PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

Guardar XML

1796. Carta de João Simões de Carvalho, desembargador prior de Alquerubim, para o seu padrinho, Onofre Ribeiro da Silva, comissário do Santo Ofício.

ResumoO autor pede ao padrinho que interceda a favor de um padre num caso de solicitação junto dos inquisidores, uma vez que o padre é inocente.
Autor(es) João Simões de Carvalho
Destinatário(s) Onofre Ribeiro da Silva            
De Portugal, Esgueira, Aveiro, Alquerubim
Para Portugal, Coimbra
Contexto

Este processo diz respeito a Joaquim Martins Linhares, filho de Manuel Martins Linhares e Brízida Nunes, casado com Ana Maria, lavrador, natural e morador do lugar das Azenhas, freguesia de São João de Loure, bispado de Aveiro. O réu foi preso a 15 de maio de 1797, acusado de perjúrio e de impedir o reto ministério do Santo Ofício. Mais concretamente,teria sido maledicente em relação ao reitor de São João de Loure, Baltazar da Câmara Magalhães. Falando a várias pessoas, acusou-o de ser ladrão, onzeneiro e solicitador. Também teria feito ameaças, blasfemado e subornado testemunhas para jurar contra o mesmo reitor.

A carta escrita pelo desembargador prior de Alquerubim, João Simões de Carvalho, serviu para provar que o mesmo Baltazar da Câmara Magalhães fora mesmo denunciado por vingança, pois nela se pode ver que Antónia Marques e Teresa Nunes (as denunciantes) prestaram falso juramento, intimidadas e induzidas (através de ameaças de morte) pelo marido da primeira, Manuel Gonçalves Dias e por Joaquim Martins de Linhares.

Suporte duas meias folhas de papel não dobradas escritas em ambos os lados.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Tribunal do Santo Ofício
Fundo Inquisição de Coimbra
Cota arquivística Processo 7774
Fólios 32r-33v
Online Facsimile http://digitarq.arquivos.pt/details?id=2357839
Transcrição Leonor Tavares
Revisão principal Fernanda Pratas
Contextualização Leonor Tavares
Modernização Clara Pinto
Data da transcrição2014

Selecionar o formato de download

Pure TEI P5 XML
TEITOK XML