DI_65LF35b
Sem título
ID | 65 |
Participant | G. Silva |
Gender | Feminino |
Opções de representação
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Obrigadíssima
hhh
De
nada
hhh
Agora
finalmente
então
podemos
ah
voltar
à
conversa
/
Conversar
mais
um
bocadinho
que
é
mais
...
hhh
É
O
que
é
que
achou
disto
tudo
?
Foi
assim
muito
aborrecido
?
Não
não
é
às
vezes
atrapalha
um
bocadinho
/
uhuh
porque
ah
aquelas
frases
como
não
têm
sequência
às
vezes
ah
/
Claro
atrapalha
um
bocadinho
a
a
ler
/
Porque
Porque
não
sabe
qual
é
a
entoação
que
se
há
de
dar
?
mas
não
ah
Pois
exato
Algumas
parecem
fazer
sentido
umas
com
as
outras
outras
Pois
outras
não
hhh
Umas
vamos
levadas
já
com
o
sentido
da
anterior
/
Pois
e
damos
uma
entoação
que
não
que
não
deve
ser
mas
não
Não
mas
ah
correu
muito
bem
Pronto
não
queira
saber
as
dificuldades
que
tenho
encontrado
também
mas
é
lógico
/
Pronto
É
natural
pois
é
que
vocês
os
informantes
tenham
mais
dificuldades
não
é
?
Pois
Pois
é
lógico
que
se
encontre
Então
conte-me
lá
como
é
que
foi
essa
experiência
cá
pela
faculdade
?
Isso
acabou
por
ser
ah
quando
?
ah
Quando
é
que
é
?
Ah
foi
muito
Olhe
Olhe
deixe-me
ver
eu
assim
em
anos
ah
/
Setenta
?
Oitenta
?
portanto
eu
comecei
/
Pois
olhe
eu
acabei
o
meu
estágio
há
três
anos
/
depois
tive
eh
portanto
foi
dois
anos
depois
tive
um
ano
de
intervalo
que
não
não
fiz
nada
/
e
portanto
acabei
em
/
ah
noventa
e
tal
/
Noventa
e
tal
já
?
porque
fiz
o
fiz
o
curso
/
todo
É
que
eu
comecei
desde
o
desde
o
antigo
quinto
ano
/
Exatamente
portanto
eu
tive
que
voltar
para
o
nono
/
porque
não
tinha
completo
tive
de
fazer
o
nono
o
décimo
o
décimo
primeiro
e
o
décimo
segundo
Claro
Depois
tive
que
fazer
toda
todo
a
a
faculdade
A
tal
licenciatura
Pois
toda
a
licenciatura
completa
Já
incluindo
as
cadeiras
pedagógicas
?
Já
incluindo
tudo
já
incluindo
Pois
ah
Tive
que
fazer
toda
tudo
isso
ah
Não
não
não
chumbei
/
nunca
hhh
hhh
Claro
Senão
hhh
ainda
ainda
seria
mais
eh
/
O
que
seria
?
Bem
hum
seria
mais
penoso
e
mais
difícil
e
ainda
levava
mais
tempo
/
Claro
e
e
depois
tive
um
ano
realmente
/
que
não
que
não
fiz
o
estágio
Pensei
que
não
ia
fazer
não
fiz
estágio
/
porque
entretanto
eu
j
também
já
dava
já
dava
aulas
/
e
eu
sei
Quando
é
que
regressou
?
Desculpe
Quando
é
que
começou
?
Eu
comecei
no
meu
terceiro
ano
de
oficialmente
no
ensino
oficial
no
no
terceiro
ano
de
uhuh
de
faculdade
uhuh
Sempre
em
português
ou
português
e
francês
ou
quase
Depois
eh
Sempre
em
português
português
francês
/
Ah
também
?
hum
Eu
gostava
de
aprender
sempre
em
português
francês
fiz
o
estágio
em
português
e
em
francês
Sim
é
Pois
em
E
como
é
que
isso
correu
?
Foi
bom
?
ah
O
estágio
ah
por
acaso
ah
Ou
foi
gravemente
traumatizante
para
si
?
Não
tenho
grandes
recordações
e
/
não
é
assim
muito
traumatizante
é
só
um
bocadinho
/
hhh
só
um
bocadinho
hhh
É
só
um
bocadinho
Não
ah
/
correu
muito
bem
a
nível
de
colegas
/
Sim
?
fizemos
um
grupo
excecional
/
Ah
que
bom
ainda
hoje
somos
extremamente
amigas
/
ainda
ainda
agora
/
vou-lhe
telefonar
esta
tarde
a
uma
delas
/
porque
teve
uma
menina
há
quinze
dias
/
Ai
é
?
e
eu
tenho
andado
sempre
a
saber
como
é
que
vão
as
coisas
/
A
saber
como
é
que
corre
hhh
meu
Deus
tenho
de
lhe
telefonar
faz
hoje
quinze
dias
/
hhh
de
maneira
que
somos
extremamente
amigas
e
/
uhuh
encontrámo-nos
na
faculdade
/
não
nos
conhecíamos
antes
/
e
foi
de
facto
uma
uma
amizade
muito
bonita
Que
bom
muito
bonita
A
nível
de
de
de
estágios
já
se
sabe
que
é
sempre
/
muito
exigente
é
sempre
muito
tra
muito
trabalhoso
Claro
Em
que
escola
é
que
fez
?
No
Dom
Pedro
Quinto
uhuh
Eu
estive
também
com
com
um
problema
porque
est
hum
nas
férias
/
um
problema
de
saúde
tive
um
um
das
vertigens
Vertigens
?
Sim
Sim
É
um
Eu
não
sei
se
aquilo
foi
um
vírus
que
andou
no
Algarve
/
Ah
porque
muita
gente
teve
aquilo
/
e
e
era
uma
coisa
horrorosa
/
que
a
pessoa
não
podia
nem
levantar
a
cabeça
nem
se
levantar
/
Por
causa
porque
a
cabeça
<não
parecia>
parecia
descomunal
e
girava
tudo
tudo
tudo
Portanto
aquilo
é
eu
acho
que
aquilo
tem
a
ver
com
o
ouvido
/
Que
aflição
uhuh
com
aquele
líquidozinho
acho
que
Que
circula
que
circula
dentro
do
ouvido
e
que
de
vez
em
quando
ah
sai
/
por
qualquer
motivo
/
e
e
e
aquilo
tem
a
ver
com
o
equilíbrio
da
pessoa
/
e
a
pessoa
perde
completamente
o
equilíbrio
Ai
bolas
Eu
estava
muito
bem
na
rua
/
e
de
repente
comecei
a
ver
o
mundo
a
girar
e
eu
a
girar
dentro
do
mundo
/
e
que
aquilo
dá
umas
náuseas
e
dá
umas
sensações
horrorosas
/
Que
horror
porque
a
pessoa
não
pode
...
Bom
eu
só
tive
a
sensação
de
que
tinha
tido
uma
trombose
uma
coisa
qualquer
/
porque
a
cabeça
fica
assim
...
Pronto
Foi
Foi
muito
Isso
dura
muito
tempo
?
ah
Durou
quase
um
mês
Ai
credo
Quer
dizer
assim
em
grande
em
grande
não
/
em
grande
em
grande
tive
aí
uma
semana
/
assim
e
aquilo
é
é
E
depois
como
é
que
estava
?
Estava
hipertensa
?
Completamente
imobilizada
completamente
não
me
podia
mexer
não
podia
mesmo
mexer
Claro
O
médico
disse-me
logo
que
não
mexesse
nada
e
deixasse-me
estar
o
mais
imobilizada
possível
/
deitada
de
barriga
para
cima
/
e
mesmo
assim
com
olhos
fechados
e
tudo
andava
tudo
tudo
tudo
tudo
a
girar
Tudo
a
girar
De
maneira
que
eu
saí
de
uma
de
uma
fase
destas
foi
no
fim
de
agosto
/
e
entrei
em
setembro
em
estágio
hhh
hhh
De
facto
...
Eu
até
vim
aqui
preencher
os
meus
papéis
porque
eu
até
já
tinha
desistido
Eu
tinha
mesmo
desistido
eu
já
não
ia
porque
não
estava
em
condições
/
eu
fui
a
primeira
vez
que
saí
sozinha
à
rua
/
para
foi
para
vir
aqui
à
faculdade
preencher
os
papéis
/
Fazer
isso
já
fora
de
tempo
Eu
quase
que
não
sabia
não
conseguia
assinar
eu
quase
que
não
sabia
escrever
hhh
/
hhh
a
funcionária
coitada
lá
em
baixo
é
que
me
teve
/
Teve
que
ajudar
que
que
ajudar
a
escrever
aquilo
eu
estava
num
estado
mesmo
...
Então
estava
mesmo
mal
E
depois
De
maneira
que
saí
de
um
período
desses
para
entrar
num
para
entrar
no
estágio
e
aquilo
a
princípio
foi
assim
um
bocadinho
/
complicado
É
acredito
E
eu
eu
quando
disse
era
mesmo
para
não
fazer
depois
a
aquela
minha
colega
é
que
me
telefonou
"
Ai
eu
fico
contigo
eu
fico
contigo
anda
que
nós
ajudamos-te
"
E
de
facto
foram
excecionais
uhuh
Foi
muito
As
suas
colegas
acabaram
com
boas
notas
?
Sim
Sim
acabaram
não
com
umas
notas
muito
boas
porque
pronto
eu
não
estava
Muito
bem
não
estava
muito
bem
mas
Pois
mas
a
licenciatura
era
correu
correu
melhor
Sim
Sim
Sim
uhuh
Gostava
mais
da
área
de
Literatura
ou
da
área
de
Linguística
?
ou
de
Língua
?
ah
/
Eu
gosto
mais
talvez
da
área
de
Linguística
É
?
uhuh
Correram
bem
as
cadeiras
de
Linguística
?
Correram
Correram
algumas
eu
nem
nem
consegui
assistir
/
Ah
que
bom
de
maneira
que
teve
que
ser
só
fazer
uma
delas
tive
/
É
?
que
pedir
para
me
chumbarem
para
poder
fazer
o
exame
em
setembro
Que
tensão
Portanto
só
E
conseguiu
fazer
agora
?
Consegui
Ah
Consegui
Só
Só
Só
tive
dois
meses
/
de
de
preparação
daquela
cadeira
/
uhuh
e
consegui
fazer
Que
cadeira
era
?
Se
não
é
indiscrição
Era
Era
a
Históra
Era
Sim
História
da
da
Literatura
?
História
da
olhe
já
não
sei
História
da
Língua
Portuguesa
?
História
da
Língua
Portuguesa
?
Já
não
me
recordo
muito
bem
não
me
recordo
qual
era
sei
que
/
uhuh
ok
Não
Não
tem
importância
foi
assim
uma
hhh
foi
uma
complicação
muito
grande
mas
consegui
acabei
por
conseguir
fazer
aquilo
uhuh
Claro
uhuh
Então
e
costuma
agora
ir
de
de
férias
para
o
Algarve
não
é
?
Exatamente
exato
tenho
lá
casa
tenho
lá
Porque
tem
lá
família
e
tudo
foi
para
lá
Tem
?
Tenho
uhuh
Tenho
lá
um
apartamento
em
Portimão
Tem
em
Portimão
?
uhuh
uh
Gosto
muito
E
a
família
que
lá
tem
ah
é
próxima
?
Pois
Sim
muito
muito
pois
Gosta
daquilo
?
Ai
gosto
imenso
Eu
estou
ansiosa
que
mas
este
ano
estou
a
lecionar
as
unidades
capitalizáveis
e
terminam
muito
mais
tarde
no
ano
Só
a
dezoito
de
de
deste
mês
de
julho
portanto
/
De
julho
é
que
termina
e
ainda
assim
depois
aquela
semana
será
para
alguns
alunos
que
/
ah
estão
com
p
para
completar
unidades
e
/
que
não
não
lhes
correu
muito
bem
os
testes
e
para
não
ficarem
com
aquela
unidade
pendente
/
nós
ainda
marcamos
depois
marcamos
uma
data
para
Têm
ainda
chance
?
para
eles
lá
irem
e
fazerem
o
teste
para
acabar
a
unidade
Pois
E
E
que
tal
funciona
isso
?
É
ah
O
sistema
das
unidades
capitalizáveis
?
O
sistema
das
unidades
capitalizáveis
aquilo
em
princípio
acho
que
é
uma
ideia
muito
interessante
/
É
cumprível
?
para
as
pessoas
que
de
facto
não
têm
possibilidades
de
/
ah
frequentar
e
estudar
/
naqueles
eh
/
termos
tradicionais
ou
naquela
naquela
forma
tradicional
porque
/
uhuh
a
pessoa
vai
fazendo
as
unidades
conforme
conforme
pode
/
conforme
vai
capitalizando
as
unidades
conforme
Sim
Sim
ou
tem
um
um
ritmo
próprio
/
e
faz
ao
seu
ritmo
as
unidades
Portanto
já
não
tem
que
seguir
o
ritmo
/
imposto
pela
turma
imposto
pelo
pelo
x
imposto
pelo
Não
é
o
pois
pelo
programa
digamos
porque
eles
cada
unidade
é
um
programa
uhuhuh
Então
cumprem
aquele
programa
no
tempo
em
que
em
que
conseguem
em
que
lhes
é
possível
/
Exato
fazer
E
as
pessoas
realmente
vão
conseguindo
ah
/
Sim
vão
conseguindo
vão
vão
Algumas
bastante
mais
depressa
/
fazer
assim
?
Só
quando
podem
?
do
que
outras
/
depois
isso
depende
da
capacidade
da
pessoa
depende
da
Claro
como
é
lógico
da
da
sei
lá
também
das
possibilidades
que
têm
de
de
tempo
/
para
estudar
e
de
tudo
isso
Claro
uhuh
Muitas
vão
lá
só
fazer
os
testes
/
Sim
?
nem
lá
aparecem
Pronto
levam
o
guia
levam
ah
o
programa
/
levam
a
matéria
estudam
aquilo
e
depois
vêm-se
propor
a
/
ao
mes
aos
exames
pois
Aos
exames
uhuh
E
normalmente
nesses
casos
ah
/
há
aproveitamento
?
Sim
Sim
muitas
vezes
melhor
até
do
que
do
que
do
que
os
outros
que
lá
estão
/
Melhor
?
Os
que
lá
estão
e
que
estão
ali
e
que
às
vezes
coitados
não
conseguem
/
adiantar
Às
vezes
levam
ali
/
três
meses
quatro
meses
para
fazer
uma
unidade
e
não
conseguem
Não
conseguem
fazer
Pois
e
no
e
fazem
um
exame
e
fazem
dois
e
três
às
vezes
/
uh
Não
há
limite
?
Eles
podem
ir-se
é
um
problema
Tantos
quantos
eh
até
até
completarem
até
completarem
a
unidade
/
Sim
Sim
até
fazerem
aquilo
uhuh
E
tem
lecionado
português
e
francês
?
Sim
Sim
Ou
apenas
uma
das
duas
?
Não
Não
português
e
francês
sempre
uhuh
Aliás
mais
mais
francês
do
que
português
infelizmente
Sim
?
Gostaria
mais
de
dar
mais
português
?
hhh
Gostava
sim
Porquê
?
Eu
gosto
É
sua
É
a
nossa
língua
não
é
?
É
sempre
/
pronto
e
gosto
mais
não
sei
eu
gosto
de
francês
eu
/
uhuh
gosto
bastante
de
francês
se
não
gostasse
também
não
tinha
tirado
este
curso
/
Eu
também
gosto
não
é
?
Claro
ah
mas
que
níveis
é
que
tem
dado
?
uh
ah
Olhe
isto
tem
sido
uma
coisa
curiosíssima
porque
eu
tenho
andado
de
tudo
de
tudo
/
tenho
dado
de
tudo
hhh
/
hhh
Imagino
tudo
tudo
tudo
Eu
já
dei
/
olhe
em
português
já
dei
ciclo
/
já
já
dei
/
portanto
o
básico
/
até
ao
nono
/
já
dei
o
décimo
décimo
primeiro
/
ah
este
ano
tenho
o
básico
todo
/
das
unidades
capitalizáveis
da
quarta
unidade
até
à
oitava
uhuh
ah
De
francês
já
dei
tudo
/
desde
desde
a
iniciação
/
até
ao
décimo
primeiro
ano
só
ainda
não
dei
décimo
segundo
hhh
hhh
Espero
não
dar
também
espero
não
dar
porque
também
não
me
apetecia
muito
Assim
ah
Portanto
Porquê
Porquê
?
Por
ser
aquele
ano
dramático
?
Por
ser
aquele
ano
dramático
os
ajustes
/
É
?
das
contas
e
que
as
pessoas
às
tantas
fazem
nos
outros
anos
vão
"
Ah
isto
/
ainda
não
é
e
coiso
"
Mas
quando
é
o
décimo
segundo
é
mesmo
o
exame
/
e
aquilo
é
mesmo
a
valer
e
mesmo
...
Não
quer
dizer
que
os
outros
não
sejam
/
A
matéria
?
Mas
por
vezes
os
alunos
não
os
tomam
como
tal
a
sério
ah
/
Ah
pois
mas
quando
chega
ao
décimo
segundo
têm
que
tomar
mesmo
porque
/
uhuh
está
em
jogo
muita
coisa
para
eles
hhh
Pois
é
É
pena
que
que
só
se
lembrem
aí
/
muitos
deles
Pois
é
isso
é
isso
é
de
facto
o
ensino
no
a
nesse
nível
está
muito
muito
triste
muito
triste
muito
triste
porque
/
uhuh
ah
tudo
vem
tudo
de
já
de
uma
má
preparação
de
base
/
mesmo
mesmo
de
De
base
a
que
nível
?
De
base
a
nível
já
de
daquilo
que
nós
chamávamos
a
instrução
primária
/
uhuh
que
é
agora
o
primeiro
ano
o
segundo
o
terceiro
e
tudo
isso
É
O
que
é
que
eles
fazem
na
se
eles
Olhe
eu
não
eu
não
faço
Como
é
que
eles
chegam
ah
ao
secundário
?
ah
Ao
secundário
chegam
péssimos
ao
pronto
eles
já
chegam
mal
eles
já
vêm
mal
eles
já
saem
mal
/
alguns
não
alguns
já
saem
da
de
do
quarto
ano
/
porque
já
têm
idade
/
para
saírem
porque
já
não
podem
/
Para
sair
os
alunos
já
saem
com
quatorze
anos
e
já
não
os
podem
/
Manter
lá
manter
lá
Outros
saem
porque
eu
acho
que
também
/
o
o
tipo
de
ensino
não
está
adaptado
a
às
necessidades
/
uhuh
dos
alunos
Eu
até
punha
É
Eu
acho
Eles
saem
de
lá
não
sabem
escrever
os
erros
são
imensos
/
querem
não
é
só
de
não
é
só
no
no
no
básico
é
no
secundário
também
/
Já
chegam
ao
universitário
assim
é
no
secundário
Chegam
ah
os
H
os
A
com
H
/
isso
para
eles
não
existe
os
eh
/
a
confusão
dos
C
e
dos
S
a
confusão
de
que
Então
e
e
e
X
seguido
de
C
?
Sim
Sim
Agora
eu
já
me
começaram
a
escrever
isso
nos
testes
/
eu
acho
que
isto
é
X
é
seguido
de
de
C
?
ah
Sim
excepto
pode
ser
sem
C
Pois
Pois
ah
hoje
em
dia
hhh
hhh
Foi
um
cortar
o
C
/
Pois
Pois
Pois
mas
não
põem
o
o
C
/
O
C
em
excepto
hhh
hhh
Não
e
eles
têm
uma
falta
de
de
hábito
de
leitura
/
uhuh
Tremenda
suponho
eu
e
como
eles
não
lêem
/
eles
não
tomam
conhecimento
/
com
as
palavras
escritas
Eles
só
conhecem
as
palavras
de
ouvir
/
e
muitas
vezes
isso
leva-os
a
escrever
tal
como
ouvem
/
uhuh
e
depois
/
há
uma
série
de
de
erros
/
Claro
Claro
ligados
uns
aos
outros
que
mantêm
E
E
depois
como
é
que
se
faz
?
Quando
se
está
a
ensinar
supostamente
/
Oh
Pois
é
Olhe
eu
eu
eu
es
o
que
é
que
se
faz
?
hhh
eu
uma
vez
tive
um
décimo
primeiro
ano
curiosíssimo
/
era
de
técnicas
/
e
eles
detestam
Português
/
e
detestam
tudo
o
que
seja
/
e
eles
eram
de
de
ligados
à
informática
Então
aquilo
não
há
acentos
não
existem
/
Isso
é
que
é
mau
porque
"
Ah
isso
no
computador
nós
não
pomos
acentos
"
Eu
não
percebo
porque
é
que
num
computador
não
se
há
de
pôr
acentos
se
as
palavras
são
acentuadas
/
Claro
quer
sejam
escritas
à
São
coisas
que
não
têm
meios
para
para
fazer
?
Espere
eles
têm
dá
um
bocadinho
de
trabalho
se
não
tiverem
meios
/
mas
têm
que
fazer
ali
uma
uma
conjugação
/
Uma
conjugação
de
teclas
não
é
?
de
teclas
até
encontrarem
aquilo
não
vão
lá
muito
/
mas
alguns
até
já
trazem
agora
a
acentuação
/
Claro
mas
eles
não
estão
para
isso
eh
Acentos
não
se
põem
e
há
e
não
sei
E
portanto
não
é
necessário
reconhecê-los
E
não
é
necessário
não
é
necessário
reconhecê-los
Aquilo
ele
eles
lêem
tudo
sem
acentos
não
há
acentos
nenhuns
Os
Os
nomes
Portanto
não
é
só
os
acentos
ah
Os
Olhe
pronto
não
é
só
os
acentos
/
mas
os
os
próprios
nomes
deles
os
nomes
próprios
/
Portanto
rigorosamente
próprios
se
/
ah
se
se
não
não
são
acentuados
a
maior
parte
das
pessoas
não
escreve
os
seus
nomes
/
se
levar
acento
não
escreve
Já
encontrei
muitas
pessoas
a
escrever
o
nome
eu
agora
não
não
não
Sei
lá
/
não
não
me
estou
a
lembrar
Inês
ou
Luís
ou
/
Inês
?
Inês
eh
/
põem
/
Talvez
ah
Luís
ah
/
talvez
mas
eu
já
tenho
muitos
muitos
nomes
próprios
sem
Eu
já
vi
muitos
vi
sem
sem
acento
E
E
depois
os
erros
quer
dizer
/
somado
a
isso
ah
eu
cheguei
uma
vez
estava
furiosíssima
a
corrigir
o
teste
/
e
resolvi
/
marcar
os
erros
a
vermelho
hhh
Claro
hhh
E
depois
isto
era
um
décimo
primeiro
ano
/
e
num
teste
chegou
a
quarenta
e
não
sei
quantos
erros
/
e
eu
fiquei
...
E
escrevi
a
vermelho
hhh
nos
testes
com
erros
/
ah
ai
quarenta
e
não
sei
quantos
erros
trinta
e
não
sei
quantos
erros
/
Bom
ficou
com
certeza
a
malvada
para
sempre
a
lembrar-se
A
turma
ficou
Exatamente
hhh
Eu
este
ano
fi
Mas
sim
/
quis
fazer
uma
chamada
para
hhh
/
porque
ah
os
meus
alunos
ah
no
último
teste
/
depois
de
eu
já
ter
avisado
não
sei
quantas
vezes
nos
testes
anteriores
/
ah
escreveram
novamente
com
uma
porção
de
erros
que
eu
considero
inconcebíveis
/
para
pessoas
que
estão
no
no
terceiro
ano
ah
de
das
licenciaturas
Pois
Pois
Pois
Pois
exato
É
licenciaturas
em
letras
/
Pois
Pois
Pois
Pois
Pois
Pois
ainda
mais
verdade
ainda
para
mais
Linguística
não
é
?
ah
E
então
o
que
é
que
eu
fiz
?
Assinalei
Assinalei
até
me
cansar
em
cada
teste
os
erros
que
encontrei
/
Pois
Pois
e
depois
/
como
pelos
vistos
não
tinha
bastado
as
observações
que
tinham
tinha
feito
/
não
explicitando
quem
é
que
tinha
cometido
que
erro
/
ah
eu
resolvi
no
dia
da
entrega
dos
testes
chamar
cada
um
deles
/
Pois
e
fazer
aquela
humilhação
pública
que
eu
supus
que
nunca
fosse
necessário
/
Pois
exatamente
fazer
e
que
achei
que
nunca
poderia
fazer
/
apenas
eu
estava
tão
furiosa
com
aquilo
Mas
é
que
uma
pessoa
chega
a
uma
altura
que
está
desesperada
Que
Eu
disse
assim
"
Como
é
que
se
escreve
isto
?
"
E
ele
dizia-me
outra
vez
o
erro
Pois
Pois
ele
não
escrevia
porque
não
sabia
coitado
hhh
portanto
não
foi
engano
/
Claro
hhh
Quando
escreveu
aquilo
às
vezes
podia
ter
sido
um
engano
mas
E
depois
ainda
há
alguns
que
têm
a
a
lata
de
dizer
/
que
"
Ah
não
pode
ter
sido
"
/
não
posso
ter
escrito
"
Pois
Pois
Pronto
não
pode
ter
escrito
hhh
hhh
Não
pode
ter
escrito
mas
escreveu
hhh
Mas
é
incrível
Pois
é
é
isso
ah
/
ah
é
à
Mas
e
ah
só
se
pode
chegar
a
um
nível
destes
/
tendo
aquele
nível
de
/
desconhecimento
/
ah
/
por
haver
uma
grande
ao
longo
de
todo
o
sistema
não
é
?
Pois
mas
o
que
é
que
se
pode
fazer
?
É
Acha
que
que
se
pode
pôr
alunos
do
décimo
ano
/
do
décimo
primeiro
ano
a
corrigir
cinco
vezes
ou
dez
vezes
ou
uma
página
dos
erros
que
comete
?
Não
mas
há
outras
maneiras
que
sim
/
E
do
do
É
eu
acho
que
sim
um
exame
que
/
Estamos
bem
na
pronto
eu
tenho
alunos
a
quem
faço
isso
são
alunos
/
digamos
de
ensino
especial
/
Sim
a
quem
ainda
faço
isso
/
que
está
nas
unidades
capitalizáveis
e
eu
ainda
faço
isso
e
eu
eu
peço
E
resulta
?
hum
Infelizmente
não
resulta
Eles
fazem
as
coisas
e
não
as
?
Eu
até
Não
depois
voltama
a
fazer
o
mesmo
erro
A
outra
coisa
que
...
Cedilhas
também
é
uma
coisa
que
ninguém
gosta
de
pôr
/
isso
também
já
caiu
em
desuso
hhh
Isso
é
igual
ao
é
como
o
Baço
Baço
é
igual
a
baco
Exatamente
eu
já
tenho
dado
frases
para
eles
me
dizerem
como
é
que
se
escreve
/
sem
cedilha
para
verem
que
O
disparate
O
disparate
completo
que
sai
dali
Acham
muita
graça
mas
continuam
a
escrever
sem
cedilha
É
incrível
isto
É
pronto
não
sei
se
aquilo
é
por
/
serem
alunos
eh
Sabe
o
o
os
reflexos
que
isso
tem
?
Por
exemplo
no
no
trabalho
de
pesquisa
que
estou
a
fazer
em
que
presento
a
ortografia
de
acordo
com
as
normas
/
ah
por
exemplo
na
questão
da
acentuação
é
uma
coisa
incrível
/
muitíssimos
informantes
pressupõem
que
eu
me
esqueço
dos
acentos
/
e
portanto
cada
vez
que
aparece
por
exemplo
a
palavra
critico
em
vez
de
crítico
/
ou
indico
em
vez
de
índico
eles
supõe
que
/
Que
que
é
a
mesma
coisa
estou
a
falar
da
outra
palavra
que
eles
/
por
qualquer
razão
ah
/
Pois
interpretaram
em
primeiro
lugar
/
Pois
Pois
e
alguns
discutem
comigo
dizem
que
falta
acentos
/
hhh
hhh
A
um
já
tive
de
dizer
"
Aqui
a
professora
de
Linguística
sou
eu
"
hhh
Pensei
qualquer
coisa
mas
está
certo
hhh
"
E
escrevesse
assim
/
o
senhor
pode
ler
como
entender
mas
o
seu
comportamento
será
analisado
em
função
daquilo
que
ler
/
Claro
Pois
Pois
agora
isto
é
isto
Pois
exatamente
Leia
como
quiser
"
hhh
/
Bem
não
sei
o
que
é
que
o
senhor
hhh
Pois
isso
vai-lhe
dar
muito
trabalho
isto
não
é
?
ah
ah
Portanto
as
pessoas
interpretam
em
função
não
sei
de
quê
/
mas
que
não
é
a
ortografia
porque
/
Pois
ah
aquilo
que
lá
está
remete
para
Para
qualquer
coisa
em
que
a
pessoa
está
a
pensar
ou
que
está
a
relacionar
ou
...
para
quando
Não
sei
Como
não
tem
contexto
se
calhar
a
pessoa
/
Pode
ser
isso
a
primeira
coisa
que
lhe
vem
à
cabeça
ah
Desde
que
tenha
aquela
forma
que
ele
está
habituado
a
ver
/
Pois
há
muitos
que
me
dizem
que
é
por
causa
dos
computadores
/
outros
dizem
que
é
por
dizem
ah
/
outras
coisas
agora
com
franqueza
não
me
lembro
Pois
Pois
Pois
não
Têm
sempre
uma
boa
desculpa
para
justificar
o
facto
de
pronunciarem
mal
ah
Determinadas
E
depois
quando
eu
tenho
os
pares
mínimos
quanto
à
acentuação
seguidos
/
uhuh
ali
é
que
eles
ficam
perplexos
"
Como
é
que
isto
pode
ser
?
Ainda
agora
li
"
hhh
E
já
está
outra
coisa
hhh
Bem
há
indico
há
indico
e
/
Pois
E
índico
e
índico
oh
é
índico
E
E
outras
E
outras
/
Pois
causa-nos
muitas
dificuldades
Pois
é
assim
Já
se
sabe
Às
vezes
Às
vezes
é
natural
pois
hhh
hhh
É
natural
é
hhh
Não
estão
habituados
Não
estão
habituados
E
às
vezes
também
se
enervam
a
ler
uma
Sim
isso
...
Pois
Mas
dando
o
devido
desconto
a
esses
casos
Pois
Pois
Pois
Pois
Nervosos
/
sobretudo
em
palavras
menos
frequentes
Pois
há
uma
uma
coisa
ou
outra
que
a
pessoa
...
Pois
Sim
ou
que
gagueja
ou
que
pronuncia
mal
/
Pois
Pois
ah
ou
ou
que
não
interprete
corretamente
a
expressão
completa
Pois
Pois
Pois
ah
Eu
tenho
ali
coisas
do
tipo
/
pregar
religião
/
suponho
que
para
qualquer
falante
/
Não
é
pregar
pois
é
no
português
não
é
pregar
/
mas
há
muitos
que
dizem
pregar
religião
de
repente
/
Pois
Pois
porque
aquilo
está
descontextualizado
e
como
não
têm
...
Pensam
que
aquilo
pode
ser
num
sentido
assim
/
/
/
Pois
é
Pois
é
não
têm
aqu
Pois
Pois
Pois
é
Ninguém
me
...
Pois
mas
é
hhh
Eu
acho
que
não
hhh
/
ainda
não
posso
imaginar
que
é
/
ah
Pois
hhh
hhh
Então
e
e
e
a
área
da
Literatura
?
Portanto
a
área
de
Línguas
já
sei
que
agrada
não
é
?
Sim
Sim
E
a
Literatura
no
Ensino
?
Como
é
que
é
isso
?
Também
Também
Essa
parte
/
ah
/
Consegue
Consegue
dar-se
dependendo
também
da
consegue
consegue
dar-se
?
da
aceitação
dos
alunos
/
da
de
uma
turma
daquelas
técnicas
e
/
de
daquelas
de
saúde
e
daquelas
de
desporto
/
é
extremamente
difícil
dar
uma
obra
/
uhuh
porque
eles
não
têm
/
seja
o
que
for
exato
hhh
/
tudo
o
que
não
seja
desporto
ou
relacionado
com
isso
/
Pois
é
muito
difícil
/
ah
pronto
e
eles
maçam-se
uhuh
ah
Uma
coisa
lindíssima
que
eles
detestam
poesia
poesia
para
eles
é
é
uma
coisa
maçadora
é
uma
coisa
horrível
é
uma
coisa
que
não
tem
Exatamente
não
tem
utilidade
prática
/
hhh
possivelmente
hhh
/
possivelmente
essa
é
...
Enfim
Ainda
ninguém
percebeu
que
pode
ter
até
"
Ai
isto
é
tão
maçador
ai
"
hum
Detestam
/
Almeida
Garrett
/
as
folhas
caídas
aquilo
é
/
pronto
e
as
obras
então
para
eles
lerem
/
as
coisas
eh
/
As
Viagens
da
Minha
Terra
foi
assim
/
um
sarilho
dos
grandes
/
andar
ali
a
arranjar
maneiras
para
eles
Mas
e
se
eles
será
que
gostam
?
eles
motivarem
eh
para
fazerem
exposições
/
para
fazerem
depois
uns
teatros
/
umas
coisas
para
Mas
a
a
esses
alunos
dessas
áreas
assim
que
já
estão
tão
desmotivados
não
seria
melhor
/
Alterarem
os
programas
e
fazerem
os
programas
de
modo
que
/
fazerem
alterarem
e
fazerem
eles
tivessem
uma
cultura
geral
um
conhecimento
/
da
obra
mas
não
à
exaustão
Darem
outras
coisas
sei
lá
hum
como
é
que
se
chama
?
Aquele
/
Pois
Rodrigo
Figueiras
por
exemplo
Sim
Pois
Pois
é
um
Está
a
perceber
?
Assim
umas
obras
mais
ligeiras
/
Mais
e
mais
próximas
e
mais
/
mas
que
são
/
próximas
deles
possivelmente
igualmente
boas
não
é
?
Então
...
As
Viagens
na
Minha
Terra
para
alunos
desses
deve
ser
um
trabalho
Eles
são
É
horrível
e
e
o
que
custa
a
dar
aquelas
aulas
porque
/
Eu
calculo
aquilo
é
é
é
é
a
pessoa
no
horário
/
e
dizer
"
Meu
Deus
lá
vou
eu
para
aquilo
"
Para
aquilo
aquele
sacrifício
Pois
exatamente
E
depois
turmas
quer
dizer
ainda
por
cima
eram
uma
era
um
sítio
bastante
mau
/
era
uma
escola
com
problemas
/
uhuh
ali
para
para
os
Olivais
e
aquilo
De
maneira
que
aquilo
Tem
dado
aulas
em
diferentes
escolas
?
Sim
Sim
Sempre
?
Tenho
percorrido
sempre
bastantes
uhuh
Nunca
saí
de
Lisboa
/
Bom
tenho
dado
sempre
por
aqui
sempre
por
aqui
/
uhuh
mas
tenho
variado
sempre
muito
Já
há
muito
tempo
que
conhece
a
XYZ
?
Não
conheci
só
este
ano
Sim
?
Só
Só
foi
só
agora
hhh
Pois
porque
ela
também
dá
Francês
não
é
?
Foi
só
Sim
Sim
Português
Francês
pois
Francês
também
?
Também
é
do
mesmo
do
mesmo
curso
/
do
oitavo
B
do
mesmo
grupo
também
/
não
Esteve
com
ela
ontem
?
Ela
estava
comigo
quando
a
vi
Não
olhe
eu
estive
com
eu
vi-a
/
quando
?
Na
terça-feira
talvez
/
ou
mas
de
passagem
/
uhuh
de
passagem
só
Pois
Ela
agora
infelizmente
não
tem
andado
nada
bem
Pois
não
coitada
coitada
que
ela
passou
bastante
/
Já
viu
?
com
ela
mostrou-me
o
braço
/
Coitada
aquilo
com
que
ela
sofreu
ali
/
Já
viu
?
Tem
o
o
braço
numa
chaga
tiveram
que
o
cortar
todo
Pois
tem
Cortado
em
baixo
cortado
em
cima
cortado
...
Coitada
é
e
e
não
podia
Começou
a
Pois
Pois
Agora
já
se
pode
apoiar
mas
ela
nem
nem
podia
Eu
não
sei
como
é
que
ela
consegue
manter
aquele
espírito
/
É
ver
É
verdade
extraordinário
sempre
Eu
Eu
nem
sabia
eu
eu
supunha
que
ela
era
/
Eu
vou-lhe
ser
sincera
eu
não
conheço
ninguém
/
pronto
que
o
problema
dela
tivesse
sido
/
de
nascença
ou
assim
nunca
supus
que
fosse
/
Não
Não
é
um
problema
assim
de
do
género
mas
coitada
Ela
tem
passado
muito
Ela
tem
passado
muito
mas
é
uma
pessoa
excecional
Ela
tem
uma
força
de
vontade
e
Uma
força
de
vontade
incrível
incrível
/
e
um
otimismo
e
uma
maneira
de
estar
Sim
Sim
Pelo
menos
fica
Eu
nunca
a
vi
maldisposta
O
que
O
que
aparenta
não
sei
/
porque
nós
as
nossas
relações
na
escola
são
diferentes
das
relações
/
Pois
Claro
do
do
dia
a
dia
e
de
amizade
nó
/
Exato
nós
ali
não
não
conhecemos
assim
grandes
problemas
às
pessoas
/
a
não
ser
aqueles
imediatos
e
assim
visíveis
não
é
?
Pois
ah
Porque
Não
mas
ela
é
a
todos
os
níveis
ah
excelente
/
porque
tem
uma
/
muito
ah
boa
formação
/
pessoal
para
além
de
dos
conhecimentos
/
Pois
Pois
pronto
de
natureza
profissional
que
tem
com
certeza
que
tem
Pois
Pois
Pois
Com
certeza
Com
certeza
pois
ah
Mas
ah
tem
uma
elevada
formação
pessoal
/
ela
nunca
ah
se
desculpa
/
por
via
de
da
deficiência
que
ela
tem
/
Pois
Pois
ah
para
para
não
fazer
isto
para
não
fazer
aquilo
pronto
Pois
ah
E
Eu
acho-a
extraordinária
/
eu
acho-a
bem
com
uma
disposição
/
ela
consegue
até
brincar
com
a
própria
/
com
com
com
os
seus
próprios
males
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Ela
consegue
ah
fazer
humor
ah
/
Ela
encara
aquele
problema
de
uma
forma
incrível
é
é
é
mesmo
extraordinário
/
é
verdade
E
pensar
que
que
ela
começou
a
ter
problemas
na
adolescência
/
numa
altura
em
que
podia
ter
ficado
Gravíssima
podia
ficar
marcada
podia
não
...
Claro
Mas
bom
Isso
é
muito
bom
Ela
segundo
creio
também
tem
uns
pais
/
Sim
extraordinários
não
é
?
São
mesmo
excelentíssimos
Pois
Graças
a
Deus
Mas
ah
/
Pois
é
invulgar
Pois
é
invulgar
Uma
pessoa
Pois
Pois
Porque
às
vezes
há
pessoas
que
por
Ah
é
verdade
a
pessoa
lamenta-se
lamenta-se
/
por
muito
menos
que
por
qualquer
coisa
anda
com
um
ar
tristíssimo
/
anda
abatida
"
Ai
"
Por
qualquer
coizinha
às
vezes
não
não
vale
nada
no
fim
de
lugar
não
vale
nada
Não
vale
nada
pois
Se
a
pessoa
fosse
/
ah
a
ver
bem
Fosse
a
ver
bem
os
problemas
que
os
outros
têm
É
verdade
É
É
verdade
é
Mas
o
o
espírito
português
também
é
é
é
mesmo
assim
é
triste
é
triste
é
é
hhh
É
o
fado
hhh
É
o
fado
É
o
fado
é
hhh
é
o
fado
como
testemunho
hhh
É
hhh
É
por
tristezas
Eu
acho
que
sim
Eu
acho
que
sim
infelizmente
porque
É
É
porque
nós
hum
/
se
repararmos
os
brasileiros
é
um
povo
/
podem
estar
numas
Ou
os
espanhóis
os
espanhóis
estão
sempre
de
É
Pois
de
um
meio
ah
...
Então
não
é
?
ah
Nós
é
que
somos
assim
mesmo
mesmo
/
Um
máximo
para
o
triste
é
Gostamos
de
andar
tristes
O
br
Eu
tenho
um
amigo
ah
espanhol
que
/
costuma
dizer
que
em
Lisboa
anda
tudo
de
cabisbaixo
/
tudo
triste
tudo
cinzento
tudo
vestido
de
preto
tudo
...
hhh
Pois
é
Ninguém
tem
graça
nenhuma
as
pessoas
andam
na
rua
parece
que
vão
a
morrer
É
verdade
/
mas
também
com
os
transportes
que
temos
/
com
a
hhh
com
a
que
vamos
Não
faz
sentido
desculparmo-nos
assim
mas
a
verdade
é
que
eu
também
não
sou
ninguém
hhh
hhh
Mas
podemos
ter
este
Mas
podíamos
ter
ainda
melhor
do
que
esta
coisa
Pois
E
podemos
ter
estas
tristezas
todas
e
andarmos
ah
/
um
bocadinho
mais
animados
/
olhe
se
seguíssemos
o
exemplo
da
XYZ
por
exemplo
Claro
Claro
ah
Eu
Mas
não
acho
que
em
geral
a
sociedade
não
é
capaz
Não
Não
Pois
não
não
não
Não
temos
um
temperamento
assim
/
alegre
Sim
nem
expansivo
nem
nada
/
Não
Não
é
preciso
gostar
muito
de
descontrair
É
É
e
não
só
somos
assim
hum
/
muito
/
extrovertidos
Não
E
estamos
sempre
a
pensar
"
O
que
é
que
será
que
vem
atrás
disto
?
"
Sim
Sim
o
que
é
que
há
mais
hhh
O
que
é
que
para
aí
virá
hhh
/
ou
então
se
encontramos
uma
pessoa
muito
...
hum
Isto
não
pode
ser
hhh
hhh
Infelizmente
é
verdade
A
vida
é
assim
Há
uma
coisa
que
é
que
é
é
engraçada
hum
/
e
que
enfim
ah
numas
circ
circunstâncias
/
ou
noutras
todos
acabamos
por
passar
por
elas
mas
por
exemplo
estamos
num
determinado
sítio
/
ouvimos
uma
conversa
ou
lembramo-nos
de
qualquer
coisa
/
uhuh
que
nos
faz
ah
rir
/
e
dá
aquela
vontade
de
rir
ainda
para
mais
quando
estamos
sozinhos
Dá
vontade
de
rir
Se
nós
começarmos
a
rir
hhh
as
pessoas
As
pessoas
começam
todas
a
olhar
"
Olha
que
/
hhh
está-se
a
rir
sozinho
já
não
é
muito
bom
sinal
"
hhh
hhh
O
que
é
que
?
hhh
É
verdade
hhh
Pois
é
É
que
seria
normal
/
num
num
sítio
qualquer
em
que
as
pessoas
estivessem
à
vontade
/
se
tivesse
vontade
de
rir
/
hhh
Exatamente
mas
não
aqui
não
uma
pessoa
aqui
tem
de
ter
cuidado
porque
se
ri
/
Pois
enfim
qualquer
pessoa
começava
a
Mas
isso
também
isso
também
tem
a
ver
/
qua
quanto
maior
for
ah
/
o
estatuto
hhh
social
/
hhh
da
pessoa
hhh
pior
é
porque
é
Se
calhar
Não
se
pode
rir
Exatamente
porque
eu
conhece
Senão
não
é
levado
a
sério
hum
Não
sei
se
é
por
não
ser
levada
a
sério
se
se
é
por
deformação
/
hhh
hhh
Não
mas
ela
eu
estou-me
a
lembrar
que
a
minha
prima
/
tinha
uma
empregada
que
quando
estava
triste
/
ah
ria-se
imenso
porque
/
a
minha
prima
encontrava-a
a
rir-se
às
gargalhadas
/
dizia
"
Ah
então
não
viu
logo
que
não
sabe
o
que
me
aconteceu
/
Isso
é
que
é
hhh
ai
minha
senhora
estou
a
contar
anedotas
a
mim
mesma
para
ver
se
me
alegro
"
hhh
hhh
hhh
E
portanto
a
este
nível
as
pessoas
acham
/
que
se
riem
e
que
tem
efeito
no
humor
hhh
/
hhh
E
sempre
mais
diferente
hhh
Enfim
É
verdade
isto
é
mesmo
verdade
/
Isso
aí
...
é
verdade
ela
quando
estava
triste
procurava
lembrar-se
dos
/
hhh
hhh
pronto
procurava
lembrar-se
de
situações
mais
alegres
/
Claro
digamos
nós
/
É
uma
boa
estratégia
e
ela
ela
contava
anedotas
a
ela
própria
/
dizia
ela
"
Eu
estou
a
contar
anedotas
a
mim
"
hhh
hhh
hhh
Era
para
ver
se
conseguia
animar-se
E
era
para
ver
se
conseguia
animar-se
É
Não
é
uma
estratégia
de
sobrevivência
gira
/
Pois
exatamente
agora
o
pior
era
agora
se
vá
estou
a
supôr
/
ah
/
um
ministro
qualquer
ah
de
repente
começar
a
contar
anedotas
e
De
repente
e
desatar
a
rir
Pois
é
o
que
eu
digo
de
resto
as
outras
pessoas
é
logo
É
hhh
Pois
exatamente
Ainda
há
tempos
houve
um
qualquer
que
disse
uma
anedota
não
foi
?
Pois
é
essas
anedotas
não
caem
bem
no
Pois
não
não
nunca
caem
bem
no
geral
Nunca
caem
bem
/
só
são
de
evitar
Eu
já
não
sei
quem
é
que
foi
são
de
evitar
hhh
hhh
Só
de
pensar
quanto
mais
contar
hhh
Eles
nem
devem
pensar
Por
acaso
eles
também
não
...
Por
enquanto
suposição
já
hhh
Pois
é
Então
mas
isto
são
ossos
do
ofício
Exatamente
ninguém
os
obrigou
a
Cada
um
Cada
um
tem
que
Tem
os
seus
Exatamente
e
tem
que
aguentar-se
com
eles
hhh
Pois
é
Ora
bem
nós
agora
podemos
ah
talvez
interromper
Já
Já
são
onze
e
cinco
portanto
já
já
cumprimos
o
Sim
Ah
Quando
entender
o
serviço
Agradeço-lhe
muito
a
ajuda
mais
uma
vez
De
maneira
nenhuma
foi
um
prazer
hhh
foi
um
prazer
estar
aqui
hhh
Igualmente
Igualmente
e
caso
seja
necessário
disponha
Obrigada
e
Obrigadíssima
muito
obrigada
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