DI_69LM34A
Sem título
ID | 69 |
Participant | F. Silva |
Gender | Masculino |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
Oque que achou disto tudo ?
Para
além
de
massador
já
sei
com
certeza
Não
um
bocado
massador
mas
eh
não
quer
dizer
como
não
estou
dentro
/
não
sei
o
/
o
que
se
pretende
é
é
difícil
Hum
hum
Ah
não
é
/
portanto
é
um
assunto
que
/
como
eu
lhe
digo
assim
nas
nas
ciências
sociais
elas
cruzam-se
todas
umas
com
as
outras
isto
é
uma
ideia
que
eu
tento
dar
aos
meus
alunos
Hum
É
que
economia
Eles
percebem
bem
?
econo[///] percebem economia política está tudo ligado
Hum
hum
estes
fenómenos
são
sempre
globais
Por
exemplo
a
a
imigração
que
tem
motivos
históricos
economómicos
políticos
depois
/
altera
a
própria
estrutura
/
da
língua
não
é
?
Sim
sim
e
acho
que
basta
ver
e
portanto
tudo
tem
relação
não
é
e
Tudo
tem
relação
não
é
?
Tudo
tem
relação
com
tudo
/
portanto
não
há
/
por
isso
é
que
eu
sou
um
bocado
contra
as
especializações
e
e
tento
saber
um
bocadinho
de
cada
coisa
e
estudar
um
bocadinho
de
tudo
para
ter
assim
uma
ideia
Eachaque que os alunos de hoje em dia têm eh /
normalmente
o
interesse
por
fazer
justamente
essa
inter-ligação
entre
as
coisas
ou
justamente
Eles
o
interesse
têm
só
que
o
sistema
está
péssimo
e
portanto
/
ah
/
o
sistema
digamos
que
não
prepara
ah
os
alunos
para
intervirem
no
mundo
e
Para
isso
modificá-lo
e
compreenderem
mas
digamos
que
treina-os
como
Pronto
é
um
ensino
de
treino
/
ser
muito
bom
numa
coisa
treinar
capacidades
e
/
portanto
nesse
aspeto
eu
sou
um
bocado
um
Dom
Quixote
no
no
ensino
mas
eh
pronto
/
Devem
só
mudar
aquela
Hum
hum
mas
eu
seria
incapaz
de
fazer
uma
coisa
em
que
não
acreditasse
Natural
Prefiro
fazer
mal
/
/
ah
fazer
mal
mas
acreditar
do
que
/
a
ter
portanto
eu
sou
muito
contra
o
Fazerem
agora
os
e
Sim
eu
sou
muito
a
favor
digamos
/
de
um
ensino
que
dê
uma
perspetiva
global
das
coisas
ah
/
porque
eu
penso
que
a
pessoa
aprende
é
depois
do
sistema
de
ensino
O
ensino
tem
que
dar
Graças
a
Deus
vou
sozinha
hhh
Pois
A
pessoa
aprende
é
depois
do
sistema
de
ensino
não
é
?
Claro
E
o
sistema
de
ensino
tem
é
que
dar
as
bases
tem
que
dar
as
gavetas
/
para
a
pessoa
arrumar
os
conhecimentos
não
é
?
porque
depois
é
que
ela
vai
aprender
Hum
hum
Portanto
o
sistema
de
ensino
tem
de
vocacionar
para
aprender
motivar
e
/
dar
ah
no
fundo
esquemas
/
compreensão
do
mundo
/
mas
que
são
flexíveis
porque
/
se
nós
virmos
eh
toda
a
realidade
e
todos
os
esquemas
/
ah
de
explicação
do
mundo
nestes
último
cinquenta
anos
falharam
/
e
portanto
a
pessoa
tem
é
que
ser
flexível
tem
que
ser
aberta
/
Isso
é
verdade
e
tem
que
compreender
que
a
humanidade
está
numa
etapa
/
ainda
muito
incipiente
Hum
hum
no
que
respeita
à
compreensão
das
coisas
o
Homem
sabe
muito
pouco
ainda
portanto
/
praticamente
/
/
ah
ciências
como
a
medicina
que
não
foram
se
quer
uma
gripe
e
outras
coisas
do
género
Portanto
eu
penso
que
o
grande
erro
é
/
<a
rigidez>
a
rigidez
e
/
e
penso
que
as
pessoas
que
fazem
os
programas
e
que
no
fundo
são
elas
que
determinam
o
sistema
de
ensino
/
não
têm
em
conta
estes
aspetos
/
quanto
a
mim
são
básicos
os
alunos
passam
demasiado
tempo
nas
aulas
/
chegam
a
ter
oito
horas
de
aulas
por
dia
aborrecem-se
não
aprendem
criam
um
/
ummau criam aversão criam uma má relação com o professor /
/
e
pronto
e
eu
penso
que
se
aprende
bem
a
fazer
/
Hum
hum
os
alunos
aprendem
bem
a
fazer
/
Sim
e
o
sistema
de
ensino
digamos
que
não
contempla
Mesmo
que
Mesmo
que
seja
somente
uma
pesquisa
própria
?
Ah
sim
eles
interessam-se
imenso
eles
eh
/quando/ eles é assim ah eles tiverem que fazer esforço
eles
para
compreender
um
conceito
esse
conceito
/
Fica
ah
fica
Aliás
eh
este
ano
no
fim
do
ano
eu
tive
uma
turma
/
assim
de
dia
que
já
não
tinha
há
dez
anos
Praticamente
estou
a
ensinar
à
noite
há
há
oito
ou
nove
anos
tive
uma
turma
de
dia
Dei-me
um
bocado
mal
com
eles
porque
hoje
em
dia
/
/
ah
está
tudo
mudado
/
portanto
ah
/
a
relação
digamos
que
não
foi
fácil
mas
houve
uma
altura
que
eu
lhes
disse
uma
coisa
eujá eu tinha-me esquecido eles agora no fim do ano até me vieram pedir para eu ficar com eles para o próximo ano /
eu
disse-lhes
precisamente
/
que
/
eu
só
queria
que
eles
aprendessem
um
conceito
em
cada
aula
portanto
Porque
que
eles
tinham
sem
com
sem
aulas
comigo
e
portanto
aprendiam
cem
coisas
Já
não
era
mau
hhh
Ah
como
eles
têm
oito
ou
nove
disciplinas
aprendiam
mil
coisas
por
ano
/
portanto
ao
fim
de
vinte
anos
/
o
sistema
de
ensino
tinham
sabido
vinte
mil
coisas
com
essas
vinte
mil
/
poderiamaprendermaisquarentamilpela pela vida e portanto a ideia é essa penso que /
o
secundário
está
todo
errado
porque
/
dá-se
demasiados
conteúdos
Eportanto/ahnão não se explica os porquês eh /
eprontoepensomesmoquehácoisas há matérias que só
deveriam
ser
dadas
no
ensino
superior
Hum
hum
e
que
estão
a
ser
dadas
no
secundário
/
e
claro
aquilo
depois
esquece-se
e
O
pior
é
que
justamente
por
não
ter
sido
devidamente
assimilado
porque
não
pôde
ser
porque
eles
não
tiveram
Não
pode
Claro
Nem nem idade nem têm a capacidade de raciocínio abstrato
Ah
Quando
eles
chegam
à
universidade
e
se
volta
a
falar
naquilo
eles
"
Mas
agora
venho
outra
vez
ouvir
falar
daquilo
"
Claro
"
Já
não
tenho
paciência
"
Já
não
têm
Eles
não
percebem
a
ligação
Claro
Pois
este
insucesso
é
geral
aliás
eu
ontem
achei
muita
graça
porque
vim
ci
quer
dizer
não
achei
graça
nenhuma
/
vimdeumaestaçãode/ estavam a dar uma notícia de ciclismo /
com
esse
Sim
estava
escrito
Portanto
no
fundo
estava
escrito
/
Eu
até
pensei
que
aquilo
tinha
sido
uma
corrida
organizada
pela
SIC
Aí
tinha
gra
não
aí
até
tinha
graça
Pois
hhh
sim
Aí
até
tinha
graça
porque
pronto
ciclismo
/
mas
não
era
o
que
é
grave
é
que
não
era
mas
o
que
é
grave
é
que
a
SIC
não
teve
participação
nenhuma
portanto
Agora
não
se
faz
favor
Guardar XML • Obter texto
• Representação da onda sonora • Representação em frases