DI_66LM23B

Sem título

ID66
ParticipantA. Soares
GenderMasculino

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


Muito obrigada Prometo que não lhe peço para ler rigorosamente mais nada hhh Está bom hhh Foi uma grande maçada esta parte ? Não Ah não os seus olhos dizem que sim Não ah pronto eu / estava a ouvir ah estava a a ler e estava a ver se conseguia arranjar / A ler é verdade alguma / ligação entre aquilo que eu estava a ler / ah E o fundamento do trabalho Sim eh não o fundamento do trabalho é naturalmente / Ah não ? portanto se estamos a falar de de fonética Pois é natural que eu não quisesse que compreende-se o que era hhh É natural Pois ah Agora ah do dá-me a sensação que certas frases / que / se não estão repetiti se não estão repetidas / São muito parecidas estão muito parecidas eh ah Repetições não não ah Embora muitas vezes ah / as pessoas as topem / Sim sim sim sim porque são tão parecidas / que que acabam por se demorarem / pelo menos em termos fonéticos eu acho / mas mas não não existem repetições / mas são muito parecidas Eu acho que de resto fiz mal / ah quando concebi o material / deveria ter ah optado por pôr outros verbos / outros nomes ou outros adjetivos de maneira a diversificar o léxico Aquilo que me interessava está mas não ... Pois mas Mas podia ter mudado o léxico Mas depois também ficava sem sem a comparação entre as duas Aqui e aqui ainda ficou igual Exata Por isso mesmo é que eu fiz assim mas não sei se não terei feito mal porque / ah as pessoas quando começam a ver que / é outra vez aquilo que é muito parecido com aquilo que / acabou de ser lido muitas que juram ah / a juntos que é igual hhh Quanto a essas nem fa nem valem argumento / elas acham que é igual ponto final " Outra vez Outra vez esta está repetida " ah Mas eh se eu tivesse as outras palavras / por exemplo outro adjetivo outro nome em vez daquele que ali está / uhuhuh ah talvez a pessoa não se apercebesse tanto da similaridade das coisas / e por causa disso não desse sempre a mesma entoação que acaba por dar Eu aqui neste último grupo / E não é ? hum / parece-me que nós começamos a falar no passado / e depois aparecem ali umas frases do presente Depois no presente Não foi Foi engano ah Está o passado mas quase ninguém / no ah passado Aqui no n hum os diferentes cabelos do gato navegavam / toda a gente navegam / no de Lisboa e depois / ah vem uma espigadíssima moleta que hoje em dia com certeza não não navega não navega hhh em Lisboa / hhh Eu por acaso estou a pensar que vou dar uma voltinha numa coisa dessas / no dia treze No dia treze ? Porquê no dia treze ? ah Porque ah portanto eu no dia treze faço anos / Ah muito bem e entretanto juntei-me com mais um outro rapaz / uhuh e alugámos um barco para descermos o estuário do Tejo Boa ideia São seis horas mais ou menos com almoço a bordo e tal não sei quê É ? eh Para Convidámos os golfinhos não sei se eles vão aparecer Ah pois ah nem sempre nem sempre vêm hhh Pronto hhh Ah E então é capaz de ser uma coisa dessas No No aparecem é capaz de ser uma coisa dessas ah Eu confesso que nunca estive mas eu / li este artigo e achei curioso e muita gente tem achado também Agora acho um texto difícil de ler / porque ele foi é um texto de imprensa escrita / não era propriamente para ser lido sobretudo alto / hhh mas ah / toda a gente fica curiosa e querem ir Não eu estive à porta por diversas vezes estive à porta que / ? como como muitas coisas em Portugal / Estava fechado ? infelizmente na altura em que as pessoas podem-se / dedicar a ir ver qualquer coisa está fechado Pois Fecha tudo às quatro horas fecha tudo mesmo E ao fim de semana está fechado Pois é de manhã / e está fechado de manhã E então por exemplo ali a de Lisboa que tem / o tesouro e não sei quantos que as pessoas podiam ver / uhuh aquilo é uma coisa fa fabulosa não é ? Nunca se ah Nós chegamos à aos fins de semana / e está um indivíduo do que pertence ao ao património / dos dos Do ? Esse está uhuh Mas como quem tem a chave é o sacristão da da da coisa / Da igreja e esse / acaba / de fazer os servicinhos que tem vai-se embora / Vai-se embora não visitas para ninguém A sério ? por duas vezes que fui Não sabia hhh E não conseguiu ver ? Não consegui ver aquilo Quer dizer eu vi aqui uns uns tempos atrás Exato E agora pronto / porque eu estou a aprender neste momento eu estou a aprender a estudar uhuh E estou a gostar Passa também por ir por ir aos sítios diretamente Exato compreender as coisas compreender o a época / o renascimento compreender essas ... O estilo gótico / o estilo assim o estilo assado Sempre não me interessa ler / Apercebe-se disso porque eu leio e não consigo situar aquilo nas obras Claro e com uma cidade tão rica como não é ? Então Exato e então vou ver vou ver porque aqui é assim porque aqui é assado Agora ando com uma pancada maluca Por que é que acham que este é maneirista por que aquele é romântico e não é gótico Eu agora agora ando com uma pancada agora hhh Está bem agora quando acabar os exames agora tenho que ir / tudo o que apanhar ah em termos de de / maçonaria / tenho de devorar tudo hhh A sério ? Falhei Deve ser um mundo assim realmente à parte como lhe chamam Sim mas eu tenho tenho que ir / ver aquilo tenho que ir ver a simbologia dos números / uhuh porque puxou-me assim um / trabalhos que curiosidade ah o dizerem-me no outro dia / Eu fiquei Eu fiquei Eu fiquei de boca aberta / como é que é possível não é ? Dizerem-me que a que a planta da baixa de Lisboa / que é exatamente a mesma planta do conv do do do ... Onde estão os ratos agora como é que se chama aquilo ? Onde estão os ratos ? Sim do mosteiro de de de de de / Assim não sei Que até andaram com uns problemas com os ratos que não se consegue ir a abaixo Mafra ? Mafra Ah Aquelas imensas galerias que depois / dizem que aquilo está mais infestado do que Sim sim sim sim A planta do convento de Mafra é exatamente a mesma planta da baixa de Lisboa Ai é ? Foi o que me contaram a história e eu quero confirmar Pois por exemplo também ouvi dizer que que estava na provado que / por exemplo a posição da Torre de Belém face aos Jerónimos face a a uma série de / Sim sim sim sim sim monumentos está tudo devidamente planeado sim sim sim sim Tudo pronto uma ordem E então eu sou um bocado curioso / e tenho que ir espreitar tenho que ir espreitar tenho que ir espreitar Quer ir Quer ir ver isso ? Acho muito bem ah Não nada melhor para se puder aprender do que ter / grande curiosidade Sim sim sim sim sim Porque é isso que motiva ah a assimilação ao fim ao cabo / a pessoa procura e depois nunca mais se esquece porque / fez o percurso sozinho não é ? ah É é bom Justamente acho que o a generalidade dos alunos não têm é isso Isto é não têm vontade de aprender Uh Ah Se calhar também não não lhes é dado o bichinho / Não têm curiosidade para eles picarem Mas Mas aparecem tantos professores ao longo da vida / Ou então os interesses deles também estão tão deturpados têm tantas vivências fora da das escolas / não nada que lhes desperte a atenção ? Santo Deus Pois Também é triste não é ? Sim sim sim sim Quer dizer não são não são os outros os Eu parece-me que eles eu parece-me que neste momento também a sociedade também é um bocado culpada / desta situação É que neste momento nós vivemos / ah movidos por duas coisas / é pelo relógio e pelo dinheiro uhuh Se eu tivesse a também desistia Derivado a esta sociedade consumista Exato Os sentimentos deixaram de existir deixou de existir seja aquilo que for Demasiado As pessoas atropelam-se umas às outras para ganharem mais do que a outra / É e para chegarem primeiro que a outra Como se isso trouxesse alguma espécie de benefício pessoal Sim Na realidade acho que não traz Não eu acho que não e acho que as pessoas não se conseguem não se conseguem realizar uhuh Pronto Somos escravos da sociedade Ah somos alguns não é ? Somos alguns Alguns Que se deixam Mas é difícil sair de do meio ? Porque uma pessoa quer ter até não estar metida numa engrenagem qualquer / Sim sim sim sim por muito pequena que seja acaba sempre por ter de / se sujeitar a algumas convenções / para socializar com os outros não é ? sim sim sim sim Acho que isso é é é inevitável se calhar é por isso que andamos sempre / todos tão mal dispostos não é ? Pois ah por isso é que as pessoas não têm alegria em viver / as pessoas não não têm alegria de viver / hhh pronto eu vejo por mim também eu até às onze horas ninguém me pode dizer nada que ainda estou a dormir hhh hhh que marcámos para as onze doze da tarde onze e meia se não ... hhh ah Mas mas é assim e pronto eu eu agora ultimamente uma pessoa está sai do emprego entra às nove / sai à uma vai a correr comer depois entra às três sai às seis / vai para a escola sai da escola às onze e meia da noite / Não tem grande humor hhh de manhã depois ainda tem que ir estudar e não sei quantos De manhã quando se levanta / sete da manhã está mais para do que para hhh Não estudar à noite é sempre muito desgastante seja qual for a atividade durante o dia É é muito muito complicado ah Aquilo é se ah se a pessoa tem um trabalho físico / durante o dia à noite acaba por / Contrabalançar contrabalançar agora se a pessoa tem um trabalho mental durante o dia por exemplo / e depois vai à noite e leva com os estudos ... Isso chega a uma altura que nem ouve o professor está para do Algarve Ma Mas acha que mesmo no seu sistema compensa ir às aulas ou é preferível / ler os manuais e rever Não não compensa sempre É ? Comp Bem no meu caso no meu caso / Pois porque pronto eu tenho talvez seja isso pronto / eu consegui fazer aquilo que fiz / por vários fatores Em primeiro lugar porque sabia aquilo que queria fazer / E tinha uma boa preparação pronto estava porque queria ir / Claro não estava porque era obrigado porque alguém estava por trás e dizia que eu tinha que ir / ou não sei quê pronto eu estava motivado porque queria ir Claro Depois tenho a facili tenho a felizmente tenho / um um bocadinho de memória uhuh ah Portanto memória visual / como memória Mesmo de longo prazo Exato mesmo pronto tenho a facilidade pronto Eu até deixar de estudar / eu e toda a gente gozava comigo e toda a gente se metia comigo e não sei quantos / hhh mas o que é certo é que eu comprava os livros e não os abria hhh Não era necessário Eu não abria os livros n não necessitava hhh que também não me dissessem nada porque eu ia para a aula e eu era estava na primeira carteira Isso é muito bom E andassem por a fazer até podiam ir fazer o pino para trás / que eu a mim não me interessava eu estava era na aula Claro Pronto Faltar às aulas raramente faltei / Portanto fixava aquilo que se passava na aula então ? Português talvez Fixava tudo o que ... É pronto tem vantagens / sim senhor tem vantagens porque a pessoa aprende a matéria / depois tem desvantagens que é quando uma pessoa chega por exemplo ao décimo primeiro / ou ao décimo segundo ano que está habituada à conversa do professor / e depois leva com conversa de outro professor / totalmente diferente muita das vezes com com termos / que nós nem sequer estamos habituados a ouvir porque / aprendemos pelo pelos termos do professor Sim sim sim Isso acontece e por outro lado se não existe a a a prática de de consulta dos livros também não se percebe muito bem como é que eles estão organizados / Pois pois pois pois onde é que se vai à procura da informação que se pretende / Sim sim sim sim sim e como é que se faz isso Isso isso para mim isso para mim é um grande uma uma uma das grandes lacunas no ensino Sobretudo o ensino em Portugal é que não ensina o o aluno a a / a A ler livros A procurar as coisas a procurar a informação Não é ? Eu por exemplo eu faz-me uma confusão diabólica eu / foi anteontem / eu estive / em guerra entre aspas com uma colega minha / que acabou agora o décimo segundo ano e está a fazer melhoria de nota / de introdução à política uhuh ah E então ela tem / um terço da constituição portuguesa empinado É louca Eu chamei-lhe isso também sei porque é que os meus alunos gostam tanto de língua portuguesa Isto porquê ? Porque também a professora / não lhe ensinou a consultar a constituição portuguesa E agora ? Foi aquilo " Epá tu queres ir tu queres ir para direito não é ? Então tu vais empinar o código civil todo / vais empinar isso não ? Epá acho que é preferível tu começar começares a aprender a ir procurar as coisas aos livros / saber como é que ha como é que procuras / ou pelo índice ou pelo que tu quiseres " Mas mas em em direito eles também são às vezes chatos / porque eles querem justamente aquilo ali com a palavra exata na ordem certa / com aquele significado próprio e não outra coisa e assim não pode ser tem que haver exatidão Não mas eles mas eles têm hipótese de ir à consulta Podem consultar ? Mas eles têm hipóteses de ir a consul de ir consultar / então vão consultar copiam pronto Naturalmente Agora se a pessoa não sabe consultar / não vale a pena tira o curso então e depois ? Então está Tirou o curso despejou então depois ? O que é que ele faz a seguir ? Não faz mais nada ? Não não precisa de fazer mais nada ? Não a seguir aparece-lhe o primeiro caso / e não sabe onde é que de ir Pois Têm é que saber procurar as coisas Claro Isso é um dos Acho que é um dos grandes problemas do ensino / do ensino especialmente em todas as disciplinas desta espécie ah chego a concordar consigo / porque eu vejo que muita gente tem muita dificuldade por exemplo / em em coisas tão simples como esta / ah ir ao sítio certo Por exemplo eu dou dois textos para ler / setenta por cento dos informantes / olha para ele e não o título O título o que é ? Normalmente / o primeiro ponto e o grande ponto de referência que reúne toda a informação que vier a seguir Sim sim Da mesma maneira que nós temos de olhar para um índice antes de abrirmos um livro / noutra parte qualquer para poder Para nos situarmos pelo menos Para saber o que é ou ver o prefácio para ver se aquilo é antigo se é moderno se é a primeira edição se é a segunda edição / não é ? Para saber / se o autor morreu ou se ainda não morreu ou qualquer coisa mais que não seja isso / Sim sim sim sim sim para ter uma ideia do que é que pode encontrar Não vejo como é que as pessoas podem compreender as coisas / mas a verdade é que eu vejo isto É eu eu eu vi uma tenho uma colega minha pronto / ela tirou o décimo segundo / tinha por obrigação de saber / pronto Não estou a dizer mal mas / é minha colega é telefonista da casa três anos / uhuh e ela pasta / nas páginas amarelas Não sabe ? Ela anda a pastar Coitada Eu tou-lhe farto de dizer " Epá tu andas a pastar na lista " hhh Não sabe procurar Procura para um lado depois procura para outro e depois não é aqui E é telefonista ? E é telefonista Bem porquê ? Porque ela tem a listazinha dela / Nota-se e na listazinha dela ela orienta-se / O que é errado mas quando sai fora dali do do universo dela / e tem que ir à lista à lista normal / ela anda a pastar pura e simplesmente na lista / porque ela não sabe o alfabeto Bem que estranho e por exemplo as páginas amarelas / É parva quer dizer ainda é preciso mais / Eu di Até tem os títulos / mas tem um um índice a dizer que ali é o índice e pronto e tem um índice de títulos e não sei quantos Ela anda a pastar nas páginas amarelas hhh Pronto é de É por U Uma Uma Uma pessoa que foi que faz isso com uma lista telefónica / ah quer dizer se e se fosse para uma para uma carreira de E é analfabeta ? de direito ou uma coisa qualquer como é que se safava ? hhh Não é que / eu chego à conclusão que ela empinou tudo aquilo que havia para empinar É claro Empinou chegou ao teste fez o teste / despejou pronto acabou Desempenhou o professor passou acabou-se / mas é eu não tenho dúvida de que muita gente aprende / assim aprende entre aspas assim / porque / debita matéria / no teste ou na prova oral ou no que quer que seja / mas depois não não se lembra de mais nada / ou " Ah / ouvi falar desse esse era aquele que era assim assim assim assim assim assim ? " Mas / não é capaz de dar o salto para ali " Ah sim ele / fazia isto que também se relaciona com aquilo que ... " Isso não tem importância não é ? ah Depois / também eh pelo menos em Português em Português então está muito giro / uh Português ah eu vejo por mim / hhh eu não tive Português este ano / hhh mas ah o ano passado / eh aconteceu isso não comigo porque eu por acaso tinha lido / mas foi por acaso Não costuma ler muito ? foi por acaso Não leio pouco / uhuh leio muito pouco então agora não tenho mesmo tempo / Claro não agora ... Andei com uma pancada agora pouco tempo / ah a ler com / A ler ? Com o quê ? como é que se chama o indivíduo ? Ai agora falhou-me o nome É o que tem o o que escreveu o Fernão Capelo Gaivota / uhuh O código está-me a falhar o nome mas ele tem uma série de obras e eu fiquei / uhuh hum comecei a ler aquilo / e e pronto eu li alguns quatro ou cinco livros dele / que ele tem uma série de livros e eu li assim uns quatro ou cinco livros uhuh Entretanto pensei fazer o / e meti na cabeça que ia este ano ia sair Vergílio Ferreira / e então E saiu ? Não E então devorei duas obras dele / Ah hhh antes do exame e depois cheguei e e espalhei-me Saiu outra coisa qualquer espalhei-me completamente ah / Porque pronto eles são um bocado exigentes eles são um bocado exigentes é sempre chato É É É São ah E depois a mim falta-me a rodagem dos exames Apesar de ter feito aquela série toda que foi duro / Foi mas mas para fazer aquela na desportiva Pronto ah se fizer fiz se não fizesse faço amanhã ou faço depois Claro Agora quando elas começam a ver que a gente tem aquela oportunidade / e não tem mais oportunidade nenhuma se não para o ano ou para mil novecentos e e não sei quê / Começa a ser muito mais séria não é ? a pessoa entra no exame e vai / eh parece que não mas vai nervosa Claro ah E então eu agora quando fui tentar fazer o / bloqueei uhuh É que cheguei a uma altura em que eu estava a ler chinês Não compreendia nada do que estava a ler Eu não compr não compreendia absolutamente nada do que estava escrito / Aquilo para mim era chinês completamente Pois Quando comecei a perceber qualquer coisa daquilo que estava / Sim sim ah estava era tarde Era era tarde Pois isso às vezes acontece / ah e acontece com muito boa gente Ainda este ano tive também um caso de uma aluna que ah com essa altura dos testes / ficava completamente alheia / ela olhava era como se visse tudo aquilo pela primeira vez e não percebesse / o que o que se lhe estava a perguntar ah Isso aconteceu porque ela tinha tido / um problema de saúde Enfim justificava-se que fosse assim / que teve a amnésia ainda pouco tempo / e tem recuperado a memória / Sim sim muito bem mas / em alturas de maior tensão não consegue / e então / esquece-se das coisas quer dizer não está nada / hhh É como se tivesse passado assim com um apagador / apagou tudo / o que se relacionava com / sei memória de curto prazo ou de longo prazo ou seja o que for Qualquer uma desaparecia e portanto ela ficava / uhuh a olhar para aquilo como se / fosse uma folha em branco / porque não não conseguia ... Eu este ano aconteceu-me isso a matemática É complicado isso Eu co aconteceu-me de tal maneira / ah que foi de tal maneira que eu estava a ver / hum / não me recordo como era se era uma letra elevada a um expoente / se era um / uma uma uma letra elevada com um número não é ? Em expoente / uhuh e um e N / qualquer coisa N / e eu não sei porquê aquele N eu li aquilo como um onze hhh Viu o quê ? Mas mas é que eu É um N é parecido com eu para aquilo era onze para mim eu transcrevi aquilo para a minha folha de ponto / Como um onze ? como um onze / A partir daí era e comecei a fazer as contas como sendo / um número elevado <a N> a a qualquer coisa e um onze A onze E estava a meio do praticamente do do exercício / e uma colega minha / Quando nota que tem dificuldade / ah visual / portanto muito pior do que eu / uhuh portanto / hhh Mas naquele caso viu melhor ? ah / não é que ela não conseguia ver o que é que estava escrito em cima / porque aquilo estava muito pequenino não não conseguia ver o que é que estava escrito em cima / então chamou um um dos júris da da prova / Da prova perguntou o que era e perguntou " Não se importa lê-me o que está aqui ? Porque eu não consigo ler " Exato E o professor em voz alta diz " Não sei quanto não sei que mais elevado a não sei quantos e a N " Elevado a N Eu digo assim " A N ? Mas até está a fazer outra prova ? Não é a minha " hhh Depois foi ver hhh Ponho-me a olhar para aquilo é que fui ver elevado a N hhh Por acaso ah pronto foi logo no início do teste Acontece Era logo a primeira pergunta salvo erro Porque senão passava ali assim o tempo a a resolver aquilo Ali então era daqueles que era da ah era daquele um daqueles exercícios que demorava um bocadinho Era ? Aquilo ia alterar as ah as coisas todas enquanto que por exemplo / Claro mas hum sei / é muito ma em Português não sei se será possível não é ? uhuh Mas em Matemática / portanto e eu se fosse professor / cotava / Alguma coisa alguma coisa pelo facto / dele agarr do aluno agarrar no enunciado / diferente / e resolver resolver aquilo tudo por ali abaixo estava tudo correto / partindo de um resultado diferente de um de um de um de um de um De um pressuposto diferente de um de um pressuposto diferente portanto está tudo correto É lógico que não iria levar a cotação normal / mas levaria a cota levaria uma cotação / Alguma coisa porque os o processo está está está está Conta é pouco ah Esse / problema mantém-se em todas as áreas / sempre um aluno que interpreta mal uma pergunta e responde outra coisa / que pode até eventualmente estar correta e todo o raciocínio estar correto / mas não é aquilo que se lhe perguntou Exato exato exato É uma maçada porque sobretudo quando se trata de uma área / de letras é suposto que as pessoas percebem o que é que se lhes pergunta / porque se resp se não percebem / é é é complicado não é ? Uma pessoa tem de dizer que não compreendem / Pois Pois Pois Pois de alguma maneira e muitos professores que cortam linearmente / não não admitem ah / Sim Sim Sim Às vezes é é penoso porque se que o aluno até sabe umas coisas / mas depois consegue Pois mas é quando é o próprio professor / e que se conhece o aluno e sabe que o aluno sabe / E conhece eh e pronto / fica na dúvida / até dá-lhe o dá-lhe o dá-lhe o benefício da dúvida agora não conhece corta Pois agora se não conhecer ... Claro Está mal Eu por acaso tudo bem que está mal e é hhh se está mal está mal ah e contra isso não não não não discussões nenhumas Não argumentos Eu não ... Está mal Está mal Pois ah eu acho que é assim A não ser que A não ser que as pessoas façam para alguma martelada como eu costumo dizer / Façam alguma em contabilidade dá-se marteladas chega-se aqui dois e três / hhh cinco epá mas convém-me um seis traz hhh seis Cinco seis hhh hhh ah É arredonda-se hhh hhh ah Quando corrigi provas / nacionais daquelas provas / aquelas específicas acho que era aquelas específicas / Sim Sim Sim Sim ah tinha muita dificuldade / às vezes via-me perante casos desses mas o que é que eu ia fazer ? Aquilo era um autêntico disparate face à pergunta / não tinha sentido não não batia a bota com a perdigota como se diz / e portanto tinha que cortar De resto havia normas ah para serem seguidas / Sim Sim Sim Sim Sim Sim e as normas têm mesmo se não responder à pergunta ou se / ah ou responder erradamente obviamente que deve ser cotado com zero ah agora posso-lhe fazer uma pergunta ? Se faz favor É assim ah / na eventualidade / de / uh eu não conseguir entrar / uhuh para o oficial / Sim que é aquilo que eu quero / ah na área da contabilidade ou extração de empresas ou gestão / uhuh e não sei quê ah / que tenha conhecimento quais são as universidades mais cotadas Olhe ah uma senhora que eu conheço e / que andou em duas e mudou para a segunda / porque achou que ele era melhor e eu gostava agora de lhe dar o nome correto / mas acho que não o tenho presente Sei que era aqui / que tinha instalações aqui no Campo Grande e na Amadora / não não sei Campo Grande ? Aqui no Campo Grande a única coisa que eu conheço é a Lusófona Calculo eu Não sei se é a Lusófona se não é Mas eu ouvi dizer tão mal da Lusófona ... Pois Eu não sei ela estava ah ela começou no INT suponho eu Sabe onde é ? Pronto Sim eh o nome não me é estranho Instituto de novas profissões suponho que foi que ela começou / Das novas profissões pois o INT e depois mudou para essa outra / se calhar não é a Lusófona não sei / Pois aqui no Campo Grande estou a ver a estou a ver o Campo mas posso ver isso eu posso perguntar É ? Não ? ah Pronto eh estou a dizer Campo Grande eu estou a dizer Campo Grande / Não posso perguntar não faz mal Algures por aqui ah Não é que é que eu sei porque a minha a minha namorada está na Lusófona / Onde é ? Sim a tirar Sociologia Sim ah Sociologia ? Não Psicologia E ela diz muito bem ah Ela fez ah / tirou em contabilidade também e resolveu tirar o curso de contabilidade e não sei o quê que havia no INT / e depois viu que podia com mais vantagem fazer o outro / que lhe dava outras possibilidades / e fez e está contente Terminou e está a fazer o trabalho / na área da contabilidade / ah particularmente / entre portanto em nome individual e está muito satisfeita Ela Eu queria Eu aqui eu queria entrar era para o ISCAL Pois Pronto era para que eu queria entrar / que não sei se vou ter possibilidades ah Não sei dependerá das notas ? Depende das notas que ainda não saíram portanto eu vou ficar a aguardar / Qual é a percentagem de em que contam os exames ? mas depois um ah Da específica conta cinquenta por cento / É muito cinquenta por cento cinquenta por cento elá que é muito violento é muito violento Quer dizer uma pessoa anda durante um ano / E faz metade do ano faz de conta ah a trabalhar e epá e e / a pessoa pode chegar a uma prova e pode bloquear Claro A pessoa pode ter um problema qualquer um problema emocional uma coisa qualquer / e arrisca em hora e meia ou em duas horas com com a com a ... Em duas horas horas arrisca um inteiro Têm um bocadinho É verdade É verdade ah Eu por isso nunca gostei do do sistema de exames Felizmente aqui temos avaliação co contínua vamos ver por quanto mais tempo espero que muito / mas ah olhe Pois o o décimo segundo ano neste momento em ensino também é avaliação contínua / Pois sim sim faz parte da avaliação contínua / que chega-se ao final do ano e leva-se com as específicas mas nós temos avaliação contínua / não fazemos frequências nem eh exames Ah não fazem frequências ? Nós fazemos testes e trabalhos ou melhor tu fazes testes e trabalhos e chegas ao final do ano o professor avalia / em função da participação de Sim Sim Sim de tudo o resto Aqui Aqui na Faculdade de Letras é quê ? Está mais mais virado para o Ensino ? hum Tem Ensino e Investigação é como é lógico / portanto temos ah cursos por exemplo como o curso de Linguística / que até muito recentemente nem sequer dava acesso à via de Ensino Parece que agora é que vão começar a poder fazer estágio / como os outros das licenciaturas eh em / Línguas e Literaturas Modernas ou Clássicas / e História Geografia / e Filosofia / podem É Investigação e eh Ensino também / porque o Ensino faz falta por um lado / Pois Pois e por outro lado também faz falta a Investigação / e esta esta instituição ainda é das de mais prestígio / Eu tenho Eu Eu nessas áreas Eu Eu Eu sou Eu no aspeto da Filosofia / isto não desprestigiando ninguém Sim Não com certeza No aspeto da Filosofia / ah aliás eu o conhecia do ano passado / pronto / hum o professor de Filosofia do ano passado que é o mesmo deste ano / ah de Março a Junho conseguiu-me dar a matéria toda / do décimo e décimo primeiro Ena E agora fez-me mais / num mês / deu-me os filósofos todos / Mas como é que ele fez isso ? do ano Como é que ele fez ? O que é que andou a fazer durante o resto do ano ? Eu não dei Filosofia eu estava na área de Ciências Ah Eu tinha Geografia História e Matemática / uhuh e agora como quis alargar o o leque / e pronto e eu não não podia dizer em Filosofia e não ter andado / Claro não é ? E então a única hipótese é propor-me a exame / Então foi proponho-me a exame se tiver nota positiva é-me averbado / o como cem por cento para a cadeira / do décimo segundo e os cinquenta por cento vão continua vão vão e vão contar cem por cento também para para o acesso ao Ensino Superior / uhuh porque aqui não cinquenta por cento porque não existe os outros do outro lado não é ? Claro ah E então eu em / dois meses ele deu-me a matéria toda toda Isso é E eu fui fazer exame E eu fui fazer o exame e estava à vontade / eu sabia / Pois eu o primeiro tema então assim que agarrei no livro assim que agarrei no no no no coiso o primeiro tema do sobre sobre Percebeu hum / Kant / e eu olhei para aquilo e estava a ver as respostas à minha frente / aquilo foi começar a escrever que pronto era muito trabalhoso / Claro que era ah mas mas fazia-se fazia-se facilmente / Mas fez Pois é é / que é pronto que está nem todos poderão ter o à vontade que você hoje tem para ah ler ah Mas eu Mas ele é Mas eu ou compreender as ideias de Kant de repente / Mas ele é num mês Mas ele é Mas ele é excecional Ele era professor professor de não sei o quê / uhuh eu acho que gostava Talvez Portanto e então é um indivíduo é é um indivíduo É assim isto é o gosto de professores graças a Deus eu não sou nada miserabilista / e detesto que digam que temos muito maus professores e que os professores são isto e que são cábulas e que não sei que mais Não eu estou convencido de que o grande problema o grande problema neste momento maus professores claro cábulas mas também problemas desses em todas as profissões o grande problema neste momento é que eu parece-me / que o Ensino também está como está / porque também desacreditaram os professores / Ah isso é verdade portanto é por isso e eles chegam a uma altura / alguns eh então não não faz sentido nenhum que um aluno até ao nono ano / Claro se custe custe menos ao professor passá-lo do que reprová-lo / porque se reprovar tem que fazer relatórios tem que não sei quê <porque é que rep> porque é que re reprovou e porque não sei quê / Exatamente Exato Exato e pedir autorização aos pais para o reprovar / de maneira que isto não cabe na cabeça de ninguém não é ? É desautorizar completamente a o professor Pronto Pronto Aqui logo parto parto deste princípio de que isto está tudo mal / Claro logo pelas bases está mal / por exemplo <o prof> o aluno não passa / das duas três ou se chumbar por faltas ou se der um tiro no professor / É de resto passa sempre Pois Pois Não pode ser depois chega a a partir do nono ano deixa de ser o aluno prot o aluno protegido / começa a levar com com Comportamento próprio tem que ser e depois não passa e depois chumba e depois insucesso escolar isto aquilo / mas nós queremos é dizer para fora que os nossos meninos todos eles têm o nono ano / Pois têm têm todos o nono ano mas depois saem da primária e não sabem fazer contas / é muito fácil e depois o que parece também nas assim / Exatamente ah não sabem fazer contas não sabem somar quer dizer / por exemplo é elementar ah / Sim Sim Sim antes as crianças saíam da escola a saber ler escrever e contar Hoje em dia eu continuo a perguntar aos professores do do da primária / o que é que consideram que é eh / o que se o nível que as pessoas saibam para sair do se do do da primária / do básico mas pronto ah e todos me dizem que é o mesmo Mas é o mesmo como se as criaturas saem de sem saber ? Pois não sei Não sabem Não sabem É isso que me faz confusão e uma confusão diabólica faz-me uma confusão diabólica / Enfim por exemplo a minha filha ainda ainda a a semana passada / porque é assim eu também não posso entrar assim muito muito coiso com ela porque pronto ela não está comigo e às tantas começa-se a virar contra mim quanto tempo é que ela não está consigo ? vai fazer dois anos Pois é complicado Como é que ela tem gerido a situação ? ah / Com dificuldade ? Com uma certa dificuldade mas pronto Mas consegue ter encontros regulares com ela ? Sim eu encontro-me com ela normalmente de quinze em quinze dias / vou ter com ela estou um bocado com ela / uhuh depois pelo meio da semana vou vou ter com ela ao colégio / e estou um bocadinho com ela mas / pronto enquanto não for definido pelo tribunal / não não posso dizer " Olha vais passar o fim de semana comigo " Não posso porque a mãe não deixa É tem de confirmar A situação quando entra em rotura total / ah Pois ah prejudica muito / Prejudica quem sofre é ela acima de tudo quem sofre é ela a a criança ah Mas / ela não faz contas de dividir Não ? Não ela faz o inverso / inverte a posição e faz contas de multiplicar para chegar ao que para atingir o resultado Eu digo assim " Epá mas como é que é possível ? " E depois por exemplo / ah / agora começa a fazer / por exemplo sei oito vezes quatro / Assim oito vezes quatro ela começa oito vezes quatro oito vezes quatro / quatro Começa a somar se calhar

Guardar XMLObter textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases