Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   120d < Page 121a > 121b

e mondoumondou: erro por mandou. destroyr o templo de Diana. Cap .cclxij.

E Quando o bem auẽturado sam Sadornym chegou a çidade de Pãpalona. segũdo que vos de suso cõtamos pose se a sombra d hũa aruor. porq era cansado de fazer lõgamẽte orações a nosso snor. E em aqle logar onde se ele posse. estaua o tẽplo d Diana. e fazia le o pobo muj grande sacrefiçio. E qndo o santo bpo sam Sadarnym vio atã grãde çeguidade em aqls homẽs sandeus. Fincou os geolhos. e tẽdeo as maãos contra o çeo. e começou de rogar longamẽte a nosso senhor q ele ordenasse liurar pelas suas rogarias aqla çidade. e aqle poboo da renegada creẽça dos ydolos. E desq ele soube pelo spu sancto q era com ele ajuda de nosso senhor. Leuãtou se dãdo louuores ao rey dos reys q oulha aos rogos dos que o chamã. e nom despreça os desejos dos q se omilham. E dsy começou a dizer a muy grandes vozes ante todo o poboo. Ay ay q mesquinho engano do diaboo. ay q çego he o emçujamẽto do vosso çujo coraçõ. q leixastes o vosso criador poderoso em todalas cousas. e hõrrades çuja voõtade e muy sandia os escarnhos dos elemẽtos mudos. Porq adorades as ymages d pedra. e de arame. e de ouro. e d prata. e d chũbo. e de madeiro? Pois


Guardar XMLDownload text