Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   Lupérculo-12 < Chapter Lupérculo-13 > Lupérculo-14

¶De como Anathaleo q fora da caualaria foj despenado com toda sua companha. Capitulo .ccvij..ccvij.: erro por.ccxvij..

QUando Daçiaão vio aqsto. começou a dar sentença geral ante todos. e disse Coheçuda cousa seja a todos os que som leaes ao nosso senhorio. que nom ha y outro ds nẽhuũ. saluo Apollo. e Diana. e Hercules. e Phiana. e Amadro. e Neptuno. e Nitrolono. E per aqstes he gouernada toda a terra. E per aquestes mãtẽ os reys os regnos. e o que nom creer em aquestes pereçera. assy como aquele que he culpado cõtra o poderio de ds. E tornou se emtom contra o bem auẽturado sam Luperculo. e disse. Luperculo. hu he o teu ds. o q tu mesmo outorgas. que foy cruçificado amtre os dous ladroões. pode te liurar. ou ? E tanto que Daçião ouue aqsto dito. veo ao bem auenturado sam Luperculo tam grande comforto do çeeo. que nom sentio door nẽhũa. E tornou se mais forte pera soffrer as penas. que erã os outros pera lhas dar Mas quando vio aquesto huũ dos Caualeiros. que auia nome Anathalio. e fora mestre da caualaria. marauilhou se. de como era assy cõfortado o seruo de ds. e disse. Uerdadeiro he aquele deos. que assy soube comfortar aqueste seu seruo. de guisa que nom sẽtindo a dor. nom pode ser vençudo per tormentos. E começou logo a chamar a muy grandes vozes com toda sua caualharia. Ay bẽ auẽturado sam Luperculo. e nos outrosy creemos. e menfestamos. que jesu o nazareno he verdadeiro deos. que pode liurar outrosy a nos de tam grãde tormẽto. E quando Daçiano ouuio aquesto. foj todo toruado com muy grãde sanha que ouue. E mãdou os deitar fora da çidade. E feze os leuar a huũ hermo a logar muy apartado. E eles esforçados do synal da sãta cruz. forom todos despenados de huũa pena. muj alta. E acabarom desta guisa o seu marteiro por amor do nosso sehor jhesu cristo. e guanharõ o louuor da egreja que nũca ha de faleçer.


Guardar XMLDownload text