Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   Marcelino e Pedro-1 < Chapter Marcelino e Pedro-2 > Marcelino e Pedro-3

¶De como sam Pedro deu saã a filha do carçereiro que era demoniada. e se cõuerterõ muytos. e os baptizou Marçelino q era preste. Capitulo .clxvj.

E O bem auenturado sam Pedro estando aly. veo a filha de Arthemio. E de candida que era demoniada. e deitou sse aos pees de sam Pedro. e seue aly muy gramde peça. confessando. e mẽfestando o nome do nosso senhor jhesu o. e foy logo salua. de guisa que huum diaboo saymdo dela. Começou a dar muj grandes vozes. e a dizer. A vertude de o q em ty he pedro. aquela me ha atado. e partido da virgindade de paulina. E qndo aquesto acõteçeo. creerõ todos qntos auia em casa de Arthemio. E forom todos baptizados. E foy o mãdado por todolos q morauã na sua viçẽdade. de guisa q se achegarom ali. masmas: castelhanismo. de trezẽtos homẽs. e de molheres muy grãde comto a marauilha. E dauam todos vozes. e deziam. ha outro ds poderoso em todalas cousas. senõ jesu o. Ca ante a cara daqles q em ele creẽ. saãos os demoniados. E todolos que hi eram em casa de Arthemio cobiçauam de huum coraçom. E de huũa võtade ser aãos. E foi sse daly o bem auẽturado sam Pedro. e disse a sam Marçelino que era creligo de missa. que os baptizasse todos de coraçom em casa de Arthemio E arthemio q era guarda do carçer. emtro a todos os que hi jaziam. e disse lhes. Se algum quer crer em jesu o saya fora liuremẽte. e venha se para minha casa. e faça se aão. E eles prometeram todos que creyam em jesu o. e sayrom fora. e veerom se para sua casa de Arthemio. e baptizou os hi todos o bem auẽturado sam Marcelino. o preste. E forom todos alumeados. p o seu consagramento de sam Marçelino.


Guardar XMLDownload text