DI_89BF24a

Sem título

ID89
ParticipantT. Lopes
GenderFeminino

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


muito bem terminámos então a par a segunda parte aqui da de leitura e agora podemos respirar de alívio / finalmente / hhh / hhh / / hhh / e falar um bocadinho sobre qualquer coisa o que é que achou por exemplo de de tudo isto pareceu-lhe muito estranho e cansativo ou nem por isso ? não nem por isso nem por isso nem por isso a leitura hm a leitura é sobre Lisboa não é ? hm podia ser uma leiturinha sobre Braga por acaso poderia mas acabei / hhh / por encontrar primeiro este texto / hhh / que me correspondeu aos meus objetivos / hhh pronto é assim está certo se se tivesse escolhido sobre Braga diziam os ah pois é / hhh / / hhh / também privilegiava os outros olhe isso é evidente / hhh calhou assim não pois não tem importânca não eh sempre alguma coisa que não não tem nada de especial que se aprende não é ? claro aprendi algumas coisas até aqui u u uma palavra " a Arrentela " não conhecia isto Arrentela é o nome de um sítio Arrentela pois é mas não conhecia esse nome hm hm eh no ah isto estamos sempre a aprender o texto também está carregado de usos particulares de determinadas palavras / por exemplo uma que eu também aprendi com o texto sim foi aqui a muleta muleta espigadíssima muleta é um dos tipos de barcos sim sim também não conheci eu não conheci até o tipo de barco a muleta hhh / eu também não conhecia isso espigadíssima muleta também não / hhh / conhecia mas tá-se sempre a aprender não é ? claro e hoje o saber é tão grande / que é impossível saber muita coisa pois é pois é não é ? hhh / cada vez se sabe menos naturalmente proporcionalmente àquilo que se sabe não é / hhh / cada vez sabemos menos mas enfim também temos outras maneiras de pesquisar sim isso é verdade e hm hm procurar não é ? e agora ah as novas tecnologias não é ? são fascinantes são fascinantes mas assustam-me é ? a mim assustam-me / porque acho que que me quer dizer / custa-me não se eu me dedicasse conseguia claro que não tenho essa disponibilidade ainda para para entrar nesse mundo mas é por ma por tempo ? mas ou por disponibilidade ? é não por tempo e por disponibilidade intelectuall também hm sim porque sabe que uma pessoa não pode fazer tudo e não pois não se pode convencer que pode fazer tudo exactamente e a disponibilidade inteletual ah / também é importante não é o tempo tempo até era capaz de ter pois pois pois mas ah / o cérebro também se cansa naturalmente e se uma pessoa tem um trabalho que é hm hm que é desgastante aqui na escola / quantas horas por dia ? com vinte e quatro crianças são cinco horas pois com um intervalo de de meia hora e hoje fui para o recreio tomar conta do recreio exato pronto / aqui é um desgaste grande são todos os dias porque as crianças hoje todos os dias tenho vinte e quatro crianças tenho uma criança mongolóide na turma / como é que se processa ah a integração das crianças com deficiência ? ah processa a criança com deficiência não é fácil não é fácil imagino exige do professor eh mais sim mas este miúdo mais ou menos foi integrado bem sim ? bem vai compreendendo alguma coisa eh qual é o ano do o quarto o quarto mas a nível de matemática não sabe nada não não não tem em matemática tem muitas dificuldades não mas tem outras capacidades que eu até me me me espan me surpreende é ? ele ele por exemplo / se hoje o miúdo assim " quantos são hoje ? " ele sabe sempre o dia de hoje / o dia a data ele sabe sempre quando faz anos o pai a mãe o tio / quando é o primo o não sei quantos o não sei quantos / que os outros as datas todas fixa as datas com uma facilidade espantosa e e relata / quer dizer escrever ele não não ordena um texto mas consegue relatar muito bem qualquer coisa que se passou e isso é que até me espanta até em relação aos outros às vezes os outros " ai quantos são hoje ai " / não sabem mas ele sabe sempre ele tem uma portanto atenção ou uma memória sei uma memória extraordinária para não sei explicar e não não também não compreendo factos também são coisas sequenciais ele sabe perfeitamente sim sim sim sim sim sabe / / sabe e sabe " ai a Adriana fez anos sexta-feira " ele diz isto assim / " eu amanhã no dia não sei quantos eu vou ter os meus anos / da boda da bodas de prata do meu tio vou ter saudades vossas " diz-me ele no outro dia / hhh digo assim " ó não vais ter porque tu vais vais ter vais comer tão bem " diz ele pois lembras-te agora de nós / hhh / / hhh diz ele " pois é três pratos / e mais a sobremesa " digo assim " pois claro vais ter muito com que te entreter " pronto mas a integração não se pode também não se espera assim grande coisa é é pois que ele se mais ou menos se relacione com os outros / e os outros como é que convivem ? não é ? e os outros ah aceitam / / tole aceitam ele às vezes agora anda a a implicar um bocadinho com umas com umas miúdas assim " ah / tu és tu és estúpida tu és pateta " / hhh / eu assim " oh não se diz nomes às meninas " mas elas até toleram não ace quer dizer compreendem não é ? compreendem que o miúdo é diferente não é ? hm hm é mas é mais um ato de condescendência ? sim sim < um bocadinho de é ? condescendência > [ / ] um bocadinho de condescendência mais de uma miúda que que que fala muito com ele / que brinca muito com ele / e ele e ele mas ele conhece o nomes dos am dos colegas todos sabe o nome de todos isso sabe pois / tudo está porque se ele gosta de sim de armazenar os os factos as coisas é os é díspares / armazena fica tudo guardado armazena um bocadinho os conhecimentos é é portanto o trabalho aqui sim / / repare estávamos a falar das novas tecnologias trabalho aqui / hm hm calculo muito intenso não é ? que a gente não tem um minuto de de disponibilidade e depois o trabalho numa casa que que ainda tem agora agora até não / tenho um filho que não está está a trabalhar em Setú mas que me preocupa muito / está onde ? a trabalhar onde ? sabe o que em setú está em Palmela ah sei sabe o começo agora dos novo destes jovens o início de trabalho é complicado é violentíssimo / / hm hm não é complicado é violentíssimo é é engenheiro de polímeros trabalha numa fábrica de fornece a autoeuropa para os carros da autoeuropa os plásticos / as os tablies essas coisas exato e eu estou preocupada com ele naturalmente como é evidente e porque ele psicologicamente também não é muito muito forte muito forte hm hm muito forte e preocupa-me muito se ele come / se não come se não come se descansa realmente eu estou preocupada com ele e ele está sozinho está está estão são quatro engenheiros numa casa num apartamento e ele está pois está sozinho sempre que pode vem ao fim de semana mas te tido muita formação e acho muito violento o início de trabalho dos jovens eu acho para não foi difícil arranjar emprego ? para a gente não foi logo diretamente / fez o estágio / ah certo e ficou ficou claro a ver se ele aguenta isso é que é a minha preocupação exatamente que ele que ele tenha resistência psicológica e física não é física sim sim sim também tem que a ter psicológica / compreende ? e portanto acho muito violento para um mundo o mundo está a ficar muito violento eh eh / para comermos um prato de sopa que a gente pouco precisa / repare que não precisa de muita coisa pois é para ter roupa basta an não pode andar com muita ao mesmo tempo que que não pode vestir uma em cima da outra / e trabalhar tanto mas na realidade em horário ele trabalha doze horas eles trabalham doze horas é mas isso é um exagero ah mas é mas perguntar aos outros perguntar a quem começa eu às vzes até penso assim " este exactamente e ainda eles trapaís esta a viver à custa desse eforço desta juventude falam em redução dos horários de trabalho eu acho mas mas mas como é se estão a fazer ao contrário isso não funciona quer dizer / funciona nos funcionários naqueles funcionários claro que também estão com ordenados miseráveis não é ? porque isto é assim , ou se está com um ordenado miserável / ou se ganha mais um pouco tem que se trabalhar é é é eu sei ganha-se muito pouco comparado com o que se trabalha portanto trab ele saiu daqui / por exemplo no domingo ia fazer um turno ainda para mais está a trabalhar em turnos / descontrola completamente a vida trabalhar em turnos que eu acho isso uma violência / é e a trabalhar no turno da noite / veja a preocupação que isso me hm chegou telefonou-me da fábrica / saiu daqui à uma e meia / estava na fábrica às nove horas na fábrica diz que houve uma avaria e teve de ir mais cedo ele pegava à meia noite mas o que é que cost telefonou a dizer que houve uma avaria e tinha de estar no trabalho mais cedo e às nove estava e ficou e saiu às nove do dia seguinte portanto são doze horas ah são mas é isto sempre depois aos fins de semana muita vez tem formação ele ele está um ano se visse o currículo dele tem uns poucos tem mais formação do que fiz / hhh / pois pois pois ah sinceramente mas é mas mas o o organismo também claro claro não aguenta isto é um isso é que me preocupa é um esforço demasiado eu às vezes penso assim " não para uns não estarem a fazer nada estão outros a a trabalhar demais e a trabalhar com violência na realidade eles não são pagos por isso por esse esforço nada eu ah ah ah o esf qual qual pago é que nem as horas lhe pagam quanto mais o esforço pois é isso é que não pode ser ah ah psicológico é esta história de ainda mais ele eh / está portanto / fez o seis meses de estágio / fizeram um contrato de seis fez os tais seis meses / depois fizeram um contrato de seis meses agora fizeram um contrato de um ano / ainda não está hm hm efetivo fixo não é não está a fazer parte do quadro mas é enfim é natural que fique a fazer parte do quadro mesmo os engenheiros que são mais antigos sabe que férias é que eles tiveram alguns ? naturalmente que lhes pagaram não é ? claro isso é evidente alguns tiveram uma semana mas isso não é suficiente de maneira nenhuma para outros quinze dias uma semana não é nada mas a produção é que agora é a produção aquilo é " oh mãe aquilo é gerido por computadores e e se não lucro / e a produção tem que andar as máquinas têm que andar / aquilo não pode parar " está bem e os funcionários / não dormem ? exato pois mas mas mas é para ver em que ponto as coisas estão e como a mãe se preocupa pronto mas as coisas estão assim neste ponto ... não isso é outra filha que eu tenho engenheira / portanto outra é é pintora hm hm tirou o curso das belas artes está a dar aulas pronto tem uma vida mais tranquila / é é o que eu hoje digo os professores hoje / apesar dos alunos as crianças não serem fáceis e isso / têm outras regalias outra que é engenheira na tras trabalho não arranjou mas ela também disse / " eu não estou para apodrecer numa fábrica " e então o que é que ela faz ? e agora está a tentar dar umas aulas vai dar vai começar agora a dar umas aulas de informática / e está assim / à procura de uma maior estabilidade vamos ver as outras duas também são professoras estão a acabar não é ? as outras são uma de física / hm hm de física e química e outra de desenho tirou está está a fazer o estágio ou também para professora primária na escola na escola superior de educação do Porto hm hm epá ela este ano ficava professora primária mas agora tira a especialidade de de desenho que era a área que ela esta e pronto e isto como é que uma mãe tem disponibilidade para aprender novas coisas nesta no meio desta família toda hhh / vida no meio desta desta família toda e depois organizar a casa / e organizar tudo as loiças e agora se me dizem eu não sou capaz / eu sou capaz claro eu sou capaz eu aprendo / que não pode assim que não posso porque depois eu posso aprender e depois tinha que praticar e se se uma coisa nova agora nesta idade também noto isso / se eu aprendo agora / se eu não pratico / eu amanhã não eh eu daqui a três ou quatro dias não sei hm hm hm hm eu agora noto isso / pois que me esqueço mais facilmente mas também não me esqueço mais facilmente porque não estou é eu não é por falta de capacidade eu é porque tenho muita coisa na mente claro claro claro claro eu tenho muita coisa em mente e tem que estar tudo é aquelas coisas tem que estar tudo ali muito arrumadinho está correto e ainda aos meus filhos que são adultos até são todos o mais novo exacto tem dezanove anos e eu é que tenho que lhes lembrar " olha fizeste isto ou fizeste aquilo ou andaste com isto ou andaste com aquilo " porque também o meu marido habituou-se muito a descansar em mim / porque como ele andava na guerra e fora e tal e eu é que tomei sempe a dar-lhe as rédeas também sempre a rédea coisa / ele habituou-se assim e claro ah burro velho não toma andadura / hhh / sei sei eh logo é a si que cabem essas responsabilidades todas era exato é no dia tal tem que estar toda a gente não sei quê não é preciso ter roupa e por isso mas de qualquer maneira / acho que estamos num mundo violento e mesmo esta este excesso de tecnologia também torna violento reparou ? e isola as pessoas acho que é isso é sobretudo isola-as hm reparou ? por exemplo é o trabalho do seu filho / as pessoas agora até podem ah ele ele não falava com ninguém sempre não faz nada nem f nem nem fala com ninguém nem faz nada quer dizer / trabalha bem e descansa quer dizer ele agora é trabalhar e dormir mais nada agora trabalha de noite / chega a casa come qualquer coisa deita-se / quando acordar às horas que acordar / ainda dormir e depois os outros fazem barulho naturalmente vai jantar / vai vai jantar / e pronto e depois se enfia outra vez como diz a minha filha " que não quer apodrecer numa fábrica " / hhh / bem diz ela que não quer apodrecer numa fábrica hhh / / hhh / e eu às vezes digo assim " oh meu deus mas para comermos um prato de sopa é preciso isto ? " / hhh / / hhh / / hhh / eu com um prato de sopa me sa me satisfazia é mas hoje em dia também as tal loucura pessoas põe ah a bitola logo mais em cima / não é ? sim mas não querem mas o essencial não devia ser assim o essencial para essencial não precisamos de muita coisa e e e repare nós acho que devemos procurar felicidade não é procurar o ter muito hm hm o ter muito não é o que nos não felicidade às vezes atrapalha-nos é verdade hm / para que é que uma pessoa quer ter muito ? o que precisa é de viver em paz e sossego e ser feliz para mim é a minha filosofia de vida não é ? pois pois pois não quer dizer eles podem eles podem que é evidente que para toda a gente não é não é assim não é assim para toda a gente não é ? mas para mim e cada vez que eu vou adquirindo mais experiência / / sabedoria não é ? porque a idade sempre nos alguma coisa tira-nos umas ainda bem coisas mas outras hhh / pois era a isso / hhh / que eu me referia à bocadinho quando disse pois com certeza que sabe mais hhh / cada sim é natural que saiba mais é natural natural eh / cada vez que vou adquirindo ah / mais essa sabedoria / mais mais gosto de me desprender das coisas / e de me sentir assim livre / assim como um passarinho e de reparar sabe o que me prazer ? reparar nas coisas da natureza ontem o que me deu prazer a minha mãe está agora aqui porque lhe deu assim uma coisinha leve / oxalá se não repetir / naturalmente que fica bem hm hm / hhh / e estava no quarto e um melro a ver um melro o melro tinha um ninho / vou-lhe contar o que faz o melro / como a natureza é perfeita e nós esquecemos isto não não observamos então o melro ali nas minhas trazeiras / fez assim / ia com a bicada / hm voou para para uma chaminé da casa em frente / dessa chaminé voou para a outra / depois voou para o beiral do telhado / e depois pôs-se parado a observar e depois quando viu que não estava ninguém a observá-lo / v uma seta para o ninho ficámos a saber onde ele tinha o ninho porque eu estava na janela não estava fora porque se eu estivesse ca fora / ele não teria ido naturalmente tinha não tinha tido esse comportamento voou como uma seta para o ninho ficámos a observar / o tempo que ele demorava ja estava muito tempo e ele saiu pelo outro lado / como uma seta em voo raso / junto ao telhado ? ras ah não rasante porque o ninho é no cedro / ah num cedro assim a uma altura ainda razoável e ele depois saiu pelo outro lado do cedro mas assim num voo picado voo picado para baixo para o chão / para baixo e eu essas eu acho um piadão a essas quer dizer acho que é que é uma beleza quer dizer que a natureza que é que é perfeita e estamos a estragar era também isso e isso é o que também me procupa está eu hoje em dia eu estou muito preocupada com a com com a natureza / porque a natureza estragou-se muito nestes últimos trinta anos ainda bocadinho estavam a dizer uma coisa que é mais do que sabida mas nunca é demais também lembrá-la / que a amazónia que obviamente não é inesgotável / não é infinita e não nada é inesgotável ah houve alguém ...

Guardar XMLObter textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases