Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   138a < Page 138b > 138c

muy melhor q vos. porq mereçey seer seruo daquelle q ordenou descender do çeeo por saluar os pecadores. ca eu outrosy official fuy como vos outros sodes. E elles se leuãtarõ emtõ e prenderõ no. e sayo fora o mayoral dles e pguntou lhe dõde era. E desque lhe ouue pguntado por toda sua fazenda de todo coraçõ mãdou o muy bẽ guardar tres dias. E o bẽ auẽturado sam anastasio quis em aqles tres dias comer nenhũa cousa de todalas suas viãdas porq se nẽbraua muj bẽ dos enganos q elles soyã a fazer. e de como emuoluẽ os comeres dos sacrificios ẽnos seus manjares.

¶De como Anastasio foy leuado preso ao paço d baizabaua o adeãtado e o castigou cristaão. e o esforçou pera reçeber marteyro. Cap .cccv.

SAbede q aaqla sazõ que sam anastasio foj pso era barçabaua adeãtado daqla terra e era emtõ em çesaria. mas veo hy logo a poucos dias. e o mayoral dos officiaes disse lhe logo do feito de sam anastasio e trouue o a camara hu julgaua baizabaua. Mas aaqla sazõ estaua baizabaua ẽbargado por muytos outr preytos q tinha d liurar e pode logo julgar sam anastasio. Mas aueo assy q se açertou aly emtõ huũ ão q conheçeo sam anastasio. ca o vira a sazõ q elle estaua em oraçõ


Guardar XMLDownload text