O autor dá longas instruções à destinatária sobre a melhor forma de ela mostrar arrependimento a Deus.
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Amada Filha em N Sr eu lhe boto mil bençaos em nome de N Bom
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[2] | Ds Ca tive noticia pela sra May dos seus alivios, de q nũca duvidei, nem
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[3] | duvido, com a qual me alegrei bastante; e mto mais pelas q de si me dá no seu
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[4] | escripto; e pelos dezos, q o Sr lhe comunica. Oh filha ma ditoza Vmce, ditoza, a
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[5] | mil vezes ditoza, se persevera! Lembrese, lembrese, q se por este camo da virtu-
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[6] | de formos, nos havemos ver no Ceo algũ dia, q não ha de ser mto longe; pois
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[7] | a nosa vida he hũ sopro.
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Sra entrãdo agora a tratar dos meyos pa as virtudes, ou caminho des
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[9] | ta (de q falei no escripto antecedente) sabe Vmce, q nada se consegue sem meyos:
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[10] | qm dezeja riquezas, logo cuida dos meyos de as adquirir: qm pertende honras, excogi-
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[11] | ta logo por q caminho virá a sua pose eta Do mesmo modo querer virtudes, e não
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[12] | fazer cazo dos meyos pa elas; he não as querer; bem como não quereria hum comer,
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[13] | se por iso não fizese deliga alguã. Ora entre todos os meyos pa a virtude o mais
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[14] | necesario, e indespensavelmte necesario, e o mais principal de todos, he a Oração
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[15] | Mental. Não ha Doutor, não ha Mestre de spirito, não ha Sto Padre, q asim
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[16] | o não diga. E pro o dice N Me Cho Jezus- Orai pa não caireis nas tenta-
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[17] | ções- sem interrupção Orai- Convem sempre orar, e nũca cesar deste Exerci-
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[18] | cio- diz a scriptura sagrada em varios lugares. Qto ao modo, com q se tem
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[19] | Oração mental, nos ensinou sto Ignacio, q nesta materia nos diz, o q o Ceo lhe
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[20] | ensinou. He pois Oração mental conforme a doutrina celestial do do Sto hum
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[21] | exercicio das tres potencias da alma, Memoria entendimto, e vonte. A memoria
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[22] | ocupase em se estar lembrãdo de algũ mysterio, ou doutrina espiritual, como
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[23] | na Morte, no Juizo, na Gloria, na Paixão de Cho, ou em outro qualquer pon-
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[24] | to de Meditação, q trazẽ os livros, e q huã Pesoa pro tem lido neles. Depois da
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[25] | alma se lembrar bem, e trazer a memoria o ponto, sobre q quer meditar, entra
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[26] | o entendimto a discorrer sobre ese mesmo ponto. Exempli gratia. He o ponto
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[27] | q no livro li da graveza do Pecado por ser ofensa de hũ Ds infinito: depois de
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[28] | trazer a memoria este ponto, q li: entra o entendimto a discorrer deste, ou semelhante
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[29] | modo, conforme Ds Sr N alumia, e ajuda. Oh Ds meu, qm sois vos! hũ sr q
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[30] | com a sua Mageste encheis o Ceo, a terra, todo o mũdo tão dilatado, todos os
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[31] | ceos immẽsos, e ainda não fica esgotada vosa Mageste, q he infinita. Ge poder
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[32] | he o de Ds alma ma todos os Reys, e Imperadores do Universo nem o poder de huã
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[33] | formiga tem a respeito de Ds, por mais q eu medite, nũca he de alcãçar a grã
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[34] | deza deste poder; pois he infinito. Criou esta redondeza da terra tão posta, ar
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[35] | vores sem numero, peixes sem conta, homẽs inumeraveis, plantas, bestas, aves,
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[36] | feras, ceos, Anjos, e tudo qto ha. O q grde grde Ds, oh q sr tão tremido, oh q
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[37] | sr q merece todas as adorações das suas creaturas, oh q sr merecedor de toda
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[38] | a honra, e respeito! O grde grde Ds como poderei eu vil bixinho da terra co-
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[39] | nhecer a vosa grandeza, se ela não tem limite? como vosas perfeições, se são
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[40] | infinitas? grde grde grde Ds he o noso, não sei dizer mais. E pois a este Ds he
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[41] | q eu esbofetei com ma culpa, he q eu injuriei, desprezei mesmo, agravei com
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