Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   Proménio-1 < Chapter Flaviana > Dafrosa e Fausto-1

¶De como Flauiano foy desterrado. e morto. Capitulo .cclxxxix.

EMno tpo d Juliano aqste empador. auia em roma huũ adiantado da çidade homẽ de muy grãde guisa. q auia nome Flauiano. E este fora feito aão em ascõdido com toda sua cõpaha. E sua molher auia nome Dafrosa. e duas filhas q auiã nome hũa dlas Damerria. e a outra Juniana. e forõ tragidas castidade. e em fe desq veerõ. E este Flauiano tomaua muyto a meudo com outros aãos os corpos dos santos martires. e soteraua os E por ẽde foy descuberto ao emperador Juliano de como Flauiano e sua compaha. e sua molher. e suas filhas andauan requerindo cada dia os corpos de sam Prisco. o preste. e de sam Pusçiliano. o creligo. E que Flauião auia descuberto a todo o poboo d como joã. e paulo forõ marteirados dẽtro sua casa. e de mais que começauã a dezer descubertamente ante todo o poboo q o emperio auia []itoauia […]ito: lacuna material por deterioração da tinta; as letras ilegíveis poderão ser fe. asahar ds pela perseguiçõ do homem que fora primeiramente aão. e desy fizera sse renegado. e persiguidor. E emtom o emperador Juliano desque ouue pregũtado todo aquesto deu juizo cõtra Flauiano. e mandou que todas as riquezas de sua casa. todas fossẽ dadas a camara do emperador. E flauiano emuiou o em desterramento a huũ logar q he chmadochmado:erro por chamado. as aguas taurinas que he a .lx. milhas da çidade de roma. e a tres dias depois q Flauiano foy desterrado. e mandado que se fosse ao desterramẽto sayo lhe a alma. e foi sse pera nosso senhor jefujefu: erro por jesu. o.


Guardar XMLDownload text