DI_66LM23B
Sem título
ID | 66 |
Participant | A. Soares |
Gender | Masculino |
Opções de representação
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Muito
obrigada
Prometo
que
não
lhe
peço
para
ler
rigorosamente
mais
nada
hhh
Está
bom
hhh
Foi
uma
grande
maçada
esta
parte
?
Não
Ah
não
os
seus
olhos
dizem
que
sim
Não
ah
pronto
eu
/
estava
a
ouvir
ah
estava
a
a
ler
e
estava
a
ver
se
conseguia
arranjar
/
A
ler
é
verdade
alguma
/
ligação
entre
aquilo
que
eu
estava
a
ler
/
ah
E
o
fundamento
do
trabalho
Sim
eh
não
o
fundamento
do
trabalho
é
naturalmente
/
Ah
não
?
portanto
se
estamos
a
falar
de
de
fonética
Pois
é
natural
que
eu
não
quisesse
que
compreende-se
o
que
era
hhh
É
natural
Pois
ah
Agora
ah
do
dá
dá-me
a
sensação
que
há
certas
frases
/
que
/
se
não
estão
repetiti
se
não
estão
repetidas
/
São
muito
parecidas
estão
muito
parecidas
eh
ah
Repetições
não
não
há
ah
Embora
muitas
vezes
ah
/
as
pessoas
as
topem
/
Sim
sim
sim
sim
porque
são
tão
parecidas
/
que
que
acabam
por
se
demorarem
/
pelo
menos
em
termos
fonéticos
eu
acho
/
mas
mas
não
não
existem
repetições
/
mas
são
muito
parecidas
Eu
acho
que
de
resto
fiz
mal
/
ah
quando
concebi
o
material
/
deveria
ter
ah
optado
por
pôr
outros
verbos
/
outros
nomes
ou
outros
adjetivos
de
maneira
a
diversificar
o
léxico
Aquilo
que
me
interessava
está
lá
mas
não
...
Pois
mas
Mas
podia
ter
mudado
o
léxico
Mas
depois
também
ficava
sem
sem
a
comparação
entre
as
duas
Aqui
e
aqui
ainda
ficou
igual
Exata
Por
isso
mesmo
é
que
eu
fiz
assim
mas
não
sei
se
não
terei
feito
mal
porque
/
ah
as
pessoas
quando
começam
a
ver
que
/
é
outra
vez
aquilo
que
é
muito
parecido
com
aquilo
que
já
/
acabou
de
ser
lido
há
muitas
que
juram
ah
/
a
pé
juntos
que
é
igual
hhh
Quanto
a
essas
já
nem
fa
nem
valem
argumento
/
elas
acham
que
é
igual
ponto
final
"
Outra
vez
Outra
vez
esta
está
repetida
"
ah
Mas
eh
se
eu
tivesse
as
outras
palavras
/
por
exemplo
outro
adjetivo
outro
nome
em
vez
daquele
que
ali
está
/
uhuhuh
ah
talvez
a
pessoa
não
se
apercebesse
tanto
da
similaridade
das
coisas
/
e
por
causa
disso
não
desse
sempre
a
mesma
entoação
que
acaba
por
dar
Eu
aqui
neste
último
grupo
/
E
não
é
?
hum
/
parece-me
que
nós
começamos
a
falar
no
passado
/
e
depois
aparecem
ali
umas
frases
do
presente
Depois
no
presente
Não
foi
Foi
engano
ah
Está
o
passado
mas
quase
ninguém
lê
/
no
ah
passado
Aqui
no
n
hum
os
diferentes
cabelos
do
gato
navegavam
/
toda
a
gente
lê
navegam
/
no
de
Lisboa
e
depois
/
ah
vem
uma
espigadíssima
moleta
que
hoje
em
dia
com
certeza
não
não
navega
não
navega
hhh
em
Lisboa
/
hhh
Eu
por
acaso
estou
a
pensar
que
vou
dar
uma
voltinha
numa
coisa
dessas
/
no
dia
treze
No
dia
treze
?
Porquê
no
dia
treze
?
ah
Porque
ah
portanto
eu
no
dia
treze
faço
anos
/
Ah
muito
bem
e
entretanto
juntei-me
com
mais
um
outro
rapaz
/
uhuh
e
alugámos
um
barco
para
descermos
o
estuário
do
Tejo
Boa
ideia
São
seis
horas
mais
ou
menos
com
almoço
a
bordo
e
tal
não
sei
quê
É
?
eh
Para
Convidámos
os
golfinhos
não
sei
se
eles
vão
aparecer
Ah
pois
ah
nem
sempre
nem
sempre
vêm
hhh
Pronto
hhh
Ah
E
então
é
capaz
de
ser
uma
coisa
dessas
No
No
aparecem
é
capaz
de
ser
uma
coisa
dessas
ah
Eu
confesso
que
nunca
estive
lá
mas
eu
/
li
este
artigo
e
achei
curioso
e
muita
gente
tem
achado
também
Agora
acho
um
texto
difícil
de
ler
/
porque
ele
foi
é
um
texto
de
imprensa
escrita
/
não
era
propriamente
para
ser
lido
sobretudo
alto
/
hhh
mas
ah
/
toda
a
gente
fica
curiosa
e
querem
ir
Não
eu
já
lá
estive
à
porta
por
diversas
vezes
já
lá
estive
à
porta
só
que
/
Já
?
como
como
muitas
coisas
cá
em
Portugal
/
Estava
fechado
?
infelizmente
na
altura
em
que
as
pessoas
podem-se
/
dedicar
a
ir
ver
qualquer
coisa
está
fechado
Pois
Fecha
tudo
às
quatro
horas
fecha
tudo
mesmo
E
ao
fim
de
semana
está
fechado
Pois
é
de
manhã
/
e
está
fechado
de
manhã
E
então
por
exemplo
ali
a
sé
de
Lisboa
que
tem
/
lá
o
tesouro
e
não
sei
quantos
que
as
pessoas
podiam
ver
/
uhuh
aquilo
é
uma
coisa
fa
fabulosa
não
é
?
Nunca
se
vê
ah
Nós
chegamos
lá
à
aos
fins
de
semana
/
e
está
lá
um
indivíduo
do
que
pertence
ao
ao
património
/
dos
dos
Do
?
Esse
está
lá
uhuh
Mas
como
quem
tem
a
chave
é
o
sacristão
da
da
da
coisa
/
Da
igreja
e
esse
/
acaba
/
de
fazer
lá
os
servicinhos
que
tem
vai-se
embora
/
Vai-se
embora
não
há
visitas
para
ninguém
A
sério
?
Já
por
duas
vezes
que
lá
fui
Não
sabia
hhh
E
não
conseguiu
ver
?
Não
consegui
ver
aquilo
Quer
dizer
eu
já
vi
aqui
há
uns
uns
tempos
atrás
Exato
E
agora
pronto
/
porque
eu
estou
a
aprender
neste
momento
eu
estou
a
aprender
a
estudar
uhuh
E
estou
a
gostar
Passa
também
por
ir
por
ir
aos
sítios
diretamente
Exato
compreender
as
coisas
compreender
o
a
época
/
o
renascimento
compreender
essas
...
O
estilo
gótico
/
o
estilo
assim
o
estilo
assado
Sempre
não
me
interessa
só
ler
/
Apercebe-se
disso
porque
eu
leio
e
não
consigo
situar
aquilo
nas
obras
Claro
e
com
uma
cidade
tão
rica
como
aí
não
é
?
Então
Exato
e
então
vou
ver
vou
ver
porque
aqui
é
assim
porque
aqui
é
assado
Agora
ando
com
uma
pancada
maluca
Por
que
é
que
acham
que
este
é
maneirista
por
que
aquele
é
romântico
e
não
é
gótico
Eu
agora
agora
ando
com
uma
pancada
agora
hhh
Está
bem
agora
quando
acabar
os
exames
agora
tenho
que
ir
/
tudo
o
que
apanhar
ah
em
termos
de
de
/
maçonaria
/
tenho
de
devorar
tudo
hhh
A
sério
?
Falhei
Deve
ser
um
mundo
assim
realmente
à
parte
como
lhe
chamam
Sim
mas
eu
tenho
tenho
que
ir
/
ver
aquilo
tenho
que
ir
ver
a
simbologia
dos
números
/
uhuh
porque
puxou-me
assim
um
/
Há
Há
já
trabalhos
que
curiosidade
ah
o
dizerem-me
no
outro
dia
/
Eu
fiquei
Eu
fiquei
Eu
fiquei
de
boca
aberta
/
como
é
que
é
possível
não
é
?
Dizerem-me
que
a
que
a
planta
da
baixa
de
Lisboa
/
que
é
exatamente
a
mesma
planta
do
conv
do
do
do
...
Onde
estão
os
ratos
agora
como
é
que
se
chama
aquilo
?
Onde
estão
os
ratos
?
Sim
do
mosteiro
de
de
de
de
de
/
Assim
não
sei
Que
até
andaram
lá
com
uns
problemas
com
os
ratos
que
não
se
consegue
lá
ir
a
abaixo
Mafra
?
Mafra
Ah
Aquelas
imensas
galerias
que
depois
/
dizem
que
aquilo
está
mais
infestado
do
que
Sim
sim
sim
sim
A
planta
do
convento
de
Mafra
é
exatamente
a
mesma
planta
da
baixa
de
Lisboa
Ai
é
?
Foi
o
que
me
contaram
a
história
e
eu
quero
confirmar
Pois
aí
por
exemplo
também
já
ouvi
dizer
que
que
estava
na
provado
que
/
por
exemplo
a
posição
da
Torre
de
Belém
face
aos
Jerónimos
face
a
a
uma
série
de
/
Sim
sim
sim
sim
sim
monumentos
está
tudo
devidamente
planeado
sim
sim
sim
sim
Tudo
pronto
uma
ordem
E
então
eu
sou
um
bocado
curioso
/
e
tenho
que
ir
espreitar
tenho
que
ir
espreitar
tenho
que
ir
espreitar
Quer
ir
Quer
ir
ver
isso
?
Acho
muito
bem
ah
Não
há
nada
melhor
para
se
puder
aprender
do
que
ter
/
grande
curiosidade
Sim
sim
sim
sim
sim
Porque
é
isso
que
motiva
ah
a
assimilação
ao
fim
ao
cabo
/
a
pessoa
procura
e
depois
nunca
mais
se
esquece
porque
/
fez
o
percurso
sozinho
não
é
?
ah
É
é
bom
Justamente
acho
que
o
a
generalidade
dos
alunos
não
têm
é
isso
Isto
é
não
têm
vontade
de
aprender
Uh
Ah
Se
calhar
também
não
não
lhes
é
dado
o
bichinho
/
Não
têm
curiosidade
para
eles
picarem
Mas
Mas
aparecem
tantos
professores
ao
longo
da
vida
/
Ou
então
os
interesses
deles
também
já
estão
tão
deturpados
têm
tantas
vivências
fora
da
das
escolas
/
não
há
nada
que
lhes
desperte
a
atenção
?
Santo
Deus
Pois
Também
é
triste
não
é
?
Sim
sim
sim
sim
Quer
dizer
não
são
não
são
só
os
outros
os
Eu
parece-me
que
eles
eu
parece-me
que
neste
momento
também
a
sociedade
também
é
um
bocado
culpada
/
desta
situação
É
que
neste
momento
nós
vivemos
/
ah
movidos
por
duas
coisas
/
é
pelo
relógio
e
pelo
dinheiro
uhuh
Se
eu
tivesse
a
também
desistia
Derivado
a
esta
sociedade
consumista
Exato
Os
sentimentos
deixaram
de
existir
deixou
de
existir
seja
aquilo
que
for
Demasiado
As
pessoas
atropelam-se
umas
às
outras
para
ganharem
mais
do
que
a
outra
/
É
e
para
lá
chegarem
primeiro
que
a
outra
Como
se
isso
trouxesse
alguma
espécie
de
benefício
pessoal
Sim
Na
realidade
acho
que
não
traz
Não
eu
acho
que
não
e
acho
que
as
pessoas
não
se
conseguem
não
se
conseguem
realizar
uhuh
Pronto
Somos
escravos
da
sociedade
Ah
somos
alguns
não
é
?
Somos
alguns
Alguns
Que
se
deixam
Mas
é
difícil
sair
de
do
meio
?
Porque
uma
pessoa
quer
ter
até
não
estar
metida
numa
engrenagem
qualquer
/
Sim
sim
sim
sim
por
muito
pequena
que
seja
acaba
sempre
por
ter
de
/
se
sujeitar
a
algumas
convenções
/
para
socializar
com
os
outros
não
é
?
sim
sim
sim
sim
Acho
que
isso
é
é
é
inevitável
se
calhar
é
por
isso
que
andamos
sempre
/
todos
tão
mal
dispostos
não
é
?
Pois
ah
por
isso
é
que
as
pessoas
não
têm
alegria
em
viver
/
as
pessoas
não
não
têm
alegria
de
viver
/
hhh
pronto
eu
vejo
por
mim
também
eu
até
às
onze
horas
ninguém
me
pode
dizer
nada
que
ainda
estou
a
dormir
hhh
hhh
Vá
lá
que
marcámos
para
as
onze
doze
da
tarde
onze
e
meia
se
não
...
hhh
ah
Mas
mas
é
assim
e
pronto
eu
eu
agora
ultimamente
uma
pessoa
está
sai
do
emprego
entra
às
nove
/
sai
à
uma
vai
a
correr
comer
depois
entra
às
três
sai
às
seis
/
vai
para
a
escola
sai
da
escola
às
onze
e
meia
da
noite
/
Não
tem
grande
humor
hhh
de
manhã
depois
ainda
tem
que
ir
estudar
e
não
sei
quantos
De
manhã
quando
se
levanta
/
sete
da
manhã
está
mais
para
lá
do
que
para
cá
hhh
Não
estudar
à
noite
é
sempre
muito
desgastante
seja
qual
for
a
atividade
durante
o
dia
É
é
muito
muito
complicado
ah
Aquilo
é
se
ah
se
a
pessoa
tem
um
trabalho
físico
/
durante
o
dia
à
noite
acaba
por
/
Contrabalançar
contrabalançar
agora
se
a
pessoa
tem
um
trabalho
mental
durante
o
dia
por
exemplo
/
e
depois
vai
à
noite
e
leva
com
os
estudos
...
Isso
chega
a
uma
altura
que
Já
nem
ouve
o
professor
Já
está
para
lá
do
Algarve
Ma
Mas
acha
que
mesmo
no
seu
sistema
compensa
ir
às
aulas
ou
é
preferível
/
ler
os
manuais
e
rever
Não
não
compensa
sempre
É
?
Comp
Bem
no
meu
caso
no
meu
caso
/
Pois
porque
pronto
eu
tenho
talvez
seja
isso
pronto
/
eu
consegui
fazer
aquilo
que
fiz
/
por
vários
fatores
Em
primeiro
lugar
porque
sabia
aquilo
que
queria
fazer
/
E
tinha
uma
boa
preparação
pronto
estava
lá
porque
queria
ir
/
Claro
não
estava
lá
porque
era
obrigado
porque
alguém
estava
por
trás
e
dizia
que
eu
tinha
que
ir
/
ou
não
sei
quê
pronto
eu
estava
lá
motivado
porque
queria
ir
Claro
Depois
tenho
a
facili
tenho
a
felizmente
tenho
/
um
um
bocadinho
de
memória
uhuh
ah
Portanto
memória
visual
/
como
memória
Mesmo
de
longo
prazo
Exato
mesmo
pronto
tenho
a
facilidade
pronto
Eu
até
deixar
de
estudar
/
eu
e
toda
a
gente
gozava
comigo
e
toda
a
gente
se
metia
comigo
e
não
sei
quantos
/
hhh
mas
o
que
é
certo
é
que
eu
comprava
os
livros
e
não
os
abria
hhh
Não
era
necessário
Eu
não
abria
os
livros
n
não
necessitava
hhh
Só
que
também
não
me
dissessem
nada
porque
eu
ia
para
a
aula
e
eu
era
estava
na
primeira
carteira
Isso
é
muito
bom
E
andassem
por
lá
a
fazer
até
podiam
ir
fazer
o
pino
lá
para
trás
/
que
eu
a
mim
não
me
interessava
eu
estava
era
na
aula
Claro
Pronto
Faltar
às
aulas
raramente
faltei
/
Portanto
fixava
aquilo
que
se
passava
na
aula
então
?
Português
talvez
Fixava
tudo
o
que
...
É
pronto
tem
vantagens
/
sim
senhor
tem
vantagens
porque
a
pessoa
aprende
a
matéria
/
depois
tem
desvantagens
que
é
quando
uma
pessoa
chega
por
exemplo
ao
décimo
primeiro
/
ou
ao
décimo
segundo
ano
que
está
habituada
à
conversa
do
professor
/
e
depois
leva
com
conversa
de
outro
professor
/
totalmente
diferente
muita
das
vezes
com
com
termos
/
que
nós
nem
sequer
estamos
habituados
a
ouvir
porque
só
/
aprendemos
pelo
pelos
termos
do
professor
Sim
sim
sim
Isso
acontece
e
por
outro
lado
se
não
existe
a
a
a
prática
de
de
consulta
dos
livros
também
não
se
percebe
muito
bem
como
é
que
eles
estão
organizados
/
Pois
pois
pois
pois
onde
é
que
se
vai
à
procura
da
informação
que
se
pretende
/
Sim
sim
sim
sim
sim
e
como
é
que
se
faz
isso
Isso
isso
para
mim
isso
para
mim
é
um
grande
uma
uma
uma
das
grandes
lacunas
no
ensino
Sobretudo
o
ensino
cá
em
Portugal
é
que
não
ensina
o
o
aluno
a
a
/
a
A
ler
livros
A
procurar
as
coisas
a
procurar
a
informação
Não
é
?
Eu
por
exemplo
eu
faz-me
uma
confusão
diabólica
eu
/
foi
anteontem
/
eu
estive
/
em
guerra
entre
aspas
com
uma
colega
minha
/
que
acabou
agora
o
décimo
segundo
ano
e
está
a
fazer
melhoria
de
nota
/
de
introdução
à
política
uhuh
ah
E
então
ela
tem
/
um
terço
da
constituição
portuguesa
empinado
É
louca
Eu
chamei-lhe
isso
também
Já
sei
porque
é
que
os
meus
alunos
gostam
tanto
de
língua
portuguesa
Isto
porquê
?
Porque
também
a
professora
/
não
lhe
ensinou
a
consultar
a
constituição
portuguesa
E
agora
?
Foi
aquilo
"
Epá
tu
queres
ir
tu
queres
ir
para
direito
não
é
?
Então
tu
vais
empinar
o
código
civil
todo
/
vais
empinar
isso
não
?
Epá
acho
que
é
preferível
tu
começar
começares
a
aprender
a
ir
procurar
as
coisas
aos
livros
/
saber
como
é
que
ha
como
é
que
procuras
/
ou
pelo
índice
ou
pelo
que
tu
quiseres
"
Mas
mas
em
em
direito
eles
também
são
às
vezes
chatos
/
porque
eles
querem
justamente
aquilo
ali
com
a
palavra
exata
na
ordem
certa
/
com
aquele
significado
próprio
e
não
outra
coisa
e
assim
não
pode
ser
tem
que
haver
exatidão
Não
mas
eles
mas
eles
têm
hipótese
de
ir
à
consulta
Podem
consultar
?
Mas
eles
têm
hipóteses
de
ir
a
consul
de
ir
consultar
/
então
aí
vão
consultar
copiam
pronto
Naturalmente
Agora
se
a
pessoa
não
sabe
consultar
/
não
vale
a
pena
tira
o
curso
então
e
depois
?
Então
está
Tirou
o
curso
despejou
então
depois
?
O
que
é
que
ele
faz
a
seguir
?
Não
faz
mais
nada
?
Não
não
precisa
de
fazer
mais
nada
?
Não
a
seguir
aparece-lhe
o
primeiro
caso
/
e
já
não
sabe
onde
é
que
há
de
ir
Pois
Têm
é
que
saber
procurar
as
coisas
Claro
Isso
é
um
dos
Acho
que
é
um
dos
grandes
problemas
do
ensino
/
do
ensino
especialmente
em
todas
as
disciplinas
desta
espécie
Aí
ah
chego
a
concordar
consigo
/
porque
eu
vejo
que
muita
gente
tem
muita
dificuldade
por
exemplo
/
em
em
coisas
tão
simples
como
esta
/
ah
ir
ao
sítio
certo
Por
exemplo
eu
dou
dois
textos
para
ler
/
setenta
por
cento
dos
informantes
/
olha
para
ele
e
não
lê
o
título
O
título
o
que
é
?
Normalmente
/
o
primeiro
ponto
e
o
grande
ponto
de
referência
que
reúne
toda
a
informação
que
vier
a
seguir
Sim
sim
Da
mesma
maneira
que
nós
temos
de
olhar
para
um
índice
antes
de
abrirmos
um
livro
/
noutra
parte
qualquer
para
poder
Para
nos
situarmos
pelo
menos
Para
saber
o
que
é
ou
ver
o
prefácio
para
ver
se
aquilo
é
antigo
se
é
moderno
se
é
a
primeira
edição
se
é
a
segunda
edição
/
não
é
?
Para
saber
/
se
o
autor
já
morreu
ou
se
ainda
não
morreu
ou
qualquer
coisa
mais
que
não
seja
isso
/
Sim
sim
sim
sim
sim
para
ter
uma
ideia
do
que
é
que
pode
encontrar
Não
vejo
como
é
que
as
pessoas
podem
compreender
as
coisas
/
mas
a
verdade
é
que
eu
vejo
isto
É
eu
eu
eu
vi
uma
tenho
lá
uma
colega
minha
pronto
/
ela
tirou
o
décimo
segundo
/
tinha
por
obrigação
de
saber
/
pronto
Não
estou
a
dizer
mal
mas
/
é
minha
colega
é
telefonista
da
casa
há
três
anos
/
uhuh
e
ela
pasta
/
nas
páginas
amarelas
Não
sabe
?
Ela
anda
a
pastar
Coitada
Eu
tou-lhe
farto
de
dizer
"
Epá
tu
andas
a
pastar
na
lista
"
hhh
Não
sabe
procurar
Procura
para
um
lado
depois
procura
para
outro
e
depois
não
é
aqui
E
é
telefonista
?
E
é
telefonista
Bem
porquê
?
Porque
ela
tem
a
listazinha
dela
/
Nota-se
e
na
listazinha
dela
ela
orienta-se
/
O
que
é
errado
mas
quando
sai
fora
dali
do
do
universo
dela
/
e
tem
que
ir
à
lista
à
lista
normal
/
ela
anda
a
pastar
pura
e
simplesmente
na
lista
/
porque
ela
não
sabe
o
alfabeto
Bem
que
estranho
e
por
exemplo
as
páginas
amarelas
/
É
parva
quer
dizer
ainda
é
preciso
mais
/
Eu
di
Até
tem
lá
os
títulos
/
mas
tem
lá
um
um
índice
a
dizer
que
ali
é
o
índice
e
pronto
e
tem
um
índice
de
títulos
e
não
sei
quantos
Ela
anda
a
pastar
nas
páginas
amarelas
hhh
Pronto
é
de
É
por
U
Uma
Uma
Uma
pessoa
que
foi
que
faz
isso
com
uma
lista
telefónica
/
ah
quer
dizer
se
e
se
fosse
para
uma
para
uma
carreira
de
E
é
analfabeta
?
de
direito
ou
uma
coisa
qualquer
como
é
que
se
safava
?
hhh
Não
é
que
/
eu
chego
à
conclusão
que
ela
empinou
tudo
aquilo
que
havia
para
empinar
É
claro
Empinou
chegou
ao
teste
fez
o
teste
/
despejou
pronto
acabou
Desempenhou
o
professor
passou
acabou-se
/
mas
é
eu
não
tenho
dúvida
de
que
muita
gente
aprende
/
assim
aprende
entre
aspas
assim
/
porque
/
debita
matéria
/
no
teste
ou
na
prova
oral
ou
no
que
quer
que
seja
/
mas
depois
não
não
se
lembra
de
mais
nada
/
ou
lê
"
Ah
/
já
ouvi
falar
desse
esse
era
aquele
que
era
assim
assim
assim
assim
assim
assim
?
"
Mas
/
não
é
capaz
de
dar
o
salto
para
ali
"
Ah
sim
ele
/
fazia
isto
que
também
se
relaciona
com
aquilo
que
...
"
Isso
aí
já
não
tem
importância
não
é
?
ah
Depois
/
também
eh
pelo
menos
em
Português
em
Português
então
está
muito
giro
/
uh
Português
ah
eu
vejo
por
mim
/
hhh
eu
não
tive
Português
este
ano
/
hhh
mas
ah
o
ano
passado
/
eh
aconteceu
isso
não
comigo
porque
eu
por
acaso
já
tinha
lido
/
mas
foi
só
por
acaso
Não
costuma
ler
muito
?
foi
só
por
acaso
Não
leio
pouco
/
uhuh
leio
muito
pouco
então
agora
não
tenho
mesmo
tempo
/
Claro
não
agora
...
Andei
com
uma
pancada
agora
há
pouco
tempo
/
ah
a
ler
com
/
A
ler
?
Com
o
quê
?
como
é
que
se
chama
o
indivíduo
?
Ai
agora
falhou-me
o
nome
É
o
que
tem
o
o
que
escreveu
o
Fernão
Capelo
Gaivota
/
uhuh
O
código
está-me
a
falhar
o
nome
mas
ele
tem
uma
série
de
obras
e
eu
fiquei
/
uhuh
hum
comecei
a
ler
aquilo
/
e
e
pronto
eu
li
alguns
quatro
ou
cinco
livros
dele
/
que
ele
tem
uma
série
de
livros
e
eu
li
assim
uns
quatro
ou
cinco
livros
uhuh
Entretanto
pensei
fazer
o
/
e
meti
na
cabeça
que
ia
este
ano
ia
sair
Vergílio
Ferreira
/
e
então
E
saiu
?
Não
E
então
devorei
duas
obras
dele
/
Ah
hhh
antes
do
exame
e
depois
cheguei
lá
e
e
espalhei-me
Saiu
outra
coisa
qualquer
espalhei-me
completamente
ah
/
Porque
pronto
eles
são
um
bocado
exigentes
eles
são
um
bocado
exigentes
é
sempre
chato
É
É
É
São
ah
E
depois
a
mim
falta-me
a
rodagem
dos
exames
Apesar
de
ter
feito
aquela
série
toda
que
foi
duro
/
Foi
mas
mas
dá
para
fazer
aquela
na
desportiva
Pronto
ah
se
fizer
fiz
se
não
fizesse
faço
amanhã
ou
faço
depois
Claro
Agora
quando
elas
começam
a
ver
que
a
gente
tem
aquela
oportunidade
/
e
não
tem
mais
oportunidade
nenhuma
se
não
só
para
o
ano
ou
só
para
mil
novecentos
e
e
não
sei
quê
/
Começa
a
ser
muito
mais
séria
não
é
?
a
pessoa
entra
no
exame
e
já
vai
/
eh
parece
que
não
mas
vai
nervosa
Claro
ah
E
então
eu
agora
quando
fui
tentar
fazer
o
/
bloqueei
uhuh
É
que
cheguei
a
uma
altura
em
que
eu
estava
a
ler
chinês
Não
compreendia
nada
do
que
estava
a
ler
Eu
não
compr
não
compreendia
absolutamente
nada
do
que
lá
estava
escrito
/
Aquilo
para
mim
era
chinês
completamente
Pois
Quando
comecei
a
perceber
qualquer
coisa
daquilo
que
lá
estava
/
Sim
sim
ah
estava
já
Já
era
tarde
Era
já
era
tarde
Pois
isso
às
vezes
acontece
/
ah
e
acontece
com
muito
boa
gente
Ainda
este
ano
tive
também
um
caso
de
uma
aluna
que
ah
com
essa
altura
dos
testes
/
ficava
completamente
alheia
/
ela
olhava
era
como
se
visse
tudo
aquilo
pela
primeira
vez
e
não
percebesse
/
o
que
o
que
se
lhe
estava
a
perguntar
ah
Isso
aconteceu
porque
ela
tinha
tido
/
um
problema
de
saúde
Enfim
justificava-se
que
fosse
assim
/
que
teve
a
amnésia
ainda
há
pouco
tempo
/
e
tem
recuperado
a
memória
/
Sim
sim
muito
bem
mas
/
em
alturas
de
maior
tensão
não
consegue
/
e
então
/
esquece-se
das
coisas
quer
dizer
não
está
lá
nada
/
hhh
É
como
se
tivesse
passado
assim
com
um
apagador
/
apagou
tudo
/
o
que
se
relacionava
com
/
sei
lá
memória
de
curto
prazo
ou
de
longo
prazo
ou
seja
o
que
for
Qualquer
uma
desaparecia
e
portanto
ela
ficava
/
uhuh
a
olhar
para
aquilo
como
se
/
fosse
uma
folha
em
branco
/
porque
não
não
conseguia
...
Eu
este
ano
aconteceu-me
isso
a
matemática
É
complicado
isso
Eu
co
aconteceu-me
de
tal
maneira
/
ah
que
foi
de
tal
maneira
que
eu
estava
a
ver
/
hum
/
não
me
recordo
como
era
se
era
uma
letra
elevada
a
um
expoente
/
se
era
um
/
uma
uma
uma
letra
elevada
com
um
número
não
é
?
Em
expoente
/
uhuh
e
um
e
N
/
qualquer
coisa
N
/
e
eu
não
sei
porquê
aquele
N
eu
li
aquilo
como
um
onze
hhh
Viu
lá
o
quê
?
Mas
mas
é
que
eu
É
um
N
é
parecido
com
eu
para
aquilo
era
onze
para
mim
eu
transcrevi
aquilo
para
a
minha
folha
de
ponto
/
Como
um
onze
?
como
um
onze
/
A
partir
daí
era
e
comecei
a
fazer
as
contas
como
sendo
/
um
número
elevado
<a
N>
a
a
qualquer
coisa
e
um
onze
A
onze
E
estava
a
meio
do
praticamente
do
do
exercício
/
e
há
uma
colega
minha
/
Quando
nota
que
tem
dificuldade
/
ah
visual
/
portanto
vê
muito
vê
pior
do
que
eu
/
uhuh
portanto
/
hhh
Mas
naquele
caso
viu
melhor
?
ah
/
não
é
que
ela
não
conseguia
ver
o
que
é
que
lá
estava
escrito
em
cima
/
porque
aquilo
estava
muito
pequenino
não
não
conseguia
ver
o
que
é
que
estava
escrito
em
cima
/
então
chamou
um
um
dos
júris
da
da
prova
/
Da
prova
perguntou
o
que
era
e
perguntou
"
Não
se
importa
lê-me
o
que
está
aqui
?
Porque
eu
não
consigo
ler
"
Exato
E
o
professor
em
voz
alta
diz
"
Não
sei
quanto
não
sei
que
mais
elevado
a
não
sei
quantos
e
a
N
"
Elevado
a
N
Eu
digo
assim
"
A
N
?
Mas
até
está
a
fazer
outra
prova
?
Não
é
a
minha
"
hhh
Depois
foi
ver
hhh
Ponho-me
a
olhar
para
aquilo
é
que
fui
ver
elevado
a
N
hhh
Por
acaso
ah
pronto
foi
logo
no
início
do
teste
Acontece
Era
logo
a
primeira
pergunta
salvo
erro
Vá
lá
vá
lá
Porque
senão
passava
ali
assim
o
tempo
a
a
resolver
aquilo
Ali
então
era
daqueles
que
era
da
ah
era
daquele
um
daqueles
exercícios
que
demorava
um
bocadinho
Era
?
Aquilo
ia
alterar
as
ah
as
coisas
todas
enquanto
que
por
exemplo
/
Claro
mas
hum
sei
lá
/
é
muito
ma
em
Português
não
sei
se
será
possível
não
é
?
uhuh
Mas
em
Matemática
/
portanto
e
eu
se
fosse
professor
/
cotava
/
Alguma
coisa
alguma
coisa
pelo
facto
/
dele
agarr
do
aluno
agarrar
no
enunciado
/
diferente
/
e
resolver
resolver
aquilo
tudo
por
ali
abaixo
estava
tudo
correto
/
partindo
de
um
resultado
diferente
de
um
de
um
de
um
de
um
de
um
De
um
pressuposto
diferente
de
um
de
um
pressuposto
diferente
portanto
está
tudo
correto
É
lógico
que
não
iria
levar
a
cotação
normal
/
mas
levaria
a
cota
levaria
uma
cotação
/
Alguma
coisa
porque
os
o
processo
está
está
está
está
Conta
é
pouco
ah
Esse
/
problema
mantém-se
em
todas
as
áreas
/
há
sempre
um
aluno
que
interpreta
mal
uma
pergunta
e
responde
outra
coisa
/
que
pode
até
eventualmente
estar
correta
e
todo
o
raciocínio
estar
correto
/
mas
não
é
aquilo
que
se
lhe
perguntou
Exato
exato
exato
É
uma
maçada
porque
sobretudo
quando
se
trata
de
uma
área
/
de
letras
é
suposto
que
as
pessoas
percebem
o
que
é
que
se
lhes
pergunta
/
porque
se
resp
se
não
percebem
/
é
é
é
complicado
não
é
?
Uma
pessoa
tem
de
dizer
que
não
compreendem
/
Pois
Pois
Pois
Pois
de
alguma
maneira
e
há
muitos
professores
que
cortam
linearmente
/
não
não
admitem
ah
/
Sim
Sim
Sim
Às
vezes
é
é
penoso
porque
se
vê
que
o
aluno
até
sabe
umas
coisas
/
mas
depois
consegue
Pois
mas
é
quando
é
o
próprio
professor
/
e
que
se
conhece
o
aluno
e
sabe
que
o
aluno
sabe
/
E
conhece
eh
e
pronto
/
fica
na
dúvida
/
até
dá
dá-lhe
o
dá-lhe
o
dá-lhe
o
benefício
da
dúvida
agora
não
conhece
corta
Pois
agora
se
não
conhecer
...
Claro
Está
mal
Eu
por
acaso
tudo
bem
que
está
mal
e
é
hhh
se
está
mal
está
mal
ah
e
contra
isso
não
há
não
há
não
há
não
há
discussões
nenhumas
Não
há
argumentos
Eu
não
...
Está
mal
Está
mal
Pois
ah
eu
acho
que
é
assim
A
não
ser
que
A
não
ser
que
as
pessoas
façam
para
lá
alguma
martelada
como
eu
costumo
dizer
/
Façam
alguma
em
contabilidade
dá-se
marteladas
chega-se
aqui
dois
e
três
/
hhh
cinco
epá
mas
convém-me
um
seis
traz
hhh
seis
Cinco
seis
hhh
hhh
ah
É
arredonda-se
hhh
hhh
ah
Quando
corrigi
provas
/
nacionais
daquelas
provas
/
aquelas
específicas
acho
que
era
aquelas
específicas
/
Sim
Sim
Sim
Sim
ah
tinha
muita
dificuldade
/
às
vezes
via-me
perante
casos
desses
mas
o
que
é
que
eu
ia
fazer
?
Aquilo
era
um
autêntico
disparate
face
à
pergunta
/
não
tinha
sentido
não
não
batia
a
bota
com
a
perdigota
como
se
diz
/
e
portanto
tinha
que
cortar
De
resto
havia
normas
ah
para
serem
seguidas
/
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
e
as
normas
têm
mesmo
se
não
responder
à
pergunta
ou
se
/
ah
ou
responder
erradamente
obviamente
que
deve
ser
cotado
com
zero
ah
Já
agora
posso-lhe
fazer
uma
pergunta
?
Se
faz
favor
É
assim
ah
/
na
eventualidade
/
de
/
uh
eu
não
conseguir
entrar
/
uhuh
para
o
oficial
/
Sim
que
é
aquilo
que
eu
quero
/
ah
na
área
da
contabilidade
ou
extração
de
empresas
ou
gestão
/
uhuh
e
não
sei
quê
ah
/
que
tenha
conhecimento
quais
são
as
universidades
mais
cotadas
Olhe
ah
há
uma
senhora
que
eu
conheço
e
/
que
andou
em
duas
e
mudou
para
a
segunda
/
porque
achou
que
ele
era
melhor
e
eu
gostava
agora
de
lhe
dar
o
nome
correto
/
mas
acho
que
não
o
tenho
presente
Sei
que
era
aqui
/
que
tinha
instalações
aqui
no
Campo
Grande
e
na
Amadora
/
não
não
sei
Campo
Grande
?
Aqui
no
Campo
Grande
a
única
coisa
que
eu
conheço
é
a
Lusófona
Calculo
eu
Não
sei
se
é
a
Lusófona
se
não
é
Mas
eu
ouvi
dizer
tão
mal
da
Lusófona
...
Pois
Eu
não
sei
ela
estava
ah
ela
começou
no
INT
suponho
eu
Sabe
onde
é
?
Pronto
Sim
eh
o
nome
não
me
é
estranho
Instituto
de
novas
profissões
suponho
que
foi
aí
que
ela
começou
/
Das
novas
profissões
pois
o
INT
e
depois
mudou
para
essa
outra
/
se
calhar
não
é
a
Lusófona
não
sei
/
Pois
aqui
no
Campo
Grande
só
estou
a
ver
a
só
estou
a
ver
o
Campo
mas
posso
ver
isso
eu
posso
perguntar
É
?
Não
?
ah
Pronto
eh
estou
a
dizer
Campo
Grande
eu
estou
a
dizer
Campo
Grande
/
Não
posso
perguntar
não
faz
mal
Algures
por
aqui
ah
Não
é
que
é
que
eu
sei
porque
a
minha
a
minha
namorada
está
na
Lusófona
/
Onde
é
?
Sim
a
tirar
Sociologia
Sim
ah
Sociologia
?
Não
Psicologia
E
ela
diz
muito
bem
ah
Ela
fez
ah
/
tirou
em
contabilidade
também
e
resolveu
tirar
o
curso
de
contabilidade
e
não
sei
o
quê
que
havia
lá
no
INT
/
e
depois
viu
que
podia
com
mais
vantagem
fazer
o
outro
/
que
lhe
dava
outras
possibilidades
/
e
fez
e
está
contente
Terminou
e
está
a
fazer
o
trabalho
/
na
área
da
contabilidade
/
ah
particularmente
/
entre
portanto
em
nome
individual
e
está
muito
satisfeita
Ela
Eu
queria
Eu
aqui
eu
queria
entrar
era
para
o
ISCAL
Pois
Pronto
era
para
aí
que
eu
queria
entrar
/
só
que
não
sei
se
vou
ter
possibilidades
ah
Não
sei
dependerá
das
notas
?
Depende
das
notas
que
ainda
não
saíram
portanto
eu
vou
ficar
a
aguardar
/
Qual
é
a
percentagem
de
em
que
contam
os
exames
?
mas
depois
há
um
ah
Da
específica
conta
cinquenta
por
cento
/
É
muito
cinquenta
por
cento
cinquenta
por
cento
elá
que
é
muito
violento
é
muito
violento
Quer
dizer
uma
pessoa
anda
durante
um
ano
/
E
faz
metade
do
ano
faz
de
conta
ah
a
trabalhar
e
epá
e
e
/
a
pessoa
pode
chegar
a
uma
prova
e
pode
bloquear
Claro
A
pessoa
pode
ter
um
problema
qualquer
um
problema
emocional
uma
coisa
qualquer
/
e
arrisca
em
hora
e
meia
ou
em
duas
horas
vá
lá
com
com
a
com
a
...
Em
duas
horas
horas
arrisca
um
inteiro
Têm
um
bocadinho
É
verdade
É
verdade
ah
Eu
por
isso
nunca
gostei
do
do
sistema
de
exames
Felizmente
aqui
temos
avaliação
co
contínua
vamos
lá
ver
por
quanto
mais
tempo
espero
que
muito
/
mas
ah
olhe
Pois
o
o
décimo
segundo
ano
neste
momento
em
ensino
também
é
avaliação
contínua
/
Pois
sim
sim
faz
parte
da
avaliação
contínua
/
só
que
chega-se
ao
final
do
ano
e
leva-se
com
as
específicas
mas
nós
só
temos
avaliação
contínua
/
não
fazemos
frequências
nem
eh
exames
Ah
não
fazem
frequências
?
Nós
fazemos
testes
e
trabalhos
ou
melhor
tu
fazes
testes
e
trabalhos
e
chegas
ao
final
do
ano
o
professor
avalia
/
em
função
da
participação
de
Sim
Sim
Sim
de
tudo
o
resto
Aqui
Aqui
na
Faculdade
de
Letras
é
quê
?
Está
mais
mais
virado
para
o
Ensino
?
hum
Tem
Ensino
e
Investigação
é
como
é
lógico
/
portanto
temos
ah
cursos
por
exemplo
como
o
curso
de
Linguística
/
que
até
muito
recentemente
nem
sequer
dava
acesso
à
via
de
Ensino
Parece
que
agora
é
que
vão
começar
a
poder
fazer
estágio
/
como
os
outros
das
licenciaturas
eh
em
/
Línguas
e
Literaturas
Modernas
ou
Clássicas
/
e
História
Geografia
/
e
Filosofia
/
podem
É
Investigação
e
eh
Ensino
também
/
porque
o
Ensino
faz
falta
por
um
lado
/
Pois
Pois
e
por
outro
lado
também
faz
falta
a
Investigação
/
e
esta
esta
instituição
ainda
é
das
de
mais
prestígio
/
Eu
tenho
Eu
Eu
nessas
áreas
Eu
Eu
Eu
sou
Eu
no
aspeto
da
Filosofia
/
isto
não
desprestigiando
ninguém
Sim
Não
com
certeza
No
aspeto
da
Filosofia
/
ah
aliás
eu
já
o
conhecia
do
ano
passado
/
pronto
/
hum
o
professor
de
Filosofia
do
ano
passado
que
é
o
mesmo
deste
ano
/
ah
de
Março
a
Junho
conseguiu-me
dar
a
matéria
toda
/
do
décimo
e
décimo
primeiro
Ena
E
agora
fez-me
mais
/
num
mês
/
deu-me
os
filósofos
todos
/
Mas
como
é
que
ele
fez
isso
?
do
ano
Como
é
que
ele
fez
?
O
que
é
que
andou
a
fazer
durante
o
resto
do
ano
?
Eu
não
dei
Filosofia
eu
estava
na
área
de
Ciências
Ah
Eu
só
tinha
Geografia
História
e
Matemática
/
uhuh
e
agora
como
quis
alargar
o
o
leque
/
e
pronto
e
eu
não
não
podia
dizer
em
Filosofia
e
não
ter
andado
/
Claro
não
é
?
E
então
a
única
hipótese
é
propor-me
a
exame
/
Então
foi
lá
proponho-me
a
exame
se
tiver
nota
positiva
é-me
averbado
/
o
como
cem
por
cento
para
a
cadeira
/
do
décimo
segundo
e
os
cinquenta
por
cento
vão
continua
vão
vão
e
vão
contar
cem
por
cento
também
para
para
o
acesso
ao
Ensino
Superior
/
uhuh
porque
aqui
já
não
há
cinquenta
por
cento
porque
não
existe
os
outros
do
outro
lado
não
é
?
Claro
ah
E
então
eu
em
/
dois
meses
ele
deu-me
a
matéria
toda
toda
Isso
é
E
eu
fui
fazer
exame
E
eu
fui
fazer
o
exame
e
estava
à
vontade
/
eu
sabia
/
Pois
eu
o
primeiro
tema
então
assim
que
agarrei
no
livro
assim
que
agarrei
no
no
no
no
coiso
o
primeiro
tema
do
sobre
sobre
Percebeu
hum
/
Kant
/
e
eu
olhei
para
aquilo
e
estava
a
ver
as
respostas
já
à
minha
frente
/
aquilo
foi
começar
a
escrever
só
que
pronto
era
muito
trabalhoso
/
Claro
que
era
ah
mas
mas
fazia-se
fazia-se
facilmente
/
Mas
fez
Pois
é
é
/
só
que
é
pronto
só
que
lá
está
nem
todos
poderão
ter
o
à
vontade
que
você
hoje
tem
para
ah
ler
ah
Mas
eu
Mas
ele
é
Mas
eu
ou
compreender
as
ideias
de
Kant
de
repente
/
Mas
ele
é
num
mês
Mas
ele
é
Mas
ele
é
excecional
Ele
era
professor
professor
de
já
não
sei
o
quê
/
uhuh
eu
acho
que
gostava
Talvez
Portanto
e
então
é
um
indivíduo
é
é
um
indivíduo
É
assim
isto
é
o
gosto
de
professores
graças
a
Deus
eu
não
sou
nada
miserabilista
/
e
detesto
que
digam
que
temos
muito
maus
professores
e
que
os
professores
são
isto
e
que
são
cábulas
e
que
não
sei
que
mais
Não
eu
estou
convencido
de
que
o
grande
problema
o
grande
problema
neste
momento
Há
maus
professores
claro
cábulas
mas
também
há
problemas
desses
em
todas
as
profissões
o
grande
problema
neste
momento
é
que
eu
parece-me
/
que
o
Ensino
também
está
como
está
/
porque
também
desacreditaram
os
professores
/
Ah
isso
é
verdade
portanto
é
por
isso
e
eles
chegam
a
uma
altura
/
alguns
eh
então
não
não
faz
sentido
nenhum
que
um
aluno
até
ao
nono
ano
/
Claro
se
custe
custe
menos
ao
professor
passá-lo
do
que
reprová-lo
/
porque
se
reprovar
tem
que
fazer
relatórios
tem
que
não
sei
quê
<porque
é
que
rep>
porque
é
que
re
reprovou
e
porque
não
sei
quê
/
Exatamente
Exato
Exato
e
pedir
autorização
aos
pais
para
o
reprovar
/
de
maneira
que
isto
não
cabe
na
cabeça
de
ninguém
não
é
?
É
desautorizar
completamente
a
o
professor
Pronto
Pronto
Aqui
logo
parto
parto
deste
princípio
de
que
isto
está
tudo
mal
/
Claro
logo
pelas
bases
está
mal
/
por
exemplo
<o
prof>
o
aluno
só
não
passa
/
das
duas
três
ou
se
chumbar
por
faltas
ou
se
der
um
tiro
no
professor
/
É
só
de
resto
passa
sempre
Pois
Pois
Não
pode
ser
depois
chega
a
a
partir
do
nono
ano
deixa
de
ser
o
aluno
prot
o
aluno
protegido
/
começa
a
levar
com
com
Comportamento
próprio
tem
que
ser
e
depois
não
passa
e
depois
chumba
e
depois
há
insucesso
escolar
há
isto
há
aquilo
/
mas
nós
queremos
é
dizer
lá
para
fora
que
os
nossos
meninos
todos
eles
têm
o
nono
ano
/
Pois
têm
têm
todos
o
nono
ano
mas
depois
saem
da
primária
e
não
sabem
fazer
contas
/
é
muito
fácil
e
depois
o
que
parece
também
nas
assim
/
Exatamente
ah
não
sabem
fazer
contas
não
sabem
somar
quer
dizer
/
por
exemplo
é
elementar
ah
/
Sim
Sim
Sim
antes
as
crianças
saíam
da
escola
a
saber
ler
escrever
e
contar
Hoje
em
dia
eu
continuo
a
perguntar
aos
professores
do
do
da
primária
/
o
que
é
que
consideram
que
é
eh
/
o
que
se
o
nível
que
as
pessoas
saibam
para
sair
do
se
do
do
da
primária
/
do
básico
mas
pronto
ah
e
todos
me
dizem
que
é
o
mesmo
Mas
é
o
mesmo
como
se
as
criaturas
saem
de
lá
sem
saber
?
Pois
não
sei
Não
sabem
Não
sabem
É
isso
que
me
faz
confusão
e
uma
confusão
diabólica
faz-me
uma
confusão
diabólica
/
Enfim
por
exemplo
a
minha
filha
ainda
ainda
a
a
semana
passada
/
porque
é
assim
eu
também
não
posso
entrar
assim
muito
muito
coiso
com
ela
porque
pronto
ela
não
está
comigo
e
às
tantas
começa-se
a
virar
contra
mim
Há
Há
quanto
tempo
é
que
ela
não
está
consigo
?
Há
vai
fazer
dois
anos
Pois
é
complicado
Como
é
que
ela
tem
gerido
a
situação
?
ah
/
Com
dificuldade
?
Com
uma
certa
dificuldade
mas
pronto
Mas
consegue
ter
encontros
regulares
com
ela
?
Sim
eu
encontro-me
com
ela
normalmente
de
quinze
em
quinze
dias
/
vou
ter
com
ela
estou
um
bocado
com
ela
/
uhuh
depois
lá
pelo
meio
da
semana
lá
vou
vou
ter
com
ela
ao
colégio
/
e
estou
um
bocadinho
com
ela
mas
/
pronto
enquanto
não
for
definido
pelo
tribunal
/
não
não
posso
dizer
"
Olha
vais
passar
o
fim
de
semana
comigo
"
Não
posso
porque
a
mãe
não
deixa
É
tem
de
confirmar
A
situação
quando
entra
em
rotura
total
/
ah
Pois
ah
prejudica
muito
/
Prejudica
quem
sofre
é
ela
acima
de
tudo
quem
sofre
é
ela
a
a
criança
ah
Mas
/
ela
não
faz
contas
de
dividir
Não
?
Não
ela
faz
o
inverso
/
inverte
a
posição
e
faz
contas
de
multiplicar
para
chegar
ao
que
para
atingir
o
resultado
Eu
digo
assim
"
Epá
mas
como
é
que
é
possível
?
"
E
depois
por
exemplo
/
ah
/
agora
já
começa
a
fazer
/
por
exemplo
sei
lá
oito
vezes
quatro
/
Assim
oito
vezes
quatro
ela
começa
oito
vezes
quatro
oito
vezes
quatro
/
quatro
Começa
a
somar
se
calhar
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