Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   Erasmo-12 < Chapter Erasmo-13 > Erasmo-14

¶De como se espargeo o chũbo. e o pez da panela. e quemou o empador. e leixou a dor por rogo de Herasmo. e leuou o ãjo sam Herasmo a cãpana. Capitulo .clxxxiiij.

LOgo que o santo martir foy emtrado emna panela. tohou em ela hũa voz de nosso senhor. e dramou hũa hõda daquele chũbo. e daquelo q jazia demtro. e saltou ao empador. e começou a dar muy grãdes vozes. e a dizer. Ja harço homẽ d ds roga por mi. Emtõ disse o bẽ auẽturado martir. Ay de ty lobo roubador. e filho do jugo do inferno. o que te ha aparelhado ds. de suũ com teu padre o dyabo. e con teus seruentes. Mas eu bẽ sei que o teu coraçom he emduriçido. mas por o diabo que esta aqui em redor sera agora bem de ty. E tãto que ele ouue aquesto ito quedou logo ao emperador a dor. e creerõ muytos dos q hi estauã. E qndo o ẽpador vio que era escapado. mãdou prender o santo martir. e meter em prisões muy estreytas. e ata lo com cadeas de ferro muy grossas. E o sãto martir estãdo ali orãdo. apareçeo lhe hum mãçebo que semelhaua o filho de ds. e chamou o e disse. Herasmo leuãta te. ca eu som Miguel. o anjo. E som emuiado a ty que te leue a terra de Cãpana. aa prouençia que he chamada formias q ensines hi o pobo. Emtõ o tomou pela mão e deitou o fora da çidade de simitana. e tãto que veo adormeçeo. e quando acordou achou hi huũa barqueta de ds nosso senhor. que lhe estaua aparelhada. e foi sse em ela pa terra de campana.


Guardar XMLDownload text