DI_85BM35b

Sem título

ID85
ParticipantP. Fafe
GenderMasculino

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/ / / / / / o que é que me diz a propósito disto tudo ? hhh o que é que ah julgo que hhh claro olhe j eu não não claro não conheço a metodologia que usa nem sei bem os objetivos que pretende hm hm de qualquer maneira vejo vertido no texto muitas das palavras que foram ditas soltas as as palavras e o texto tem uma sonoridade que obriga talvez a distorcer um bocado claro claro hhh na sonoridade que demos nas palavras que estão isoladas hhh porque o texto ao texto empresta-se a emoção sim sim sim sim não é ? e tem uma relação de nexo e causalidade que inserida as palavras inseridas têm outro valor é é é mas uponho suponho que vai encontrar sim sim eu espero que sim diferenças não é ? vai encontrar diferenças entre aquilo que se disse isolado e o hm hm e o próprio texto alguma vez tinha feito algum ? alguma não nunca nunca tinha calhado nunca ah não nunca hm hm nun não nunca ninguém procurou para isto tenho dado muita coisa hhh que muita coisa mas isto não muito bem sempre uma primeira vez para alguma coisa hhh hhh hhh não deve ser interessantíssimo isto deve ser interessante porque eu vejo vertido no texto muita ah todas as palavras do texto estão na lista mas as palavras da lista as palavras do texto estão ali são mais do que as do texto sim sim sim sim é mas algumas também serão para contraprova não é é hhh tem que ser hhh é para despiste não é ? pode a princípio haver um certo fingimento hum aparentar aquilo que se não quer ser e depois ah a ideia é ter tantas coisas o texto acabar por trazer ao de cima de modo a que o o informante não perceba exatamente / / sim sim haja um despiste o que é que está a ser testado para poder estar mais distraído sim claro claro exato exato sim sim para os dados não serem muito falseados hhh hhh acho muito bem eu acho okay muito bem então diga-me outra coisa muito interessante depois ahm profissionalmente exerceu durante muito tempo como olhe eu exerci como professor primário quinze anos exerci talvez uns quinze anos depois ah concorri a um curso de engarregado de comissão cultural ainda ainda ele era dado hm hm no Campo Grande em cima na biblioteca nacional fui a um concurso público que abriram na ocasião e eu colocado como engarregado missão cultural no meu distrito aqui em Braga hm hm esse essa missão cultural tinha por fim levar às populações fazíamos sessões às populações sobre temas que nessa ocasião que o regime deixava não é ? e dávamos apoio às escolas do ensino primário com audiovisuais portanto com cinema com gravadores recolha de canções cancioneiros lendas narrativas bom mas de maneira que fazia nessa era que aquilo depois passava como sabe as bobines iam diretamente abaixo à PIDE e a PIDE vinha gravava desgravava distorcia o que foi pena porque perdeu-se um património cultural riquíssimo nessa ocasião bom mas nós estávamos avisados disso que eh nós também íamos furando o sistema na medida do possível claro com é evidente antes de deixar ir para a PIDE também íamos gravando as nossas coisas hhh hhh havia dois gravadores hhh depois disso fui chamado não ? hm depois disso nunca mais fui professor primário dep não depois disso fui chamado para a alfabetização fui aqui o presidente ou chefe como de adultos ? lhe chamam da alfabetização de adultos depois ah veio o serviço cívico estive aqui em Braga fui encarregado serviço cívico é tinha várias tarefas os alunos que não en que tinham que fazer primeiro uma preparação para entrar no hm hm superior isso depois do vinte e cinco de abril fiz alfabetização com eles e com eles editei uns livros de alfabetização para adultos que eles eram futuros candidatos à universidade e não tinham nenhum ah claro não sabiam metodologias nem de didáticas e portanto eu tive dei-lhe este curso hhh e depois serviço em serviço acabei por ser o delegado regional do acesso ao ensino superior ai sim ? no Porto no Porto ou melhor na zona Norte que abrangia Aveiro e daqui para cima de Aveiro para cima e daqui para cima e e hm hm fui portanto diretor de serviços do ministério da educação que me aposentei como diretor de serviços do ministério da educação paralelamente ia exercendo aqui a minha atividade pseudo pseudo sindical não é ? associativa ? hhh hhh pseudo sindical é quase ordem quase ordem hm hm está estão a caminhar talvez para de professores quase ordem os ou não sei se estão não sei se estão porque repare aquela ordem de professores ah aquela ordem antiga de obrigatoriedade de passar tudo pela ordem suponho que se está a diluir não é exato o meu filho é por exemplo engenheiro e não pertence à ordem dos engenheiros os médicos e os advogados é que ainda portanto essa essa ideia da ordem é ? bom esses c esses mas esses mais por orgulho de ver a ordem / / não é ? porque entendem que a ordem lhe um certo estatudo e no meu entender também portanto eu suponho que os professores um dia terão orgulho quando tiverem orgulho em ser professores hão de formar uma ordem para aqueles que quiserem voluntariamente pertencer hm hm a esta ordem não por obrigatoriedade porque constitucionalmente não é possível não ? qual é a isso não estou a ? não constitucionalmente não é possível / / em coisa nenhuma em associar-se a constituição não obriga ninguém a filiar-se em em nada em coisa nenhuma claro portanto se não é obrigatório não é ? se não é obrigatório ninguém me obriga ser pertencer à ordem dos professores vamos ter sempre não alinhados portanto di digamos que vai ser sim sim e somos muitos e somos muitos muitos depois de várias procedências depois ainda ainda quem olhe para o primário como os desgraçadinhos e depois o primário tem um complexo de ser pequeno em relação ao superior superior é como você sabe muito bem não hhh sou eu e hhh e oxalá ninguém oiça isto mas a verdade é que ah a vida universitária não é nada fácil pois não depois dei aulas hm hm dei aulas de sociologia da educação num instituto em Odivelas como aluno convidaram-me ainda como aluno faltava-me a tese convidaram-me claro a dar aulas e a corrigir te não quis não quis não podia fazer ... não quis e depois quando acabei a tese eles voltaram-me a convidar e então três anos ou coisa parecida dei sociologia das Organizações hm hm e sociologia da educação portanto tive uma educação exato e rápida três anos no ensino superior depois acabou por ? e depois eu aposentei-me porque entretanto entretanto o meu serviço foi absorvido hm hm o ingresso ao ensino superior foi absorvido por outro serviço e eles queriam que eu fosse para Lisboa e eu disse " não para Lisboa não vou porque vocês não me pagam para eu estar " claro por ganhar mais uns tostões passar para diretor geral coisa parecida prefere estar em casa portanto vou-me embora é porque eu tenho tenho os outros afazeres eu escrevo para jornais e para revistas hm hm e a sua vida claro então e de maneira que tenho uma vida intelectualizada muito absorvida muito absorvida e e não hm hm conferências olhe ainda no outro dia quinta fe quinta-feira estive em Fafe a fazer uma conferência sobre a relação escola família e tal tenho andado por hm hm o o apoio direto a escolas mais ou menos sim sim sim escolas e famílias ai é ? procuram-me sim sim procuram-me sabe que eu fiz uma investigação sobre ingresso ao ensino superior sim quando estive e de maneira que através de determinadas projeções desde que ah oh ah não houvesse grandes distorções houvesse grandes desvios conseguia hm hm ter um padrão mais ou menos tipo de ingresso ao ensino superior de maneira que eu dizia olhe " o teu filho o seu filho com estas notas " " tem esta possibilidade " portanto não gosta aqui ali acolá / / para ter algum interesse e eu fiz esta investigação e ainda hoje me procuram eu estou fora de serviço três anos mas eu disse " olha mas olha que eu não sei nada disso " sempre é uma indicação as coisas vão evoluindo mas bem pronto é um problema de é um problema de é ? hhh hhh hhh por acaso é engraçado mas quando alguém acerta algumas vezes hhh hã hhh ainda que erre algumas vezes a seguir é é fica sempre isso é verdade isso depois fica como o expert na matéria isso não ponha dúvida é hhh hhh é estive muitos anos hm hm estive muitos anos no Porto ainda estive uns anitos f fui convidado a ir para o Porto eu era aqui delegado em Braga do ingresso e depois foi uma senhora licenciada para o Porto mas pronto não tinha vocação para aquilo hhh a senhora julgava que era a mesma coisa que ser professora do liceu hhh é um bocadinho hm diferente hhh f aquilo é muito técnico é muito técnico é uma coisa muito técnica e o diretor o diretor-geral um dia qualquer convidou-me para ir a Lisboa queria falar comigo / / mas como eu ia muitas vezes para dar pareceres sobre as portarias hm hm ah do ingresso nós tínhamos a prática do balcão do atendimento e eu ia muitas vezes ia quase sempre sempre que saía portarias do ingresso eu era chamado / para ver se pelo pelo gabinete do ministro para ver se sabia qualquer coisa que não ah testávamos uns meses antes todo o processo de ingresso fazíamos uma candidatura fictícia para responder a todas as solicitações da para ver se legislação e tal sobre se a coisa corria a nível dos computadores e numa dessas vezes ele disse " olhe você vai ter que ir para o Porto vai organizar " eu fazia inspeções periódicas " vai-me organizar o Porto como tem em Braga e coiso e tal " e olhe que eu como é pois claro arranjaram sempre um sistema de pagamento pagavam-me as viagens pagavam-me pois ah claro a comida e tal mas não me pagavam a massada hhh não acabaram estas coisas também se faz por gosto e eu fui para org organizar o serviço e nunca mais de saí nunca mais me deixaram mais sair de teve que ficar até ao pois tive que ficar até ao fim hm hm e hoje em dia ah passa a maior parte do dos seus dias aqui não ? é de manhã ? foi o que aconteceu de manhã é porque eu de tarde / / outras claro tenho como lhe digo tenho para tenho mestrado para fazer e tenho muito que fazer como sabe ui se sei em seminários trabalhinhos e trabalhecos nunca mais acaba não é ? sabe disso não é ? em seminários e mais um seminário quando vejo um seminário sente-se que é um exame mais um relatório mais não sei quê tem que ser tem que ser não depois é é muito pequenino mas a gente faz pequenino e eles não querem tem que se fazer sempre alguma coisa com pés e cabeça não é ? eh pois pois é evidente pronto / / claro também faz por gosto oh mas também o mestrado apareceu-me nesta nesta idade também para me entreter também é verdade também é verdade faço por que bom mas como lhe disse tenho uma vida como lhe disse muito ativa de jornais hm hm e esta casa também porque é preciso dinamizá-lo muito isto é muito complicado é muito para manter toda a gente complicado é porque isto é uma casa que não oferece nada não é ? pois oferece doutrina portanto é realmente pedagógica esta casa quando fala em dignificação muito grande muito grande e que muito grande e depois com muita sensibilidade / / pois pois pois porque isto está aberto a todos os graus de ensino portanto é preciso não ferir suscetibilidade é preciso aqui fazer um contraponto muito bem feito e tal é é é preciso muita diplomacia é é isso daqui é um bocado um bocado complexo isto muito muito aqui é preciso ter muito cuidado claro essa aqui não se fala nem de religião nem de política por exemplo hhh essas duas não pode ser não se pode é que nem nem como anedota sabe ? nem como anedota não / / hhh sinto que se pode senão as pessoas ficam todas em casa hhh e têm razão e têm razão qualquer preferência pode s s bem pois exato ser uma agressão até o norte e o sul este problema de o sul não não não ligar nada às tradições do norte e e às vezes até discutirem coisas religiosas aqui o norte é um é religioso / / / / renascença quer dizer ainda quase idade média pois é preciso ter muito cuidado aqui e estas luzes e estas procissões e estas tradições eu por exemplo sou contra mas não se pode mas não posso enquanto enquanto dirigente não não não não digo nada agora depois como pessoa às vezes publico nos jornais mas isso é natural as minhas ideias isso publico isso é natural hhh sabem que eu que sou assim género ateu hhh é verdade é verdade porque é a maneira de de mantermos algo de consciência pessoal não é ? ah é verdade mas tinha que ser mas tem que ser ah no fundo também acabam por é ? hhh por gostar no fundo as pessoas até gostam de provocação do que seja diferente e é exato exato o que é pecado é que é bom o resto não presta hhh bom e com esta podemos terminar muito obrigada / / hhh vamos embora que eu tenho tenho outro cliente à porta

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