DI_81BM23b
Sem título
ID | 81 |
Participant | C. |
Gender | Masculino |
Opções de representação
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O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
está
bem
e
então
eh
e
férias
?
como
é
que
é
?
férias
eh
quer
dizer
isto
uma
pessoa
férias
[
/
/
/
]
agora
quase
não
tem
estou
casado
estou
casado
não
não
posso
decidir
sozinho
pois
é
hhh
o
que
é
que
a
sua
esposa
faz
?
ela
trabalha
numa
numa
escola
profissional
como
escriturária
não
é
?
empregada
de
escritório
eh
e
de
maneira
que
nem
sempre
tem
tem
férias
coincidentes
?
ou
?
temos
porque
eu
tenho
normalmente
eu
sim
são
sempre
coincidentes
se
ou
ela
arranja
as
férias
de
acordo
com
as
minhas
ou
eu
de
acordo
com
as
delas
hhh
mas
normalmente
uma
pessoa
vai
sei
lá
até
à
praia
e
tal
/
mas
uma
semaninha
gosto
de
sempre
pelo
menos
de
uma
semana
sair
ir
até
o
até
ao
Algarve
o
/
é
?
portanto
gosto
gosto
acho
que
eh
que
faz
falta
pelo
menos
uma
semana
uma
pessoa
/
para
quebrar
o
ritmo
dá
um
passeio
é
hhh
depois
os
outros
dias
de
férias
uma
pessoa
vai
aqui
e
acolá
vai
andando
por
aqui
aí
vai
um
dia
até
a
praia
aqui
perto
vai
ate
fazer
outra
visita
ate
qualquer
lado
fica
em
casa
ou
vai
passear
descansa
um
bocado
...
descon
é
descansa
um
bocadinho
eh
mas
as
vezes
nem
isso
é
possível
as
vezes
ja
tem
acontecido
em
anos
que
pronto
uma
pessoa
anda
por
aí
e
não
vai
a
lado
nenhum
hmm
hmm
por
exemplo
ou
porque
nasceu
a
crian
as
crianças
e
eles
são
muito
pequenas
tem
eh
tem
só
este
filho
?
ou
tem
mais
?
tenho
tenho
uma
rapariga
com
quinze
meses
que
dá
bem
que
fazer
hhh
ai
é
?
então
e
chorona
?
é
é
ele
era
desde
desde
que
nasceu
ela
desde
que
nasceu
só
duas
noites
é
que
ela
ainda
dormiu
completo
meus
deus
mas
coitada
hhh
é
verdade
é
verdade
então
como
é
e
depois
só
quer
só
quer
comer
e
tal
...
é
assim
que
comilona
é
então
?
é
verdade
isto
com
quinze
meses
ainda
só
duas
noites
inteiras
a
dormir
?
e
depois
co
depois
e
depois
é
e
depois
não
e
a
última
ador
é
a
última
adormecer
e
é
a
primeira
acordar
e
não
dorme
ui
meu
deus
hhh
de
dia
hhh
essa
saiu
hhh
e
depois
é
é
é
verdade
é
verdade
e
se
uma
pessoa
se
distrai
está
logo
a
fazer
travessuras
o
rapaz
não
é
mais
calmo
o
rapaz
esse
é
muito
pacato
hmm
hmm
não
mexe
em
nada
não
tem
problema
nenhum
e
ela
tira
tudo
ela
é
hhh
mas
é
muito
reguila
ela
hhh
hmm
hmm
percebe
tudo
e
é
be
bem
mandada
já
apesar
de
tudo
"
vai
ali
vai
ali
"
ela
vai
faz
tudo
só
que
tem
aquele
dom
de
não
querer
hhh
dormir
hhh
dom
entre
aspas
é
terrível
e
já
começa
a
querer
expressar-se
?
alguma
coisa
alguma
coisa
papá
já
está
já
diz
mais
ou
menos
isso
já
está
assim
pelo
menos
uma
coisa
parecida
hmm
hmm
eh
depois
é
aqueles
grunhidozinhos
"
"
/
e
vogais
e
tal
...
enfim
é
mas
o
pe
eu
sei
que
o
pediatra
da
última
vez
que
lá
fui
ficou
ficou
muito
admirado
com
o
desenvolvimento
vocal
dela
disse
que
ele
estava
estava
muito
estava
muito
desenvolvida
quando
quando
são
assim
muito
espevitadas
e
dormem
muito
pouco
costumam
começar
a
falar
cedo
é
verdade
e
também
outra
ela
mesmo
é
pesada
como
come
muito
é
pesada
e
começou
andar
aos
dez
meses
hhh
quer
dizer
ela
já
é
verdade
geniquenta
é
verdade
ah
o
senhor
vive
aqui
em
Braga
mesmo
?
eu
moro
hmm
hmm
aqui
em
Braga
e
e
ela
com
é
que
fica
a
ra
ela
ela
fica
com
a
ama
que
é
a
vizinha
do
lado
ai
é
?
é
a
vizinha
do
lado
por
acaso
tenho
acho
que
tivemos
sorte
sim
sim
mas
é
só
ela
como
criança
não
tem
mais
tem
mais
algumas
talvez
para
aí
umas
quatro
ou
cinco
talvez
parece-lhe
melhor
esse
sistema
então
do
que
eventualmente
o
infantário
?
não
porque
por
exemplo
para
o
ano
para
o
ano
quer
dizer
enquanto
que
eles
são
pequenos
enquanto
que
eles
são
pequenos
quer
dizer
perto
o
facto
de
ser
perto
também
foi
uma
coisa
que
que
contribuiu
tanto
que
é
agora
nós
vamos
mudar
de
casa
e
ela
vai
ficar
longe
já
estou
a
pensar
pô-la
cá
em
santo
adrião
até
já
fiz
a
a
ficha
para
a
pôr
aqui
no
infantário
a
partir
de
por
exemplo
penso
eu
que
apartir
por
exemplo
de
um
ano
ou
dois
é
necessário
também
um
bocadinho
mais
de
convivência
puxar
quer
dizer
puxarem
pelas
pessoas
com
com
alguma
sabedoria
exato
quer
dizer
não
pode
ser
quer
dizer
isto
também
é
as
crianças
precisam
também
de
ser
estimuladas
não
é
simplesmente
exacto
ié
/
para
trás
delas
é
pronto
penso
que
já
com
o
rapaz
foi
a
mesma
coisa
foi
ela
que
ficou
e
ao
fim
de
algum
tempo
embora
aí
ele
ele
esteve
algum
tempo
na
minha
mãe
ainda
hmm
hmm
até
fazer
três
anos
praticamente
e
só
agora
é
que
veio
para
aqui
ai
é
?
é
ele
está
com
cinco
?
vai
fazer
vai
fazer
cinco
agora
em
Abril
hmm
hmm
vai
fazer
cinco
pois
vai
fazer
cinco
é
assim
mais
ou
menos
está
bem
olhe
nós
já
conversamos
aqui
um
bocadinho
creio
que
já
será
suficiente
aqui
para
o
efeito
das
hmm
hmm
sim
sim
minhas
entrevistas
e
portanto
agradeço-lhe
a
colaboração
e
hmm
hmm
isto
depois
isto
depois
em
termos
de
de
resultados
isto
vai
vai
vai
ser
publicitado
hhh
quem
me
dera
vai
ser
hhh
ah
/
eh
é
assim
não
é
que
pronto
eh
para
já
pronto
já
tem
algumas
algumas
eh
/
já
fez
alguma
análise
certamente
sobre
aah
/
isto
não
?
tenho
ou
não
?
ideias
eh
tenho
muita
recolha
/
mas
ainda
tenho
tratamento
dos
dados
ainda
não
tem
porque
hmm
hmm
uma
pessoa
tem
tem
que
uma
pessoa
tem
que
digamos
encarar
isto
de
forma
eh
sem
preconceitos
não
é
?
é
não
pode
não
pode
exatamente
vir
com
ideias
formadas
não
não
não
por
que
se
não
...
eu
tenho
algumas
ideias
mas
não
posso
dizer
que
elas
são
as
ideias
que
vão
vingar
porque
na
realidade
o
material
pode
vir
a
exato
a
contra
a
contradizer
tudo
isso
tudo
aquilo
que
eu
tinha
previsto
hmm
hmm
e
às
vezes
até
naquilo
que
a
gente
menos
espera
aquilo
que
nós
às
vezes
que
é
uma
carateritris
uma
característica
mais
eh
segura
do
falar
de
de
determinada
região
/
quando
vamos
observar
os
dados
verificamos
que
embora
possa
aparecer
não
é
nada
significativo
dentro
do
contexto
se
calhar
pois
pois
existe
uma
outra
característica
é
mas
isto
quer
dizer
mais
relevante
também
é
um
bocado
é
um
bocado
difícil
uma
pessoa
também
está
a
ler
estar
a
ler
as
coisas
quer
dizer
é
muito
diferente
de
uma
pessoa
estar
completamente
desinibido
eh
eh
num
café
a
falar
com
uns
amigos
claro
e
eh
/
então
aí
saem
não
é
?
claro
agora
ah
/
aqui
também
hhh
há
uma
certa
preocupação
das
pessoas
adequarem
...
ade
exato
sabe
que
ah
a
estruturação
de
um
é
sempre
complicado
ah
eu
podia
ter
alternativamente
pedido
às
pessoas
que
falassem
entre
si
eh
entre
amigos
exato
conversar
mas
isso
eh
não
me
permitia
fazer
nenhuma
nenhum
controle
daquilo
que
surgisse
isto
é
eu
não
podia
pedir
às
pessoas
que
lessem
isto
desta
maneira
e
daquela
sim
sim
sim
sim
não
podia
dar
instruções
não
podia
estar
presente
não
podia
coisa
nenhuma
de
maneira
a
não
interferir
pois
a
não
interferir
mas
por
mas
isso
pode
prejudicar
também
grandemente
ah
a
recolha
porque
pode
resultar
numa
coisa
que
eu
não
consiga
tratar
por
exemplo
vozes
sobrepostas
...
sim
sim
ah
uma
série
de
outras
questões
sim
que
e
não
e
não
a
identificação
da
da
dos
parâmetros
...
das
vozes
de
quem
de
quem
é
/
exatamente
exatamente
de
quem
não
é
portanto
isto
é
o
risco
que
se
corre
como
em
sim
sim
sim
como
em
todas
as
experiências
não
não
há
dúvida
que
é
um
que
é
um
deve
ser
uma
trabalho
interessante
mas
repare
por
outro
lado
deve
ser
interessante
também
é
convenhamos
não
é
?
existe
aquela
primeira
conversa
em
que
as
pessoas
realmente
não
estão
nada
àvontade
uma
com
a
outra
hmm
hmm
não
não
se
conhecem
existe
assim
algum
grau
de
de
formalismo
/
por
muito
que
eu
tente
sim
uma
pessoa
também
não
sabe
bem
o
que
é
o
que
é
que
espera
o
que
é
que
vem
aí
o
que
é
que
vem
aí
/
exactamente
exactamente
não
é
?
o
que
é
que
vem
aí
hhh
e
então
depois
há
um
longo
período
de
adaptação
que
é
o
período
da
leitura
às
tantas
a
pessoa
já
começa
a
estar
familiarizada
e
pode
descontrair-se
um
pouco
mais
hmm
hmm
e
depois
pode
falar
um
pouco
mais
à
vontade
normalmente
peço
às
pessoas
que
se
ponham
um
pouco
mais
à
vontade
e
continuem
a
falar
só
que
umas
pessoas
são
normalmente
mais
contraídas
do
que
outras
hmm
hmm
e
portanto
/
sim
acabam
por
umas
umas
descontrair-se
muito
mais
do
que
e
umas
acabam
por
falar
quase
como
se
fosse
como
se
estivessem
a
falar
com
um
amigo
outros
nem
por
isso
pois
é
mas
olhe
é
assim
é
o
que
se
pode
é
o
que
se
pode
ter
não
é
?
é
é
é
a
a
menos
que
eu
me
que
eu
fizesse
como
outros
investigadores
já
têm
feito
/
quer
dizer
nos
Estados
Unidos
já
já
houve
quem
fizesse
foi
infiltrar-se
numa
comunidade
/
hmm
hmm
e
sim
sim
quer
subrepticiamente
quer
sem
o
ser
fazer
gravações
portanto
mas
já
estando
integrada
dentro
da
daquela
comunidade
ora
isto
isto
aqui
é
é
para
analisar
em
termos
de
quê
?
de
origens
de
não
é
é
para
fazer
uma
descrição
influência
do
meio
também
porque
quer
dizer
eu
posso
o
meu
objectivo
eh
/
é
procurar
saber
se
existe
ou
não
existe
eh
uma
diferença
muito
significativa
entre
ah
o
modo
de
falar
das
portanto
pronúncia
/
classes
não
é
?
pronúncias
com
mais
escolaridade
do
que
as
classes
com
menos
escolaridade
/
hmm
hmm
e
por
outro
lado
se
existe
diferenças
entre
os
sexos
pois
ou
não
porque
há
uma
ideia
que
se
tem
é
que
muitas
das
vezes
eh
cada
sexo
tem
um
léxico
específico
e
tal
/
hmm
hmm
e
tem
identificadas
hm
não
tenho
nada
essa
ideia
mas
pronto
o
trabalho
logo
se
dirá
se
sim
se
não
e
e
ainda
claro
estabelecer
as
principais
diferenças
que
existem
entre
o
falar
de
Lisboa
e
o
falar
de
Braga
porque
pois
pois
pois
embora
se
saiba
a
grosso
modo
quais
são
quais
são
não
está
descrito
devidamente
e
portanto
precisa
de
de
se
fazer
isso
é
claro
que
pois
não
é
só
assim
em
termos
gerais
é
isto
/
mas
eh
há
objectivos
muito
mais
cirunscritos
que
são
decorrentes
do
do
próprio
material
portanto
são
de
de
alguma
maneira
imprevisíveis
por
exemplo
se
uma
criatura
com
ou
melhor
se
as
criaturas
com
menos
escolaridade
me
produzem
exatamente
as
mesmo
os
mesmos
fenómenos
ou
outros
de
nível
boa
noite
os
mesmos
fenómenos
ou
já
estamos
mesmo
no
fim
deixe
lá
hhh
hhh
hhh
não
tem
importância
hhh
é
que
este
senhor
também
já
foi
já
passou
por
isso
hhh
não
faz
mal
até
um
dia
destes
eh
já
não
me
lembro
bem
o
que
estava
a
dizer
mas
acho
que
era
para
eh
tentar
dizer
que
ah
talvez
pessoas
eh
de
de
regiões
de
regiões
diferentes
por
um
lado
e
também
de
graus
de
instrução
completamente
diferentes
se
têm
ou
não
têm
em
uso
as
mesmas
variáveis
ca
por
exemplo
para
a
questão
dos
bês
e
dos
vês
de
que
toda
a
gente
fala
aqui
em
Braga
não
é
?
pois
pois
saber
se
por
exemplo
uma
pessoa
com
a
quarta
classe
ou
sem
instrução
eh
tal
como
um
licenciado
/
eh
pois
podem
optar
entre
ve
be
e
ou
se
pelo
contrário
/
pois
opto
optam
somente
entre
e
be
exacto
e
não
têm
ve
como
opção
enquanto
um
licenciado
tem
pois
ah
é
é
é
são
são
coisas
assim
muito
bastante
interessante
claro
que
uma
pessoa
também
eh
isto
é
muito
fruto
da
dos
contactos
que
uma
pessoa
tem
claro
uma
pessoa
fala
com
um
fala
com
o
outro
eh
isso
muitas
vezes
muitas
vezes
há
certas
pessoas
que
só
quer
dizer
só
é
sempre
aquilo
contactam
normalmente
com
as
mesmas
pessoas
não
têm
acesso
a
certo
tipo
de
vocabulário
claro
quer
dizer
não
estou
a
ver
/
hmm
hmm
por
exemplo
pessoas
com
sessenta
ou
setenta
anos
/
hmm
hmm
ou
/
a
terem
a
terem
...
num
num
[
/
/
/
]
daquela
idade
nem
nem
tanto
mas
pessoas
com
pouca
instrução
por
exemplo
a
lerem
a
utilizarem
termos
científicos
claro
ou
termos
muito
elaborados
claro
que
não
porque
eles
não
utilizam
isso
na
linguagem
não
pois
nem
leem
não
é
?
são
são
são
essas
palavras
só
se
encontram
por
exemplo
em
manuais
ou
em
livros
eh
/
...
que
aquilo
que
portanto
que
não
os
seduz
porque
aquilo
o
que
eles
lá
lêem
não
lhes
interessa
porque
eles
não
compreendem
pois
não
portanto
eles
não
têm
acesso
a
esse
tipo
de
linguagem
eh
linguagem
quer
dizer
esse
tipo
de
léxico
exato
conjunto
de
palavras
que
que
são
específicas
de
outros
/
eh
grupos
ai
pois
então
por
exemplo
eu
estava
estava
eu
estava
a
ler
eu
estava
a
ler
também
aquilo
e
depois
estava
a
pensar
nas
pessoas
que
passaram
e
por
exemplo
há
palavras
que
eu
também
sou
franco
nem
sei
algumas
o
algumas
eu
não
sabia
o
que
era
eu
não
sabia
o
que
era
nem
sei
o
que
isto
quer
dizer
pronto
eh
eu
naturalmente
terão
havido
algumas
palavras
que
não
sabia
o
que
era
o
que
significam
mas
se
calhar
outras
pessoas
outras
pessoas
seriam
muitos
muitas
muitas
mais
palavras
que
as
pessoas
poderiam
não
saber
o
que
significavam
muitíssimas
eh
e
pronto
teriam
certamente
mais
dificuldade
em
as
ler
sem
dúvida
ou
pelo
menos
...
sem
dúvida
mas
também
existe
uma
ou
um
outro
fenómeno
que
é
curioso
é
que
ah
as
pessoas
que
compreendem
menos
bem
as
palavras
/
têm
tendência
para
olhar
para
elas
depois
de
da
primeira
abordagem
em
que
veem
que
não
a
conhecem
de
a
ler
de
acordo
com
as
regras
de
leitura
que
interiorizaram
e
então
por
exemplo
/
hmm
hmm
uma
palavra
como
cetárias
ninguém
sabe
o
que
quer
dizer
cetárias
hmm
hmm
e
só
se
vêm
a
compreender
depois
aqui
no
texto
sim
não
é
?
ou
moendas
toda
a
gente
olha
para
ali
hmm
hmm
a
maior
parte
das
vezes
lê
moedas
em
vez
de
moendas
eu
lembrei-me
eu
lembrei-me
de
Suengas
faz
sentido
lembrei-me
de
Suengas
que
é
um
lugar
de
Vieira
do
Minho
/
ai
é
?
hhh
na
altura
mas
com
aquela
da
pronto
qualquer
palavra
/
cetárias
por
exemplo
/
sim
e
olha
para
lá
tem
que
ser
no
contexto
ela
olha
para
lá
não
sabe
então
põe
ce
ce
e
depois
eh
cetárias
ou
então
setarias
reinterpreta
hmm
hmm
como
se
aquilo
viesse
de
seta
como
se
fosse
uma
outra
coisa
qualquer
pois
pois
pois
eh
portanto
lê
de
acordo
com
aquilo
que
ela
imagina
que
deve
ler
uma
palavra
que
tem
uma
acentuação
daquele
tipo
sim
sim
eh
e
às
vezes
até
lê
melhor
do
que
uma
pessoa
que
conhece
a
palavra
porque
às
vezes
a
pessoa
conhece
reconhece
a
palavra
a
partir
da
sua
forma
genérica
/
e
e
diz
e
lê
e
lê
eh
de
uma
forma
inadequada
acontecem
muitas
vezes
sim
sim
sim
por
exemplo
eu
também
uma
palavra
ou
outra
assim
se
calhar
também
é
assim
que
se
que
se
lê
mas
é
assim
que
eu
digo
pronto
pronto
ha
havia
muitas
por
exemplo
havia
aí
salvo
erro
a
palavra
ah
período
período
ninguém
hmm
hmm
lê
período
não
é
?
pois
não
toda
a
gente
diz
período
toda
a
gente
olha
para
lá
/
período
apesar
do
acento
e
lê
período
pois
não
é
?
portanto
é
é
um
exemplo
típico
sim
sim
sim
mas
também
se
está
a
ler
pausadamente
é
a
tal
é
<a
tal>
é
[
/
/
]
o
tal
senão
penso
eu
não
é
?
da
leitura
é
uma
uma
palavra
isolada
agora
sim
sim
no
contexto
...
mas
por
isso
mesmo
é
que
tenho
os
diferentes
eh
/
tipos
de
texto
agora
também
...
para
para
contrabalançar
sim
sim
sim
é
claro
que
eu
não
posso
eh
co
eh
dizer
que
tem
o
mesmo
peso
uma
leitura
isolada
que
tem
o
uso
na
nã
na
fala
não
é
?
portanto
é
é
neste
jogo
por
um
lado
de
diferentes
tipos
de
texto
de
diferentes
circunstâncias
do
do
locutor
que
se
vai
jo
jogar
o
meu
trabalho
hmm
hmm
isto
quanto
tempo
pensa
que
vai
hhh
muito
perder
/
com
cada
entrevista
depois
?
diz-se
na
na
análise
diz-se
grosso
modo
que
para
fazer
a
transcrição
a
transcrição
apenas
de
cada
hora
hora
de
gravação
se
demora
no
mínimo
cinco
horas
de
para
se
fazer
a
transcrição
vamos
ver
vamos
ver
eu
ainda
não
fiz
muita
transcrição
portanto
ainda
não
sei
bem
mas
eh
mas
eu
acredito
que
sim
porque
repare
para
se
transcrever
só
que
seja
ortograficamente
o
conjunto
de
palavras
que
disse
que
são
ditas
é
preciso
andar
para
trás
umas
quinhentas
hhh
vezes
cada
dez
minutos
hhh
pois
é
como
a
transcrição
que
que
eu
quero
é
uma
transcrição
muito
mais
fidedigna
que
é
uma
transcrição
fonética
muito
mais
fidedigna
do
que
/
hmm
hmm
a
transcrição
ortográfica
imagine
hhh
o
que
é
que
eu
tenho
de
fazer
pois
é
mas
muitas
vezes
tem
que
inve
portanto
tem
que
inventar
inventar
quer
dizer
existem
convenções
para
isso
pois
pois
estabelecem-se
outras
...
só
sei
que
antigamente
em
inglês
a
minha
irmã
ainda
deu
no
inglês
havia
a
fonética
é
sim
eh
/
ah
mas
eu
por
acaso
eu
já
não
apanhei
eu
dou
aulas
já
não
apanhei
eu
dou
aulas
de
fonologia
e
de
morfologia
do
português
que
é
a
cadeira
que
veio
substituir
a
antiga
fonética
e
morfologia
do
português
e
portanto
é
hmm
hmm
nessa
área
que
estou
habituada
a
trabalhar
se
bem
que
a
transcrição
seja
uma
maçada
mas
tem-se
que
fazer
hhh
muito
bem
pronto
vamos
então
está
bem
temos
estado
na
mesma
a
gravar
esta
parte
claro
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