Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   85b < Page 85c > 85d

Capitulo .clxxvij.

EM outro dia foi sse o emperador muy a psa oaoa: erro por ao. carçer. e oulhou o synal da çarradura do sseu anel e dsq achou assy como a leyxara tirou a. E disse aos seus seruẽtes: tragede aqle emcãtador q diz que os meus deuses som nada. E emton ẽtrarõ eles emno carçer. e o poderõ achar em nẽhuũ logar. e acharõ o ferro das cadeas tal como se fosse cinza. e começarõ a fazer muy grãde aroydo. e a dizer. achamos aquele homẽ. e o ferro semelhamos q he tornado çinza. E qndo o ouuio o empador. deu a palma emna frõte. e disse. Ay de my mesqnho. ca emganado he o meu reyno. que direy agora ao pobo? E veerõ emtom bẽ quarẽta mil ãtre homẽs e molheres a uer a marauilha do caualeiro de jesu o. E tornaua se toda a çidade com muy grande medo que auia E os aãos andauã buscando o seu bpo. e deziã ao emperador. que fezeste a humẽhumẽ: erro por homẽ. justo? E emtõ o emperador muy grãde medo. e grãde espãto q auia disse Que o seu ds o areuatara. e o sobira ao çeo. e que se quitara de sua prisom grande preço que lhe dera. Mas qndo aquesto acõteçeo. o bẽ auẽturado sam Herasmo. logo que foy vindo a çidade de Luçido. baptizaua muytos em nome de jesu o. E fazia muy grandes vtudes em todalas cousas. Ca ele


Guardar XMLDownload text