Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   90d < Page 91a > 91b

cousas polo lihagem dos homẽs. E o juiz com muy grande sanha q ouue. Fez trager huũa panela. e feze a emcher d pez. E quando o pez ferueo fez hy meter o santo martir a cabeça pera fundo. E o sãto martir fez o sinal da cruz. e foy logo metido na panela. E o ãjo de nosso senhor desçẽdeo do çeo. e tãgeo a panela. e foy logo comsumida E derretida antre sy meesma. assy como a çera ante a quẽtura do fogo. e fez nenhuũ mal ao santo martir de nosso sehor. Mas queimou muytos dos homẽs q estauam aredor dele.

¶De como sam Bonifaz foy degolado. Capitulo .xcij..xcij.: erro por.cxcij.

QUando o juiz vyo aqsto fuy muy espantado pola vertude d nosso senhor. e marauillo se muyto pola muy grãde sofremça do santo martir. Mãdou que lhe cortassem a cabeça espada. e ditou a sentença do juizo da sua morte desta guisa. Aqste q nos achamos q nom quer obedeçer as leis dos empadores. aqueste manda o nosso poderio. Dou p sentença q seja dgolado. E os marteiradores tirarõ no muy aginha d meo daqle logar hu julgauã. e leuarõ no. E o santo martir de jesu cristo fez o sinal da cruz. e rogou aos marteiradores q lhe dessem espaço huũa pouca hora em q orasse. e


Guardar XMLDownload text