim maluco Será que as pessoas mesmo vendo esses exemplos não / não pensam duas vezes antes ? Algumas pensam outras não na na tua escola houve problemas com / ? morre um rapaz de overdose Ah hum na minha escola mui muitos problemas assim ? Co / e como é que é a relação das pessoas que / que se drogam com as outras ? Levanta problemas ? Se as pessoas tiverem caladas não É ? Que história é essa ? Se as pessoas tiverem caladas não ? Quem é assim / ah e mesmo não / dantes ainda ia a polícia à escola e isso mas agora nem vão Porque eles po eles nem não é uma droga assim muito pesada pesada é mais charros Hum Então põe-se a fazer os ci os cigarros à frente de toda a gente / / ah e a fumar / eh pronto e essas coisas e / mesmo contínuos veem mas não dizem nada hhh e ninguém e o conselho diretivo sabe hhh e não faz nada / ? hum tem medo O que é que tu achas eh <Eu acho mal> eu acho mal primeiro eles eh eles não / sabem o que estão a fazer estão a fazer mal / e isso devia ser proibido na escola Hum hum Eelesnão/ não tentam impingir isso a outros ? Não Não Nem fazem coisas do tipo ah / fuma se não fu se não fumares és eh sei maricas hhh / eh uma coisa qualquer hhh Não sei mas acho que não Hum Nãonunca nunca surgiu assim nenhum caso ah hum / / ah relacionado com as pessoas tuas conhecidas ou contigo ? Não Nem na tua turma isso apareceu ? Havia uma rapariga na minha turma que sim mas essa chumbou por faltas Hum Que é o costume não é ? Ela ia para escola mesmo para isso não ia para a escola para mais nada E o que é que a levaria a / Não sei meter-se nisso ? Talvez problemas em casa não sei Mas algum problema que justifique isso ? Ela também está  tinha dezasseis anos estava no nono ano não é ? Não sei eu acho que não tanta gente que tem problemas e vidas difícies não é ? Claro / e Claro Ao fim ao cabo a decisão é sempre de cada um Hum hum Ah a tua mãe costuma participar bastante nas atividades da escola achas que isso que é uma / uma vantagem para vocês ? Para ti e para o teu irmão ? É É Porquê ? Às vezes é uma vantagem outras vezes é uma desvantagem Hum Vantagem porque também participamos e conhecemos mais gente e / e essas coisas / / e desvantagem / é pronto é os professores não é ? Conhecem-na / isso E então hhh hhh Estão ela está sempre a par hhh hhh hhh Não podem fazer nada que não seja controlados É hhh O teu irmão está quase a sair não é ? É hhh Depois vê-se livre hhh / dessa perseguição hhh Ele pensou o que é que vai fazer ou ainda não ? É para o que der É ? É hhh hhh É para o que der hhh Oteu pai disse que que ele / tinha intenção que ele gostaria de ir para Évora É mas a minha mãe na a minha a minha avó está com pavor de ele ir para Évora porque em Évora / Porquê ? os estudantes suicidam-se todos hhh não mas muitas vezes Oh que disparate hhh suicidam-semu/ suicida-se mu muitos estudantes em Évora Entãoeufui ela " Para Évora não vás " hhh / hhh Ainda te matas " Ainda te matas não vais " hhh Que palermice Até parece Mas eu eu gostava também de quando fosse assim para estudar / eu acho que é muito giro estudar assim sem ser / mesmo em Lisboa por exemplo no sítio onde se vive / Hum hum muito mais giro ir assim para fora É ? hhh Depois quando estiveres a gente fala hhh hhh hhh Depois deve ser assim um bocadinho difícil não é ? Saudades e isso mas É Não também é é agradável por uma série de outras razões mas é essencialmente muito mais dispendioso Pois é hhh hhh Ah eu como vivia na província porque eu não tinha outra alternativa não é ? Se queria estudar tinha mesmo que sair de mas na altura / a questão que se colocava era / / ou / ou vais para fora ou não fazes / não é ? Hum hum hum Agora vocês aqui com isto tudo aqui pertinho / é quer dizer é ridículo estarem a abalar é ridículo estarem a abalar mas eu compreendo também ah / pois é Depois com vontade de ir embora conhecer outros sítios e é tudo E não não gostavas de conhecer assim outros países assim ? Alguns países gostava outros não Porquê ? Tens ideias preconcebidas a respeito deles ? É al/ não sei porquê é aquelas coisas olho para aquele país não gosto hhh olho para aquele gosto hhh hhh Como é que é isso ? O qual era o que não gostarias de conhecer ? Ah eu Oqueeunãogosta/ a Índia Porquê ? Não sei eu acho aquele país <tão porco> tão porco hhh hhh Por exemplo nas imagens que se no telejornal ou isso é ratos a passar e e não gosto hhh Mas há-de ter coisas bonitas han Ah há-de ter mas hhh / Pois eu gostava de conhecer parece-me assim um bocadinho fascinante Não Não E outro que não gostasses ? Que eu não gostasse ? Ah depois uns que eu gostava mais outros que eu gostava menos / Hum depois não assim mais nenhum que eu não gostasse mesmo não gostasse Hum hum váriosanosqueandamapara <para ir a França> para ir a França nunca mais vão não é ? É este ano também não é estou farta de frança por causa disso hhh hhh França não queres ir eu não porque depois na / na altura de de semana esco / ah da semana cultural fomos ver um filme sobre França Hum hum Depois com não / a música dele enquanto víamos França hhh então   deito França pelos olhos É ? E hum e Inglaterra ? Gostava / mas o que eu gostava mais era assim a Grécia países que estudamos em História / Hum hum Por exemplo acho mais giro Sempre sabem algumas coisa não é ? Alguma coisa E nas aulas de Inglês não falam de / de Inglaterra outras coisas assim ? Falamos Falamos Mais de Inglaterra ou dos Estados Unidos ? Inglaterra É ? É por acaso a minha stora é contra / contra americanos e não porque / hhh nós algumas ve algumas vezes por causa dos filmes e isso / dizemos As palavras à americano à americana e então ela não gosta disse " Vocês estão aqui para aprender inglês correto " / " não é para aprender americano " pronto hhh Então / temos que falar / por isso / / ah inglês hhh Não / não tens por acaso ah hum / ou nunca tiveste nenhum colega que fosse brasileiro ? Tive E como é que é o o hum o aproveitamento deles eh eh como é que eles ? Ahela ela era boa aluna era a Elise / / ah hhh Elise ela era boa aluna / Hum hum especialmente em Inglês E e a Português como é que era ? A Português po Não tinha problemas ? Algum alguns Onde é que ela aprendeu a / a escrever ? Aescreve/  ou ? Ah pois Mas algum por causa da [/] da pronúncia certas / porqueé eles por exemplo queria-te ver el / e / te queria ver ou assim / Hum hum é mais pronúncia não na escrita Hum e os professores aborreciam-se com isso ou não ? Não alguns aborreciam-se outros não hhh É por isso Está Ah / hum / eh disseste-me que costumas a ir de férias para Odemira Hum hum me explicaste porquê o que é que tu gostas de fazer ? Ir à praia Ir à praia hhh pensas na praia ? Sim hhh hhh Sim ir à praia é gi Hum Depois hum de às vezes / faziamos mini viagens pelo o Alentejo Hum hum Conhecer Évora / ah évora não / Beja / No quê ? conhecia Beja / não conhecia Hum hum Gostei E fizeste amigos ? Aonde em Beja ? Não em Évo / em Odemira Ah conhecidos da minha mãe e isso / Hum porque de resto é praia E E malta nova por muita ou não ? Alguns mas são assim meio como é que eu hei-de dizer hhh meio como é que eu vou hhh dizer hhh Nem sei sabes como é que meio alentejano hhh não não não é alentejano / hhh é Fala com São assim / têm umas ideias assim um bocado Retrógradas É Hum E / e para onde é que costumas ir para a praia ? Quer dizer / umas várias praias por onde se / onde se há-de ir da Zambujeira é a que tem mais gente / mais mas eu gosto é de ir para o não sei porquê Hum hum É a que tem menos gente mas É a mais agradável Mais agra / que eu gosto mais não sei Hum hum E a vossa casa é bem no centro ou é ah fora da Odemira ? ÉemOdemi/ é em odemira mesmo Hum hum Conheço aquilo muito mal hhh hhh Não percebo nada daquilo Olha no  na naquela altura em que o João foi acampar para / Vila Nova vocês também estavam em Odemira ? Sim sim / efomos íamos ter com ele todos os dias Ai era ? Levar-lhe comida Levar comida ele pedia para irmos hhh hhh Ele foi como com / muita malta daqui ? Foram seis Erade[/] de da escola ? Sim todos da turma dele Hum hum rapazes ? rapazes hhh Que fartura Tu não tens ido acampar nunca sozinha pois não ? Fui não fui uma vez / Sozinha bom fui acampar uma vez que me lembre não é ? Quando era pequena se calhar / / ah / fui com a minha avó e com o meu avô / / mas fui uma vez na quarta classe / era para ir quem passasse quer dizer os pais tinham de pagar não é ? Hum hum hhh mas quem passasse / ia acampar e fui acampar / Hum quarta classe E/ e agora uh gostavas de ir mais para onde ? Sei que vais acampar outra vez mas eh os dias assim para um sítio assim Porquê ? Por que não se pode ir para a praia hhh / ah / hhh é é bonito com coisas diferentes Hum mas conheces É que a praia chegasses é / hhh é areia pronto algumas rochas / mar / não se faz nada e / por exemplo na Serra tem que se explorar mais Hum hum Dava para fazer um trabalho de de pesquisa / Pois para Biologia ou para Geografia ou Geografia Quais são os professores que vão ? E deve ir hum / a professora de Francês e Português que é a mesma / / ah / a de Geografia / que vai sempre / depois tem que ir uma pessoa mais competente não é ? Ah a de Matemática dúvido que / o de História e a de Inglês que são assim os mais novos hhh Hum hhh Malta ainda solteira e tal e Não uns são solteiros outra é casada mas / Temainda ainda tem tem uma mentalidade assim / Jovem Jovem Achas que isso é importante eh É Os os professores mais velhos são mais eh / Algum têm mais dificuldades de relacionamento com as turmas ? Têm Quê o que é que acontece por exemplo ? Sei é / é assim por exemplo " Ah no tempo não se fazia isso e " " e / e se fizesse isso " / ah " era logo expulso de não sei quantos e " assim coisas assim do gênero Hum hum Nunca tiveste problemas com nenhum professor ? Nada assim <muito grave> muito grave hhh Mas mas <pouco grave> pouco grave hhh É que quer dizer às vezes implicam comigo não é ? Depois implico com eles hhh Quer dizer se implicam comigo eu tenho que me defender hhh hhh certas coisas por exemplo / / ah estão mu muita gente a falar uns com os outros / / e vai logo implicar comigo hhh às vezes acho isso mal pronto / Hum hum ou digam todos calassem / não é a V. cala-te / hhh E o que é que tu fazes ? Olhe mando fa hum / tudo bem eu calo-me mas se isso acontece a segunda vez digo assim / o que é que eu tenho de ma muitas vezes / uma vez a mim em Físico-Química fiquei meia hora com o braço no ar Estava na primeira fila hhh então estava eu contar os minutos / hhh sim e ela falava com todos menos comigo então era assim / / hum cheguei no fim da aula / muito certinha cheguei ao / "Desculpemasoqueéqueeu o que é que a senhora tem contra mim ? " e ela hhh e ela ficou assim " Mas o que é que foi ? " " É que eu fiquei meia hora com o braço no ar e " hum / Nunca tive oportunidade " e não tive oportunidade de falar " / " Ah desculpe eu não vi " e então a partir daí cada vez que eu levantava bra o braço era sempre eu a falar hhh hhh hhh Gostas de participar nas aulas ? Gosto Achas que se aprende bastan Em algumas É / por fim então ? A de Inglês não gosto Porquê ? Não sei falar Oh oh / Quando eu se não sabes falar porquê ? gosto de fa / quando eu tenho a certeza que tenho as coisas bem por exemplo no / dos exercícios e isso / é logo Nos exercícios estou sempre pronto mas ler assim em inglês não gosto Mas Então tens de praticar a pronúncia porque é isso é que te faz falta / mas as aulas não são sítios onde se vai mostrar aquilo que se sabe mas sobretudo sítios onde se vai aprender coisas mostrar que ainda não sabe mas que se vai aprender / Hum hum não é ? Hum Os professores não vos dizem que não é simplesmente para mostrar que se sabe que estão ali Não / hhh Mas é Hum hum É para se mostrar que se sabe sim senhor mas também é para mostrar que ainda não sabe e para colocar dúvidas Para dúvidas / e resolver / essas dúvidas de maneira a aprender não é ? Hum hum Nunca se deve ter medo de de hum / tentar Eu tenho medo de ler inglês mais nada Entrão tera treina em casa ouve-te bem e se parece o inglês ou não / hhh se não for continua a treinar hhh hhh Tens que aprimorar Não nada que não trabalho não é ? Hum hum Qual é a disciplina que tu gostas mais de estudar ? me disseste que a de que gostas mais é Físico-Química Mas a que gosto mais de estudar é História É ? Porquê ? É Porque é fácil É fácil ? É fácil Achas fácil ? Fácil O que é que é fácil ? Ah / o que é que é fácil em História ? hhh Sim Fácil porque aquilo é é hum não não não é nada / não se tem que perceber nada / Hum É é mais ter capacidade de / hum de guar de / De guardar isso tudo guardar informação mais nada É eu acho que é / se continuamos a dar História assim então não sei onde é que vamos parar É eu acho que que é isso por exemplo em Geografia em Geografia Era por causa disso que eu não gostava sabes ? Ai era ? Pois / então não era preciso compreender nada era preciso guardar informação para isso existem computadores / Pois hhh e livros hhh Hum Mas Geografia é muito mais difícil porque Geografia / várias eh várias fórmulas várias coisas e / e depois / tem que se saber compreender a minha professora de Geografia está sempre a dizer / " Não é preciso decorar não é preciso saber é preciso é compreender " / Claro Geografia é mais difi Mas em História também era preciso saber isso que depende do professor que ia dar não é ? Pois Porque a História também não é uma sequência de de datas e acontecimentos Hum hum Ah para se compreender uma sociedade e como é que ela muda / e como é que do século treze chegamos até século quinze com as mudanças todas que isso implicou é preciso compreender muita coisa não é preciso saber simplesmente que havia / / ah cinquenta pessoas depois passou a haver quinhentas e depois eh / em mil cento e não sei quantos aconteceu isto e em mil novecentos e não sei quantos ti/ aconteceu não sei o que mais não é ? Hum hum É preciso compreender a relação entre as coisas todas que é muito mais giro do que / / ah do que fazer isso assim Por acaso eu pensei que / se tivessem deixado dessa história factual e tivessem começado a fazer relação entre as coisas mas eh / tu tens História desde quando ? Desde o sexto ano E tem sido sempre mais ou menos isso ? Não depende professores que são diferentes / também professores que incentivam mais os alunos e outros que não Hum Eu tive uma professora no sétimo ano que nós / que que sétimo oitavo que nós vibrávamos com ela porque eh via-se que ela tinha prazer em andar ali e e ela andava de um lado para o outro e / assim cheia de emoção hhh agora o que nós temos é estagiário / Hum hum põe-se com a mão no bolso / assim <a falar> a falar / " Têm dúvidas ? " / " diz tu o que é que achas disto ? " / / ah ou então " O que é que é isto ? " ou / mas ele diz sempre parado assim mesmo Estático Não escreve nada no quadro assim E ele não não não vão professores avaliá-lo a ele ? Vão hhh Que caras é que eles fazem ? hhh hhh Eles estão completamente normais hhh Fulano desses merecia chumbar hhh hhhh Ai e depois em certas coisas nós pedimos para ele / escrever ou para nos ditar porque não por acaso a minha turma gosta muito de escrever nos cadernos / ele diz " <Está tudo no livro> está tudo no livro vão ao livro está tudo no livro " quer dizer ele devia dizer / ele não seja para repetir as coisas devia dizer Hum hum E vocês leem de facto os livros ou não leem os livros ?  em casa não lemos Porquê ? Esquecemo-nos é que ele diz aquilo para irmos ao livro mas nós esquecemo-nos completamente Mas a História é basicamente feita a partir da / de leituras não é ? Pois mas ah / as leitu / ah as lei as leituras mais importantes ele / na aula e depois antes do teste vai tudo vai tudo estudar estuda-se imenso antes dos testes hhh É É uma coisa / toda a gente estuda antes dos testes Mas porquê ? Porque assim é no dia antes aprendi tudo / hhh para o teste hhh Sabem que se chega a um momento olha por exemplo no meu nono ano / quando eu te disse que tinha que fazer provas globais a todas as disciplinas a [/] a com a matéria Hum hum dos três últimos anos / era complicado Nessa altura ter tudo na cabeça não podia estudar de véspera pois não ? Ah não hhh não hhh Foi muito complicado se vocês apanhassem uma dessas hhh logo hhh Por enquanto ainda não hhh Quem chumbar este ano apanha hhh É ? Então olha hhh hhh Ninguém quer chumbar Claro E muitas negativas ou não ? Na minha turma a Matemática É ? Mas porquê ? a nós tínhamos um professor que era muito fácil com ele e agora esta / esta professora é mais exigente / e então é muito mais difícil Mas ela explica bem ou não ? Explica bem elas / ela até explica mais do que o outro mas o outro é / ela é capaz de fazer numa aula para uns quatro exercícios / mas o outro fazia / uns dez hhh pronto / porque o outro era assim " Não explicaste " / "nopróximoexercíciovaisfazerevaisverse se compreendes " / fazia e depois eu acabava por compreendia não é ? ficar ali / Hum isto aqui / vai para ali deu os passos todos porque nós faziamos aquilo mais / de cabeça do que / passos por passos e então esta aqui é mais passo por passo e nós / Hum hum ficamos sem compreender porquê hhh Pois Não não consegue explicar-vos o raciocínio vai-vos mostrando exercícios É porque é muito mais fácil nós pensarmos logo e sabermos / do que estarmos / ir pensando hhh ir pensando Hum hum Hum hum Com a com a prática que se ganha fazendo muitos exercícios acaba por se perceber não é ? Hum hum Ok Está bom acho que nós podemos acabar com a / conversa por agora temos a a cassete quase / Adeus Adeus no fim e / Txau até qualquer dia hhh Adeus hhh Custou-te muito fazer isto ? Não Não ? Houve ali uma altura que eu tinha a garganta assim muita comichão dentro / É porque / hum hum não é é hábito também falares tanto tu és uma tagarela hhh mas mesmo assim hhh Sim estou sempre a falar hhh mas pronto mesmo assim Mesmo assim não é tanto hhh hhh Ok obrigada por esta ajuda

Guardar XMLObter textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases